Museu da Gente Sergipana: “a cara” de Déda

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Como muitos dos leitores já sabem o titular deste espaço não é sergipano. Chegou em Aracaju aos oito anos e o vinculo com a terra natal (Itabuna-BA), apenas com os parentes por parte de mãe que moram lá.

Um dos maiores orgulhos que este jornalista teve nos últimos anos em Sergipe foi puder levar os amigos que chegaram de fora para visitar dois locais: o Museu/Palácio Olimpio Campos e o Museu da Gente Sergipana. Como o primeiro é mais a história política de Sergipe o encantamento maior ficou para o segundo museu.

Acrescentar ao Museu da Gente Sergipana o nome “Governador Marcelo Déda”, sem dúvida será a homenagem  justa para quem sempre foi um apaixonado pela cultura sergipana. Jackson Barreto acertou na homenagem que tem “a cara” do cineasta, do poeta e do político Marcelo Déda.

Não foi por menos que o Museu da Gente Sergipana em pouco tempo de nascimento (novembro/2011), já ganhou prêmios nacionais e o reconhecimento não só dos turistas, mas dos sergipanos como algo admirável que orgulha e revigora diariamente a sergipanidade em toda sua essência.

“É um museu para elevar a autoestima do povo sergipano, para que nós possamos ter orgulho da nossa terra e do nosso povo, para que possamos perceber a grandeza da contribuição que o menor estado do Brasil ofereceu a nação brasileira. Aqui, nós teremos contato com a cultura mais erudita de Tobias Barreto, da historiadora Maria Thetis Nunes, teremos a luta do nosso povo, folclore, a literatura de cordel, a culinária, tudo o que representa ser sergipano, para que quem venha de fora conheça melhor a alma da nossa gente e para nós sergipanos sairmos daqui orgulhosos de termos nascido nesse pequeno, mas belíssimo pedaço do Brasil”, disse Déda na inauguração.

O Estado de Sergipe tem hoje vários políticos, com diversos pensamentos, cada um com suas virtudes e defeitos, mas nenhum deles pode ser comparado com o grau de intelectualidade do governador que nos deixou prematuramente. Déda não era apenas um orador. Déda fazia de cada discurso uma verdadeira obra cultural. Para se guardar na memória e nos livros de historia.

Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda. Uma justa homenagem para quem a sergipanidade aflorava diariamente.

Cumbuca: a cada dia melhor
Parabéns para toda equipe da revista Cumbuca editada pela Segrase que tem como editor Amaral Cavalcante. Cada texto melhor do que o outro. No terceiro número o leitor pode se deliciar com a poesia de Hunald Alencar e textos de Ana Libório, Rian Santos, Rafael Galvão, o imortal Luiz Antônio Barreto, entre outros.

Posse
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães (PSC), marcou a posse de Jackson Barreto no cargo de governador. Será na próxima terça-feira, 10, às 11h30.

Augusto Franco: Avenida Canal 3 não foi contemplada com obra de cobertura
A infestação de mosquitos, ratos e até aparecimento de jacarés tem causado preocupação e revolta nos moradores da avenida Canal 3, localizada no conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju. Ao contrário de outros canais no conjunto, a região da avenida Canal 3 não foi beneficiada com a obra de cobertura do canal. Matéria completa da Infonet: http:// https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=152122&pagina=1

André Moura receberá homenagem da ANADEF
O deputado federal André Moura, líder do PSC receberá homenagem da nova diretoria da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF, o evento acontecerá às 19h30, do dia 11 de dezembro, no Conselho Federal da OAB em Brasília/DF.

Único de SE
De acordo com o presidente, Dinarte da Páscoa Freitas, o parlamentar sergipano será o único homenageado pelo trabalho que vem fazendo em prol da categoria dos Defensores Públicos estaduais e federais. Além disso, tomará posse o novo corpo diretivo da entidade.

Consolidação das estatísticas turísticas
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB), durante audiência pública realizada ontem (4/12), quis saber o que está faltando para que ocorra a consolidação da conta satélite do turismo (CST) – uma ferramenta capaz de medir a atividade turística por meio de indicadores econômicos.

Agilização
O diretor do departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, esclareceu que falta recursos financeiros e equipe técnica qualificada para agilizar o trabalho. “São essas as principais carências que têm causado o atraso na implantação da CST”, disse Salles.

Emendas
Valadares Filho destacou que a CST fornecerá aos operados de turismo e as autoridades políticas os elementos necessários para a formulação das políticas públicas para o setor. Ao responder o deputado Valadares Filho, que indagou sobre o papel do parlamento no processo de elaboração da conta satélite de turismo, José Francisco disse que os parlamentares podem destinar emendas para financiar os projetos de pesquisa e estatísticas.  “Melhorar o sistema de estatística turística é necessário para que ocorra um alinhamento técnico e formal das estatísticas turísticas”, disse José Francisco.

Ponto Geodésico em Itabaiana
Hoje, 06, a partir das 9h, na praça Fausto Cardoso, em Itabaiana, o prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho assinará a ordem de serviço para construção do ponto geodésico em Itabaiana.

SINDIJOR assina acordo coletivo que garante 8% de reajuste
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR), representado pelo seu presidente, Paulo Sousa, e pelo seu vice-presidente, Edmilson Brito, assinou ontem, 05, o acordo coletivo 2013/2014 com o Sindicato das Empresas de Comunicação de Sergipe (Sinertej), representado pelo presidente Messias Carvalho.

Retroativo
Pelo acordo coletivo, os jornalistas terão direito a 8% de reajuste, retroativo ao mês de maio, data base da categoria. A diferença não paga neste período será creditada aos trabalhadores em duas parcelas, sobre os salários de janeiro e fevereiro de 2014.

Equipamentos
No acordo com os empresários da comunicação, ficou estabelecido que todas as empresas instalarão equipamentos de vigilância eletrônica nas dependências das empresas de comunicação, objetivando dar maior segurança aos profissionais no desempenho de suas atividades. Outras duas reivindicações, a tabela para os jornalistas e o plano de saúde (médico e odontológico) – para todos os trabalhadores da comunicação -, serão discutidas posteriormente entre os sindicatos.

Avanço
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (SINDIJOR), Paulo Sousa, o acordo deste ano representa ganho real no bolso dos jornalistas, mesmo não sendo o reajuste que a categoria desejava e merece.“Apesar das dificuldades que encontramos nesse período de negociação, acredito que conseguimos avançar, mesmo não sendo o reajuste que queríamos e merecemos. Vamos trabalhar para que no ano que vem consigamos avançar ainda mais e melhorar as condições salariais dos jornalistas. O importante é que o diálogo com os patrões se mantenha para que possamos, de forma ética, democrática e respeitosa, sensibilizá-los do quanto o jornalista precisa ser valorizado. Foi um ganho real importante para a nossa categoria que sai fortalecida e unida ainda mais”, avalia Paulo.

Avanço II
O vice-presidente e secretário geral do SINDIJOR, Edmilson Brito, também avalia como um avanço o acordo assinado com a classe patronal. “Esse reajuste não foi o ideal, mas não posso negar que foi um grande avanço para os jornalistas. Enquanto muitas categorias não conseguiram nem mesmo a inflação, nós superamos o índice inflacionário chegando a quase 2% de ganho real. Então foi um avanço, uma vitória para todos nós jornalistas. Agora é nos organizarmos para que no ano que vem consigamos avançar muito mais. E, claro, os jornalistas continuarem unidos em prol do seu fortalecimento e a consequente valorização profissional”, comemora Edmilson.

Final de semana tem festa da padroeira em Aguilhadas
Continua hoje 6 e vai até o dia 8 de dezembro a festa do Novenário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do povoado Aguilhadas em pirambu. A festa que teve inicio no último dia 29 de novembro se estende até o próximo domingo, dia 08.

Novena
No dia 07 acontece a última novena, que ao será realizada das 19:30 às 20:30 horas. Das 20:30 até às 23:30 horas, acontece o leilão em beneficio da Igreja.No dia 08 acontece o encerramento das festividades com batizados, procissão pelas ruas do povoado, com inicio para as 16 horas concluindo com a Santa Missa Solene na Capela do povoado, celebrada pelo pároco do município.

Programação
Sexta-feira: A animação começa a partir das 20 horas com a Banda Telãozinho, às 00 horas é a vez da banda Danielzinho e às 02 horas a banda Beba ou Chore; Sábado: No sábado a animação começa às 23 horas com a banda Alma Gêmea e a 01 da manhã será a vez da banda Fogo na Saia;Domingo: No domingo tem o arrastão que começa às 10 horas com a Banda Valneijóis.

Coral Encanto
O coral Encanto, da Escola de Artes Valdice Teles, fará apresentação na Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise), nesta sexta-feira, 6, às 18h, sob a regência do professor Álvaro Araújo. Criado em abril deste ano, o coral é formado por alunos, funcionários e professores da Valdice Teles.

Exposição, dia 12
A abertura da exposição Adauto 2013, que aconteceria na quinta-feira, 5, na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), devido ao falecimento do governador Marcelo Déda, foi adiada para o dia 12 de dezembro, as 20h. a mostra ficará aberta ao público da 13 à 30 de dezembro.

Agendamento
A Galeria de Artes Álvaro Santos está localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, Centro, e funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. E aos sábados das 9h às 13h.  As escolas também podem agendar para levar os seus alunos para conhecer a arte através do telefone 3179-1308.

Sabadão Premium
A galera pediu e Jaysa Costa animará o Sábadão Premium, no Boteco do Netuno. Anotem na agenda, neste sábado, 7, Jaysa Costa e o grupo "Tudo é Nosso" farão a festa, a partir das 22h. Lembrando que os ingressos femininos estarão sendo vendidos a preço promocional na bilheteria do evento.

Prêmio
Neste domingo (08), o Shopping Prêmio abrirá suas portas em horário diferenciado e todas as lojas e Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 22h30.

Curtas
EX-DEPUTADO PEDRO CORREIA ENTREGA-SE À POLÍCIA FEDERAL EM BRASÍLIA. /// VALDEMAR COSTA NETO RENUNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL. /// STF MANDA PRENDER 4 CONDENADOS NO JULGAMENTO DO MENSALÃO. /// MEC SUSPENDE VESTIBULAR DE 270 CURSOS E GARANTE CRITÉRIOS RIGOROSOS. /// CVM VAI APURAR SE EIKE BATISTA INCENTIVOU COMPRA DE AÇÕES ENQUANTO AS VENDIA. /// ITAQUERÃO SERÁ ENTREGUE APENAS DOIS MESES ANTES DO INÍCIO DA COPA, DIZ A FIFA. /// CAMPEÃO DA COPA 2014 RECEBERÁ PRÊMIO DE 80 MILHÕES DE REAIS. /// CAPTAÇÃO DA POUPANÇA EM NOVEMBRO BATE RECORDE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vanguarda do atraso
É lamentável, mas é uma verdade cristalina. A grande maioria dos nossos clubes profissionais só têm, mesmo, de profissionais, o nome. À exceção de Sergipe, Confiança e Itabaiana, considerados os “grandes” do nosso futebol, os demais dependem, de forma incondicional, das prefeituras municipais. Basta ver o que acontece, no momento, com o Canindé e o Coritiba. Com relação ao primeiro, não há qualquer tipo de informação, com o campeonato batendo à porta. Já o time do Jia, com J, acaba de fechar parceria com os mesmos patrocinadores que respaldaram (?) o Maruinense, no certame da segunda divisão. A coluna já firmou posição, e agora renova, segundo a qual o poder público não tem obrigação de ajudar clubes profissionais, que são empresas privadas. Nada, contudo, impede de as prefeituras municipais auxiliarem as equipes que, de alguma forma, proporcionam retorno em forma de divulgação da cidade. Enquanto, porém, os nossos clubes não atingirem um estágio que crie condições para que eles caminhem com as próprias pernas, não conseguiremos sair dessa posição vergonhosa que já ostentamos há vários anos. Observe-se que não há o que reclamar do governo estadual, que se empenhou na realização da primeira reforma, de fato, do Batistão, nossa principal praça de esportes. Aliás, vale ressaltar que o Estádio Lourival Batista, inaugurado em julho de 1969, portanto há 44 anos, foi bem dimensionado. Decorrido todo este tempo, superior a quatro décadas, os principais jogos locais, envolvendo os dois clubes da capital, donos das maiores torcidas, não conseguem levar ao estádio 6 mil pessoas, enquanto que a média de público, nos grandes jogos, era superior a 20 mil pessoas, nas décadas de 70, 80 e parte da de 90. Enquanto isso, também deve ser frisado o fato de que a Federação Sergipana de Futebol, atrelada e até mesmo dependente da CBF, não procura meios para exercer sua autonomia, mantendo-se extremamente dependente dos poderes públicos. Daqui a um ano, no final de 2014, teremos eleição para a renovação do quadro diretivo da FSF. Uma dúvida persiste: Carivaldo será novamente candidato, ou dessa vez vai indicar um sucessor? Considera-se que Milton Dantas poderá ser o sucessor do atual presidente, caso ele desista de um novo mandato. É bom lembrar que a mudança de nomes nem sempre é acompanhada de outros tipos de mudanças, como de filosofia de trabalho, de organização, de métodos. Nesse caso, quem poderia garantir que o jovem Miltinho, atual vice-presidente da FSF e diretor da Liga do Nordeste, poderá representar uma esperança de mudança real nos rumos do nosso futebol? A quantidade de desportistas que simplesmente deixaram de comparecer aos nossos estádios é impressionante. De outra parte, não há renovação das torcidas. Nem mesmo os dois clubes mais populares, Confiança e Sergipe, conseguem formar um corpo social numeroso, para constituir uma fonte de renda permanente. Todos esses fatores levam-nos à conclusão de que em nosso futebol, continuamos ENXUGANDO GELO. E é justamente por isso que o nosso futebol não consegue sair da série D, a quarta divisão do futebol brasileiro. Só há uma maneira de sair. Isso ocorrerá quando for criada a série E. No ranking da CBF, em termos de Nordeste, estamos empatados com o Piauí. Colocação no mínimo constrangedora. É ou não é a VANGUARDA DO ATRASO?

Homenagem especial
Jamais poderíamos deixar de prestar, neste espaço, uma homenagem especial à saudosa mestra Ofenísia, no momento em que transcorre um século de seu nascimento. Quando vim de Laranjeiras para estudar em Aracaju, no ano de 1956, tive a felicidade de conhecer, logo no exame de admissão para o Colégio Estadual de Sergipe, o tradicional Atheneu, a figura emblemática de Ofenísia Soares Freire, que participava da banca examinadora, na prova de português. Eu tinha, então, 11 anos. Mas a tenra idade não impediu que uma extraordinária empatia se instalasse enquanto era sabatinado , na prova oral, por aquela figura cuja lhaneza de trato impressionava todos quantos a conheciam. Meu convívio com a mestra estanciana renovava-se a cada ano do antigo ginásio. Conhecimento profundo da matéria, didática perfeita, extrema facilidade para transmitir o conteúdo aos seus discípulos, uma verdadeira conselheira, MATER ET MAGISTRA. Com todo o devido respeito aos demais integrantes da excepcional equipe de professores do velho Atheneu, Ofenísia foi, para mim, o nome mais representativo daquele período áureo da educação pública. Professora, militante política, colaboradora de nossos principais jornais, escritora que pertenceu à Academia Sergipana de Letras, consagrou-se, no campo literário, com a publicação de “Presença Feminina em Os Lusíadas”, em 1972, quando era comemorado o Quarto Centenário do grande poema de Luiz de Camões. Ofenísia ajudou a formar várias gerações de sergipanos. Sem medo de errar, afirmo que a inesquecível mestra foi uma das principais personalidades sergipanas da segunda metade do século XX. Sua contribuição à nossa cultura e à nossa educação está, de forma indelével, registrada na história de nosso Estado.  Podemos mesmo dizer que ela é uma UNANIMIDADE SERGIPANA.

Bom nível
Foi demonstrado pelo rádio sergipano na recente cobertura da morte do governador Marcelo Déda. Na medida do possível, a coluna acompanhou trechos dos trabalhos jornalísticos. A conclusão a que chegamos foi a de que, no que pertine às emissoras de FM, o melhor desempenho foi da Liberdade, com a equipe comandada por Evanilson Santana. Quanto ao rádio AM, o destaque ficou dividido entre a Jornal – 540 e a Liberdade – 930. Ficou evidente a melhoria do padrão das reportagens especiais apresentadas por nossas emissoras. Parabéns ao pessoal que esteve em ação, levando ao público sergipano os mínimos detalhes desse capítulo importante de nossa história política contemporânea.

Diploma suspenso
A segunda turma do STJ resolveu anular a exigência de diploma em educação física para o exercício da atividade profissional de treinador de futebol.

Memória esportiva
06 de dezembro – Em 1916, Arnaldo Guinle assume a presidência da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a antiga Federação Brasileira de Sports (FBS). Em 1995, o australiano Damian Mori, do clube Adelaide City, marca o gol mais rápido do mundo, aos 3,69 segundos. Damian chutou do meio de campo, em jogo válido pelo campeonato da Austrália.

Agenda
Anunciada a morte do grande estadista sul-africano Nelson Mandela. Transcorre o centenário de nascimento da professora Ofenísia Soares Freire. Mantido o encontro anual dos ex-alunos do Atheneu. Marcelo Déda será o grande ausente. A professora Ofenísia será homenageada, numa iniciativa do governo do Estado de Sergipe. DETRAN corta salário de servidores e revolta os grevistas. Leilão obtém pedágio com 52 por cento de desconto. União Europeia aplica multa recorde de 5,4 bilhões de reais a bancos. Condutor do guindaste do Itaquerão nega falha. Falcão, ex-jogador de futebol e técnico, foi contratado pelo Canal Fox Sports, como comentarista. Analistas opinam que PIB fraco poderá não afastar os estrangeiros.

Jogo rápido
Confirmadas as eleições no Sergipe. Serão realizadas no dia 17. /// Reinaldo Moura deverá ser eleito por aclamação. /// Foi a primeira vez em que ocorreu “reserva de mercado”. O clube esperou quase um ano sem presidente oficial. /// Reinaldo tem todos os predicados para realizar um bom trabalho. /// Aracaju sediará, no próximo dia 13, sexta-feira, um Seminário de Turismo e Esporte. /// Boa SORTE para os participantes. /// Maurício Pimentel é o maior defensor da mudança do nome do estádio de Itabaiana. De Médici para José Queiroz da Costa. /// Ponte Preta pretende conquistar o título da Copa Sul-Americana, mesmo jogando a final na Argentina, contra o Lanús. /// Hoje, a partir das 13 horas (de Aracaju), será realizado, na Costa do Sauípe, na Bahia, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014.

PELO TWITTER

www.twitter.com/acarlosmota  Déda enquanto Governador não colocou o nome em uma só obra do seu governo. Isso é ética. Hoje, merece todas as homenagens.

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  "Sergipe vamos parar de fazer demagogia com o Hospital do Câncer" Marcelo Deda

www.twitter.com/clovis_silveira  Etapas do twitter: 1. você cria uma conta 2. não acha graça nenhuma 3. abandona durante meses 4. volta a entrar 5. acaba viciando!

www.twitter.com/revinhogama Depois que inventaram a bebida e o demônio, ninguém nunca mais foi responsável pelos os seus atos…

www.twitter.com/Pontifex_pt  Os teus pecados são grandes? Diz ao Senhor: Perdoai-me, ajudai-me a levantar, transformai o meu coração!

www.twitter.com/mpaesporte  Primeiro foi Deda, agora,foi Mandela, tenho certeza q Deus quer aumentar o padrão dos debates la no céu.

DO LEITOR

Moradia instalada em rótula da Avenida Adélia Franco
Da leitora Maria José: “Aracaju realmente é uma cidade sui generis. Na praça da rótula da Av. Adélia Franco com a Av. Silvio Teixeira, trecho movimentadíssimo, pelo qual deve circular diariamente vereadores, secretários e outras autoridades municipais, formou-se uma favela que vem chamando atenção de todos que residem nas proximidades ou que por ali circulam. Ali encontra-se de tudo: roupas estendidas, colchões, móveis velhos, carrinhos de supermercado, papelão aos montes e muito lixo. Impossível alguém circular pelas imediações sem ser abordado. A fedentina é insuportável, porque no próprio local os moradores fazem suas necessidades fisiológicas. As autoridades do município precisam tomar uma providência urgente. Pobre Aracaju!!!!!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frase  do Dia
“As grandes realizações, muitíssimas vezes, são a soma de atos insignificantes.“Geraldo Lapenda, filólogo brasileiro, nasceu em 06 de Dezembro de 1925 e morreu em 2004.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais