Mudança no clima do planeta

David Attenborough, renomado diretor de documentários sobre a natureza, o último deles intitulado “Planeta Terra”, aderiu finalmente aos ambientalistas que afirmam que o homem está mudando o clima.

Não tenho mais dúvidas. Considero a mudança climática o maior desafio do mundo. Esperei para ter provas conclusivas de que o homem estava mudando o clima – afirma Attenborough numa espécie de confissão ao jornal “The Independent”.

Tenho 80 anos, e não é que me oponha, como velho que sou, às mudanças. Reconheço que o mundo sempre mudou, mas a diferença é que agora está mudando de modo mais rápido e extremo que nos últimos milhões de anos – diz.

A mudança climática no planeta afetará especialmente a América Latina, por ser a região que possui os maiores recursos hídricos.

O diretor do Pnuma para a América Latina e o Caribe, Ricardo Sanchez, advertiu que, se não houver resistência aos efeitos do efeito estufa, tudo o que a humanidade avançou em relação à “qualidade de vida” e à luta pela erradicação da pobreza será colocado em risco. Entre os principais problemas que o planeta enfrentará como conseqüência da mudança climática, está a intensidade de fenômenos como EI Niño, segundo Sanchez.

Ele acrescentou que, além disso, a freqüência e a intensidade dos furacões aumentarão, as chuvas diminuirão em 20% e as secas e inundações na região se intensificarão.

A pobreza na África acabaria se os recursos naturais do continente fossem administrados de maneira efetiva e sustentável, afirma o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Desde reservas de água fresca a florestas e minerais, apenas uma pequena parte do potencial econômico de recursos naturais do continente está sendo explorada ­disse o PNUMA, na segunda edição do relatório “Perspectivas do meio ambiente na África”.

O relatório do PNUMA alerta que o rápido ritmo de desflorestamento e a degradação do solo apresentam desafios que devem ser abordados com urgência.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais