MP, pediatras e um relato

O leitor vai ler hoje um relato cruel de um profissional da área de enfermagem sobre o que vem acontecendo em alguns hospitais de Aracaju. O profissional não será identificado para não sofrer retaliações. O relato na integra:

 

“Está acontecendo um absurdo nos hospitais municipais de Aracaju. Os médicos pediatras da rede hospitalar municipal, estes mesmos que estão em greve hoje, que reivindicam seus direitos e se dizem desrespeitados pelos gestores, também não respeitam. Não respeitam às crianças, não respeitam os pais, não respeitam a dor das famílias e dos contribuintes que estão com seus filhos, netos e sobrinhos doentes.

 

A grande novidade agora é o uso do assédio moral, pois não consigo enxergar outra definição senão essa. Assédio moral, é a ação de coação, ou humilhação que um detentor de um “poder” ou hierarquia emprega a quem dele depende, a fim de demonstrar a sua força ou conseguir algo que deseja.

 

Pois bem, os pediatras do Hospital Zona Norte e Zona Sul adotaram uma nova regra para atender a quem deles depende. Recusam-se a atender às crianças doentes em seus leitos, mesmo que estejam em uso de soro ou com febre, ou com diarréia ou qualquer outra coisa. Simplesmente exigem agora que as crianças doentes sejam carregadas por seus familiares ou pela enfermagem, e levadas aos consultórios para que sejam avaliadas.

 

Isso é uma bestialidade que jamais iriam admitir acontecer com seus filhos em um hospital privado. Se as crianças não forem levadas aos consultórios, passam horas e horas esperando a boa vontade dos médicos. E não é por falta de condições de atendimento não, é por capricho! Para ficarem acomodados nos seus consultórios.

 

O Ministério Público deve investigar e pedir a punição dos criminosos. O que estes profissionais estão fazendo com as crianças é uma ação criminosa e que está gerando revolta entre os usuários e entre os funcionários que já estão se encarregando das denúncias. Cadê o Sindicato dos Médicos para se pronunciar agora? Cadê a defesa dos pais e das crianças? Cadê o bom atendimento destes profissionais?  Mas a hora de fazer greve é agora que já começam a aparecer os primeiros casos de dengue… MP abra o olho! Prefeitura… denuncie os profissionais que estão atuando desta forma”.

 

Favela coberta

Promotores de Justiça se reuniram com representantes do Governo para discutir medidas paliativas à situação das mais de 200 famílias abrigadas em um galpão no bairro Siqueira Campos. Relatórios técnicos elaborados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros revelaram a gravidade das condições no lugar. “O documento diz que se houver um incêndio ali, ninguém sobrevive”, conta a promotora Euza Missano. No local há 91 botijões de gás, instalações elétricas irregulares e grande quantidade de plástico e papelão. Os ingredientes necessários a uma receita que pode ser fatal. “Tem um grande número de material inflamável, as pessoas estão correndo risco e sequer há uma saída de emergência no galpão”, fala Euza. (Infonet).

 

E Agora?

Há aproximadamente quinze dias este jornalista escreveu sobre o assunto e foi rebatido por alguns assessores do atual governo, inclusive a secretária da área.

E agora? Quem está dizendo que o lugar é insalubre e que as pessoas que estão lá alojadas devem sair imediatamente é o Corpo de Bombeiros e não Cláudio Nunes.

 

O que é o que é…

Qual a coincidência existente entre a greve dos médicos e a futura greve do magistério da rede estadual? Muita gente vai ficar surpresa com a articulação. Eitá mundo pequeno, onde alguns estão em vários locais ao mesmo tempo…

 

Conselheiros do TCE têm sigilo quebrado por CPI

Calma, caro leitor. Não pense que foi em Sergipe. A CPI da Assembléia Legislativa do Rio que investiga suposta corrupção no Tribunal de Contas do Estado quebrou ontem o sigilo fiscal, telefônico e bancário de 17 pessoas -dois conselheiros e seus parentes, um deputado estadual e funcionários do TCE- e 13 empresas que seriam, segundo a CPI, usadas na lavagem de dinheiro. Documentos mostram transações imobiliárias entre os suspeitos.

 

Bandana, boné e Cia…

Em meio a uma crise econômica, aos problemas nas áreas da educação, saúde e segurança, sem falar na falta de água em Aracaju, os vereadores discutem um tema de fundamental importância que pode mudar o destino de todos: a bandana de Matos. E o pior: a maioria está prestes a se submeter a ordem de Matos.. Depois reclamem quando outro vereador for de boné, chapéu e Cia…

 

Bom senso: Valdir e Rosangela Santana.

Matos não usou bandana na foto da urna eletrônica e tira para entrar na igreja, mas no parlamento, onde jurou respeito, quer mudar a regra. E esse corporativismo pode custar caro para a maioria. Em primeiro lugar meu pirão…Justiça seja feita: alguns são contra, o blog vai publicar quais os vereadores que realmente estão preocupados em cumprir a ordem. Justiça seja feita: dois vereadores, Valdir Santos e Rosangela Santana, vêm demonstrando bom senso neste caso. Defendem que desde o primeiro momento o regimento fosse cumprido e que o Poder voltasse a debater temas importantes.

 

Matos pode perder o mandato por falta

E tem um dado curioso. Desde o início do ano legislativo, em 17 de fevereiro, já foram realizadas cinco sessões e Matos não participou de nenhuma. Pelo regimento falta apenas mais uma falta consecutiva para o vereador perder o mandato. Porém, foi feito um acordo com Matos e o vereador não está recebendo falta, está justificado sem estar com problemas de saúde. O Ministério Público deve ficar de olho…

 

Locação de veículos: ladrãozinho pego

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) mostrou ao colega Venâncio Fonseca (PP), que o governo atual age com muita responsabilidade quando o assunto é dinheiro público. Ao ser provocado sobre a atuação da polícia, que segundo Venâncio não consegue prender nenhum ladrão, Gualberto mostrou que no governo de João Alves a Secretaria de Segurança Pública havia locado para as policias veículos Fiat 1.0 com o valor global de R$ 5 milhões. Já o governo de Marcelo Déda contratou o mesmo número de veículos, da marca Gol 1.6, com o valor global de R$ 2,5 milhões. “Então me parece que somente nesta ação algum ladrãozinho já foi pego”, ironizou Gualberto.

 

Carnaval eleitoral

Carnaval na Barra e os Blocos de rua tiveram a participação de mini trios, onde muito se via bandeiras com o nome de Mendonça Prado e fotos dele com Dona Maria e João Alves. Já estão em campanha é?

 

Notícia de Brasília

A notícia que rola dentro dos bastidores do  Banco Central e em toda Brasília que o Banese será negociado, mesmo sendo esta informação negada em Sergipe. O Banco Central quer viabilizar a todo custo a federalização dos últimos quatro bancos estatais no país. Pessoas conhecidas, funcionários da área administrativa do banco já voltaram a estudar para outros concursos, pois já estão com seus dias contados.

 

Perseguição em Glória

Texto do boletim da CUT: “Concursados em 2008 foram dispensados do trabalho sem comunicado oficial ou explicação. O motivo? Não votaram no irmão da prefeita nas eleições passadas.  Os servidores públicos municipais, aprovados em concurso no ano de 2008, no município de Nossa Senhora da Glória, estão sofrendo perseguição da prefeita Luana Michelle (PR). Envolta numa atmosfera de coronelismo – observação não peculiar deste município sergipano – já em seu primeiro dia como chefe do Executivo Municipal, Luana Michelle simplesmente ordenou aos seus secretários que dispensassem os servidores de seus trabalhos, sem justificativa ou declaração oficial.

 

Cartas marcadas

De acordo com o presidente do Sindiserve-Glória, Júlio César Santos, as evidências apontam claramente para a perseguição política, como vingança pela impugnação do ex-prefeito e irmão de Luana Michelle, Sérgio Oliveira. “A ordem não foi generalizada, para todos os servidores irem para casa. Foi uma atitude com cartas marcadas, onde estão sendo perseguidos tanto trabalhadores que a prefeita tem certeza de que não votaram em seu irmão, quanto os que apenas têm como suspeita”, afirma Santos. Ele explica que entre os servidores que receberam o aviso, estão todos os garis, dois dos quatro eletricistas, quatro motoristas e dois pedreiros, além de auxiliares administrativos alocados na Secretaria Municipal de Educação. “Ela está pegando por secretaria. A próxima, ao que se sabe, será a de Saúde, pois a lista já chegou às mãos do secretário”, denuncia o presidente do Sindiserve-Glória.

 

Sindicato conversará com promotor

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Glória já acionou sua assessoria jurídica e o Ministério Público, inclusive como forma de orientar e tranqüilizar os servidores. Segundo Júlio César Santos, hoje, 3, às 8h, representantes do sindicato estarão no Fórum para uma conversa com o promotor. Embora o titular daquela Comarca esteja em férias, deverá ser marcada ainda para a tarde uma audiência com o substituto.

 

Bolsas de pesquisa coloca SE em padrão nacional

 Alternativas de combate aos males provocados pela radiação liberada em exames como a tomografia computadorizada estão sendo estudadas pelo doutorando em Física Médica Cássio Costa. O objetivo da pesquisa é conter o crescimento do número de pessoas com câncer ou com outras anomalias provenientes da exposição excessiva à radiação. O projeto é desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e está sendo possível graças aos investimentos em recursos humanos que o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), tem realizado na área de Ciência e Tecnologia (C&T).

 

Fundo Estadual

Cássio está entre os 41 pesquisadores beneficiados pelo programa de bolsas de mestrado e doutorado da Fapitec/SE e este ano terá um motivo a mais para continuar aperfeiçoando seus estudos. É que em dezembro último foi aprovado pelo Conselho de Administração da Fapitec/SE um aumento de aproximadamente 30% no valor das bolsas.  Os recursos dessas bolsas são provenientes do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – pasta à qual a Fapitec é vinculada. (ASN).

 

 

 

Enfim uma boa medida da SMTT

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou as primeiras credenciais para pessoas idosas ou com deficiência física no posto de credenciamento montado no Shopping Jardins. O documento já pode ser obtido gratuitamente e é válido em todo o todo o Brasil. “Essa medida dá maior liberdade e conforto na locomoção dos cidadãos idosos e com deficiência e cumpre o que estabelece a legislação. É um direito reservado a esses públicos e a Prefeitura faz questão de garantir o cumprimento dele. Vamos intensificar nossas campanhas educativas nesse primeiro momento, mas em breve vamos fazer valer a quantidade de vagas especiais em estacionamentos e fiscalizar os condutores para evitar que outras pessoas ocupem os espaços reservados”, destacou Edvaldo.

 

Como requerer a credencial

Para requerer a credencial de estacionamento para idoso (pessoas a partir dos 60 anos), o interessado deve ir a um dos postos montados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) levando documentos de identidade (RG e CPF). Já as pessoas com deficiência física precisam apresentar, além dos documentos pessoais, o laudo médico. A emissão é gratuita e o cartão fica pronto em dois dias úteis. Foram montados três postos: – Shopping Jardins (próximo à C&A) – de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h;  Shopping Riomar (no Ceac) – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e  Sede da SMTT (Rua G, 200, DIA) – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

BNB debate investimentos com prefeituras

O Banco do Nordeste estará realizando até abril deste ano, 14 reuniões com a presença de representantes das 75 prefeituras municipais e outras instituições parceiras de Sergipe. A intenção é compartilhar os investimentos alcançados na agricultura familiar, Crediamigo, Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) e  o Nordeste Territorial em cada município no ano de 2008, bem como expor as metas traçadas para 2009 e a partir daí, definir como cada prefeitura e instituições podem contribuir para o alcance dessas metas de maneira a fortalecer a economia da região e do estado. A iniciativa partiu da Superintendência Estadual de Sergipe em conjunto com suas unidades e teve início no mês de fevereiro nas cidades de Tobias Barreto (17), Gararu (18) e municípios jurisdicionados pelo Banco. Em março, até o momento está confirmada reunião no município de Nossa Senhora da Glória (12), compreendendo também as cidades de Poço Redondo, Canindé do São Francisco e Monte Alegre.

 

Ações estratégicas

De acordo com o superintendente do BNB em Sergipe, Antônio César de Santana, as reuniões acontecerão com o propósito de tratar assuntos relacionados ao crédito, ações estratégicas para cada território de forma que haja o nivelamento de informações, e ao final de cada encontro de trabalho são agendadas reuniões em cada município para apresentação dos produtos e serviços específicos a serem oferecidos pelo Banco para gestão pública. “Estamos prestando contas dos resultados e ações implementadas pelo Banco do Nordeste nos municípios sergipanos em 2008, dando conhecimento aos prefeitos, secretários e a sociedade de uma forma geral, sobre o papel que o BNB exerce enquanto Banco de fomento no estado de Sergipe. Neste ambiente, apresentamos também para os gestores locais, a nossa proposta para atuação no ano de 2009, nos mais diversos programas de desenvolvimento sustentável local”, explica Antônio César. (BNB).

 

ASDERSE Informa

“Nesta segunda feira (02/03), o presidente da ASDERSE (associação dos servidores do DER/SE), José da Silva, em reunião com o presidente do DER/SE, engenheiro Ézio Faro Prata, entregou a “PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO SALARIAL”, para os servidores daquela autarquia, baseando-se tão somente no “descongelamento” praticado pelo governo anterior, das gratificações de Adicional Rodoviário e Desempenho. Neste momento importante para o órgão rodoviário, haja vista que o governo promete investir até 2010, mais de quatrocentos milhões de reais em obras e serviços, a entidade que representa os servidores, entende ter chegado o momento do reconhecimento por parte do governo, da valorização salarial. Na oportunidade, José da Silva comunicou que estará entregando cópias da proposta ao secretário de infra-estrutura, Walmor Barbosa como também ao líder do governo, deputado Francisco Gualberto”. A direção.

 

Teste rápido do HIV na Bahia tem recorde de positivos

Deu na FSP: Entre as 609 pessoas que fizeram o teste rápido anti-HIV no Carnaval de Salvador, 14 se descobriram soropositivos. O percentual (2,3%) é o maior já registrado no programa “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, que aplica os testes durante eventos culturais desde 2003. O percentual médio é de 0,7% de positivos. O resultado está sendo analisado pela Secretaria da Saúde da Bahia, mas não significa que o Estado tenha maior número de casos ou que há uma epidemia de AIDS na cidade, diz a coordenadora do programa estadual, Maricélia Macêdo. É a primeira vez que o programa é feito no Carnaval de Salvador.

 

DO LEITOR

 

Drogas durante os jogos

E-mail recebido: “A Federação Sergipana de Futebol (FSF) deve extinguir imediatamente todas as torcidas ditas “organizadas”. O futebol sergipano ganha mais com as famílias em campo. Sou frequentador assíduo dos jogos do Confiança e no último jogo observei integrantes da torcida jovem do confiança utilizando drogas dentro do campo. A polícia militar é omissa e mantém certa distância da torcida durante o jogo. Integrantes dessa mesma torcida assassinaram outro torcedor do Confiança após o jogo”.

 

Legislação sobre greve

Do leitor Gilson: “Interessante essa posição do sindicato dos Médicos. Alerto de pronto que não estou aqui entrando no mérito das reivindicações. Reforço apenas que serviços médicos hospitalares são enquadrados como essenciais pela legislação. Quero me referir ao respeito à legislação e à população usuária dos serviços médicos da prefeitura de Aracaju. Quanto à legislação, em 12/04/2007,  o STF decidiu que o serviço púbico deve seguir as mesmas regras do setor privado(lei 7783/99) até que se faça a regulamentação da greve no serviço público. Veja abaixo o teor da lei 7783/99.Então no setor privado deve-se seguir um roteiro, como publicação com antecedência da possibilidade de greve via edital, edital da assembléia onde conste o item específico, comunicado ao público e ao empregador da decisão da greve, com 72 horas de antecedência.  Veja artigos 13 e 14 da citada lei. Pelo que ouvi, espero estar errado, os médicos fizeram uma paralisação na semana passada de um dia, gostaram, e marcaram mais uma paralisação para hoje. Gostaram mais ainda e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Onde estão os editais avisando sobre a greve? Onde está o comunicado com antecedência de 72 horas?”.

 

Frase do Dia

“Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança”. Winston Churchill.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais