Ministro da Eucaristia

Não foi dessa vez que Sergipe festejou a indicação de um ministro. Depois de muito blá,blá,blá e da quase indicação da professora Lúcia Falcon para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a presidente Dilma Rousseff (PT) concluiu a lista de auxiliares e deixou o Estado a ver navios. A possibilidade de o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) assumir um Ministério também foi abortada com a desistência do presidente do PT, Zé Eduardo Dutra, de substituí-lo para virar o líder de Dilma no Senado. Agora, que perdeu a indicação de Lúcia Falcon para a corrente do PT Democracia Socialista, o governador Marcelo Déda (PT) bem que poderia pedir à Igreja Católica para indicar algum petista sergipano como ministro da Eucaristia. Pelo menos, teria uma pessoa de sua confiança distribuindo a comunhão nas missas de domingo.

Calo do governo

Derrotado para o Senado, o deputado federal José Carlos Machado (DEM) já sabe o que vai fazer a partir de janeiro: oposição sistemática ao governo Marcelo Déda (PT) visando desgastá-lo principalmente na Grande Aracaju. Aliás, ele já começou a trabalhar neste sentido. Ontem, se reuniu com a bancada do DEM na Câmara para articular uma ação visando combater a instalação de novos ‘pardais’ nas ruas e avenidas de Aracaju.

Trânsito maluco

Por que será que a SMTT não desenvolve uma única campanha para educar motoristas e pedestres? Há quem diga, mas é maldade, que o órgão de trânsito aracajuano não investe em educação para faturar mais com as multas. Bem que a SMTT poderia investir uma pequena parte da fortuna gerada pelas lombadas eletrônicas em campanhas educativas. Ficaria com menos dinheiro em caixa, mas contribuiria para reduzir os acidentes, muitos deles fatais. 

Comida rápida 

A partir de 2011, mais as redes de comida rápida serão obrigadas a exibir aos clientes o valor nutricional e calórico das refeições e lanches vendidos. As empresas terão de  fornecer a informação sobre a quantidade de carboidratos, fibras, proteínas, sódio e gordura (trans e saturadas) presente nos alimentos e em comparação ao recomendado para o consumo diário. Os dados deverão ser constar nas embalagens dos produtos ou em quadros, cardápios e cartazes.  

Comes e bebes 

Os presidentes das câmaras municipais sergipanas se reúnem hoje num hotel da orla de Aracaju. Organizado pelo presidente do Legislativo aracajuano, Emmanuel Nascimento, o encontro visa discutir ações para o fortalecimento das câmaras. Além disso, os vereadores aproveitam para se confraternizarem num animado comes e bebes, naturalmente, por conta dos eleitores, pois são estes quem pagam impostos para bancar as mordomias de seus representantes. 

Consumo maior 

O consumo de gás natural em Sergipe registrou crescimento de 1,4% na comparação entre os meses de outubro deste ano e o mesmo mês de 2009, passando de 277,8 mil m³/dia para 281,7 mil m³/dia, nesta ordem, ainda que o resultado de outubro passado tenha sido inferior em 1,3% ao alcançado em setembro e inferior em 0,2% ao registrado em agosto, o que eleva o mês de outubro ao terceiro melhor resultado de 2010 em consumo de gás no estado. 

Mais barato 

O IPVA pago em Sergipe ficará, em média, 6,95% mais barato em 2011 na comparação com 2010. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, a queda se deve à redução do valor venal dos veículos praticado no mercado, influenciada principalmente pelas desonerações anunciadas pelo governo federal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).  No site da Secretaria, o contribuinte encontrará a tabela de valores do IPVA e o calendário de licenciamento anual para o exercício 2011. 

Charque à francesa 

Com o título de Cordel Encantado, a próxima novela das 18h da TV Globo será rodada em Sergipe e na França. As gravações em nosso Estado vão acontecer no sertão sergipano. A Empresa Sergipana de Turismo contribuiu para a escolha do Estado pela Rede Globo. Coube à estatal divulgar cenários e oferecer apoio à logística da equipe durante as visitas a Sergipe. Como parte da novela será rodada em Paris, nada melhor para se divulgar o tira-gosto charque à francesa, comum nos bares de Sergipe. 

Turise premiada

A Turise Operadora foi a vencedora estadual do Prêmio MPE Brasil 2010 na categoria Turismo. A premiação é o reconhecimento concedido às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, avaliadas pela gestão da empresa e seus resultados, baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da FNQ – Fundação Nacional de Qualidade. A Turise opera no mercado sergipano há 19 anos e gera 40 empregos diretos.

Vá de táxi 

Diante da bagunça que ocorre nos aeroportos, o brasileiro tem poucas chances de fazer uma viagem aérea tranqüila neste final de ano. Quem se arriscar pode passar o Réveillon em um aeroporto comendo sanduiche frio e dormindo no chão. Para quem deseja mesmo viajar e não tem dinheiro suficiente para fretar um jatinho, a sugestão é ir de táxi, mas lembre-se que nesta época do ano a corrida é pela bandeira 2. 

Do baú político 

Um dos momentos mais tensos já registrados na Assembléia Legislativa foi a posse do deputado estadual Baltazar Santos (PSD), no início da década de 50. Foragido por conta do assassinato do prefeito de Ribeirópolis, Josué Modesto dos Passos (UDN), o pessedista teve a chance de assumir o mandato com a morte do titular Martinho Guimarães. Primeiro conseguiu segurança junto ao Supremo Tribunal Federal e depois se deslocou de Jeremoabo (BA), onde estava escondido. A notícia da posse revoltou os udenistas, que se preparam para matá-lo. O forte esquema de segurança não impede uma troca de tiros nas imediações da Assembléia enquanto Baltazar tomava prestava juramento. Protegido pela Polícia e amparado pelos caciques do PSD, o novo deputado nada sofreu. Durante um bom tempo, porém, a sua vida correu perigo. Ele contou que, certo dia, ao sair do Legislativo, percebeu dois homens seguindo-o. Deixou ambos se aproximarem e, de repente, deu meia volta e retornou para a Assembléia. “Este movimento rápido salvou minha vida, pois eles não tiveram tempo de sacar as armas e atirar”, contou Baltazar Santos. 

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais