Mundo:ricos querem pagar + impostos.Brasil:ricos querem ficar + ricos

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um grupo com mais de cem pessoas que estão entre as mais ricas do mundo cobrou governos a ampliar os impostos cobrados sobre eles próprios. O grupo, batizado de Milionários Patriotas, disse que os mais ricos não estavam sendo obrigados a colaborar com a sua parcela na recuperação econômica global da pandemia do coronavírus.

“Enquanto milionários, sabemos que o sistema atual de impostos não é justo”, eles afirmaram em uma carta aberta.Os signatários incluem a herdeira da Disney Abigail Disney e Nick Hanauer, empresário americano e um dos primeiros investidores da gigante de vendas Amazon. Não há brasileiros na lista aqui.

“A maioria de nós pode dizer que, enquanto o mundo passou por uma quantidade imensa de sofrimento nos últimos dois anos, nós vimos nossa riqueza aumentar durante a pandemia – mesmo assim, poucos de nós podem dizer honestamente que pagamos nossa parcela em impostos”, dizem os signatários em uma carta ao Fórum Econômico Mundial. (Com BBC).

Já no Brasil, segundo o movimento “Tributar os super ricos” proporcionalmente, quem paga mais impostos no país são os mais pobres: 50% da receita de tributos são gerados pelo consumo. Isso afeta justamente a população mais carente. Conheça mais do movimento aqui: https://www.facebook.com/tributar.os.super.ricos

É preciso mudar a lógica da tributação no Brasil. Nos últimos anos aumentou em muito o número de brasileiros que passa fome.

Pense nisso quando for escolher seus candidatos este ano!


“Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” Parodiando a série de sucesso o blog avisa: “nós sabemos o que vocês dois fizeram em outubro de 2018”. O bom em Sergipe del Rey é que todo mundo se conhece e ecoa também no serrado, no planalto central…

Democracia é também a arte do diálogo Governador Belivaldo Chagas dialogar não tira pedaços, pelo contrário mostra desprendimento e respeito. A razão é receber o movimento da Polícia Unida… Ouça a razão!

Office boy do governo E na Assembleia muitos deputados governistas defendem que o governador abra o diálogo. Alguns, nos bastidores, criticam que o líder do governo, Zezinho Sobral, não tem habilidade e parece mais um office boy. “Que saudades de Reinaldo Moura, Venâncio Fonseca e até mesmo Gualberto que sabiam mostrar ao governador de plantão a necessidade do diálogo, mesmo que todas as reivindicações não fossem atendidas.”

Duas lideranças podem deixar o barco governista?  A demora do governador Belivaldo Chagas em definir a chapa majoritária vem provocando rebeliões internas. O blog foi informado que duas fortes lideranças estão prestes a deixar o barco governista.

 

 

Missa de 7º Dia: José Rodrigues Amado Neste sábado, 22, às 19h, na Igreja Bom Jesus dos Navegantes, no Bairro Atalaia em Aracaju será realizada a Missa de 7º Dia de José Rodrigues Amado, conhecido como Zé Amado, economista, ex-presidente do Corecon/SE e que foi professor da UNIT e trabalhou no Banco Mundial, na Codise e no governo de Sergipe. A família agradece desde já a todos que participarem deste ano de fé e piedade cristã.

 

 

 

 


FAN F1: Ministério Público pede investigação contra Capitão Samuel por homofobia e racismo O Ministério Público de Sergipe requisitou que a Polícia Civil abra um inquérito para investigar o deputado estadual Capitão Samuel (PSC) pelos crimes de homofobia e racismo. O motivo do pedido do MPSE é uma publicação feita pelo parlamentar em novembro de 2021, nas suas redes sociais, em que uma mão negra, trajada com as cores da bandeira LGBTQIA+, aparece representando uma ‘ameaça para a família’. Confira a imagem ao lado.

Após polêmica, deputado apagou imagem do seu instagram A publicação já foi apagada das redes sociais do Capitão Samuel, mas o Ministério Público decidiu sustentar o pedido de investigação, encaminhando procedimento para a Polícia Civil, cujo documento o Portal Fan F1 teve acesso com exclusividade. Conforme protocolo do Código de Processo Penal, a Polícia Civil precisará de autorização do Judiciário de Sergipe para abrir o inquérito contra o deputado estadual, que goza do foro especial por prerrogativa de função.

Ordem jurídica Nas justificativas para solicitar a abertura do inquérito, o Ministério Público citou a busca pela “defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, citando o Direito Fundamental à Liberdade e que este está “diretamente relacionado aos direitos fundamentais ao livre desenvolvimento da personalidade e da privacidade, e protege a sexualidade como esfera da vida individual livre da interferência de terceiros”. Caso a Polícia entenda que o deputado cometeu crimes de racismo e homofobia, ele pode ser julgado com pena de até cinco anos de reclusão. O parlamentar foi procurado pela nossa reportagem, mas não atendeu as ligações. O Portal Fan F1 se encontra à disposição do Capitão Samuel.

Atenção direção do Banese: corriqueiro sistema fora do ar E clientes do Banese estão reclamando que em vários pontos do banco o sistema vem caindo. Um dos exemplos foi no ponto Banese no fundo do Hospital Cirurgia que na quarta-feira passou mais de uma hora fora do ar. Já ontem, 20, o mesmo problema na agência do município de Itaporanga D`Ajuda por várias horas. O sistema está sobrecarregado ou obsoleto?

Itabaiana: mas um vídeo destacando a interação entre a Prefeitura e a comunidade A equoterapia tem sido uma bandeira cada vez mais defendida pelo Governo de Itabaiana. Isso pode ser constatado pela história de Mateus e Alana, pais de Miguel, que é autista, mas nutre uma verdadeira paixão por andar a cavalo.Foi pensando nisso que a atual gestão pensou em ampliar o espaço de montaria para outras crianças e hoje já pode ver o sonho de um moderno Centro de Equoterapia saindo do papel. É dessa forma que se constrói uma cidade mais forte, feliz e humana. O presente de Itabaiana para seu povo é estar sempre presente! o vídeo: https://www.instagram.com/p/CY7Sd7MNdVj/

OAB/SE lança REFIS inédito para regularização de débitos em até 30 prestações Advogados e advogadas atuantes em Sergipe e que estejam em débito com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem renegociar suas dívidas com a instituição através do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), que foi instituído na Sessão Extraordinária do Conselho Seccional da OAB/SE, na noite da última quarta-feira, 19.

Parcelamento com descontos “Aprovamos um parcelamento inédito com descontos que vão até 80% de abatimento de juros e multas. Agora, advogadas e advogados terão a possibilidade de voltar para casa, de retornar à Ordem. Trazer mais solidariedade e humanidade à advocacia é o nosso compromisso”, reafirma Danniel Costa, presidente da OAB/SE.

Parâmetros O programa, que estabelece parâmetros para a classe quitar os seus débitos, foi aprovado com uma série de benefícios para advogados e advogadas que estejam inadimplentes. Segundo o tesoureiro da OAB/SE, Ismar Filho, as atualizações feitas no projeto do REFIS trazem uma série de benefícios à advocacia sergipana.

Várias alternativas “O advogado inadimplente passa a ter várias alternativas para resolver sua pendência financeira, podendo voltar a usufruir dos benefícios oferecidos pelo sistema da Ordem. Desta forma, a instituição também buscar resgatar receitas, viabilizando a realização de projetos em prol da classe advocatícia”, afirma. O prazo para adesão se encerra em 31 de março desse ano.

Anuidade Também ficou estabelecido que o vencimento da anuidade 2022 será em 25 de fevereiro. Outra novidade é que advogados (as) com deficiência passam a ter um desconto extra de 10% na anuidade. O pedido deve ser protocolado através de requerimento até 18 de fevereiro, com laudo comprobatório. Leia no print ao lado as definições sobre anuidade e o REFIS.

Canais para fazer adesão ao REFIS: Telefones: (79) 3301-9107, (79) 3301-9108 e (79) 3301-9109; E-mail: refis2022@oabsergipe.org.br         WhatsApp: (79) 9 8172-8153.





Sábado é dia de rever as melhores reportagens do Sergipe Rural em 2021.Relembre as ações do Governo de Sergipe na região do baixo São Francisco, a criação de ovelhas em Estância, o substrato para fertilidade do solo desenvolvido pela Embrapa e a dedicação de uma pequeno produtor rural de São Cristóvão. O seu programa agropecuário é exibido pela Aperipe TV e canal do YouTube às 7h da manhã e você pode acompanhar também as reprises no domingo e na quarta feira às 8h da manhã.


NOTA PÚBLICA 

Lagarto: Padres pedem o cumprimento da lei no descarte de lixo

Na quarta-feira,19, os padres da Paróquia Santa Luzia do Alto da Boa Vista, em Lagarto, lançaram uma nota pedindo o cumprimento da forma legal do descarte de lixo na cidade, que vem sofrendo há quase um mês com queimadas que estão provocando uma fumaça tóxica. (O Bolo é Grande).

Leia a íntegra:

“Nós, padres da Paróquia de Santa Luzia do Alto da Boa Vista – Lagarto/SE, entendemos que a nossa cidade e o meio ambiente são “CASA COMUM”. Assim, solicitamos das autoridades do executivo e do legislativo o cumprimento da forma legal do descarte de lixo na cidade de Lagarto, uma fiscalização e logística mais inteligente na lida com o lixo da cidade.

Hoje, a lixeira do Povoado Santo Antônio vem causando danos ambientais que provocam consequências à saúde humana, o que é inegável, pela toxicidade dos gases que provocam a combustão do lixo. O meio ambiente e a população lagartense “gemem” (sofrem), devido à poluição desenfreada. Sabe-se que o problema é antigo, o lixão da cidade é aberto, a cidade cresceu e o local final do lixo é o mesmo há décadas. O local é inadequado. Não queremos ouvir falácias, queremos a solução, direito de toda gente lagartense.

Ciente de que em 2010, o governo brasileiro instituiu a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, que estipulou, em 2014, o prazo para que todos os municípios do país tenham uma destinação correta dos seus resíduos, substituindo todos os lixões por aterros sanitários. Solicitamos o cumprimento da LEI. Que as autoridades despertem desse sono profundo e assumam a responsabilidade em cuidar da vida humana ofertando as condições mínimas para que a nossa gente tenha uma vida perfeita, completa e feliz.

Como cristãos, devemos estar atentos às questões ambientais. Deus criou todas as coisas e delegou-nos o seu cuidado: “tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar” (Gênesis 2:15)

CUIDEMOS DA NOSSA CASA COMUM, da nossa cidade, do nosso planeta!

PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DO ALTO DA BOA VISTA – LAGARTO/SE”


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Novo ano, novo idioma na Aliança Francesa! Comece o ano estudando francês na Aliança Francesa, instituição de referência mundial, com novo método e professores experientes, em Aracaju desde 1955. Aproveite o melhor custo-benefício dos idiomas matriculando-se nos cursos regulares e especiais, nas modalidades online ou presencial. Os cursos começam a partir de 12 de fevereiro e, para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas ou entre em contato pelos números 79 98877-7904 e 3211-9868.

 

 

 

 


E nesta sexta-feira, 21, no Boteco Arauna um show com Rick Nascimento. O Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques: Xinxim de Galinha, Picanha na chapa, moqueca de arraia e filé de badejo moqueca ou frito. Confira aqui: https://www.instagram.com/botecoaruana/

 

 


Já imaginou conhecer um dos lugares mais espetaculares do mundo? Paisagens incríveis, cachoeiras de encher os olhos, cavernas surpreendentes, pessoas extraordinárias e emoções as quais levará para sempre em sua memória e seu coração… O terceiro lugar mais visitado do planeta e o melhor roteiro do Brasil para os amantes da natureza! Vale do Pati, o lugar mais espetacular da CHAPADA DIAMANTINA. No período do carnaval, confira o vídeo e faça já a sua reserva, pq restam pouquíssimas vagas!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

UTILIDADE PÚBLICA

Novas regras para se aposentar em 2022

Com o advento da Emenda Constitucional nº 103 de 13 de novembro de 2019, a famosa Reforma da Previdência se tornou assunto bem discutido entre os brasileiros, uma vez que se tornou um tanto complicado para os contribuintes entenderem como alcançar as suas respectivas aposentadorias e benefícios após a criação da nova lei, neste texto iremos explica quais as principais mudanças nas regras para as aposentadorias neste ano de 2022.

Primeiramente é importante destacar que quem já tinha atingido todos os critérios para alcançar sua respectiva aposentadoria antes da data em que entrou em vigor a reforma da Previdência (13 de novembro de 2019) e ainda não pediu o benefício pode ficar tranquilo, pois nada mudou, já que tinha seu direito adquirido.

Segundo o advogado especialista em direito previdenciário Thiago Melo, sócio do escritório TMS Advogados, é necessário fazer um planejamento previdenciário, pelo fato de que nem sempre se aposentar antecipadamente pode garantir um benefício mais vantajoso.

“Como existem vários critérios que influenciam o benefício que será recebido, escolher contribuir alguns meses a mais ou se aposentar pelas novas regras poderá fazer a diferença entre receber mais ou menos de aposentadoria “, diz.

Regras que passam a valer para se aposentar em 2022

1 – Sistema de pontos

Este tipo de aposentadoria consiste no resultado da soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador, subirá de ano a ano até chegar ao limite de 100 (para mulheres) e 105 (para homens), em 2033. É preciso comprovar o tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Antes da reforma, o trabalhador que conseguisse somar os pontos necessários se aposentava com 100% do salário de benefício, calculado sobre as 80% maiores contribuições desde julho de 1994, sem incidência do fator previdenciário.

Para os professores

Em 2022 as professoras poderão pedir aposentadoria a partir da soma de 84 pontos, desde que tenham o mínimo de 25 anos de contribuição, e os professores, com 94 pontos e, no mínimo, 30 anos de contribuição. Os pontos subirão ano a ano até 92 pontos, para a mulher, e até 100 pontos, para o homem.

2 – Tempo de contribuição + idade mínima

Esse tipo exige tempo de contribuição de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

O que muda aqui é a idade mínima. Agora em 2022, mulheres devem comprovar 57,5 anos de idade e homens, 62,5 anos de idade para se aposentar, além do tempo de contribuição.

A cada ano essa idade mínima vai aumentar em seis meses, quando, em 2031, ela será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Para os professores

A partir de janeiro de 2022 a mulher precisa ter 52,5 anos de idade com 25 anos de tempo de contribuição na função de magistério e o homem 57,5 anos de idade com 30 anos de tempo de contribuição na função de magistério.

3 – Aposentadoria por idade para mulheres

Os homens continuam podendo se aposentar nessa modalidade ao comprovar 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Idade mínima necessária para a mulher se aposentar na regra de transição agora em 2022 será de 61 anos e 6 meses.

É importante destacar que em todos esses casos é de suma importância que o segurado busque informação e ajuda de um profissional qualificado para que ele possa através de um planejamento previdenciário indicar quais tipos de aposentadorias se torna mais vantajosa para cada tipo de profissional.

 

  • Thiago Melo é especialista em Direito Previdenciário, Conselheiro Seccional da OAB Sergipe, Secretário-Geral da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Professor e Palestrante.

 


OPINIÃO


Rodovia dos Náufragos: governar é eleger prioridades?        Por José Firmo dos Santos*


Já estamos calejados de ouvir algumas máximas existentes no serviço público. Uma delas diz que elaborar orçamento é estimar as receitas e fixar as despesas. Outra que muito se ouve é que os investimentos são feitos de acordo com os recursos disponíveis ou de acordo com a capacidade que tenha o ente público de contrair empréstimos.

Quero juntar a estas máximas a que diz que governar é eleger prioridades para falar sobre o total abandono em que se encontra a maior parte da Rodovia dos Náufragos, nos novos bairros da zona sul de Aracaju (Robalo, São José dos Náufragos, Gameleira, Areia, Matapoã e Mosqueiro). Dos poucos mais de 17 km de extensão da rodovia estadual, cerca de 12 km estão dentro desses novos bairros. Os cinco primeiros km estão nos bairros Aeroporto, Atalaia e Aruana.

O último governador que realizou uma obra de maior volume na Rodovia dos Náufragos foi Albano Franco, há quase duas décadas.

De lá para cá, os demais governadores ou nada fizeram ou fizeram reparos pontuais, uma manutenção muito mal feita.

Quando o Governo de Sergipe construiu a ponte Joel Silveira, ligando Aracaju à Itaporanga D’ajuda, em 2010, apenas urbanizou as duas cabeceiras e sinalizou estes trechos que atravessa os povoados. Naquela oportunidade solicitamos que o governo aproveitasse para melhorar as condições da Rodovia dos Náufragos, pelo menos para a segurança dos condutores e também para a nossa segurança. Não fomos ouvidos.

Com o tempo e com o crescimento populacional, as duas margens da rodovia foram sendo ocupadas. O Governo de Sergipe chegou a contratar um projeto de duplicação da via, mas não passou do projeto.

Agora, o Governo de Sergipe investe mais de 80 milhões na Rodovia José Sarney, também batizada de Avenida Ignácio Barbosa, num Projeto Orla Sul (concreto, bancos de cimento, etc, etc). Recuperou toda a pavimentação dos quatro primeiros quilômetros da Rodovia dos Náufragos, somente da Atalaia até o Aruana. Anuncia o investimento de mais 30 milhões para a construção do Caminho de Santa Dulce dos Pobres, ligando o bairro Aruana ao Centro Histórico de São Cristóvão.

Sobre o Projeto Orla Sul, por um momento o Governo de Sergipe cogitou construir o Memorial dos Náufragos na Coroa do Meio, deslocado da área que melhor simboliza o fato histórico de repercussão mundial. Mais recentemente fomos informados que o Governo voltou atrás e vai manter o memorial aqui no Robalo.

Sabemos que o Governo de Sergipe já investiu R$ 200 milhões nas rodovias estaduais e pretende investir outros R$ 200 milhões. Está certo. Precisa investir mesmo.

Como se não bastasse, o governador Belivaldo Chagas anunciou na imprensa que construirá uma nova avenida nos bairros Atalaia e Coroa do Meio, gastando mais R$ 35 milhões.

Nada contra os investimentos que o governador Belivaldo Chagas está fazendo ou fará, com recursos do tesouro do estado, em grandes obras na infraestrutura e nos atrativos turísticos. Tudo a favor.

Mesmo quando o governador anuncia investimento de R$ 35 milhões em uma avenida municipal, não vemos nada de errado.

O que temos contra e o que vemos de errado é que o Governo de Sergipe, como o responsável pela Rodovia dos Náufragos, fecha os olhos para o estado deplorável em que ela se encontra entre os KM 5 e 17.

O que temos contra é que o Governo de Sergipe nos cansa com protocolo de pedidos, com audiências concedidas, mas nada faz na Rodovia dos Náufragos, dentro dos novos bairros.

E embora entendamos que a qualidade da pavimentação da via seja importante, o trecho da Rodovia dos Náufragos, aqui nos novos bairros está ruim para os condutores e está – a cada dia que passa – mais perigoso para nós moradores.

Todo o trecho citado já não dispõe de drenagem de águas pluviais. As águas de chuva ficam por horas e até por dias estagnadas em vários pontos, trazendo transtorno e perigo para os transeuntes.

O que deveriam ser calçadas nas duas margens já não existem há muitos anos. O DER não realiza uma manutenção frequente. Assim, nós moradores precisamos deixar as áreas que seriam as calçadas e dividir a pista de rolamento com os carros.

Não há sinalização vertical e horizontal suficientes. Faixas de pedestres e botoeiras, nem pensar.

Não existem ciclovias numa artéria tão importante e que leva e traz milhares de trabalhadores, de bicicletas, todos os dias.

Hoje a travessia da rodovia já está difícil para os transeuntes. Até para um veículo que sai das vias transversais, para acessar a Rodovia dos Náufragos, está difícil.

O termo “redutores de velocidade” dentro do Governo de Sergipe (assim como dentro de outros órgãos de trânsito, como a SMTT-Aracaju) é quase um palavrão, uma blasfêmia. Afinal, impera a visão de que as vias foram feitas para os apressados veículos.

As escolas nestas comunidades ficam na beira da rodovia. Nossos filhos e netos vão para escolas a pé ou de bicicleta. A principal igreja fica na beira da pista. O comércio e as empresas de prestação de serviço se instalam ao longo da pista. O perigo é constante. O histórico de mortes e de mutilações aqui nestas comunidades é muito grande.

Não entendo porque o Governo do Estado prefere gastar R$ 35 milhões numa avenida nova, dentro de uma cidade (ou seja, investir na esfera alheia) a cuidar do que é seu, do que é de sua obrigação.

Para usar os termos populares, os quais o governador Belivaldo Chagas gosta de usar: será que enterraram uma cabeça de jegue nesse trecho da Rodovia dos Náufragos? Será que ninguém do DER ou da SEDURBS está vendo isso, para alertar o governador?

Outra coisa que precisa ser revista na maioria das gestões públicas: o ser humano, o indivíduo, sobretudo os mais pobres e que mais necessitam das ações dos governos, precisam ser mais lembrados. Nestes casos aqui tratados, o turismo – um ser inanimado – é mais lembrado e mais valorizado do que o contribuinte, do que o povo pobre.

Será que depois que um desses condutores bêbados ou drogados, que passam aqui “voando”, matar crianças em frente a uma dessas escolas, o Governo de Sergipe fará as obras necessárias na Rodovia dos Náufragos?

Falta de aviso e falta de pedido não são. Mas, como governar é eleger prioridades, vamos esperar que um dia o Governo de Sergipe priorize o que é sua obrigação e que pode evitar uma tragédia sem precedentes.


*Coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone É assustador o silêncio do @Medicina_CFM sobre os devaneios éticos do doutor Queiroga, Ministro da Saúde! @BlogClaudioNun @xicosa @timedicina



 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/ClimaInfoNews “Liberta Nois” desse sistema que explora os nossos recursos naturais mais preciosos de forma predatória, ilimitada e irresponsável. Liberta!

 

 

 

 

 

 




www.twitter.com/butantanoficial A Anvisa aprovou, por unanimidade, o uso emergencial da CoronaVac para crianças e adolescentes na faixa de 6 a 17 anos. O Butantan está pronto para mais este desafio: levar ciência e saúde para as crianças e adolescentes brasileiras que precisam ser protegidas contra a Covid-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Frase do Dia
“A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem.” Textos Judaicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-empresarios-construcao-civil-trabalho.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais