Multas e interdições áreas contra os q insistem em burlar isolamento

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governador Belivaldo Chagas anunciou ontem, 02, que encaminhou a Assembleia projeto de lei para multar quem está burlando a determinação do isolamento social, como já vem ocorrendo em vários estados. Inclusive além da multa os infratores assinam termo de compromisso e podem responder processos, já que se constitui em um crime a não obediência a determinação do Poder Público, destinada a impedir a propagação de doença contagiosa, artigo 268 do Código Penal.

A verdade é que uma parte significativa dos aracajuanos de todas as classes, mas principalmente da classe média, resolveu sair às ruas nos últimos dias. Além do centro comercial, a Orla da Atalaia e o calçadão da 13 de Julho viraram pontos de encontros e lazer. Como se fosse férias coletivas e não um isolamento por conta de uma pandemia.

Essa parcela da população só deixará a “ficha cair” quando morrer alguém próximo. Aliás, o número de mortos por dia de covid-19 já é maior do que a média diária de mortos de tuberculose, a doença infecciosa mais letal do mundo, segundo matéria da BBC. Na quarta-feira, 1º de abril, foram mais de 4,6 mil mortos, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), compilados pela plataforma The World On Data, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Na quinta-feira, 2, esse número já havia ultrapassado a marca de 5 mil mortos por dia.

Corretamente, o MPE fez uma recomendação ontem, à Prefeitura de Aracaju para que coloque carros de som em toda cidade alertando para a necessidade do isolamento. E nos locais de maior concentração como a imprensa vem divulgando como praças, a Orla, principalmente no trecho da praia da Cinelândia, calçadões do centro e da 13 de Julho, entre outros, fossem tomadas medidas mais duras como interdição dos estacionamentos, das praças e equipamentos de lazer. E O MPE, não foi seletivo apenas com a classe média, recomendou o carro de som para toda cidade e a interdição de todas as praças e equipamentos de lazer em Aracaju.

Infelizmente, para uma parcela que pensa que é férias, é preciso ações duras. Se o mal fosse apenas para quem resolveu burlar o isolamento seria menor. O problema é que a falta de consciência leva o coronavírus para muita gente, inclusive para dentro da própria casa.

 

“A rua não é lugar para morar, muito menos para morrer,” Papa Francisco. Governador e prefeitos recolham os moradores de rua Deu no jornal do Vaticano: ‘Francisco rezou mais uma vez pelos moradores de rua neste tempo de pandemia, citando uma foto vista num jornal. A imagem à qual o Papa se referiu na missa desta quinta-feira é de Las Vegas, nos Estados Unidos. Um abrigo para moradores de rua foi temporariamente transferido para um estacionamento descoberto após ser fechado por conta de um caso positivo do Covid-19.”

Urgência de ações para os moradores de rua O blog vem apelando há vários dias que o governador Belivaldo e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recolham os moradores de rua e instalem nos hotéis e pousadas. Seria também uma forma de ajudar o setor neste tempo de crise. São várias entidades ajudando os moradores com alimentação, mas o principal problema agora é um teto para amenizar o sofrimento e se proteger da pandemia do coronavírus. É muito? É hora de mostrar que é cristão na prática e não apenas nos discursos e indo de vez em quando às missas e procissões. Escutem o Papa Francisco.

Hospitais de Campanha Até agora não se viu iniciar a montagem das estruturas de hospital de campanha prometida pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras de Aracaju e também de Socorro. Enquanto isso, a maioria dos estados brasileiros já iniciam a operação dos hospitais essa semana. Sergipe já registra 2 mortes por coronavírus. Será que estão esperando morrer mais gente pra começar?

Catedral da Fé da IURD Assim como este blog sugeriu que a Catedral Metropolitana de Aracaju, que está sem utilização, fosse usada para um hospital de campanha ou abrigo para sem tetos, fazemos o mesmo apelo para a Igreja Universal aproveitar o imponente templo localizado próximo ao DIA para os mesmos fins.

Coronavírus x Crédito Banese para pequenos e médios empresários O governo do Estado, através do Banese, precisa explicar publicamente quais os critérios para seleção do crédito anunciado para os pequenos e médios empresários por conta da pandemia do coronavírus. Muitas empresas que optam pelo SIMPLES, não têm empregados e muitos donos são profissionais liberais como pessoas jurídicas e ativas contribuindo mensalmente. E hoje também estão sofrendo com a pandemia do coronavirus. Quais os critérios para a seleção adotados? Essas pequenas empresas que não tem nenhum empregado terão direito?

Dupla dinâmica Sergipe e Aracaju são, respectivamente, um dos poucos ou o único estado/capital que não tomaram nenhuma medida séria concreta em relação aos impostos. O prefeito Edvaldo Nogueira já prorrogou o IPTU? Não, e não irá. Em entrevista a TV Sergipe, o secretário Jeferson Passos informou que 20% do arrecadado com o IPTU irá para a saúde. Já o governador Belivaldo ainda não prorrogou ou diminuiu o ICMS como deseja a classe empresarial.                                                                                                                                         

Gilmar apresenta projeto com desconto de mensalidades escolares em 50% O deputado estadual Gilmar Carvalho apresentou na Assembleia Legislativa uma proposta de projeto de lei com desconto de 50% nas mensalidades escolares da rede privada de ensino durante o período de enfrentamento e prevenção à pandemia causada pelo coronavírus. Será que o parlamento estadual aprovará?

Mudança de partido Nas últimas 24 horas ocorreram muitas mudanças no cenário político que se desenha para as próximas eleições. Até mesmo Adriano Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), que estava filiado ao Partido Social Cristão (PSC), optou em ouvir a categoria que representa, os familiares e amigos mais próximos na decisão de desfiliação do partido para seguir novos rumos na pré-candidatura a vereador em Aracaju. As informações são de que Adriano Bandeira se filiará ao partido Republicanos (PRB), apesar de ter sido procurado por diversas agremiações partidárias nessa reta final. É aguardar e conferir.

Apartamento de 2,6 milhões: autoridade federal de olho! E uma autoridade federal entrou em contato com o blog e disse que entendeu toda mensagem cifrada na nota sobre a compra de um apartamento de 2,6 milhões por outra autoridade federal para presentear ao pai no Bairro 13 de Julho. Nada demais se não fosse feito o estranho pedido de não passar a escritura agora. A autoridade federal fiscalizadora ainda brincou com o titular deste espaço disse que “as orelhas estão bem espertas e não serão cortadas como uma das do pintor holandês Vicente Van Gogh”. Arrepare, amigo Osmário!

Sete carros da SMTT e da Guarda Municipal  Um amigo e leitor do blog ficou impressionado no início da noite de ontem,02, com a quantidade de carros da SMTT e da Guarda Municipal no trecho da treze de Julho do Iate até a ponte da Coroa do Meio: sete carros e uma média de 20 profissionais ao todo. Apenas em 2,5 km. E o resto da cidade? Aliás, o local estava cheio de gente caminhando e fazendo cooper. O MPE recomendou interditar o local deixando apenas livre os pontos de ônibus. Será o Opará, Ó?

Retorno O retorno vindo do Shopping Jardins em direção ao Shopping Rio Mar estava fechado ontem. Foi só por conta da vacinação no RioMar ou será para sempre? Com o fechamento quem sai do Jardins para o RioMar tem que fazer o retorno após a Embrapa e, com isso, a aglomeração de carros é grande. Será que teve algum estudo técnico? Tomará que seja apenas por conta da vacinação que acaba hoje.

São Cristóvão: ex-prefeito Lauro Rocha apoiará Marcos Santana E o ex-prefeito de São Cristóvão que até ontem, 02, se alvorava de oposição anunciou o apoio à reeleição do prefeito Marcos Santana. Tudo pelo bem do município. Pura maldade o boato que teve um acordo para aprovar as contas do ex-prefeito Alex Rocha, filho de Lauro na Câmara. Tudo boato, já que todos pensam exclusivamente no bem do povo e não nos problemas familiares.

Agentes de Aracaju pedem treinamento e materiais de prevenção O SACEMA – Sindicato dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Município de Aracaju, por seu setor jurídico onde o advogado Luiz Vasco encabeça, provocou na data de ontem o Poder Judiciário do Estado de Sergipe em razão da desídia do Município de Aracaju em prestar treinamento e fornecer EPI’s específicos para a prevenção de contágio dos servidores desta área da saude pelo COVID-19. O pedido liminar fora apreciado e o Município agora tem 48 horas para manifestar-se nos autos, e, após, os pleitos em questão serão apreciados pelo Magistrado da 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju.

 Salgado: Gilvando Barbosa confirma Raimundão da Civil como pré-candidato a vice O pré-candidato a prefeito Gilvando Barbosa (MDB) confirmou o nome de Raimundão da Civil como seu pré-candidato a vice para as eleições deste ano no município de Salgado. Gilvando usou as redes sociais para divulgar a foto dos dois juntos e informar da pré-candidatura.

Projeto “Quem está com a gente se somando ao nosso projeto é Raimundão da Civil, que fechou comigo sua pré-candidatura a vice-prefeito de Salgado. Tanto eu quanto Raimundão estamos visitando amigos para fortalecer nossas parcerias e fechar novos ciclos com gente nova que tá chegando”, escreveu Gilvando.

Atenção farmacêuticos! Cadastramento em caráter emergencial no combate à Covid-19. Inscrição obrigatória O Ministério da Saúde (MS) publicou a portaria nº 639/2020, ontem 02/04, no Diário Oficial da União, que prevê a capacitação e o cadastramento de profissionais da saúde para eventual convocação à participação na ação estratégica ‘O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde’. Em comunicado oficial ao CFF, o Ministério da Saúde ressaltou, “o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação (com exceção daqueles que fazem parte dos grupos de risco), independentemente de estarem envolvidos ou não no atendimento à população.” Os profissionais, depois de treinados, poderão ser convocados a atuar. Acesse o formulário : https://registrarh-saude.dataprev.gov.br/cadastro  Confira a matéria completa: http://covid19.cff.org.br/ministerio-da-saude-inscreve-profissionais-da-saude-para-combate-a-covid-19/

Rede SARAH de Hospitais não dará sua contribuição no combate ao Coronavírus? O momento requer todos os esforços possível contra este agente biológico COVID-19 que tem ceifado vidas no mundo inteiro.O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta alertou para a situação “ímpar do Distrito Federal” – por ser um ponto de escalas e de trânsito de pessoas de todo o país e do exterior – e a gigantesca população do Entorno que busca assistência à saúde nos hospitais da capital. O ministro afirmou que o Covid-19, ainda permanece em regiões mais centrais, e, que, em Brasília os casos ainda não chegaram no Entorno. “A grande maioria dos casos está no Plano Piloto e Lago Sul”, afirmou. Toda matéria aqui.

Preocupação com trabalhadores A vereadora Pastora Salete (REPUBLICANOS) está preocupada com a situação dos trabalhadores informais e aqueles que continuam atuando na Barra dos Coqueiros, mesmo durante o isolamento social. “São Taxistas, pessoal da coleta de lixo, limpeza urbana, da iluminação pública, agentes de trânsito, feirantes, servidores da Saúde, da Defesa Civil e tantos outros que estão trabalhando e precisam de proteção nesse momento”, alerta.

Proteção Segundo a parlamentar, esses trabalhadores mantêm contato permanente com o ar, com objetos e outras pessoas, por isso a proteção deve ser redobrada. “Deixo aqui minha sugestão e solicitação à Prefeitura da Barra dos Coqueiros que providencie álcool a 70%, seja em gel ou líquido, para esses profissionais, estabelecendo uma distribuição direcionada e segura para eles”, reforçou.

Técnicas Jurídicas e Financeiras são tema de Workshop On-line  Mais um workshop On-line foi realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe ontem, 02, dessa vez, sobre Técnicas Jurídicas e Financeiras. O encontro contou com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e dos advogados Fabiano Feitosa, Márcio Conrado e Cristiano Barreto.

 Temas Os assuntos abordados em torno da calamidade que vivem alguns municípios sergipanos devido a pandemia da Covid-19, gerou discussão a respeito das medidas necessárias e de cautelas que devem ser adotadas pelo gestor neste cenário de mudança. As condutas vedadas no âmbito eleitoral e a segurança jurídica que atendem as recomendações que estão sendo adotadas no âmbito municipal também fizeram parte do debate.

Enfrentamento “Os gestores precisam ter cautela no enfrentamento dessas questões, buscando sempre medidas que possam auxiliá-los neste momento e resguardá-los de uma futura responsabilização que venha a ser questionada por parte de alguns órgãos fiscalizadores”, alertou o advogado Márcio Conrado.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Atenção Emurb, chuvas formam várias buracos na Rua Manoel Gomes De alguns moradores: “Nós moradores da Rua Manoel Gomes, que fica apenas a 50 metros da Avenida Hermes Fontes (esquina com Heráclito Muniz Barreto até a Ministro Nelson Hungria), pedimos a Prefeitura de Aracaju que faça alguma coisa. A rua está intransitável, por conta das chuvas se formaram várias poças. Pedimos socorro.”

Terreno próximo ao Shopping Praia Sul, em Aracaju Vendo ou troco em Gado ou Carro lote no Robalo medindo 15×30, pronto para construir, vizinho ao Condomínio Morada do Rio, 5 km do novo Shopping Sul, 2 km da praia e 1 km do Rio. ótimo investimento ou para montar um negócio. Preço de ocasião: 50 mil reais. Tratar diretamente com o proprietário no celular 99959 – 2600.

 

 

 


Virou moda comércio de coco tomar calçadas e ruas. E o blog vem recebendo reclamações de moradores e pessoas que passam pela calçada da Avenida Hermes Fontes (do outro lado do posto de saúde Dona Sinhazinha) por conta de toneis colocados por um comerciante de coco. Já chamaram a Emsurb que não fez nada. Um absurdo e os pedestres se arriscam tendo que transitar na Avenida próximo aos carros.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

COMUNICADO – DESO

A Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, vem informar que devido as fortes chuvas que acometeram os estados de Sergipe e Alagoas, em especial o município alagoano de Santana do Ipanema, fizeram com que muito material fosse trazido para dentro do Rio São Francisco e com isso, aumentado em níveis nunca antes observados a cor e a turbidez da água bruta.

Algumas de nossas captações foram afetadas de modo a ter sido suspensa toda a produção dessas áreas, deixando alguns municípios, que são atendidos pelas águas do Rio São Francisco, sem o fornecimento regular de água tratada. Porém, as condições da água bruta nessas localidades estão voltando a sua normalidade e a operação está retornando gradativamente à sua vazão original.

O que ocorreu nessas localidades está ocorrendo neste momento na captação da Adutora do São Francisco, que atende aproximadamente 65% da demanda por água tratada dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, por isso, foi necessário para atender o mínimo dos padrões de potabilidade da água fornecida, a redução da oferta em várias regiões destes municípios. A DESO vem trabalhando diuturnamente para restabelecer em tempo mais exíguo possível a condição normal de operação, mas salientamos que dependemos da qualidade de água bruta fornecida por aquele manancial.

A DESO pede a compreensão de todos nesse momento de calamidade tanto por questões de saúde pública como também por MOTIVO DE FORÇA MAIOR que utilizem de forma racional a água fornecida, pois estamos restabelecendo gradualmente a oferta de água para a população atingida por estes problemas. Ainda, estamos acompanhando hora a hora as condições da qualidade da água do Rio São Francisco, para que possamos aumentar a água produzida e voltando a condição anterior, possamos atender a população do estado de Sergipe na medida da sua necessidade.

Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) obtiveram a informação de que na última segunda-feira, dia 30 de março, a viatura APA (Alta Plataforma Aérea) do CBMSE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe) apresentou problemas, mais uma vez, ao ser operada no momento de uma verificação diária de rotina que os bombeiros realizam.

Durante a verificação, foi levantado os braços telescópicos, levantando a cesta certa. Porém, quando foram descer no automático, apresentou problema, mostrando desaliamento, passando para o modo manual, sendo realizadas duas tentativas de recolher a cesta, sem sucesso, passando mais de trinta minutos para só aí, fazer o recolhimento ao “berço” (posição original), o que é muito lento, o que pode colocar em risco os bombeiros militares em caso de estarem operando tal viatura em uma ocorrência.

Ainda segundo informações obtidas, foi feito um relatório da situação na última segunda, estando tal viatura baixada (sem operar), até segunda ordem.

Este é mais um capítulo de uma “novela” que é a manutenção desta viatura cara, que se arrasta por vários anos, e que tem extrema utilidade para salvamentos e resgastes em edificações acima de três andares.

Com a palavra, mais uma vez, o Governo de Sergipe.

Matéria do blog Espaço Militar

PELO TWITTER

www.twitter.com/DiarioPE Cemitério na Bahia pinta muro com a mensagem: ‘Fique em casa! Não queremos você aqui’

www.twitter.com/Mmauriciolobo A contaminação #COVID19 em Sergipe é invisível, considerando o números de exames realizados em todo Estado, a infecção avança silenciosa como o mar de lama da omissão da Vale em Brumadinho, a partir do momento que o Estado e Municípios fizerem ampla testagem, veremos a realidade.

www.twitter.com/acmneto_ Para conter as aglomerações, determinei que todos os bancos organizem filas respeitando a distância mínima de um metro entre entre as pessoas, seja no ambiente interno ou externo das agências.

www.twitter.com/anterogreco Dá aperto ver como tem gente que ainda não percebeu a gravidade do momento que o MUNDO vive. É maldade sem limite, é manipulação demoníaca convocar passeata para protestar contra medidas que governadores e prefeitos vêm tomando para evitar catástrofe anunciada. Inacreditável.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A rua não é lugar para morar, muito menos para morrer,” Papa Francisco.

Em tempos de pandemia do coronavírus uma imagem linda do Sertão de Sergipe. O por do Sol ontem, 02, em Porto da Folha, cidade dos “buraqueiros” e da Ilha do Ouro que fica às margens do Rio São Francisco (fotos do buraqueiro Zé Carlos).
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais