Não existe Novo na política de Sergipe

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

Nem mesmo foram definidos os candidatos ao governo de Sergipe este ano e já tem partidários trocando farpas nas redes sociais. São ingênuos, para não escrever uma palavra mais forte. Esquecem que os que estão em palanques diferentes hoje já estiveram juntos e podem retornar a aliança em futuras alianças. E você “ingênuo” perde amigos porque brigou por um candidato pensando que ele seria diferente dos demais.

E o quadro que está se delineando para Sergipe mostra que não aparecerá nada de novo.  Devem ser Jackson, Eduardo Amorim e, quem sabe, Valadares. Todos eles estão na política de Sergipe há muito tempo e, ao seu lado, têm também velhas lideranças que pulam de galho e galho e nunca deixaram o poder. Eduardo Amorim, que não chegou ao governo, mas ocupou a secretaria de Estado da Saúde por um bom tempo, tem ao seu lado velhas lideranças políticas que já transitavam ( e podem transitar) nos palanques de Jackson, Valadares e Cia. Sem falar que o PSC, através do pastor Everaldo, vem passando nacionalmente ideias retrogradas e ultrapassadas. Usar a família como slogan é pensar que o eleitor é o mesmo da década de 60, da instalação da ditadura.

A maioria do eleitorado não quer saber mais quem é o novo. Quer saber de ação concreta para resolver seus problemas do dia-a-dia.

Pelo período pré-eleitoral a batalha das eleições este ano em Sergipe será de baixo nível. Esquecem que o eleitorado sergipano é pacato.

O bom é que o eleitorado já conhece os estilos dos principais candidatos ao governo. Definir o voto não será difícil, mesmo com todo marketing eleitoral.

Ambulantes voltam a invadir a orla. Cadê a Setur?

O governo do Estado tem um Centro de Artesanato J. Inácio na Orla e a feirinha de artesanato ao lado da pista de MotoCross. Através de fiscais vinha proibindo que ambulantes – a maioria com mercadorias chinesas – ficassem no calçadão prejudicando os verdadeiros artesãos sergipanos.

Ambulantes voltam a invadir a orla. Cadê a Setur? II
Nas últimas semanas o calçadão da orla – principalmente quase em frente ao Mercure Hotel foi invadido pelos ambulantes. Eles tomam os dois lados da calçada, prejudicando até os pedestres. Alguns tomam até o estacionamento. Cadê a fiscalização da Setur? Se continuar deste jeito é melhor os artesãos fechar a feirinha ao lado da pista do MotoCross e também invadirem o calçadão.

Colégio supervalorizado
Um dos colégios considerado do primeiro time de Sergipe está  à venda. O valor está supervalorizado. O ensino é bom, mas a estrutura tem várias falhas. Uma das maiores reclamações dos alunos e a qualidade e os preços exorbitantes cobrados  na cantina do colégio.  A decisão não foi unanimidade entre os sócios.

Trevo Restaurante. Ótimo atendimento no local. Péssimo serviço de entrega
Na última sexta-feira, 25, o titular deste espaço teve o dissabor de pedir uma comida através do serviço disque entrega do restaurante Trevo. Local que o titular gosta, com comida excelente e ótimo atendimento. Porém, o proprietário do restaurante precisa chamar o feito à ordem no serviço de disque entrega. O pedido foi feito às 11h20 e a comida só chegou às 13h22, depois de muita insistência.

Depois de duas horas comida chegou e foi devolvida
Quando do pedido disseram que anotaram manualmente porque o sistema não estava funcionando. Foi dado os números dos telefones fixo e celular. Depois de uma hora, o atendente, de nome Jailton, disse que a comida estava saindo (ou seja às 12h20). Mentira! Só chegou depois de uma hora. Quando a comida chegou o titular deste espaço fez o correto: disse que não queria mais.

PMA decreta ponto facultativo no dia 2 de maio
Como forma de valorizar o servidor municipal pela passagem do Dia do Trabalho e dar aos funcionários da Prefeitura de Aracaju um momento a mais de descanso em família, o prefeito João Alves Filho decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 2 de maio. Os serviços essenciais, entretanto, permanecem funcionando normalmente.

Prefeito confirma nomeação de Alvimar Rodrigues na Saúde
Da Infonet: O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) confirmou a nomeação do médico Alvimar Rodrigues de Moura como secretário municipal de Saúde. Ele substituirá a enfermeira Leane de Carvalho Machado, que está no cargo a pouco mais de dois meses. Ela assumiu em lugar da também enfermeira e deputada Goretti Reis (DEM), que retornou à Assembleia Legislativa de Sergipe, visando disputar a reeleição em 5 de outubro de 2014.

Caravana  do PT na região sul do Estado
No último fim de semana o PT realizou mais uma edição da Caravana Estadual “ Quem faz o PT é você” nas cidades de Estância( sexta) e Itabaianinha( sábado), com a participação de centenas de militantes da região sul do Estado( Estância, Boquim, Pedrinhas, Tobias Barreto, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Umbauba, Cristinápolis, Simão Dias, Lagarto, Tomar do Geru).

Obras

Na abertura do evento, no sábado, em Itabaianinha o presidente estadual do PT/SE, deputado federal Rogério Carvalho, que fez uma explanação do legado do governo do PT no Brasil e no Estado de Sergipe. Rogério destacou as obras de Lula, Dilma e Déda e todas as transformações que elas trouxeram. “ O Brasil mudou quando esses governantes ousaram incluir por dois eixos: pelo direito( fortalecimento do SUS e daquilo previsto em constituição e transformados em políticas públicas) e na inclusão pela renda através dos programas Bolsa Família entre outros. Mas o PT não fez isso sozinho, fez com todos os partidos aliados, tanto nos ministérios e nas secretarias estaduais, portanto é um trabalho conjunto”, disse.

Seminário “Energia e Desenvolvimento", amanhã, 29
Será realizado amanhã, 29, em Aracaju o seminário “Energia e Desenvolvimento” numa promoção da Associação de

 Engenheiros Mecânicos Industriais em Sergipe – ABEMEC/SE. O evento será realizado das 19h às 22h, no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE, na Avenida Beira Mar.

Palestras e debates
Na programação, a primeira palestra, com o tema “Geração de Energia”, será do engenheiro eletricista, Alexandre Jorge Tavares de Souza, gerente do Departamento de Obras de Geração da CHESF e professor da Universidade de Pernambuco – UPE. O segundo tema terá a palestra do engenheiro civil, Henrique Luduvice (que já foi superintendente da SMTT Aracaju) com o tema “Universalização da Energia e desenvolvimento nacional”. Luduvice hoje é assessor para universalização da energia elétrica Eletronorte/Eletrobrás.

Importância estratégica
Segundo o presidente da ABEMEC-SE, Carlos Magalhães, o seminário tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a diversidade de formas de geração de energia existentes no país e sua importância estratégica para o desenvolvimento nacional: universalização da energia, custos da geração, novas tecnologias,oportunidades e perspectivas de curto, médio e longo prazo.

Como lidar com a gestão do negócio
Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar gratuitamente da palestra “Preço, Inadimplência, Conta a Pagar e a Receber: Como lidar com tudo isso?”. Será no dia 8 de maio, às 19h, no Auditório do Sebrae. O palestrante será o professor e consultor Gracindo Vasconcelos, economista.

Tomando decisões
Para o empresário Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, o dia a dia de uma empresa exige decisões importantes e é necessário está preparado para tomá-las. “Todos os dias lidamos com questões importantes, são decisões sobre como determinar o preço correto do produto ou serviço, como lidar com a inadimplência, contas, enfim, como gerir da melhor forma nosso negócio. Estar capacitado e bem assessorado ajuda bastante”, destaca. Informações na Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae, telefones (79) 2106-7765, 2106-7766 e 2106-7770.

Leilão de veículos automotores amanhã, 29
A Justiça Federal de Sergipe realizará no dia 29 de abril, às 10h leilão público para alienação de veículos.O evento será realizado no auditório do Fórum Ministro Geraldo Barreto Sobral,  Centro Administrativo Augusto Franco, Av. Carlos Rodrigues da Cruz, 1500, capucho, Aracaju-Se.

Como participar
Poderão participar do leilão pessoas físicas ou jurídicas, desde que devidamente inscritas no cadastro de pessoas físicas, CPF, ou no cadastro nacional de pessoa jurídica, CNPJ.Vencerá o certame aquele que ofertar o maior lance, igual ou superior a avaliação dos bens conforme descrito no Edital. O Arrematante deverá efetuar pagamento de 30% no ato da arrematação, a título de sinal, e sua complementação total em até 15 dias.

Exame
Os bens a serem leiloados poderão ser examinados pelos interessados de segunda a sexta feira das 09h às 15h, no Fórum Ministro Geraldo Barreto Sobral.Os bens serão apregoados pelo Leiloeiro Público Oficial Evandro Lessa, matrícula JUCESE nº 05/2013.

Sábado, 03, em AJU: Seletiva Nordeste de karate SKIF para disputar Mundial
Será realizada no próximo sábado, 03, no Clube do Banese às 8h30 a Seletiva Nordeste de karate SKIF. Serão todas as categorias de mirim a adulto e a seletiva selecionará melhores do Nordeste para compor a seleção Brasileira da SKIF Brasil para disputar o 12º Campeonato Mundial de karate SKIF que será realizado Venezuela 2015.

100 atletas disputarão vagas para mundial
Graças ao conhecimento técnico e político dentro da SKIF, do professor Yoakan Jócelis, Sergipe foi inserido na seletiva. Yoakan é atleta da SKIF desde 1999 conseguiu convencer a  a diretoria para realizar esta seletiva.Este evento contará com a participação dos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Pernambuco, e Sergipe, cerca de 100 atletas disputarão as vagas para o mundial na Venezuela.

Apoio e parceiros
O professor Yoakan coordenador do evento agradece o apoio da federação de karate interestilos na pessoa do professor Fernando Rocha que vem dando um grande suporte para que este evento aconteça.Agradecimento  aos parceiros que colaboram com os eventos de karate ao governo do Estado( SEEL), a prefeitura Municipal de Aracaju (SEJESP), SESI, Indaiá, empresa prestadora de serviço a Simens , ao Clube do Banese, ao corpo de bombeiro, probiótica, Trimídia e Dinâmica Construções ltda, Cuiba /MT  e a Infonet.

Chiko e Antonio Rogério no Albar, nesta quarta, 30
Nessa quarta feira dia 30, véspera de feriado,os renomados artistas sergipanos Chiko Queiroga e Antonio Rogério estão fazendo um grande e novo show no ALBAR(conj.Inácio Barbosa próximo ao famoso bar do cajueiro).o show tem o nome de pérolas brasileira que trata de uma releitura dos grande hits da MPB interpretados por essa dupla de vanguarda. dessa temporada sairá um cd com o mesmo nome para os amantes da boa música popular brasileira.

Chiko e Antonio Rogério no Albar, nesta quarta, 30 II
No show também terá uma grande homenagem ao jogador sergipano Diego Costa que atua no futebol espanhoL na equipe do Atlético de Madri e que é uma das equipes candidatas ao título da liga dos campeões da Europa.Chiko e Antonio fizeram uma bela música homenageando esse ilustre jogador sergipano e já está bombando na internet (youtube:EL LAGARTO DIEGO COSTA).Mesas á venda no ALBAR(3249-2579) ou pelo disk ingresso MM MOTOS(3248-4989) e receba em casa, informações: 9948-9421,valor da mesa R$ 100,00(cem reais) para quatro pessoas.

Agenda
28 de abril, segunda-feira. Hoje é o dia nacional da Caatinga, da Educação e da Sogra. É, também, o dia mundial para Segurança e Saúde no Trabalho.
O governo da Venezuela atribui alta na inflação a protestos. No Rio Grande do Sul, a Justiça determina o bloqueio dos bens do médico Leandro Boldrini, suspeito na morte de seu filho, Bernardo, de 11 anos. Leilão de energia pode vender somente 40 por cento do esperado por empresas. Caixa Econômica Federal realizará feirão de imóveis em 13 cidades brasileiras. O início será no dia 02 de maio (sexta-feira próxima). Governo prepara pacote para montadoras, mas quer que empresas reduzam suas margens de lucros.

Curtas
IGREJA CATÓLICA CANONIZA JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II. /// 800 MIL PESSOAS PARTICIPAM DA SOLENIDADE, NO VATICANO. /// LULA, INTERNADO EM SÃO PAULO COM LABIRINTITE, FOI LIBERADO, ONTEM, APÓS EXAMES. /// JUSTIÇA GAÚCHA DÁ GUARDA DE IRMÃ DE BERNARDO PARA UMA TIA. /// EDUARDO CAMPOS DIZ, NO MARANHÃO, QUE VAI MANDAR SARNEY PARA A OPOSIÇÃO. /// MÃE DO DANÇARINO DG LIDERA PROTESTO EM COPACABANA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Campeonato Sergipano

Resultados da rodada de número 14: Sábado – Confiança 3 X 1 Amadense – Estanciano 2 X 0 Itabaiana. Ontem, domingo – Sergipe 3 X 3 Lagarto – Socorrense 3 X 1 Coritiba.

Classificação
Sergipe – 33 – Confiança – 32 – Estanciano – 29 – Socorrense – 24 – Itabaiana – 22 – Lagarto – 15 – Canindé – 15 – Coritiba – 14 – Amadense – 13 p.g.

Clássico em destaque
O clássico Confiança X Sergipe será realizado no próximo dia primeiro de maio, quinta-feira, no Presidente Médici, em Itabaiana. Na oportunidade, o quadro proletário completará mais um aniversário. O Sergipe lidera o certame sergipano, com 33 pontos, apenas um à frente do Confiança, que tem 32.

Itaporanga, Campeã
Ao empatar por 4 a 4 com a equipe de Aracaju, a jovem representação de Itaporanga conquistou, com todos os méritos, o título de campeã da Copa TV Sergipe de Futsal. Um bom público prestigiou a partida decisiva, no último sábado, no Ginásio de Esportes do Conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia.

74 Anos
O Corinthians despediu-se do Pacaembu, estádio pertence à municipalidade paulistana, derrotando o Flamengo, pelo Brasileirão, por 2 X 0. O Paulo Machado de Carvalho está completando 74 anos de existência.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca  Ao tentar achar a tal da felicidade, não se esqueça de procurá-la primeiro dentro de você. Ela é mais duradora quando vem de dentro.

www.twitter.com/igormangueira  Muita gente fala em "Deus" e "Jesus" mas é incapaz de perdoar ou de evitar uma briga.

www.twitter.com/genilsonbarbos1  A política feita de salto alto uma hora fica frágil e o salto quebra.

www.twitter.com/riltonmorais  E a piada de mau gosto do ano é a nova pré-candidatura sem votos, sem lastro e sem apoio.Seria melhor pendurar uma melancia no pescoço.

www.twitter.com/revinhogama Quem diz a verdade não precisa de boa memória…

www.twitter.com/palmeriodoria  Economias do Norte e do NE vão crescer acima da média nacional em 2014, impulsionadas pelo aumento da renda. Não deixe que Armínio saiba.

DO LEITOR

Tarifa de energia da ENERGISA – reajuste extemporâneo
Do leitor José Antônio: “A Resolução ANEEEL 1712/2014 reajustou as tarifas de energia a partir do dia 22/04/2014, a ENERGISA fez a leitura da minha conta no dia 24/04/2014 referente ao período de 25/03/2014 a 24/04/2014, no entanto, já aplicou o reajuste integral em minha conta, isso deve está acontecendo com outros consumidores.Meu CDC é 3/528017-7.Assim peço que a ENERGISA explique qual o fundamento desse reajuste, já que deveria ser aplicado sobre consumo a partir do dia 22/04.”

Nota de falecimento emitida pelo CBM/SE
Da AMASE: Uma nota divulgada no BGO do Corpo de Bombeiros de Sergipe acabou chamando a atenção dos militares que, revoltados, enviaram um e-mail redação FAXAJU on-line mostrando descontentamento por, segundo eles, “A valorização de um cão e pouca atenção pela morte de um militar”.O fato que chamou a atenção foi o destaque que foi dado pelas mortes de um bombeiro e de um cão da corporação. No BGO, em apenas duas linhas foi dado conhecimento da morte do militar, enquanto para o cão, o destaque foi um pouco maior, recebendo muitas homenagens e explicações quanto a colaboração que prestou para a sociedade.Os militares destacam que o animal merecia toda a homenagem já que prestou muitos serviços à população sergipana, porém “o nosso bravo guerreiro também merecia destaque maior”, reclama o militar.” O BGO em: http://ameseluta.blogspot.com.br/2014/04/nota-de-falecimento-emitida-pelo-cbmse.html?spref=tw

ARTIGO

O silêncio de João ensurdece Amorim  por Edson Júnior*

Na última sexta-feira, o governador Jackson Barreto, em entrevista que concedeu ao jornalista Valter Lima, do Sergipe 247, elogiou o deputado federal Mendonça Prado e revelou que pretende conversar política com o prefeito de Aracaju no mês de maio, próximo. Até o momento, as conversas e o entrosamento administrativo entre os dois executivos renderam obras e boas perspectivas para Aracaju e Sergipe, exatamente na linha do que deseja o eleitor, que não aceita a política mesquinha do “quanto pior melhor”. O povo está atento a quem lhe nega obras, a quem lhe nega oportunidades de desenvolvimento.

O suspense do prefeito é para todos que disputarão as próximas eleições, mas quem não para no tempo é o governador Jackson Barreto, que todos os dias inaugura obras ou anuncia importantes ordens de serviços em vários municípios. O tempo é de trabalho e ele não descuida. Impressiona seu vigor e as múltiplas agendas que cumpre num único dia.

Na última semana, por exemplo, sua agenda movimentou a imprensa e cidades do interior. Vejamos um pouco do que foi a semana do governador:
“Jackson autoriza reinício da obra de prolongamento das avenidas Santa Gleide e Maranhão; Jackson autoriza pavimentação de vias e inaugura Praça em Socorro; Jackson autoriza construção de 600 casas em Socorro; Jackson visita futuras instalações do campus do Sertão em Glória; Jackson Barreto e ministro Guilherme Afif lançam Redesim em Sergipe; Jackson inaugura Cisp e autoriza construção de Ginásio de Esportes em Cristinápolis; Jackson promove oficiais e entrega coletes balísticos à PM; Jackson entrega ônibus para o transporte escolar em Nossa Senhora da Glória”.

Cansativo? Pois o governador Jackson Barreto não demonstra nem um pouco de cansaço e parece revigorado a cada contato com o povo. É da sua constituição humana e política essa proximidade com o povo, desde quando foi carteiro e prefeito de Aracaju.

Como governador, praticamente todos os dias tem agenda nos municípios. O que mais se ouve é: "rapaz, Jackson não para!". Isso tem fixado no povo a disposição do governador para o trabalho e tem fortalecido seu nome, dia a dia, na preferência popular, deixando o grupo Amorim impotente, desarmado. O esperneio diário em peregrinações por rádios afiança essa afirmação. A pancadaria começa cedo.

Mas, não é fácil bater em quem o povo vê que está trabalhando duro. Não e fácil criticar, sem ter o que apresentar. O máximo que o crítico consegue é um colar de mentiroso, péssimo adorno para quem está numa disputa eleitoral. Um apoiador atento pode rever suas escolhas em razão da fragilidade de discurso e de plataforma do seu apoiado.

E como o que está ruim pode piorar, a indefinição do prefeito João Alves Filho, que protege seu staff político (candidatos, sobretudo), poupa-lhe de criticas sobre sua gestão à frente da prefeitura de Aracaju e lhe dá vantagem de estudar o jogo de cima, termina travando, completamente, o agrupamento Amorim (inclusive candidatos), afogado em desgastes como o Proinveste e agora com o ProRedes, sem contar a relutância de Angélica Guimarães em não assumir logo sua vaga premiada no TCE. Não queria tanto? Por que não vai logo?

E o deputado Zé Franco, vice-presidente da Assembleia Legislativa? Aguarda na sala ao lado, sentadinho da silva pra não cansar, obrigado!

Assim, enquanto Angélica Guimarães segue no comando da Assembleia Legislativa e o ProRedes emperrado em comissões comandadas por aliados do senador Eduardo Amorim, o governador Jackson Barreto segue governando e surfando em popularidade, num intenso ritmo de trabalho e contatos diários com o povo, que o abraça onde ele chega. Sua agenda positiva empurra Eduardo Amorim contra as cordas, que na ausência de fatos positivos para mostrar à população, apela para a gritaria surda em programas de rádio. Isso cansa no ouvido do eleitor e cansa a imagem do candidato.

O silêncio do prefeito João Alves é letal ao grupo Amorim, que não sai do lugar e nem organiza sua campanha, além de inibir eventuais apoios políticos e financeiros. É desesperador, também, para quem disputará mandatos proporcionais, principalmente em uma eleição tão disputada quanto será esta de 2014. Muita gente boa vai sobrar na curva. Menos Angélica Guimarães, que já está com passaporte garantido para o TCE.

As eleições se aproximam e o tempo vai encurtando para Eduardo Amorim mostrar algo de “novo” e ainda se justificar ao eleitor pelos atrasos do Proinveste e do ProRedes. Ninguém seja ingênuo em imaginar que o povo não cobrará essa fatura do grupo.

A partir de hoje, portanto, faltam 161 dias para as eleições, pouco mais de cinco meses. O tempo e o silêncio de João Alves são fortes adversários de Eduardo Amorim. O governador Jackson Barreto se consolidou e tem o reconhecimento da população.

A ampulheta está virada e a areia cai, rapidamente.

*Estudante de Jornalismo – UNIT – 6º Período. Twitter: http://www.twitter.com/edson_Bomfim

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"A única felicidade da vida está na consciência de ter realizado algo útil em benefício da comunidade” Vital Brazil, nasceu em 28 de Abril de 1865 e morreu em 1950. Foium importante médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico brasileiro, de renome internacional.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais