Movimento “Cara de cocô”

Surge no Facebook o movimento "Cara de cocô", que pretende tornar a cidade mais limpa, constrangendo os

incivilizados que não recolhem o que seus cachorros deixam pela rua. No Rio de Janeiro e outros Estados cidadãos estão colando nos postes cartazes como este ao lado, para ver se a turma toma vergonha.

Há um ano o blog levantou este grave problema que ocorre em Aracaju, nos mais diversos bairros, com reclamações maiores no Grageru, Jardins e 13 de Julho. Com o título “Cachorros, fezes, seus donos e demais cidadãos”, o blog fez o alerta e clamou para que a Emsurb e o Centro de Zoonoses iniciassem campanhas educativas começando com a instalação de lixeiras nas esquinas de vários bairros.  E distribuindo sacolinhas para estes donos através de campanhas no início da manhã e no final da tarde.

Convivência pacífica – A Prefeitura de Aracaju precisa ter responsabilidade para iniciar estas campanhas e instituir regras simples, mas necessárias para conciliar os interesses dos donos dos cães com os dos pedestres. Além de evitar transtornos e estimular a convivência pacifica vai ajudar em muito a saúde pública.

Coleção de faltas – Como bem disse um leitor: O problema de cães nas ruas e praias é fruto de uma coleção de "faltas": Falta de educação, de civilidade, de respeito aos direitos dos outros e de cidadania por parte dos donos dos inocentes cães;Por parte do poder público, falta de medidas para disciplinar a circulação de animais em locais públicos, de campanhas educativas e de legislação específica estabelecendo punições pelo descumprimento das regras e por fim falta de equipamentos e áreas adequadas, para facilitar a vida dos animais.

Em alguns locais, como o Grageru e a 13 de Julho basta caminhar por alguns minutos para notar que as calçadas estão cheias de fezes de cães. Lamentavelmente, muita gente, inclusive autoridades, acham que o problema  é algo insignificante, mas é um caso não só de educação, mas de saúde pública.

O mais interessante é que a maioria dos donos acha normal sair de suas residências diariamente para que os cães façam as necessidades nas calçadas. A naturalidade destas pessoas assusta ao cidadão correto e que sabe que além da falta de higiene e educação é um problema de saúde pública.

É uma questão de respeito pelos outros que desejam uma cidade sempre limpa, além de evitar contaminação de doenças.

Ah! O blog ia esquecendo. Nossa solidariedade aos cães, eles são os que têm menos culpa nesta história. Se pudessem iriam bradar, ou melhor latir para seus donos: “cara de cocô, recolha minhas fezes por favor!”.

Aplicação dos recursos na Câmara de Canindé
E o Ministério Público Estadual, com base numa denúncia, deve nos próximo dias proceder uma espécie de auditoria nas contas da Câmara de Canindé do São Francisco. São apenas nove vereadores, mas o repasse constitucional chega a R$ 400 mil mensais.

Quase meio milhão mensais
E mesmo com todo este dinheiro a Prefeitura ainda ajuda a Câmara, como por exemplo, na reforma do plenário. A denúncia é que boa parte destes recursos é gastando mensalmente com congressos, principalmente nos municípios próximos como Piranhas (AL), Arapiraca (AL) e Paulo Afonso (BA). Nada mais do que uma auditoria para tirar as duvidas da população.

Falta a PM
Enquanto a cúpula da SSP já se reuniu com o sindicato da Polícia Civil para negociar o Plano estrutural a cúpula da PM ainda não se reuniu com seus oficiais e as lideranças para definir a Lei Orgânica da PM. É preciso que o comando viabilize uma reunião o quanto antes.

Fórum está de olho nos vereadores de Aracaju
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju realizou na noite da última quinta-feira mais uma reunião para debater e estudar o Plano Diretor. Na opinião nos militantes do fórum, foi mais uma reunião produtiva.O fórum fez uma avaliação do debate promovido pelo Partido dos Trabalhadores, na noite da última segunda-feira, concluindo que faltou mais espaço para as intervenções da platéia presente e que ainda não ficou clara a posição do partido sobre os temas do Plano Diretor.

Apreensão
O que deixou os integrantes do Fórum apreensivos foi a notícia divulgada pela imprensa sergipana e pela própria Câmara de Vereadores da capital informando que a Câmara aprovou na sessão de quarta-feira, 8/6, a Proposta de Resolução nº. 02/2011 onde está previsto que as emendas do Plano Diretor rejeitadas pela relatoria serão arquivadas. A notícia causou apreensão dentro do fórum, já que emendas importantes apresentadas por moradores, por entidades e por vereadores poderão ser arquivadas por uma única pessoa. Para os militantes do fórum, não faz sentido se realizar audiências públicas, o povo participar contribuindo e depois apenas um relator julgar as emendas. “É um retrocesso! Estava tudo indo muito bem, de uma hora para outra aprovam uma medida atrasada, anti-democrática e perigosa para o futuro da cidade. Querem brincar com coisa séria.”, desabafa José Firmo, membro da Coordenação do Fórum.

Explicações
Firmo disse que a coordenação do fórum vai pedir explicações à Câmara de Vereadores para esclarecer se tem fundamento a notícia vinda da própria Câmara Municipal e espera que não seja como foi divulgado.  Outra preocupação do fórum é com as audiências públicas aprovadas pela Câmara de Vereadores, tanto no que se refere à quantidade e aos locais, quanto no que se refere à forma e dinâmica das audiências públicas. “Apresentamos proposta de audiências públicas à Câmara e se eles não adotarem as audiências terão que dizer a razão para tal.”

Almoço parlamentares
A deputada Ana Lúcia esclareceu ontem que não participou do almoço dos parlamentares na chácara da deputada Susana Azevedo após a votação na última quinta-feira na AL. Ela disse que já foi convidada para três confraternizações e não foi porque tem uma concepção de vida privada diferente.

Aposentadoria
Questionada sobre o não pagamento para a previdência parlamentar Ana Lúcia disse que tem a concepção que deputado não é profissão e sim uma prestação de serviços a comunidade. “A previdência deve ser para o trabalhador autônomo ou profissional do serviço público ou privado”, disse. Ana Lúcia é a única deputada estadual que não se aposentará por conta do mandato.

Cargos
A deputada esclareceu ainda que a posição de Iran Barbosa em entregar o cargo foi correta e que ela não tem indicações de diretorias ou comando em qualquer outra secretaria. Ana Lúcia lembrou ainda que não tem conflito com as diretrizes da Direção Nacional do PT, pelo contrário, a determinação é que os parlamentares do PT sempre fiquem ao lado dos trabalhadores. Ela lembra que o partido atua no sentido republicano, respeitando as diferenças e concepções.

Economia
A economia de Sergipe tem crescido de forma continuada nos últimos anos. E um dos fatores que contribuiu para essa ascensão foi o número de empregos diretos gerados no Estado. Fazendo um comparativo do primeiro trimestre de 2011, em relação ao mesmo período dos últimos dois anos, pode-se observar uma evolução significativa da variação percentual desse número.

Avaliação
Entre janeiro e março deste ano foram admitidos 3.377 novos trabalhadores, 105,2% a mais do que nos três primeiros meses de 2010, quando foram criados 1.646 novos empregos “Sabemos que este é um momento delicado da economia brasileira, já que ajustes econômicos foram necessários para evitar o retorno da inflação. Mas o primeiro trimestre da economia sergipana, em especial no que se refere a geração de empregos, foi muito bom”, avaliou o secretário Zeca da Silva, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Blog de Clóvis Barbosa
Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com/: Artigo escrito pelo jornalista Bruno Hoffmann para a revista Almanaque Brasil:Em grandes músicas, poemas inspirados, dribles desconcertantes e lutas sociais havia duas pessoas que se amavam – ou, pelo menos, uma delas. No mês dos namorados, lembramos histórias de amor que reviraram as cabeças de ilustres brasileiros. O filósofo francês Jean-Paul Sartre tratou de reinventar a matemática: "No amor, um mais um é igual a um”. O poeta brasileiro Mario Quintana sentenciou: “Tão bom morrer de amor e continuar vivendo…”. O escritor português Luís de Camões palpitou: “Amor é fogo que arde sem se ver”. Não importa a origem ou a posição social. Na hora em que o amor chama filósofos, escritores, poetas, pedreiros, jornalistas e cobradores de ônibus agem de forma parecida.

Ministro Ubiratan Aguiar será homenageado no TCE/SE
No próximo dia 17, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) condecora o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, com a medalha Gumercindo Bessa. A cerimônia acontece a partir das 17h, no auditório da Corte de Contas, e ainda conta com o lançamento dos livros 'A administração pública sob a perspectiva do controle externo,' de autoria do ministro homenageado, e 'Corrupção e Improbidade', idealizado pela professora universitária e servidora do TCE, Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza

Terrenos de marinha:Ação da OAB/SE garante vitória contra reajuste
A OAB/SE ingressou com ação civil pública com pedido de liminar contra a União com o objetivo de reduzir o índice de reajuste aplicado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) sobre a taxa de foro e ocupação cobrada a proprietários de imóveis classificados como terrenos de marinha. Na ação, a OAB/SE classifica como abusivo o índice aplicado pela SPU para reajustar a taxa de foro e ocupação dos imóveis classificados como terrenos de marinha.

Decisão
No final da tarde da última quinta-feira o juiz federal Edmilson Pimenta, da 3ª Vara da Justiça Federal, acatou pedido da OAB/SE, determinando a suspensão da cobrança da taxa de ocupação e foro relativa ao exercício de 2011, ao tempo em que estabelece que a SPU proceda atualização da referida taxa com base nos índices do INPC, conforme pleito da OAB/SE.

Indice abusivo
Procurada por proprietários de terrenos e também provocada pelo ex-deputado federal José Carlos Machado, o setor jurídico da OAB/SE analisou a questão e constatou casos em que o índice de reajuste da taxa de foro e ocupação chega a alcançar a casa dos 400%, classificado como índice abusivo.Na ação, a OAB/SE solicita a interferência do Poder Judiciário para declarar que a atualização das taxas de foro e ocupação de terrenos de marinha deve ocorrer por via de correção monetária, adotando-se os índices do INPC ou sucedâneo legal.

Interesses individuais
“Em defesa dos interesses individuais homogêneos dos diversos ocupantes de terrenos de marinha no Estado de Sergipe, em atendimento aos reclamos da sociedade, a OAB/SE propôs a Ação Civil Pública com o objetivo de coibir o reajuste elevado detectado na cobrança feita pela SPU”, considera o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento.

Defesa referendada
Ao apresentar defesa nos autos, a União Federal questionou a ilegitimidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, para figurar no pólo ativo da ação civil pública, sob o argumento de que a lide não trata de interesses atinentes aos associados da entidade. Mas o magistrado derrubou esta tese considerando que um dos objetivos institucionais da OAB é defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos e a justiça social.

Turismo em alta
Em matéria publicada no jornal Correio Braziliense nesta quinta-feira, 9, Sergipe aparece em terceiro lugar no ranking da participação no mercado de trabalho formal no que diz respeito ao setor turístico. Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a proporção de participação no setor corresponde a 4% do mercado formal sergipano, o que representa um número de 8.907 contratados no âmbito turístico. A proporção da média nacional é de 2,8%, e Sergipe aparece à frente de estados com significativa força no setor, como Bahia (3,8%) e Pernambuco (3,6%).

Miséria e atuação do MP
Parabéns ao Ministério Público Estadual pelo anúncio, que vai investigar se algumas famílias do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) estão recebendo ajuda para aluguel e moram em galpões aguardando a construção de casas. O MP realizou reunião com diversas autoridades.

Identificação
A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, também esteve presente e destacou que é importante identificar as pessoas que recebem o aluguel de forma irregular para não deslegitimar o restante das famílias que vivem em galpões e aguardam a construção de casas.Nos próximos dias, a Seides deve retirar pouco mais de 90 famílias que vivem em galpões há três anos na Rua Amapá e Rua Espírito Santo para que elas passem a viver temporariamente em casas alugadas pelo governo.

Prisão dos envolvidos
Duro em seu discurso, o procurador-geral do Ministério Público, Orlando Rochadel, enfatizou que caso irregularidades sejam descobertas, os envolvidos devem ir à prisão.“Nós temos várias notícias de fraudes aqui e nós tomaremos medidas sérias. As pessoas que comprovarmos as fraudes serão presas e encaminhadas ao presídio. Não temos constrangimento de procurar pessoas que enganam vocês [ao Motu]. Temos várias notícias de pessoas que não tem necessidade, recebem o benefício e vivem no galpão. Peço a vocês do Motu que denunciem essas pessoas até porque consideramos o movimento de vocês legítimo”, destacou. (Infonet).

Parcerias
O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), Pedro Durão e o secretário-geral da entidade estiveram na sede da seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) para uma visita institucional ao presidente Carlos Augusto Monteiro Nacimento.  Durante o encontro, os representantes das duas entidades de classe discutiram parcerias e apoio em importantes eventos científicos que vão ser realizados durante o segundo semestre deste ano, a exemplo do Congresso Regional dos Procuradores do Estado e as Conferências estadual e nacional dos Advogados.

Manutenção
Outro ponto importante discutido durante a reunião foi a manutenção das garantias e prerrogativas dos procuradores do Estado. Estiveram presentes no encontro, os representantes da Apese, Pedro Durão e Túlio Cavalcante, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento e o conselheiro da OAB/SE, José Rivaldávio Lima.

Código
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) realizou na última sexta-feira, 10, uma palestra sobre o novo Código Florestal Brasileiro na Câmara de Vereadores de Poço Verde. Esta é a terceira palestra que o parlamentar faz em Sergipe sobre o tema nesta semana. Na última segunda-feira, 6, Márcio realizou duas palestras: uma na Assembleia Legislativa e outra na Universidade Federal de Sergipe.

Equilibrio
O deputado sergipano defende um código equilibrado, que respeite os recursos naturais, a agricultura familiar e o agronenócio. A proposta da nova lei florestal já foi aprovada na Câmara Federal e atualmente tramita no Senado.

Artesanato sergipano no Riomar
Artesãos de Sergipe serão responsáveis pela decoração junina do Shopping Riomar, em Aracaju, numa parceria inovadora entre a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e o centro comercial.  Já a partir do próximo dia 13 de junho, o shopping ganhará uma “nova roupagem” pelas mãos de 17 artistas, que contarão a história dessa tradicional festa popular por meio de expressões do artesanato sergipano.

Exposição
Também a partir do dia 13 ocorre naquele espaço a “Exposição de Artesanato Sergipano”, com a proposta de valorizar o artesanato como um meio de inserção no mundo do trabalho.  É o que explica o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas: “O grande desafio da Setrab é preservar essa manifestação da artesania sergipana ao mesmo tempo em que busca oportunidades de geração de renda para o trabalhador que vive dessa arte”.

Prefeitura realiza o Socorro Cidadã
Neste sábado, 11, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realiza a 4ª Edição do Socorro Cidadã.  Depois de passar pela Piabeta, Santa Cecília e conjunto Jardim chegou a vez da sede da cidade receber os serviços durante um dia inteiro. Mesmo assim, moradores de outras localidades poderão usufruir dos serviços. Para isso, a Prefeitura estará disponibilizando transporte para as pessoas de povoados vizinhos interessadas em participarem da ação, que ocorre na praça principal.

Redução de 20% na despesa com pessoal
Ao analisar as contas públicas, finalmente divulgadas pelo Governo de Sergipe, no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), através do Demonstrativo do Resultado Primário, o Secretário Geral do PPS, Marcos Aurélio se surpreendeu com os dados relativos à despesa com pessoal e encargos sociais no primeiro quadrimestre de 2011.

Comparativo
De acordo com Marcos Aurélio, houve uma redução significativa na folha de pagamento do Governo de Sergipe. “Em 2010, nos primeiros quatro meses, o Estado investiu R$ 1.029.903.193,45, contra R$ 863.546.056,05 em 2011”. Esse resultado representa uma redução de quase 20%. “Foram exatos 19,26% de redução na Despesa com pessoal em 2011, comparados com os primeiros quatro meses de 2010”. Revelou Marcos Aurélio.

Carira e Frei Paulo
Na última semana o programa Hora da Verdade, da rádio Educadora de Frei Paulo, comandado pelo radialista Jota Pereira recebeu a presença do  presidente da Cohidro Mardoqueu Bodano juntamente com os técnicos da companhia.O presidente falou sobre o papel da Cohidro e aproveitou para falar sobre as ações na região de Carira e Frei Paulo. “Estamos voltando de Carira, onde fomos conferir um poço que estava desativado. Desde dia 31 de maio que já voltou a funcionar e está atendendo 400 moradores”, informou.

Trio pé de serra anima forró da APESE
Será realizado no próximo dia 16, no Clube do Banese, o Forró da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (Apese). A festa terá como atração o trio de forró pé de serra Fumo de Gasto. De acordo com o procurador do Estado e presidente da entidade, Pedro Durão, o evento deste ano trará boas surpresas. O evento, só para convidados, começa a partir das 20h30 e traz uma programação com muito forró e comidas típicas juninas, em mais uma edição de sucesso.

Universitários estudam acabamento da Norcon
A Construtora Norcon, parceira das instituições de ensino e de pesquisas acadêmicas, teve o acabamento e o revestimento de um de seus luxuosos projetos, alvo de estudo de futuros arquitetos. O empreendimento escolhido pelos alunos do 3º período de Arquitetura e Urbanismo da UNIT foi o Mansão Benjamim de Carvalho, localizado em uma das últimas áreas da Av. Silvio Teixeira – a 300 metros da Av. Beira Mar e em frente ao Parque da Sementeira.

Detalhes
Durante a visita realizada na última semana, os estudantes que foram acompanhados pelo engenheiro responsável pela obra, Elias Bonfim, puderam conferir cada detalhe dos imóveis e área de lazer, que já estão em contagem regressiva para a conclusão e entrega. Com uma vista panorâmica e permanente do Parque da Sementeira, o Benjamim de Carvalho tem suas linhas arrojadas assinada pelo arquiteto premiado Jean Gaston, possui fachada imponente, 100% revestida de pastilhas de porcelana, esquadrias de alumínio com pintura eletrostática branca e vidros verdes.

PELO TWITTER

Operações das polícias

www.twitter.com/jsantana61 @BlogClaudioNun ainda não tinha lido sua coluna, mas concordo com o texto principal, que está alinhado com o q postei em tweets esta manhã.

www.twitter.com/jsantana61 Todos devemos comemorar a punição de corruptos, mas o festival de prisões preventivas tem execrado inocentes, e isso é reprovável.

www.twitter.com/henriclay  Muito lúcido o artigo de hj do jornalista @BlogClaudioNun relativo à operação da PF junto às prefeituras do interior do Estado. Subscrevo.

www.twitter.com/ildamello    Confortante ouvir as palavras do Conselheiro Clovis Barbosa, faz acreditar na possibilidade de um futuro digno na Administração Publica.

www.twitter.com/AntonioJMoraes    @Libersemcensura Pq os presos da operação não foram exibidos na acadepol como se faz com presos comuns?

www.twitter.com/marciorocha1   A sociedade precisa ter conhecimento de quem pratica as ilicitudes e deles se afastar. Ou seja, deve mostrar a cara dos vagabundos mesmo!

Dia dos namorados

www.twitter.com/jc_insight    Dois dias dos namorados seguidos que economizo nos presentes. To ficando profissional no assunto ser solteiro

Contaminação alimentos

www.twitter.com/nairsonsocorro   Europa proibe consumo de pepinos, alface e tomate. Se a moda pega no Brasil vão suspender mulher Melância, Abobora, Jaca, Morango… Tô fora

www.twitter.com/nairsonsocorro    Não vou suspender mulher nenhuma! A unica coisa que posso suspender é o Pepino, mas meu angiologista não vai aprovar a suspensão…

Maluco beleza

www.twitter.com/Riltonmorais Como tem maluco à solta!!! E quando se dizem médicos me deixam ainda mais preocupado. Criemos mais manicômios.

DO LEITOR

Barco do Forró
Do leitor Virgílio Cardozo: “Estão de parabéns os idealizadores do 'barco do forró'; são de idéias assim que o nosso turismo está precisando, pois, é na simplicidade que surgem as grandes ações, os grandes eventos e que tanto agrada quem nos visita. Foi genial. Meus parabéns e a nota é 10! Vamos difundir isso em todo Estado. Que tal isso no trajeto do passeio a canyon de Canindé?”

Castelo de cartas
Do advogado Diogo Barbosa de Souza: “OAB Fiquei curioso, como deveria ser o novo modus operandi das policias? De que forma se poderia separar os bons dos maus administradores públicos? Os atos da policia, oa meu ver, não podem deixar transparecer preferências pessoais, simpatias políticas ou qualquer coisa do tipo, se forem inocentes ele saberão reverter o constrangimento, a declaração de Paulo Brito logo após uma nota do Jornal da Cidade induzindo a crer que houve proteção a determinados gestores foi infeliz ou no mínimo suspeita”.

Fiéis da Igreja N. S. do Rosário não tem opção de estacionamento
Do leitor Alan Barros: “Eu, como diversos fiéis que frequentam a Igreja Nossa Senhora do Rosário, nos encontramos à mercê da SMTT. Esta semana, o órgão pintou faixas amarelas e instalou placas de proibido estacionar em frente a Igreja. A Igreja está situada em uma Avenida, a Pedro Calazans, e a única  opção para as pessoas estacionarem é na própria avenida. Então gostaria de sugerir, e solicitar ao Samarone, que liberasse os carros de estacionarem na Pedro Calazans às quintas-feiras, que é o dia da tradicional Carismática do Padre Farias, onde vem gente de todas as partes do Estado e até de Estados vizinhos, como também aos domingos, para a missa dominical. Ontem, 09, já tinham agentes da SMTT enfiando a "caneta" nas pessoas. Infelizmente é um "Vá a minha e ganhe uma multa". Coisas de Sergipe Del Rey…”

ARTIGOS

Construtoras sergipanas investigadas têm contratos com Exército, Marinha e órgãos federais –  Cícero Mendes

Um importante instrumento que pode auxiliar no trabalho das polícias Civil e Federal, que investigam um suposto esquema formado por construtoras sergipanas que atuaria fraudando licitações em prefeituras de Sergipe, é a internet.

Após o site da transparência pública do governo mostrar que boa parte das 40 empreiteiras investigadas também realizou e realiza obras para o governo estadual, com contratos, inclusive, com a própria Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar, agora é a vez do Portal da Transparência do governo federal revelar que essas empresas também receberam recursos da União.

Um rápido levantamento nos anos de 2009 e 2010 no portal, utilizando o CNPJ de algumas dessas construtoras, mostra que elas têm vários clientes na esfera federal. Curiosamente, é que o Ministério da Defesa, através da Capitania dos Portos e do 28º Batalhão de Caçadores, é o responsável pelo maior volume de contratos.

Nesse período, por exemplo, a Nobre Construções e Serviços Ltda – empresa que consta nos inquéritos policiais, recebeu R$ 49.153,93 da Capitania de Sergipe por três contratos. Dois pela modalidade de dispensa de licitação e um através de carta-convite. O da dispensa, o valor ficou apenas R$ 150,00 menor que o limite estabelecido de R$ 8.000,00 pela Lei 8.666/93.

Independente do baixo valor e mesmo através de dispensa de licitação, a legislação estabelece que para cada serviço contratado, o órgão público deve realizar a cotação de preços entre, no mínimo, três empresas. O portal não revela, no entanto, quais as outras construtoras que disputaram esses serviços com as investigadas pela polícia.

Além da Nobre, a Capitania também contratou os serviços da Cerqueira Construções e da Construtora Cotinguiba. Já o 28º Batalhão de Caçadores fez pagamentos para a Gold Construções através de dois contratos. A Cotinguiba e a Nobre também realizaram obras para o IBGE em Sergipe, cujos valores se encaixam na modalidade carta-convite. Todas elas estão na relação divulgada pela Polícia Civil.

Uma das relações comerciais que chama mais a atenção é a do escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sergipe com a Gold Construções. Em 2009, foram cerca de R$ 285.000,00 repassados pelo órgão do governo federal à empreiteira sergipana através de 13 contratos, todos com valores abaixo de R$ 80.000,00.

É possível que com as novas revelações sobre a extensão da atuação dessas construtoras em órgãos públicos estaduais e federais, as duas polícias – que estão trabalhando em parceria – venham também investigar os procedimentos licitatórios nos dois governos. Em entrevista a uma emissora de rádio na manhã de ontem, a delegada Danielle Garcia disse que as operações podem durar até anos até serem concluídas. Até agora, somente a Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgou nota esclarecendo o procedimento licitatório com a Gold Construções.

Geraldo Azevedo e a homenagem ao São Francisco  (esquecendo os sergipanos)  – Gilson Sousa

Nenhum rio no Brasil, quiçá no mundo, foi mais cantado que o São Francisco, o rio da integração nacional. Centenas de trabalhos em verso e prosa foram dedicados a ele desde o tempo em que a gente se entende como brasileiros do Nordeste. Só que dessa vez, o outrora caudaloso flúmen ganhou uma homenagem especial vinda do pernambucano Geraldo Azevedo: o cd e dvd ‘Salve São Francisco’.
O trabalho é de uma beleza plástica admirável. Tem uma qualidade musical acima da média. Reúne, para vocês terem uma ideia, além de Geraldo, vários nomes consagrados da MPB como Djavan, Alceu Valença, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Ivete Sangalo, Dominguinhos, Maria Bethânia, Robertinho do Recife e outros. Segundo a produção, eles foram buscar artistas representantes de cada Estado por onde o rio passa. Só que esqueceram de Sergipe.
Isso mesmo. Apesar de o rio São Francisco, o homenageado, passar também por Sergipe – aliás, desaguar em Sergipe -, ninguém daqui foi convidado por Geraldo para participar do trabalho. Lamentável. Mas o fato é que o resultado final do disco ficou muito bom e o tributo ao Velho Chico é digno de elogios.
A propósito, Geraldo Azevedo, que é ribeirinho nascido e criado em Petrolina, sempre se mostrou um cidadão defensor do uso consciente da água. No dvd ele aponta que o São Francisco passa por cinco Estados (Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), abastecendo mais de 5 milhões de lares, irrigando mais de 70 milhões de hectares e alimentando mais de um milhão de espécies nativas na caatinga. Portanto, merecida a homenagem ao rio, mas lamentável a ausência de sergipanos no projeto.

Enfim, o grito de campeão ! – Mílton Alves

Vai, vai, vai  Vasco… Nada. Os primeiros dez minutos do jogo traduziram o que seria aquela noite: sufoco. Mas aos 11 minutos, bola na área do Coritiba, Alecsandro chuta e gol do Vasco. A pressão arterial pareceu normalizar-se. A ansiedade era grande. Ih, gol do Coritiba – 1 a 1. Volta a angústia… Seria vice-campeão novamente. A um minuto do final do primeiro tempo, Coritiba 2 a 1. Não agüentei. As mãos e os pés estavam gélidos. Não conseguia imaginar um segundo tempo tranqüilo. Fui ao banheiro e na volta desliguei a televisão. A minha querida Izaura indaga-me: Ué, não vais assistir ao restante do jogo? Não, estou cansado e amanhã, quinta-feira, tenho muito trabalho. Depois eu sei do resultado. Fui para a cama e nada de sono. Não tinha sono. A ansiedade fazia-me rolar na cama para lá e para cá. No silêncio do quarto a pergunta: e o jogo, como está? Nada de gritos de torcedores. O silêncio era mortal. O Coritiba não tem uma grande torcida em Aracaju e os flamenguistas, tricolores e botafoguense não estavam querendo gastar seus gritos de gol desnecessariamente. De repente  goooooollll e fogos espocando. De quem será? ? perguntei a mim mesmo. Não houve resposta. A ansiedade era alucinante. O tempo passa e imagino que o jogo está ao fim. Nada de manifestações na rua que denunciassem uma alegria vascaína. Tento esquecer o jogo e dormir quando ouço gritos campeão… campeão… campeão. Será que algum flamenguista veio à porta da minha casa provocar a esta hora da noite? Não. Os fogos começaram a estourar seguidamente. Sinal de que o jogo havia terminado e um campeão estava a comemorar. A coragem repentina tirou-me da cama. Vou Ê   sala e com o coração apertado ligo a televisão. A primeira imagem o símbolo gigante do Vasco e a confirmação: Campeão da Copa do Brasil 2011. Jogadores se abraçavam, gritavam palavrões, desabafavam. Nas arquibancadas do Couto Pereira vascaínos gritavam é campeão, é campeão. A temperatura do corpo volta à normalidade, as mãos e os pés não estão mais frios. O sentimento vascaíno toma meu corpo. Assisto a lances do jogo, de um jogo que não o assisti na totalidade. O comentarista observa, mesmo perdendo o Vasco é o campeão. Depois o técnico Ricardo Gomes elogia o adversário e diz ter sido um grande jogo com cinco gols. Coritiba 3 a 2. Já era madrugada de quinta-feira. Feliz, lágrimas correm no meu rosto. O Vasco da Gama não é vice-campeão, é CAMPEÃO !

Radialista : Uma profissão Perigo – Fernando Pereira

Nunca foi tão difícil para um profissional conseguir um emprego, mesmo provando ser extremamente competente, do que hoje sofrem os jovens que: motivados pela importância desta profissão para o conjunto da sociedade, sonham em ser um radialista profissional. "O que se  ver hoje em quase todas as emissoras de rádio AM é uma invasão de pessoas que nunca foram radialistas, e que,  para aproveitar-se do retorno que  o rádio oferece,  ocuparem lugar dos que realmente  têm na profissão a sua fonte de renda.

Uma coisa é ser  um radialista se tornar político, empresário, sindicalista, outra é um político  querer por força da condição financeira  que possui por conta do cargo eletivo, comprar os horários das emissoras e deixar sem emprego, os verdadeiros profissionais." " Neste caso, aonde fica a atuação do Sindicato dos Radialistas? o que vai ser feito para proteger os profissionais de rádio? "Já pensaram se os radialistas sem emprego invadissem determinadas profissões como por exemplo advocacia, medicina, etc…

Semana do Meio Ambiente/Barragem da Cajaíba – Carlinhos do PT

No mundo o dia 05 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente, a data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Neste momento, são realizadas diversas atividades em todos os cantos do nosso planeta, com o propósito de promover reflexões acerca da problemática ambiental e da mudança nos padrões de produção e consumo.

Temos um grande desafio da sustentabilidade que exigem compromissos de governantes e principalmente da sociedade em geral, repensar as praticas e as relações entre o homem e a natureza faz-se necessário para que possamos realizar mudanças de valores e melhorar a nossa compreensão das limitações dos recursos naturais e da valorização das culturas garantidoras das identidades locais, proteger o meio ambiente é uma tarefa de todo cidadão para que possamos ter um planeta saudável e rico em biodiversidade para as gerações presentes e futuras.

Infelizmente a realidade na região do agreste sergipano é totalmente diferente, é triste o que passa a Barragem da Cajaiba, que fica localizada nos municípios de Campo do Brito e Itabaiana-Se, a nossa Barragem é completamente poluída o local é um Paraíso e ponto de atração turística no lado de Campo do Brito, que nos finais de semana é muito freqüentado pelos turistas, com uma media de publico acima 02 mil pessoas, mais não existem uma infra-estrutura, que a Secretaria de Turismo de Sergipe, deveria olhar com bons olhos, no governo de Albano Franco, o Secretario de Turismo Fabiano Oliveira, que é filho de Campo do Brito, nas suas campanhas prometia fazer a orla teve uma oportunidade de ouro, já que foi Secretario da Pasta e não fez, esperáramos que o atual viesse, a Campo do Brito e conheça a nossa Barragem e que lá esta instalado mais de 15 Bares que precisa de apoio e que o estado construa uma orla.

Do lado de Itabaiana, a situação e muito preocupante o Rio das Pedras que as suas águas desemborcam na Barragem, esta completamente tomada de lixo, culpa exclusiva dos moradores e produtores de hortaliças, os vasos de agrotóxicos e refrigerantes são jogados dentro do próprio rio matando os peixes, e é desta água que abastece as cidades de Campo do Brito, Itabaiana, Macambira, São Domingos e povoados, e que os mesmos fazem as irrigações em suas próprias plantações, e triste dizer, mas, eles não têm a menor preocupação com a poluição, que eles estão causando a população e a eles mesmos.

  A Cohidro tem conhecimento disto, que foi comunicada através de oficio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da cidade de Itabaiana, em 10.11.2010, e que a mesma nem retorno deu ao Secretario Luis Bispo, no mês de janeiro na administração de Vander Costa, tentei por diversas  vezes falar com o mesmo, mas não me deu importância só mantive contacto com a sua acessória por intermédio de denuncia na Radio Capital, no programa de Eduardo Abril, é que ele mandou um Técnico falar comigo, mas não tomou as devidas providencias.

No final do mês de maio voltei a ligar para a Cohidro, que, mas uma vez se comprometeu tomar providencias dia 06.06.2011, esteve em minha residência um Técnico da Cohidro de nome Teodoro dizendo que freqüentou a área e que no momento se tornava impossível fazer a limpeza que a Barragem estava cheia e que no mês de outubro ia me procurar para fazer a referida limpeza, só que quando passei o problema para o diretor na época a Barragem estava seca e não fizeram, sei que a Adema, na atual administração, tem atuado com rigor e sei que providencias estão sendo tomadas, e que todos nos devemos pensar antes de poluir, que estamos fazendo mal a nos próprios e que faça uma reflexão antes de jogar lixo nas águas e nas ruas.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. Aristóteles.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais