MPF e Ibama: crime ambiental em Canindé

 

 

Um crime ambiental vem acontecendo há mais de um mês no rio São Francisco em Canindé do São Francisco: dezenas de barracos estão sendo construídos em suas margens, num dano ao meio ambiente sem precedentes.  A informação é que já são 40 barracos e o número aumenta a cada dia.

 

A Prefeitura local bem que tentou coibir, mas não pode fazer nada legalmente. A área – que é de proteção ambiental – é da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, que até o momento não tomou as devidas providencias. Somente uma ação conjunta do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) e do Ibama pode coibir e acabar com um verdadeiro favelão que está surgindo as margens de um rio que necessita de revitalização. Além do dano ambiental está sendo descaracterizada uma das paisagens turísticas mais importantes de Sergipe.

 

Os procuradores do MPF/SE responsáveis pela área do meio ambiente com certeza tomarão as devidas providências. Eles atuaram com eficiência tanto no caso da praia de Aruana, como também mais recentemente na invasão que destruiu o manguezal no riacho do Cabral, no conjunto Bugio, em Aracaju.

 

A Chesf, o MPF/SE e o Ibama precisam tomar uma providencia imediata. Depois não adianta chorar o “leite derramado”, neste caso a degradação maior ainda do “Velho Chico”. Urge que o Poder Público constituído faça a sua parte e mostre que o meio ambiente e, consequentemente, a vida humana está em primeiro lugar.

 

Falece Antônio Sarmento

Faleceu ontem, 01, à noite, o servidor público aposentado do IBGE, Antônio Sarmento da Silva, vitima de infarto do miocárdio. O enterro será às 16h de hoje no cemitério Colina da Saudade, onde o corpo está sendo velado na Capela A.  Antônio Sarmento é pai do conhecido médico cirurgião geral, Marco Sarmento.

 

 

Da “invasão” ao apt e  da “sede do MOPS”

Um leitor alertou para uma situação interessante: “Que nó esse caso do apartamento da Coroa do Meio que provocou até a prisão da proprietária que foi algemada. Hoje ouvi uma dirigente do MOPS dizer que essa entidade estava ocupando o apartamento. Mas será que alguém duvida que aquele apartamento e tantos e tantos outros com construção financiada pela Caixa devem ser destinados exclusivamente à habitação e não para sede de qualquer que seja o movimento, por mais importante que seja”.  Isso não deve ser levado em conta também?

 

Visão do Judiciário I

A Mesa Diretora do TJSE que encerra o mandato hoje marcou a história do Poder com diversas realizações. O presidente, Roberto Porto, que prefere trabalhar mais internamente e não aparecer muito na mídia, continuou com méritos, os avanços que o Judiciário sergipanos tem conquistado nos últimos anos tornando-se exemplo nacional em várias áreas.

 

Visão do Judiciário II

Ontem, 01, foi lançada pela Corregedoria-Geral da Justiça a revista Visão Panorâmica do Judiciário. De linguagem simples e objetiva, a revista elaborada pela equipe comandada pela desembargadora Aparecida Gama fez um diagnostico preciso dos serviços prestados e parcerias existentes no TJ de Sergipe que beneficiam a comunidade em vários campos.

 

Visão do Judiciário III

Um dos exemplos que deve ser destacado é a referência que o Poder para todo país – reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça – através de seus projetos e sistemas. Por exemplo, o TJ sergipano foi o pioneiro no Brasil com o peticionamento eletrônico em todas as comarcas. Ou seja, de sua sala onde estiver, em qualquer cidade do país o advogado pode enviar suas petições.

 

Visão do Judiciário IV

E a OAB Sergipe é parceria do TJ em algumas ações.  Presente a solenidade, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Nascimento disse que a revista é mais uma demonstração clara do TJSE em qualificar as suas relações com os advogados e a sociedade.O Des. Netônio Machado explicou que a revista é mais veículo de interação do Judiciário com a sociedade. “O TJSE tem que aproveitar todas as oportunidades para abrir canais de comunicação com população. Esse é um dos seus deveres constitucionais”.

 

Informações relevantes para a sociedade

Dentre as informações disponíveis na Visão Panorâmica estão a localização de todos os fóruns, os nomes de todos os magistrados, o endereço dos cartórios extrajudiciais da capital e interior e números de processos julgados em 2009 e 2010. Com relação às metas estabelecidas pelo CNJ, demonstra que o TJSE é o 2º colocado no país por julgar mensalmente quantidade de processos igual e parcela de estoque dos ingressados no ano anterior (Meta 1) e na redução de processos de cumprimento ou execução em 10% e de execução fiscal em 20% (Meta 2).

 

Posse da nova Mesa Diretora do TJSE

A Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe, para o biênio 2011-2013, tomará posse hoje, 02, às 17 horas. A solenidade vai acontecer no Auditório Governador José Rollemberg Leite, no térreo do Palácio da Justiça, localizado na Praça Fausto Cardoso. Os Desembargadores José Alves Neto, Osório Araújo Ramos Filho e Netônio Bezerra Machado vão ocupar, respectivamente, os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Geral da Justiça.

 

Zeca se despede com estilo I

Quem conhece os bastidores da Assembléia Legislativa também reconhece no deputado Zeca da Silva (PSC) um dos parlamentares de melhor trânsito entre seus pares. Seu estilo conciliador e democrático angaria respeito em todos os setores da política sergipana. Por isso que, quando pediu à palavra na sessão de ontem, 01, para convocar os deputados a elegerem por aclamação a mesa que comandará a Assembléia no biênio 2011/2013, encabeçada pela deputada Angélica Guimarães, também do PSC, Zeca da Silva tomou uma atitude simbólica, porém cheia de significados bem reais e que demonstram que política, quando bem feita, se faz com grandeza de espírito público e valorização das pessoas.

 

Zeca se despede com estilo II

Como está se despedindo da casa legislativa para assumir a Sedetec (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo), a convite do governador Marcelo Déda, Zeca vai deixar saudades na Assembléia, ainda mais por ter sido ele um dos principais facilitadores da eleição tranquila da atual mesa diretora. Mas, com certeza, sua postura aberta ao diálogo será um ganho significativo para o governo. Ou seja: a Assembléia perde temporariamente um dos quadros com atuação firme entre os colegas. Mas o Estado ganha um secretário que reforçará o caráter modernizador e democrático da atual gestão.

 

Posse no auditório do Banese

Em tempo: Zeca da Silva tomará posse na Sedetec nesta quinta-feira, 3, (posse do secretariado será conjunta no auditório do Banese) e a transferência de cargo do atual secretário, Jorge Santana, para ele se dará na sexta-feira (4).

 

Grande perda para FM Liberdade I

O jornalista Márcio Rocha, pelo twitter ontem, 01, fez uma espécie de despedida da produção do programa Liberdade Sem Censura, da FM liberdade. Márcio Rocha faz parte da equipe há oito anos, desde o tempo que o apresentador era Fábio Henrique. Com o jeito simples, mas determinado e inquieto, Márcio Rocha conquistou o seu espaço em pouco tempo, fruto da competência profissional e do trabalho diário. É como este jornalista madrugador, não por dever mas por fazer da profissão um prazer diário.

 

Grande perda para FM Liberdade I

Márcio Rocha resolveu fazer uma opção num novo projeto profissional, fazendo parte da equipe de gabiente da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer.  Uma opção profissional que poderia continuar com o trabalho de produtor do programa radiofônico já que a pauta não é feita apenas por ele e o “Liberdade Sem Censura” é apresentado por George Magalhães que tem uma linha de independência clara, sem prejuízo para o trabalho dos dois.

 

Emurb a e agressão na Zona de Expansão

Muitos leitores questionaram a falta de clareza na nota da Emurb publicada ontem respondendo a denúncia do líder comunitário José Firmo que foi agredido por um fiscal da Emurb quando estavam aterrando uma lagoa na Zona de Expansão. Pelo que o blog entendeu sobre a denúncia de aterro irregular de uma lagoa no Mosqueiro, o denunciante informa que são funcionários, máquinas, caçambas e etc. da Emurb e de empresas contratadas pela PMA.

 

Firmo é um exemplo de liderança séria

Então, a se confirmar isso, não se trata apenas de um ato isolado de um funcionário, já que equipamentos foram deslocados para uma atividade a princípio irregular. Ou se chega na Emurb e pega-se caçamba, trator e etc, e sai por aí aterrando lagoas? Se é assim a mãe Joana já tem morada. Só para deixar claro: Firmo não faz parte das lideranças comunitárias que na verdade são presidentes de “associações de pastas”. Aquelas que eles colocam embaixo do braço e procuram políticos para conseguirem vantagens pessoais. Firmo é um líder comunitário sério.

 

Justiça seja feita: a Carivaldo I

O leitor já sabe a opinião deste blog sobre a presidência de Carivaldo Souza à frente da Federação Sergipana de Futebol – FSF. Ele já deu a sua colaboração por vários anos e chegou o momento de passar a batuta para outra pessoa dentro do espírito de renovação que toma conta dos clubes sergipanos. Porém, estão fazendo uma injustiça a Carivaldo Souza quando dizem que ele é o culpado do São Domingos (Campeão da Copa do governador no final do ano passado) e os outros times não receberem até o momento o dinheiro que tem direito do governo estadual.

 

Justiça seja feita: a Carivaldo II

Como Carivaldo vai repassar os recursos se os mesmos não chegaram ainda aos cofres da FSF? Falta o governo repassar. Aliás, repasse esse que não é feito diretamente para os clubes a pedidos das suas próprias diretorias. É que se o governo repassar diretamente os clubes ficam sem dinheiro algum. Por um motivo: todos têm dividas judiciais. Este é o retrato do futebol sergipano.

 

Parceria entre a UFS e Prefeitura de Laranjeiras

O campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras, vai oferecer ainda neste semestre, 20 vagas de mestrado em Arqueologia. A aprovação foi feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da instituição de ensino. Este anúncio foi feito na última segunda-feira, 31, pelo vice-reitor da instituição, Ângelo Roberto Antoniolli e o coordenador do curso de Arqueologia e vice-diretor do campus das artes, Gilson Rambelli, durante reunião com a prefeita Ione Sobral. O poder público municipal e a UFS também firmaram uma parceria, onde a Prefeitura cederá um espaço condizente com a importância do Curso, e a UFS, assinará uma proposta de cooperação técnica na área de arqueologia.

 

Proposta

“O anúncio que estamos fazendo é fruto do resultado de uma proposta realizada pelo Núcleo de Arqueologia do campus de Laranjeiras (CAPES) e os trabalhos terão início ainda este semestre. É preciso deixar claro que esta proposta tem o potencial de consolidar a UFS como centro de formação e pesquisa em Arqueologia em âmbito nacional”, afirmou Gilson Rambelli. Na reunião ainda estavam presentes o secretário da Cultura Irineu Fontes, o secretário da Educação Geraldo Vieira, o secretário Particular e o Gilson Linhares.

 

Rodovia

O Governo do Estado está implantando 27 km de rodovia no trecho que liga os municípios de Umbaúba e Indiaroba. A obra tem investimento de mais de R$ 17 de milhões e está sendo executada pela Seinfra. Oito quilômetros já receberam asfalto, seis estão com o serviço de base concluído e 13 km com a terraplanagem sendo realizada. Saindo da piçarra para o asfalto, a SE-488 vai beneficiar moradores de povoados como Pau Amarelo, Riacho do Meio, Mataram Gomes, Campinhos, Major, Ponta Azul, Colônia Sergipe, e outros que se encontram no entorno da rodovia.

 

Facilitar o turismo na região

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, garante que quando concluída a SE-488 vai facilitar o turismo em Sergipe. “Quem precisar pegar a linha verde vindo pela BR-101 sentido Salvador/Aracaju, deixará de ir até Estância. Já os moradores de municípios como Cristinápolis, Arauá, Itabaianinha, Tomar do Gerú, Pedrinhas e até Tobias Barreto vão ter acesso às praias da região sul por Umbaúba sem precisar seguir pela rodovia federal. Esses caminhos serão encurtados mais ainda com a Ponte Gilberto Amado que está em construção”, destacou

 

Umbaúba dá início hoje ao 3º Cultart

Para quem gosta de muita cultura e arte, misturadas de várias formas e para vários gostos, o caminho certo é o município de Umbaúba, localizado na região sul do Estado. A partir de hoje (1º) até o próximo domingo, dia 6, a cidade é palco da 3ª Semana de Cultura e Arte. O Cultart já faz parte do calendário do município e contará este ano com a presença de diversas bandas locais e nacionais, entre elas, a dupla sertaneja Edu & Maraial, o cantor de reggae Edson Gomes, o grupo sergipano Maria Scombona e mais 15 atrações. 

 

Cultura regional

Pela manhã e tarde haverá a apresentação de grupos folclóricos, peças teatrais, danças e muita música pelas ruas do município. “O Cultart nasceu com o objetivo de mostrar que nossa região também tem muita cultura para mostrar e sabe apreciar e manter viva as suas raízes”, justifica o prefeito Anderson Farias, o Professor Anderson (PT). “Além disso, é uma forma de movimentar o município e proporcionar geração de renda entre a população”, completa.

 

Nossa Senhora da Guia

O evento coincide com a festa da padroeira de Umbaúba, Nossa Senhora da Guia, comemorada em 2 de fevereiro. Neste dia, o Cultart abrirá espaço no palco principal para o show do padre Zezinho, logo após a procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Na noite de abertura, quem faz a festa são as bandas Toda Boa, Sedução e o cantor Pablo. Na quinta-feira a programação prossegue com a noite da bossa-nova com a banda Paparatzzus e o cantor Canindé. O dia seguinte é dedicado aos amantes do arrocha, com os shows de Thiaquinho, Dois Ciganos e Joilson. 

 

Sertanejos recebem cestas

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou ontem, 01, a entrega da segunda etapa de cestas de alimentos no município de Canindé do São Francisco. No total, os sertanejos daquele município prejudicados pela seca já receberam do Governo do Estado 2,4 mil cestas.

 

Distribuição

De acordo com a assistente social Kátia Cristina Ferreira, de dezembro até esta terça-feira, foram distribuídas 9,4 mil cestas entre os municípios que decretaram situação de emergência. “A entrega está sendo realizada em três etapas pela vigência do Decreto de Emergência para atender às mesmas famílias durante esse período. Hoje estamos executando a segunda etapa das entregas para atender a essas pessoas em situação de estiagem”, comentou.

 

Figuras de Sergipe – Walter Franco I

Walter do Prado Franco Sobrinho. Filho do ex-governador Augusto Franco e sobrinho do ex-deputado federal e senador Walter do Prado Franco, o blog focaliza e destaca a figura ímpar desse empresário e ex-deputado estadual que marcou sua passagem pela política sergipana de forma efêmera, mas bastante significativa. É fato reconhecido pela história política sergipana o desempenho de Walter Franco em defesa das eleições diretas, embora pertencente à elite econômica e integrante da bancada do governo estadual na Assembléia Legislativa.

 

Figuras de Sergipe – Walter Franco II

Walter Franco foi o primeiro a manifestar sua posição favorável ao restabelecimento, no país, do processo eleitoral direto, com o voto sendo garantido aos cidadãos brasileiros e chegou a ajudar financeiramente na montagem de palanques dos atos públicos levados a efeito em Sergipe no apoiamento à memorável campanha das Diretas-Já (1983/1984). Empresário de grande visão crítica, Walter Franco comanda o Sistema Atalaia de Comunicação, cujo carro chefe é a TV Atalaia, Canal 8, emissora que integra a Rede RECORD de Televisão. Espírito aberto, franco, democrático, Walter do Prado Franco Sobrinho é, de fato, uma importante Figura de Sergipe.

 

Memória Política

Quando da inauguração do conjunto residencial “Leandro Maciel”, um dos oradores, líder comunitário, bastante entusiasmado, bradou, em seu discurso inflamado: “todas essas casas, para os pobres, ele mesmo entacô-las e forrô-las.” Referia-se ao engenheiro Leandro Maciel, a grande liderança política e eleitoral da antiga UDN – União Democrática Nacional. Mas há outra versão para esse mesmo fato. O autor dessa pérola teria sido um deputado federal da época (década de 50).

 

Trote solidário

Acadêmicos da Universidade Tiradentes têm somente até esta sexta-feira, dia 4, para contribuir com o trote solidário promovido pela Unit. A instituição está arrecadando donativos em seus campi de Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá. Todo o material doado pelos estudantes será entregue à Defesa Civil e distribuído entre as famílias atingidas pela estiagem no Sertão de Sergipe. Cerca de 70 mil pessoas necessitam de ajuda e, para incentivar a campanha, a universidade doou 2 mil litros de água mineral. Além da água, os estudantes também podem doar alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

 

Oposição construtiva

O professor Anderson Gois (PV) acredita que se a oposição se unir e tomar decisões prévias e estratégicas sobre o processo eletivo de 2012 tem muita chance de lograr êxito no pleito. Anderson diz que além das críticas a setores falhos dos governos, estadual e municipal, é preciso uma ampla discussão sobre esses mesmos problemas que afligem nossa população. O professor Anderson acredita que é preciso encher os olhos do eleitor para que ele sinta o desejo de conhecer um projeto realizável e promissor.

 

Nova Corregedora Geral da Defensoria Pública é empossada

Foi empossada no cargo de Corregedora Geral, na tarde do último dia 31, pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, a Defensora Pública Isabelle Silva Peixoto Barbosa.  O ato de posse foi realizado na sede da Defensoria situada na Rua Vila Cristina, 382, e contou com a presença de todos os Membros do Conselho, do Secretário Geral Almo Batalha Britto, Defensor Público Geral Raimundo Veiga e do Subdefensor Jesus Jairo Almeida Lacerda. A solenidade de posse será realizada no dia 21, às 16h00 na sede da OAB/SE.

 

Acordo Brasil/Argentina

Vai possibilitar o uso de energia nuclear para fins científicos. Remédios contra o câncer serão produzidos.

 

Henrique Meireles

O ex-presidente do Banco Central foi nomeado para o cargo de Autoridade Olímpica Local.  Vai gerir um orçamento de 30 bilhões de reais. Mais uma medida positiva da presidenta Dilma Vana Rousseff.

 

Convênio: BB X Bovespa

Visa a estimular as pequenas empresas em termos de participação na Bolsa de Valores.

 

Sub-vinte

Depois de golear o Chile por 5 X 1, a seleção brasileira joga na madrugada desta sexta-feira contra a Colômbia.

 

Argentina

Domingo, os garotos de Ney Franco enfrentarão a Argentina.

 

Campeonato Sergipano

 Começa no próximo domingo. Destaques da primeira rodada: Sergipe X Confiança e Itabaiana X River Plate.

 

Capacidade

Do Estádio Presidente Médici passou para mais de 11 mil pessoas.

 

DO LEITOR

 

Coisas estranhas

Da leitora Mell Viana: “Quando o governador Marcelo Déda. Através do DER/SE, autorizou a duplicação da Rodovia João Bebe Água, entre tantas medidas estavam algumas casas que foram indenizadas para que melhorasse substancialmente na questão visibilidade. Para isso, foram demolidas algumas casas na curva logo após o terminal de integração, sentido Aracaju/São Cristóvão. Agora, justamente neste local, o que percebemos é que ao invés de deixarem a área livre, o DER/SE cedeu de que forma ninguém sabe esse espaço para uma ONG de propriedade do ex-deputado Armando Batalha. Partindo deste princípio, duas perguntas hão de ser feitas. Primeiro qual a modalidade que o DER/SE usou para a referida cessão? Segundo, será que foi amplamente divulgado pelo órgão, dando publicidade, como determina a Constituição Federal, para que as demais ONG´s do município, pudessem também pleitear aquele espaço? Vamos aguardar para ver se o MP entra no caso para ver se as partes cometeram irregularidades”.

 

Recuperação do calçadão

Do leitor Virgílio Cardozo: “Passados 20 anos do Pré-Caju, creio que está mais que na hora de se repensar o que fazer com os estragos provocados pela festa, especialmente os inúmeros buracos causados desde a ponte até o final dos camarotes para a instalação da estrutura. Após o final da folia e o desmonte da mesma, a cada ano, o que se percebe é que os locais danificados aumentam e o estrago nas pedras portuguesas são cada vez maiores; por vezes, ao final da festa, no máximo, se passa um fina camada de cimento no já tão danificando calçadão e ciclovia. São inúmeros os casos de entorces de pé e acidentes com bicicletas causados pelos buracos àqueles que diariamente utilizam o local tanto para caminhadas e exercícios como via de acesso ao trabalho. Assim, como se trata de uma festa particular em espaço público como ficará essa recuperação, pois, enquanto a festa dura somente 4 dias, restam 361 para utilização do mesmo pelos contribuintes. E aí, como fica? Com a palavra o Ministério Público”.

 

Itabaiana, quem cuidará de você?

Do leitor Luciano Melo, estudante de administração: “No dia 26/01, vi algo que me assustou. Lá por volta das ruas Esperidião Noronha com a Antônio Dutra, pouco mais de 08:00h da manhã, quando uma pequena chuva, repito uma pequena chuva foi o suficiente para fazer o refluxo das águas, ou seja, ao invés de escoarem elas retornavam das tampas dos esgotos.Percebi que, definitivamente, minha cidade não está preparada para uma chuva um pouquinho mais forte.  As pessoas que estavam nas lojas, olhavam atônitas às tampas dos esgotos que ficam nas calçadas jorrarem como se fossem vulcões em erupção.Mas e aí…? De quem é a culpa? Era o que todos se perguntavam. E as respostas eram várias e às vezes carregadas de paixão e cegueira políticas. Uns diziam: “a culpa é do prefeito” outros: “a culpa é desse governadorzinho” e houve ainda quem dissesse: a culpa é da gestão passada. Mas todos esqueceram-se de um importante detalhe: Quem é que joga as embalagens de tudo o que come na rua é o Prefeito? É o governadorzinho? É a gestão passada?Não caros leitores. Quem joga sou eu, você que está lendo agora, são seus filhos que não recebem educação em casa e nem na escola; somos todos nós que estamos preocupados em deixar um mundo melhor para as pessoas e esquecendo de deixar pessoas melhores para o mundo.É certo que faltam lixeiras na cidade. Caminhamos pela Avenida Dr. Luiz Magalhães, a principal da cidade, e não encontramos uma lixeira sequer do poder público. Sem falar que entre as Auto-Escolas de Vainho e Valmir, forma-se um rio rapidamente quando chove. Sinal de quê? De obstrução dos canais. Será que nossos políticos não percebem ou é descaso mesmo? No centro comercial da cidade dá nojo olhar para o chão, onde só se vê cascas de coco esperando choviscar para irem direto entupir os bueiros que não tem proteção e quando tem, são ferros tão finos que perdem para arame de caderno. As autoridades tem culpa pela omissão? Claro que tem!Porém, se não nos educarmos imediatamente e pararmos de jogar simples papéis de bala no chão e as terríveis bolsas plásticas, estaremos construindo uma bomba relógio que explodirá assim que chegar o próximo inverno. Fica o pedido: Poder público coloque lixeira nas ruas e proteja com mais vontade as “bocas de lobo”. População, contribua! Não jogue lixo nas ruas de maneira nenhuma. É tudo uma questão de educação. Item de luxo que poucos tem. Infelizmente!”

 

Debate – Trânsito em Aracaju

 

Alerta a SMTT sobre irregularidade diária

Do leitor Rodrigo Andrade: “Caro Cláudio, com as constantes notas publicadas sobre a SMTT, envio aqui um relato de algo que presencio todos os dias. Espero que com a possível publicação no seu Blog o órgão tome alguma providência, pois por outros meios, como contato estabelecido com a Ouvidoria há mais de três meses, nada foi realizado.Todos os dias, por volta das 6:40h da manhã, no cruzamento das Avenidas Tancredo Neves e Ministro Geraldo Barreto Sobral (a av. do Shopping Jardins), bem em frente a uma concessionário de veículos, os motoristas que se deslocam no sentido da saída de Aracaju presenciam alguns abusos dos imprudentes do trânsito. Nesse local há um semáforo e a terceira faixa é destinada aos veículos que vão convergir à direita, que é livre. Porém, o que ocorre é que muitos “motoristas” que estão parados na fila decorrente do sinal vermelho, ao notarem que o este vai ficar verde, utilizam a terceira faixa para ultrapassar todos os demais que estão a sua frente e que seguirão pela Av. Tancredo Neves. Presencio diariamente essa infração, o que obviamente pode ocasionar algum tipo de acidente, pois esses motoristas apressadinhos não podem aguardar atrás de dois ou três carros e por isso forçam esse tipo de ultrapassagem. Nesse local, nunca, nunca mesmo, presenciei um agente de trânsito para autuar esses infratores e irresponsáveis que tumultuam o já caótico trânsito aracajuano. Nesse breve relato não adentro no mérito, ou na falta dele, da tão questionada SMTT e sua política de autuação, mas é evidente que diante de uma situação tão clara e perigosa para os condutores prudentes, a melhor medida a ser tomada é a punição desses infratores e, consequentemente, o choro por parte deles.

 

SMTT e a Confusão

Do leitor Felipe Barreto de Melo: “A SMTT colocou duas placas de velocidade na avenida que é a continuação da av. Desembargador Maynard em direção à UFS. A primeira, diz que é a velocidade máxima é 60 km/h, inclusive para fiscalização eletrônica. 15 metros após, há uma placa com velocidade máxima de 40 km/h. 30 metros depois, vem o radar.E aí, qual a velocidade que prevalece? Por outro lado, na Av. José Olino de Lima Neto, continuação da Nova Saneamento, a SMTT colocou um novo semáforo para os condutores que se dirigem à Av. Tancredo Neves (ao lado do Sebrae). Aparentemente, há um boa intenção: permitir que os pedestres atravessem a Tancredo. Porém, o sinalizador não orienta muito bem o trânsito. Por exemplo, quando está verde, o condutor imagina que pode prosseguir na via e entrar na avenida. Só que, o semáforo também está verde para os veículos que vêm da Tancredo Neves. Por outro lado, às vezes o semáforo está vermelho para quem da Av. José Olino e vai para a Av. Tancredo Neves, verde para quem vem da Av. José Olino e vai cruzar a Tancredo Neves e vermelho para quem está na Av. Tancredo Neves.Por que não sincronizar todos os semáforos do cruzamento?Naturalmente, uma direção defensiva evita colisões. Mas não elimina a confusão na cabeça do motorista.A SMTT, ao menos, poderia evitar confundir os motoristas”.

 

Engenheiro diz que só investimentos em transporte público vão reduzir a circulação de automóveis e a poluição

 

Para especialistas, priorizar projetos para a circulação de carros vai na contramão do que a cidade precisa. “O problema é fazer as pessoas andarem mais rápido, não os carros”, diz Ailton Brasiliense, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e ex-diretor da CET na gestão de Luiza Erundina (1989-92). Para ele, a prioridade deve ser o transporte coletivo. “Se é para reduzir a circulação de automóvel e a poluição, temos de fazer uma outra coisa que é fundamental: aumentar e qualificar a oferta do transporte público”, diz.Horácio Augusto Figueira, mestre em transportes pela USP, concorda. Ele diz que a ideia é muito parecida com o Plano de Vias Expressas dos anos 1970, mas num contexto bem menos justificável.

 

“É a mesma ideia de jerico. Falar em vias expressas na situação em que o planeta vive, numa cidade como SP, é assinar atestado de óbito.” Para ele, investir em vias rápidas é uma coisa dos anos 1950/60. “Esse plano foi um sonho no auge americano, que várias cidades do mundo compraram.”O melhor, diz, é investir mais em corredor de ônibus. Brasiliense diz que o mais complicado é que “não se encara o problema central de frente”. “Nós ficamos o tempo todo construindo sistema para automóvel, vide as dez faixas da marginal Tietê.”Melhorar a circulação de carros, diz Brasiliense, só colocará mais carros nas ruas.”Uma coisa que já aprendemos é que quanto mais espaço você libera para eles, mais eles ocupam espaços.” A prefeitura afirma que a melhoria da circulação dos carros por meio dos anéis e eixos viários vai ajudar a liberar as vias radiais estruturais para os ônibus. Diz, ainda, que as vias expressas também poderão receber corredores de ônibus. (FSP).

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.” Provérbio Indígena.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais