Musiqualidade

L A N Ç A M E N T O    1

 

Banda: JOTA QUEST

CD: “ATÉ ONDE VAI”

Gravadora: SONY & BMG

O novo CD do Jota Quest denota a evolução da banda mineira. As letras, na sua maioria, continuam bobinhas, mas os caras estão tocando cada vez melhor.

 

Intitulado de “Até Onde Vai” e produzido pelo competente Liminha, o álbum (um lançamento da Sony & BMG) tem como primeira faixa de trabalho a regravação de “Além do Horizonte”, de Roberto e Erasmo Carlos, alicerçada na versão que recentemente foi inserida em um comercial de carro esportivo. Há a participação de Evandro MC no funk “Libere a Mente”, canção que muito em breve deverá se transformar em mais um hit na vitoriosa carreira do grupo. Outras músicas que têm pinta de sucesso são “O Sol” e “Já Foi”.

 

O compositor Lulu Santos compareceu como letrista da faixa “Absurdo”, um tapa na cara dos políticos que estão no poder, e o ex-titã Nando Reis forneceu a inédita “Não Dá”, de pulsação pesada e letra extensa.

 

Em resumo: um trabalho talhado para consolidar, cada vez mais, o nome da banda entre o público mais jovem, o qual se volta, com afinco, para o pop rock facilmente assimilável…

 

L A N Ç A M E N T O    2

 

Cantora: FLÁVIA BITTENCOURT

CD: “SENTIDO”

Gravadora: TRATORE

“Sentido” é o título do CD de estréia da cantora maranhense Flávia Bittencourt, gravado de maneira independente e distribuído pela Tratore. Flávia tem voz gostosa e sabe se utilizar bem de seus agudos educados, embora derrape, por vezes, nas notas mais graves.

 

O repertório se concentra em obras de compositores de sua terra, tais como: Josias Sobrinho, César Teixeira e Raimundo Makarra. Há canções interessantes, a exemplo de “Berê” (inédita de Zeca Baleiro) e de “Vassourinha de Meaçaba” (de Chico Maranhão). “Ponto de Fuga”, outra música de autoria de Chico, é um belo samba que caberia como uma luva, por exemplo, no repertório de Marisa Monte.

 

O senão do disco fica por conta de alguns arranjos que terminam por prejudicar algumas faixas: “Ex-Amor” (de Martinho da Vila) é quase assassinada e “Vazio” (boa canção da própria Flávia) termina sendo prejudicada com tantas informações percussivas e um andamento equivocado.

No geral, vale a pena conhecer o trabalho da morena de olhos expressivos e lábios carnudos. Há, ainda, as bem-vindas participações especiais de Dominguinhos e de Renato Braz.

 

N O V I D A D E S

 

·               E o terceto Café Pequeno segue a sua temporada de grande sucesso com a realização de novo show no Capitão Cook. Desta feita, Guga Montalvão (violão), Júlio Vasconcelos (gaita) e Pedrinho Mendonça (percussão) estarão se apresentando na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 22 horas. É a música sergipana instrumental no seu momento mais sublime!

 

·              Já o Projeto Assaim de Música, realizado semanalmente na orla da cidade Pirambu, continua de vento em popa. Na sexta-feira passada, o público compareceu em massa, tendo sido o dia mais prestigiado pela população local desde que o evento teve início há cerca de um mês. No próximo dia 23, a partir das 21 horas, será a vez de os artistas sergipanos Kleber Melo e Joésia Ramos mostrarem os seus trabalhos. Ambos são excelentes compositores. Ambos têm 2 CD’s gravados. Ambos estão em trabalho de produção de seus terceiros discos. E, com certeza, talentosos que são, ambos farão dois shows inesquecíveis! Portanto, não dá para pensar em perder, heim?

 

·               Formado por Natalia Mallo (vocal e baixo), Gustavo Ruiz (guitarra, bandolim e violão de sete cordas), Dudu Tsuda (bateria) e Mariá Portugal (bateria), já se encontra nas lojas o primeiro CD da banda paulistana Trash Pour 4 intitulado “Recycle Vol. 1”. O álbum traz interessantes releituras de sucessos de diversas décadas e conta com as participações especiais das cantoras Ná Ozzetti, Ceumar e Vanessa Bumagny e do cantor Rubi. Uma excelente estréia!

 

·               Enfim, já está nas lojas, através da gravadora EMI, o primeiro disco solo de Dado Villa-Lobos, o qual se intitula “Jardim de Cactus”. Embora tenha cogitado lançar o CD pela pequena gravadora gaúcha Orbeat, o guitarrista acabou se decidindo pela multinacional (que é, inclusive, a detentora do catálogo da banda Legião Urbana da qual Dado fez parte). O esperado álbum vai contar com as participações especiais de Chico Buarque e de Paula Toller.

 

·               Gravado no Centro Cultural Carioca, o show relativo ao CD “Eu Me Transformo Em Outras”, de Zélia Duncan, já está disponível em DVD. No repertório, grandes canções como: “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho), “Janelas Abertas” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Sábado em Copacabana” (Dorival Caymmi e Carlos Guinle) e “Disfarça e Chora” (Cartola e Dalmo Castelo).

 

·               De volta à mídia, muito pelo sucesso de sua personagem Zorroh na confusa novela global “Bang Bang”, o cantor Sidney Magal realizou recentemente show numa famosa casa de espetáculos do Rio de Janeiro, o qual se transformará em CD e DVD. Participaram do evento, como convidados especiais, o grupo As Frenéticas e o cantor Cláudio Zoli. Dentre as músicas constantes do repertório, sucessos de sua inconstante carreira, tais como “Amante Latino”, “Meu Sangue Ferve Por Você” e “Sandra Rosa Madalena”, além da lambada “Me Chama Que Eu Vou”.

 

·               O terceiro disco solo da excelente Paula Lima só deverá chegar ao mercado em 2006. De volta ao circuito independente, depois de uma incursão mal sucedida na multinacional Universal Music, a cantora já escolhe o repertório do novo trabalho e confirma as inclusões de “Quatro da Manhã” (de Arlindo Cruz) e de “Minha Pressão” (de Seu Jorge e Rogê), além de uma parceria inédita de Zélia Duncan e Mart’nália. Quem viver, ouvirá!

 

·               O grupo pernambucano Mombojó assinou recentemente contrato com a gravadora Trama e acaba de entrar em estúdio para gravar o segundo CD, sucessor do elogiado “Nada de Novo”, editado no ano passado de maneira independente.

 

·               O compositor e violonista Cezar Mendes vai mesmo assinar a maioria dos arranjos do novo trabalho da cantora Marisa Monte, nas lojas no primeiro semestre de 2006. Mas algumas outras faixas serão produzidas por Mario Caldato Jr. Já está confirmado que esse sexto disco solo de Marisa será duplo. Um dos CD’s trará sambas de compositores da Velha Guarda da Portela. O outro vai reunir parcerias dela com nomes como Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhotto e Seu Jorge.

 

·               A gravadora Som Livre, que volta a investir prioritariamente no mercado fonográfico, está em fase de renovação do seu cast. Dentre os primeiros novos contratados está o cantor Wando que, nas décadas de setenta e oitenta, muito sucesso vez por esse Brasil adentro com suas canções românticas e adocicadas. Assim, acaba de chegar ao mercado CD e DVD resultantes de show gravado ao vivo intitulado “Romântico Brasileiro, Sem Vergonha”, no qual o artista revisita alguns de seus maiores hits (como “Moça”, “Coisa Cristalina”, “Fogo e Paixão”, “Gosto de Maçã” e “Chora Coração”) e resgata canção conhecidíssima do repertório do sambista Agepê (“Deixa Eu Te Amar”). Embora esteja com a voz bastante comprometida, é inegável que Wando conhece bem o território em que pisa e isto fica claro quando bota a platéia para cantar na faixa “Mon Bijou”. Há a participação especial de Nando Reis na inédita “Minhas Amigas”, primeira e inusitada parceria entre os dois artistas (que parece saída da fornalha de Roberto e Erasmo Carlos), mas os destaques maiores do trabalho ficam por conta de “No Vermelho da Flor” (que avalisa o visual vermelho-brega da capa e do encarte) e “Tá Me Tratando Mal”, ambas de autoria do próprio Wando. Vale pela iniciativa de resgatar um cantor popular que outrora já embalou tantos corações apaixonados…

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais