Mesário, uma figurinha difícil

A Justiça Eleitoral terá muita dificuldade para montar o time de mesários, figuras imprescindíveis para a realização das eleições de novembro. O medo da Covid-19 deve provocar uma avalanche de atestados médicos em favor dos convocados, sem contar que as pessoas com mais de 60 anos estarão automaticamente dispensadas por serem do grupo de risco. O Tribunal Superior Eleitoral já sentiu e golpe e, para garantir o número suficientes de mesários, vai lançar uma ação midiática no mês que vem. O primeiro passo será uma campanha nacional na TV protagonizada pelo médico Dráuzio Varela estimulando voluntários e garantindo que o pleito será feito sob um rígido protocolo de proteção sanitária. Em outra frente, o TSE deve fechar convênios com universidades, funcionários públicos e, em último caso, até com o Exército para montar a rede de mesários, pois sem eles não haverá eleição. Danôsse!

Fase de conversa

A maioria dos prefeituráveis de Aracaju só definirá o parceiro de chapa no mês que vem. Por enquanto, todos estão conversando com possíveis aliados. Exemplo disso é o pré-candidato Valadares Filho (PSB). Ele tenta atrair o Cidadania e o Patriota para o seu palanque, oferecendo a vaga de vice à delegada cidadanista Danielle Garcia, mas a moça prefere encabeçar a chapa. Outros partidos, como o PT, poderão fechar chapas puro sangue. Aguardemos, portanto!

Discutindo abertura

E o governador Belivaldo Chagas (PSB) se reúne, hoje, com representantes dos shoppings centers. O objetivo do encontro será discutir as medidas que o segmento pretende adotar para uma futura abertura gradual das lojas. O plano de retomada da economia estabelecido pelo governo prevê a abertura dos shoppings, galerias e centros comerciais na segunda fase (bandeira amarela), com limitação 50% da capacidade. A implementação desta etapa foi proibida pela Justiça Federal. Aff Maria!

Na rabeira

Ao contrário do que alardeiam as assessorias parlamentares, nossos deputados federais estão pessimamente colocados na disputa do prêmio Congresso em Foco 2020. Segundo publicou a colega Thaís Bezerra, no Jornal da Cidade, na relação dos 407 parlamentares votados até o momento, quem melhor aparece é Fábio Henrique (PDT), porém na 246ª posição. Depois dele surgem Laércio Oliveira (Progressista), 365ª, Bosco Costa (PR), 369ª, Fábio Reis (MDB), 370ª, Fábio Mitidieri (PSD) 372ª, e Gustinho Ribeiro (SD) 388ª. Marminino!

E os “gatos”?

Nunca mais se falou na campanha contra as ligações clandestinas de água tratada, os chamados “gatos”. Até agora, a ação da Companhia de Saneamento de Sergipe contra os ladrões de água puniu apenas alguns miseráveis residentes na periferia de Aracaju. Por que será que a Deso também não visita os hotéis da Orla de Atalaia, as luxuosas mansões, indústrias, comércio e casas de praia. É nestes endereços que “residem” bichanos bem criados. Desconjuro!

Beneficiado pela demora

O prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia (PSC), está sendo beneficiado pela demora da Justiça em concluir o julgamento do pedido de intervenção estadual naquele município. No dia 17 de junho, o Pleno do TJ praticamente aprovou o afastamento do prefeito por 180 dias, porém o processo ficou pendente porque o desembargador Cezário Siqueira Neto pediu vista. Enquanto a matéria não retornar ao Pleno, o prefeito permanecerá no bem bom do cargo. Crendeuspai!

Visita aguardada

Reempossado na Secretaria da Casa Civil do Rio de Janeiro, André Moura (PSC) ganhou uma nova chance de visitar o amigo Eduardo Cunha, recolhido no presídio Bangu Um. Agora, que passará maior parte do tempo na capital carioca, é bem capaz de Moura ir reencontrar o velho amigo para colocar as conversas políticas em dia. Misericórdia!

Contra bloqueios

E o senador Alessandro Vieira (Cidadania) se posicionou contra o bloqueio das contas virtuais de políticos e empresários. Segundo ele, não se combate crime com crime. O senador cita o exemplo de Roberto Jefferson: “É um cidadão que vem cometendo seguidos crimes contra a honra de diversas pessoas. Deve ser processado e pode ser condenado, mas não vejo previsão legal que justifique cercear o seu livre direito de expressão”, afirma Alessandro. Então, tá!

Peso pesado

Você sabia que uma caixa de entulhos, daquelas colocadas em vários pontos de Aracaju, pesa quase seis toneladas? “Estacionadas” ao lado das calçadas, elas são uma grande ameaça aos motoristas, principalmente à noite, quando a visibilidade é menor. Não seria correto exigir a colocação de faixas refletivas nestas pesadas caixas de ferro? Ou vamos esperar que ocorra um lamentável acidente para adotar providências? Home vôte!

Água fria

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contrariou os aliados que esperavam contar com a sua ajuda nas eleições deste ano. Logo após encerrar a quarentena a que se submeteu para tratar da Covid-19, Bolsonaro disse que não participará de nenhuma campanha eleitoral. Os pré-candidatos a prefeito e vereadores esperavam que o presidente, ao menos, gravasse mensagens pedindo votos pra eles. Segundo comenta-se em Brasília, apenas os ministros anunciarão apoio aos candidatos bolsonaristas. Cruzes!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de dezembro de 1911

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais