Mobilização Estadual de testagem de sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde está convidando os municípios que já possuem equipes capacitadas  na realização da testagem rápida para sífilis com aconselhamento, que realizem uma mobilização de oferta do teste para triagem da sífilis junto à população em geral e populações mais vulneráveis no período de 15 de julho até 30 de agosto.

É importante lembrar que os testes rápidos para sífilis são exames de triagem sorológica, ou seja, há necessidade de exames laboratoriais complementares para o
diagnóstico. Portanto, para os casos reagentes devem ser solicitados os exames confirmatórios.
Informações sobre a Mobilização

1. Ação Estadual
 Entre os dias 15  de julho a 30 de agosto, haverá uma mobilização estadual de testagem de sífilis. O título sugerido da mobilização é “Faça o teste  da sífilis”.
VOCÊ PODE ESTAR COM SÍFILIS E NÃO SABER
FAÇA O TESTE – O TRATAMENTO E  É  GRATUITO
                  USE SEMPRE CAMISINHA

2. Objetivos
 Considerando que um marcador de qualidade de qualquer sistema de saúde é a ausência de casos de doença e, ainda termos o fato de a sífilis ser uma doença evitável e de tratamento simples e barato – disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) – essa mobilização tem como objetivos:
– Dar visibilidade ao problema da sífilis;
– Testar o maior número de pessoas no estado;
– Tratar todas as pessoas positivas e suas respectivas parcerias sexuais;
– Informar sobre a doença e seus sintomas;
– Educação em saúde;
– Prevenir a sífilis e a sífilis congênita;

3. Sugestões de atividades
– Participação dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e das Unidades Básicas de Saúde;
– Oferta de teste rápido de sífilis  para população em geral nas unidades básicas de saúde e para as populações mais vulneráveis;
– Envolver, as coordenações de Atenção Básica, vigilância epidemiológica e  saúde da mulher de cada município .
– Divulgação da ação na mídia local (que contemple, pelo menos, veiculação em rádios e redes sociais) que nos dias  15 de julho a 30 de agosto, haverá uma mobilização estadual de testagem de sífilis;
A Secretária de Estado  da Saúde através da Gerência Estadual de DST/Aids e em parceria com as secretarias municipais de saúde, estará realizando algumas ações itinerantes com a Unidade Móvel “Fique Sabendo” em alguns pontos estratégicos do estado.
Os municípios que aderirem a mobilização deverão  enviar as informações sobre as ações previstas  localmente entre os dias de 15 de  julho a 30 de agosto.

4. Número de testes oferecidos durante a mobilização
A estratégia utilizada na mobilização será o Fique Sabendo, por meio da realização de testes rápidos de sífilis.
Para isso, a Gerência Estadual de DST/Aids já está disponibilizando testes rápidos  , de acordo com a demanda do município, para serem utilizados até o mês de agosto/2013. Os municípios participantes deverão enviar as solicitações do quantitativo dos testes e ações a serem realizadas, para os e-mails: joana.santos@saude.se.gov.br; naja.ch@hotmail.com.
5. Dados epidemiológicos
• Sífilis em adultos – 2.917 casos acumulados, entre 2007 e 2013¹ (dados preliminares, até junho de 2013)
• Sífilis em gestantes  – 1.418 casos acumulados, entre 2007 e 2013¹ (dados preliminares, até junho de 2013)
• Sífilis congênita  – 1.352 casos acumulados, entre 2007 e 2013¹ (dados preliminares, até junho de 2013)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais