Morde e assopra

0

O PSC dos irmãos Amorim morde e assopra, é igual a sanguessuga, que só pensa em chupar o sangue das vítimas. A dura afirmação é do deputado federal Mendonça Prado (DEM). Entrevistado pelo Portal 247, o demista desceu a madeira em Eduardo e Edvan Amorim por serem aliados do PT em Brasília e adversários do governo petista em Sergipe.  Mendonça descarta qualquer aliança política com os donos do PSC sergipano para 2014. “Nosso partido pode conversar com todos os políticos, menos com esse grupo, pois todo mundo sabe quem é Edvan Amorim, conhece suas safadezas, as coisas atrapalhadas que ele faz”, discursa. Pelo visto, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), vai ter muito trabalho para manter no mesmo palanque o saco de gatos que lhe apóia.

Tudo em paz

Não há qualquer contrariedade da bancada governista sobre o projeto de empréstimo que o Executivo sergipano deve enviar para apreciação da Assembleia. Pelo menos é o que garante o líder do governo na Assembleia, deputado Gustinho Ribeiro (PSD). Segundo ele, o Proinveste modificado deverá chegar ao Legislativo na 2ª quinzena de março próximo.

Secretário

O economista Edgar Mota deverá ser o novo secretário da Administração de Aracaju. Segundo revelou ontem na rádio Liberdade/FM o jornalista Jason Neto, a posse do novo auxiliar do prefeito João Alves Filho (DEM) já está marcada para a próxima segunda-feira. É provável que na mesma solenidade a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) seja empossada como secretária municipal de Ação Social.

Governança

O governador Marcelo Déda (PT) reuniu ontem o ‘núcleo de governança’ para avaliar as tarefas a serem realizadas nesta semana pelo Executivo. Desta vez, o vice Jackson Barreto (PMDB) participou da reunião, que também foi prestigiada por Jeferson Passos. Ele deve assumir a Secretaria de Planejamento e Gestão assim que o governo conseguir sua liberação da Caixa Econômica Federal.

Sem grana

A roqueira Rita Lee não terá que indenizar por danos morais os 35 policiais militares que se sentiram ofendidos por ela durante um show na Atalaia Nova. Foi o que decidiu o juiz de Direito Alexandre Lins. O magistrado entendeu que não houve injúria a este ou aquele PM, mas desacato a toda a corporação e, neste caso, “o sujeito passivo é o próprio Estado”, revelou o juiz.

De partida

Empresários do setor de Tecnologia da Informação (TI) se reuniram ontem com o secretário da Fazenda de Socorro, Carlos Américo Santana, e com o diretor de tributos, Maurício Lago. O objetivo foi discutir uma possível migração para Socorro das empresas de TI instaladas em Aracaju. A decisão de debandar da capital foi tomada depois que a Prefeitura aumentou de 2% para 5% o ISS cobrado ao setor.

Pires na mão

E o prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PSC), viajou ontem para Brasília, onde tenta liberar recursos para projetos no município. Nas andanças pelos gabinetes ministeriais, Leite vai pedir ajuda para melhorar o abastecimento d’água e construir uma nova rodoviária, pois a que existia praticamente foi destruída pela administração anterior.

Lugar certo

Os comerciantes dos mercados centrais de Aracaju são só elogios para o novo diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luiz Carlos dos Santos, o “Branca de Neve”. Já tendo trabalhado na área em administrações passadas, ele fala a mesma língua dos feirantes e, para acompanhar tudo de perto, instalou seu escritório de trabalho no mercado Albano Franco. Legal!

Doente

A Câmara Municipal de Lagarto deverá votar hoje ou amanhã o pedido de licença para o vereador Xexéu (PSD). Ele protocolou a solicitação, juntamente com o atestado médico justificando o afastamento das atividades parlamentares por 150 dias. Caso a Câmara aprove a licença, Xexéu será substituído pelo suplemente Euzébio (PSD).

Menos empregos

Em janeiro passado, o saldo do emprego em Sergipe teve uma pequena queda de 23 postos de trabalho formais. No mês foram admitidos no estado 9.574 trabalhadores e desligados 9.597. Segundo o Dieese, os setores que geraram mais empregos foram a Construção Civil (390 empregos, ou 1,11%), Serviços (115 empregos, ou 0,10%), Serviço Industrial de Utilidade Pública (109 empregos ou 0,06%).

Aniversário

O Jornal da Cidade está completando hoje 42 anos de fundado. Criado pelos jornalistas Ivan Valença e Nazário Pimentel, o JC foi adquirido pelo empresário e ex-governador Augusto Franco, tendo se tornado o principal diário sergipano. Parabéns a todos que fazem este importante veículo de comunicação.

Do baú político

Entre 1962 e 1966, o embaixador americano no Brasil, Mister Lincoln Gordon, foi um dos homens mais importantes deste país. Foi ele, por exemplo, quem coordenou toda a conspiração para derrubar o presidente João Goulart. Pois bem, conta o jornalista Luiz Eduardo Costa que em 1963 o então presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Leite, propôs a concessão de um título de cidadão sergipano a Lincoln Gordon. Os deputados mais à esquerda se posicionaram contra a homenagem, entendida como um ato de subserviência aos Estados Unidos. Foi então que o deputado Nivaldo Santos, deputado de reduzidas letras, juntou-se aos descontentes e resolveu falar, tendo começado o discurso dizendo: “Eu não sei quem é esse tal de ‘Misto Lingorda’, mas não deve ser boa coisa, porque esses americanos vivem querendo se meter em tudo”. Apesar da reação de Nivaldo, o título foi aprovado e o “Misto Lingorda” veio a Aracaju para recebê-lo, em sessão solene das mais concorridas.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais