MPF tem que enquadrar Infraero

0

 

 

A polêmica que se arrasta nos últimos dias no aeroporto, por conta da entrada justa dos táxis chamados de “bandeirinhas” para também transportar passageiros e a revolta dos táxis de uma cooperativa existente naquele local é um absurdo.

 

Foi correta a decisão do Ministério Público Federal em Sergipe de ingressar com uma ação contra a Prefeitura de Aracaju é a Infraero para acabar com o monopólio existente que causava sérios danos aos passageiros. O táxi da cooperativa cobra o dobro do táxi comum.

 

Estranho é que a Infraero, um órgão do governo federal, que deveria estar preocupada em bem servir a população defender a cooperativa com fins meramente financeiros, já que a mesma paga uma taxa para a Infraero. A Infraero deveria estar preocupada com a melhoria do atendimento aos passageiros e dar outra opção para eles, já que agora, com as passagens baixas, tem muita gente viajando que não tem condições de pagar os preços absurdos dos táxis “protegidos” pela Infraero.

 

A Prefeitura, através da SMTT, já cedeu e vem tentando resolver o problema com a instalação do ponto para os táxis bandeirinhas. Mas a direção da Infraero se acha acima de tudo e não aceita. Sugeriu que os taxistas criem outra cooperativa. Ou seja, quer liberar, mas que os taxistas paguem uma taxa para a Infraero. É um total desrespeito. E essa história dos taxistas da cooperativa de cursos especiais é conversa para “boi dormir”, até porque todos os taxistas são cadastrados na SMTT e sabem com devem se comportar.

 

Na próxima segunda-feira, 27, o MPF fará uma reunião para tentar solucionar o problema. O MPF deve mesmo é chamar o feito a ordem e enquadrar a Infraero.  É preciso que a Infraero aceite a decisão e abra o espaço para que a SMTT possa organizar o ponto dos bandeirinhas. E mais: o MPF tem que determinar a Infraero de acabar com o aviso no serviço de som pedindo que os passageiros só usem os carros da cooperativa. Tudo interesse financeiro. Que vergonha para uma instituição estatal que deveria cuidar em organizar o aeroporto e não brigar em defesa da cooperativa por interesse exclusivamente financeiro…

 

Tudo que existe tem razão de ser

Mensagem de esperança, para amigos que passam por um momento difícil: “Parta deste princípio: se Deus permite que tal coisa exista é porque há razão para isso. Nunca se oponha a essa razão. Procure compreendê-la e aceitá-la. Até o que parece um mal pode ser um bem. Uma divina e profunda sabedoria dirige tudo. Nada se dá ao acaso, mesmo as menores ocorrências. Acredite firmemente nisso. Mais ainda: veja nessa sabedoria um fim justo e bom. Ela é amorosa. Quer única e exclusivamente o seu bem. Ame-a. Respeite-a. Só um amor maior entende e devassa a intimidade da vida”. (Texto de Lourival Lopes).

 

PPS conversa com irmãos Amorim

Após conceder entrevista na Rede Ilha de Comunicação, onde teve a oportunidade de falar para todo o estado de Sergipe, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, acompanhado do novo filiado ao partido, Nilson Lima, foi recebido pelos irmãos Edivan e Eduardo Amorim, que comandam o bloco político formado pelos partidos PR e PSC, para uma boa conversa no escritório. De acordo com o empresário Edivan Amorim, “Foi uma visita de cortesia que o presidente nacional do PPS nos fez, recebemos ele com muito carinho, assim como recebemos o pré-candidato ao governo, o Dr. Nilson Lima, tomamos um bom cafezinho, conversamos muito sobre política e disse a ele que, Nilson é uma pessoa de bem e que merece o entusiasmo do povo de Sergipe, porque os homens de bem tem que cada vez mais estar dentro da política”, concluiu Amorim.

 

Encontro da Sudene

O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, será um dos palestrantes da reunião de trabalho do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais que será realizada na próxima segunda-feira, 27, na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife. Ele vai falar sobre o tema ‘O desenvolvimento regional e a importância das agências de fomento estaduais sob a ótica do Banco do Estado de Sergipe’.

 

Fundo de investimentos

O presidente do Banese foi convidado para a reunião pelo superintendente da Sudene, Paulo Fontana. Também participarão do encontro como palestrantes o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, além de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste – BNB. Durante o evento, além do papel das agências de fomento estaduais serão discutidas questões ligadas ao Fundo Garantidor de Investimentos, do BNDES, importante mecanismo de apoio às micro, pequenas e médias empresas do Nordeste.

 

Cabo subaquático levará energia a povoado em Sergipe I

Deu no site jornaldaenergia, editado em São Paulo:   Um cabo subaquático de 1,2km, no fundo do rio Paramopama, irá permitir a chegada de energia elétrica ao povoado de Ilha Grande, em São Cristóvão (SE). O investimento do equipamento está na ordem de 1,7 milhão.Na última semana, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Energisa e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) anunciaram aos moradores o início dos trabalhos. A obra faz parte do Programa Luz Para Todos, que chega a uma região cujo acesso é feito apenas via barco. Segundo o engenheiro da Energisa, Paulo Rollemberg, serão instalados três bicos de luz e duas tomadas, ficando a critério de cada morador a ampliacão desses pontos no interior de cada casa.

 

Cabo subaquático levará energia a povoado em Sergipe II

Nós vamos instalar uma rede prevendo o crescimento da ilha. Futuramente poderão se instalar aqui pousadas e pequenas fábricas, sem problemas”, completou.O secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, ressaltou a importância e a dificuldade do projeto. “Os custos para se levar energia elétrica a uma ilha são caríssimos. O investimento chega a mais de R$ 40 mil por morador da região”. A expectativa é que a inauguração das instalações seja em dezembro.

 

Juíza concede tutela antecipada ao Estado I

A Juíza Elvira Maria de Almeida Silva concedeu ontem a tutela antecipada ao Estado determinando que o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindiserj) se abstenha de promover a paralisação marcada para os dias 28 e 29, terça e quarta-feira da próxima semana. A Juíza determinou ainda que não seja deflagrado um movimento grevista e que os servidores do Poder Judiciário não deixem de cumprir suas atividades, sob pena de multa diária, a ser paga pelo Sindiserj ao Estado, fixada em R$ 1 mil.

Juíza concede tutela antecipada ao Estado II

Em seu despacho, a Juíza ressaltou que “a atividade da categoria, representada pelo Sindicato ora demandado, é adstrita ao serviço judiciário, cuja paralisação, por evidente, implica numa série de prejuízos à coletividade, atingindo bens jurídicos diversos, sem olvidar dos próprios argumentos aduzidos pelo demandante de que aumentos e vantagens foram recentemente concedidos à aludida categoria, optando ela, entretanto, pela paralisação, sem que se tivessem esgotadas as vias próprias da negociação”.A Juíza destacou também que “a paralisação foi anunciada em 20.07.2009, ou seja, antes mesmo de ser realizada a última reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça, ocorrida somente no dia 21 do referido mês e ano”. Foi determinada a intimação do presidente do Sindiserj, Hélcio Eduardo Amparo Albuquerque, sob as penas da lei, inclusive quanto à responsabilidade pessoal.

 

Sindicato Mantém paralisação

Nota do SINDSERJ: Era de se esperar, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe mais uma vez decretou a ilegalidade de nossa PARALISAÇÂO. Só que desta vez diante da falta de perspectivas em nossa carreira, do projeto de Lei nº 04/2009, da farra dos combustíveis que reinava no tribunal, das denúncias feitas pelo sindicato ao CNJ e principalmente da garra e da gana do servidor em transformar a realidade enfrentada hoje. O  SINDISERJ mantém a paralisação convocada e decidida em Assembléia realizada pela categoria, para os dias 28 e 29 próximas terça e quarta. feira, ao mesmo tempo que convida ao servidor do TJ/Se para comparecer as 06h30  do dia 28- terça feira no Fórum Gumersindo Bessa onde realizaremos Ato Público para demonstrar a verdadeira realidade enfrentada pelos serventuários da justiça em nosso estado.

 

Servidores da DRT paralisam dia 27

Em assembléia realizada na quinta-feira, 23, os servidores da DRT, decidiram por uma paralisação na próxima segunda-feira, 27, que acontecerá à partir das 7h no cruzamento dos calçadões da Rua Laranjeiras com São Cristóvão com um Ato realizado pelos servidores e o Sindiprev, que protestam pela implementação do Plano de Carreira da categoria e a definição de Plano de Saúde.

 

 

Professores de Simão Dias e Salgado entram em greve

Os professores de Salgado e Simão Dias iniciam a próxima semana em greve. Em Salgado a partir de segunda, dia 27, não haverá aulas nas escolas da rede municipal. Já em Simão Dias o movimento grevista se inicia na quarta, dia 29. O motivo da greve nas cidades é a não implantação do piso salarial.Os professores da Rede Municipal de Simão Dias decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, dia 29. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada na última quinta-feira, dia 23. Na quarta, os professores pretendem realizar um ato público na cidade para informar a população os motivos da greve.A decisão de parar as atividades foi tomada depois de avaliarem o processo de negociação e a consequente morosidade da administração municipal em garantir de forma correta a implantação dos 2/3 do piso. Já em Salgado o descumprimento do acordo feito entre o sindicato e a prefeitura Janete Barbosa é o motivo principal para a greve que se inicia segunda.

 

Norte-americanos ministram curso para anestesiologistas em Pernambuco

A 17ª Jornada de Anestesiologia do Estado de Pernambuco – JAEPE – acontece nos dias 10, 11 e 12 de setembro na cidade de Porto de Galinhas. Este ano os anestesiologistas brasileiros terão a oportunidade de participar do “Stanford Difficult Airway Course”, coordenado pelo norte-americano dr. Vladimir Nekhendzy e apresentado também por especialistas dos Estados Unidos. Esta é a segunda vez que o curso será ministrado no Brasil. A primeira foi em maio do ano passado em Curitiba, no Paraná, durante o Simpósio Internacional de Vias Aéreas.

 

Programa de Manejo de vias aéreas

Professores da Stanford University School of Medicine apresentarão o mesmo programa de manejo de vias aéreas utilizado no Departamento de Anestesia da universidade norte-americana. Segundo a dra. Luciana Cavalcanti Lima, da diretoria da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco, o treinamento durante a JAEPE será intensivo. Os participantes poderão conhecer e praticar técnicas avançadas como a de intubação com fibra ótica. Os procedimentos serão apresentados em bonecos que simulam as condições dos pacientes e com todos os equipamentos mais modernos disponíveis no exterior. “Alguns desses equipamentos ainda nem estão disponíveis no Brasil. Esta é uma excelente oportunidade para os anestesiologistas participarem efetivamente de um treinamento único no país, com especialistas renomados e com prática no assunto”, afirma dra. Luciana. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de setembro. As conferências ministradas por palestrantes estrangeiros contarão com tradução simultânea. Mais informações no site www.saepe.org.br.

 

DO LEITOR

 

Sobre  o concurso do TJ/SE

De uma leitora devidamente identificada: “O objetivo desse meu e-mail é que embora você esteja enfatizando o número de inscritos no concurso do TJ/SE, você deveria verificar a quantidade de pessoas que pediram exoneração assim que tomaram posse do último concurso (2003) e descobriram o salário verdadeiro e desistiram, alguns não chegaram a assinar a admissão. Infelizmente o TJ/SE perde sua mão de obra bem qualificada pra qualquer outro concurso que pague qualquer quantia a mais. Entre outras coisas trabalhamos com uma clientela engravatada e somos cobrados até no modo de vestir; há momentos em que eu sinto vergonha de dizer que trabalho no Tribunal de Justiça, pois as pessoas balançam a cabeça e fazem aquele gesto de ostentação enquanto que no final do mês o que recebo mal dar pra vestir e pagar minhas contas. Ainda não entendi a sua admiração com a quantidade de inscritos, pois é natural que as pessoas queiram mesmo, em um atual quadro de desemprego e visto que existe sempre a confusão entre Justiça Estadual e a Federal onde a diferença salarial é de dar tristeza; Sou funcionária concursada e trabalho muito, pois tenho consciência que as pessoas que nos procuram não têm culpa e seguimos em função dos direitos das pessoas e o que mais me revolta é saber que nós funcionários temos dois processos (URV e INTERNIVEIS) onde ganhamos em todas as instâncias e duram mais de quinze anos e não sentimos o mínimo esforço por parte da Justiça/Se em fazer com que a própria justiça seja cumprida”.

 

Política de Itabaiana e o jogo predatório pelo poder

Do leitor Lucivaldo Andrade (lucivaldo-aldo@hotmail.com), Itabaiana: “A probabilidade de Marquinhos da DELTUR atual Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabaiana ser um propenso candidato apoiado pelo príncipe Dom Lúcio da Jegolândia ou LUCIANO BISPO numa futura campanha eleitoral é muito remota. Vejamos: Marquinhos hoje perante o grupo é uma espécie de Ex Deputado Djalma Lobo da era da cibernética e do neoliberalismo. Quem nao se lembra de Djalma com suas peripécias eleitoreiras do circo lobo, capitão gancho, fogaréu, ciganas, reisados e seus choramingos dramatúrgicos no rádio que mais lembravam novelas mexicanas e etc. Marquinhos causa inveja, torpor e antipatia perante o grupo que ele é bem simpatizado perante o príncipe porque Marquinhos faz jus para tudo isso. Ele apresenta projetos de campanha, cria sites, jingle de campanha, canhão de luz, designe de adesivos e que são bem aceitos pelo príncipe. Até parece que Marquinhos leu o livro o príncipe de Maquiavel, que ele dentro do grupo é o que mais tenta e busca ser agradável perante o príncipe Dom Lúcio e faz de tudo para que ele continue a brilhar e os demais asseclas e vassalos do príncipe permaneçam apagados e no ostracismo. E o Marquinhos joga muito bem. Ele é habilidoso igual ao monstro do filme O Predador de Arnold Schwarznegger. Ele só será candidato a cargo majoritário do grupo se ele estiver bem nas pesquisas que serão feitas pelo príncipe Dom Lúcio. Dificilmente Luciano fará um ataque kamikaze suicida como fez na campanha do Carlinhos da Atlética. Ele, o príncipe Dom Lúcio vai seguir o que as pesquisas apontarem. E para Marquinhos conseguir esse apogeu terá que fazer igual ao Império Britânico que só concede título de Lord e Sir dependendo das quantidades de libras esterlinas que a pessoa possua”.

 

Sobre programas de televisão

Do leitor Marcelo Barberino: “Infelizmente estamos presenciando a depreciação generalizada na mídia televisiva, onde as propostas apelativas evoluem e as educativas mínguam. Nossos “telespectadores” se colocam à frente destas verdadeiras incubadoras de seres alienados que forjam um indivíduo insensível e consumista. Prova disto é o crescente número de programas citados em sua matéria, onde o indivíduo busca a solução de seus problemas, da mesma forma que vai a uma rede de fast-food comprar uma refeição, tudo a toque de caixa. Hoje é normal vermos pais colocarem seus filhos a frente destas “babás eletrônicas” e sem notarem os expõe a todo lixo produzido por esta mídia. Concordo em genêro, numero e grau que não podemos aceitar a censura indiscriminada, mas temos que primar pela censura inteligente, onde nós como consumidores temos o direito e dever de selecionar o que vemos, o problema é que o ruim tomou conta, dai só mesmo uma censura institucional para nos apoiar. Acredito na palavra de Deus como instrumento de transformação para as pessoas e também como alicerce da família, pena que esta palavra é apresentada de forma distorcida e apelativa. Parabéns por sua sensibilidade e coragem de tocar neste tema e que possamos discutir o que vemos na telinha mais vezes”.

 

Resposta a nota “Conferencia Riachão” “Obras não realizadas”

Em resposta a nota publicada neste Blog o vereador Albertino Franco (PDT) informa: “Que o Governo de Sergipe vem realizando algumas ações do Planejamento 2007/2008, na área de Saúde: Repasse através da Secretaria de Estado da Saude recurso para manutenção do Hospital Pequeno Porte de Riachão do Dantas; Esta aguardando a doação do terreno para a construção da Clinica da Familia; Doação de Ambulância e uma Kombi, Agricultura: Doação de Sementes e um Veiculo; DER: Recuperação de toda malha viária do município com doação de equipamentos e combustível, Autorizou a ampliação da ponte que liga o Povoado Tanque Novo ao Povoado Bonfim, Recuperação das rodovias estaduais que cortam nosso municipio; Educação: Implantação em fase de conclusão do Laboratório de Informática do Colégio José Lopes de Almeida, Implantação do ensino médio no Povoado Tanque Novo, Equipando as escolas com carteiras, biro, computador, etc. Segurança: Doação de Veículos a Policia Militar e Civil, Implantação de um Posto da Policia Militar no Povoado Tanque Novo. Referente a oposição estamos sempre reividicando, Ex. Ginásio de Esporte, Clinica da Família, Pavimentação Asfáltica dos Conjuntos Habitacionais Albano Franco e Padre Pedro na sede do municipio,  Povoados Barro Preto, Carnaíba e Bonfim. Informo também que graça a oposição o Povo do município de Riachão com o apoio do Governador Marcelo Deda em convenio com a Caixa e o Governo Federal vai construir casas populares na Sede do Municipio e também nos Povoado Tanque Novo, Barro Preto, Volta, Carnaiba, Altos da Baixa do Frio, Bonfim e Forras, São estas as ações do Governo de Sergipe em nosso Município que contam com a solicitação do grupo que continua a dar apoio ao projeto Governo de Todos..”                  

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral”. Marquês de Maricá.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários