Não subestimem a força do Machado

Ninguém duvide. Se os dois candidatos governistas, Amorim e Valadares, não se somarem, José Carlos Machado pode surpreender nas eleições deste ano. É preciso lembrar ao eleitor um dado interessante da última eleição com duas vagas para o Senado, a de 2002. Foi a última eleição que teve 2º turno para o governo estadual. O governador era Albano Franco, que lançou Francisco Rolemberg, tendo como candidato da oposição, João Alves e Zé Eduardo. Os dois últimos foram para o 2º turno e João venceu. Porém, o detalhe, foi a disputa pelas duas vagas para o Senado. Foram 13 (treze) candidatos ao Senado, mas tendo seis principais: Pela situação, os candidatos Jerônimo Reis (PTB) e Ivan Leite (PSDB); pela coligação do candidato Zé Eduardo, Valadares (PSB) e João Gama (PMN) e pela coligação de João Alves, Benedito Figueiredo (PMDB) e Almeida Lima (PDT).

 

Foram seis candidatos fortes na disputa e a maioria das pesquisas apontava Valadares na frente, mas a segunda vaga em aberto, disputando, pela ordem, João Gama, Jerônimo e Almeida Lima. Ao final deu Valadares com 324.670 votos e Almeida Lima com 307.326 votos. Gama foi o quarto colocado com 192.505 votos; Jerônimo o quinto 190.669; Ivan Leite, o terceiro, com 193.095 e Benedito Figueiredo o sexto com 135.341 votos.

 

E aí vem um detalhe fundamental, que muita liderança do lado do governo estadual não está levando em conta, e está fazendo corpo mole: o poder de transferência de votos de João Alves Filho, sem o governo nas mãos, na oposição e elegendo Almeida Lima, liderança até então apenas na capital sergipana. Os cerca de 300 mil votos de Almeida Lima deve-se ao apoio decisivo de João Alves. Numa disputa acirrada com Gama e Jerônimo, Almeida deve o seu mandato ao ex-governador. E foi ingrato, muito ingrato. Se tivesse ficado ao lado do ex-governador teria amplas condições de disputa, num partido de oposição.

 

Outro dado interessante: tem liderança que passou muito tempo com João Alves e hoje está ao lado de Déda, que não esquece a gratidão ao ex-governador. E para justificar que não poderá votar em João Alves, vai dar um dos votos para o candidato do DEM ao Senado. Machado acompanha João Alves desde 1975, na prefeitura de Aracaju, quando assumiu a secretaria de obras. De lá para cá, ocupou cargos importantes em todos os governos de João Alves e foi deputado estadual por quatro mandatos, vice-governador e está no segundo mandato como deputado federal. Sempre fiel ao PFL, o atual DEM.

 

Um político experiente como José Carlos Machado não entrou na disputa para fazer número. Ele vem com força para disputar pra valer. E tem um dado importante: se João Alves não vencer as eleições, Machado (sendo eleito ou não), por conta da expressiva votação que terá, se tornará naturalmente o sucessor do espólio eleitoral deixado por ele.

 

Se Amorim e Valadares não se unirem, podem ter uma surpresa desagradável. O Machado de Sergipe está bem afiado. E disposto a cortar muita lenha para chegar a vitória eleitoral, tendo como combustível principal a transferência eleitoral de João Alves. 

 

Certidão de Armando

Em virtude da publicação de notícia intitulada “Armando opta por 2012 e não tentará reeleição” no jornal Correio de Sergipe, assinada pelo jornalista Habacuque Vilacorte, do último dia 30 de junho, onde o deputado Armando Batalha afirma possuir uma certidão do Poder Judiciário garantindo que o referido parlamentar não tem nenhuma sentença transitada em julgado na justiça sergipana, inclusive com imagem da certidão expedida pela 1ª Escrivaninha do 2º grau do TJSE, a presidência do Tribunal de Justiça esclarece que a referida certidão atesta apenas que não há processos de natureza criminal naquela Escrivaninha e que no Tribunal de Justiça existem outras duas escrivaninhas de 2º grau, a 2ª e a 3ª.

 

Ambulância recolhida I

A necessidade de ambulâncias operando em cidades do interior de Sergipe é cada vez maior. Por

esse motivo, o governador Marcelo Déda promoveu a entrega de 145 dessas ambulâncias aos 75 municípios sergipanos e unidades hospitalares na manhã desta quinta-feira. Os veículos custaram R$ 6.604.999,40, mas por enquanto, pelo menos um deles não estará servindo à população tão necessitada. É que momentos após a entrega ocorrida no Centro de Convenções, a ambulância de placas IAM 0593 foi recolhida à garagem de um condomínio de apartamentos na avenida Adélia Franco, como comprova a fotografia. Passou o resto do dia por lá. E será que ninguém precisava dela pra transportar doentes pelo interior?

 

Ambulância recolhida II

E pela placa é fácil a Secretaria de Estado da Saúde descobrir a qual município foi destinada a ambulância. Pelo menos não foi como os ônibus escolares que não estavam emplacados. Agora é esperar a justificativa. Se é que terá…

 

Vino, de Rosário ganha direito de voltar ao cargo

Um placar de 5 x 2, deu ao prefeito de Rosário do Catete, Etelvino Barreto Sobrinho (Vino)  e do vice-prefeito, Alexandro Araújo o direito na justiça de retornar a administrar Prefeitura Municipal.O processo que pedia a cassação do prefeito, de Rosário do Catete foi a julgamento no Tribunal Regional Eleitoral – TRE/SE na semana passada e foi suspenso porque o juiz Juvenal Francisco da Rocha Neto pediu vistas. Ontem, 01, o processo foi colocado em pauta e concedeu ao prefeito Vino o direito de retornar as atividades públicas à frente da prefeitura municipal de Rosário do Catete.

 

TSE “verticaliza” a propaganda na TV e depois volta atrás

Dois dias após adotar uma decisão que impediria a maioria dos candidatos a governador e senador de usar em suas propagandas as imagens dos candidatos à Presidência e do próprio Lula, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu ontem congelar a medida e rediscuti-la no início de agosto.O presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o tema precisa de uma “segunda reflexão” por se tratar de questão “extremamente complexa”. (FSP).

 

Albano terá o apoio do PV

O deputado federal Albano Franco conseguiu convencer a Direção Nacional do PV a fazer uma coligação com o PSDB em Sergipe. Com isso o PV deve recuar da candidatura do médico Ricardo Melo a governador e jogar ele e outros nomes para a chapa proporcional. Albano pode ainda ter como aliado outro partido, o PTB, que apóia Serra nacionalmente. Albano fará dobradinha com Antônio Leite para o Senado.

 

Situação do PTdoB

Os deputados estaduais Paulinho das Varzinhas e João das Graças, ambos do PTdoB fizeram por todo o dia de ontem as contas para a legenda partidária depois da decisão do TSE de verticalização no tempo de TV. Mesmo com o adiamento da decisão para agosto eles estão apreensivos com a legenda partidária. O PTdoB sozinho só elege um deputado.

 

Nilson: excelente técnico, péssimo político

O ex-secretário da Fazenda Nilson Lima, do PPS, que abriu mão da pré-candidatura ao governo estadual, para ser candidato a vice-governador na chapa de João Alves Filho demonstra mais uma vez que é um excelente técnico que não entende nada de política. Em matéria publicada ontem no JC, ele disse que “Mendonça Prado está com a eleição garantida e o PPS vai eleger pelo menos dois federais”.

 

Legenda de 150 mil votos

A afirmação de Nilson é porque o PPS tem sete candidatos a Câmara dos Deputados, entre eles o médico Ricardo Hagemberg (com o apoio da ala histórica), Marcos Andrade (Tobias Barreto), Zé do Sertão (Poço Redondo), Vera (Propriá), Piranha (Itabaianha),entre outros.Na verdade a coligação deve eleger um deputado federal (Mendonça Prado) e vai depender da sobra para fazer o segundo. São necessários cerca de 150 mil votos para eleger o primeiro deputado.

 

Inaugurações em Lagarto

Hoje, 02, é o último dia do prazo eleitoral para que os governadores que são candidatos à reeleição participem de inaugurações. O governador Marcelo Déda vai inaugurar a tarde, em Lagarto as seguintes obras: o sistema de abastecimento de água do povoado Mariquita, a  Infraestrutura e abastecimento de água, atendido pelo Programa “Casa Nova, Vida Nova”, no: Assentamento Irmã Dorothy,  Inauguração da Infraestrutura do Conj. Habitacional “Josa Patrício”, no povoado Brasília e o Hospital Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro,além de assinar vários atos.

 

Parque aberto

E a direção da Emdagro atendeu a solicitação do governador Marcelo Déda e a partir de hoje, 02, vai abrir o Parque da Cidade às 6h, para que as pessoas possam realizar suas caminhadas e o tradicional Cooper. A reivindicação partiu do repórter fotográfico e atleta César de Oliveira.

 

Justiça eleitoral de olho

E a Justiça eleitoral gravou todas as entrevistas concedidas aos telejornais e aos programas de rádio sobre as definições nas convenções partidárias. Tem também todo material publicado na imprensa. Vai comparar com as decisões entregues nos cartórios eleitorais. Se algum partido mudar de última hora pode ter sérios problemas e as candidaturas impugnadas.

 

 

STF ainda irá julgar cassação de Jerônimo Reis

A decisão do ministro-relator Dias Toffoli referente a uma reclamação impetrada pela assessoria jurídica do deputado federal Jerônimo Reis (DEM) não modifica em nada o andamento do processo envolvendo o parlamentar. Na verdade, de acordo com o advogado Gilberto Vieira, o ministro apenas não concedeu uma liminar que havia sido solicitada pela defesa de Jerônimo, com o objetivo de paralisar o processo. Em sua decisão, Toffoli também pediu informações ao juiz de Lagarto sobre a ação que culminou na cassação do seu mandato.

 

Suspensão do processo indeferida

“É inverídico afirmar que o ministro julgou favorável à cassação de Jerônimo Reis. Ele somente não deferiu a suspensão do processo, processo esse que tem por base outras decisões idênticas do STF, de que somente o próprio Supremo é que tem poder de cassar mandatos de deputados federais e senadores. Inclusive, há uma situação idêntica envolvendo o deputado Raul Jungmann”, explicou Vieira.

 

Só o STF pode cassar mandato

Segundo o advogado, outros recursos também estão sendo ajuizados para resolver o imbróglio gerado, uma vez que não houve recurso impetrado da decisão do juiz de Lagarto. “Na verdade, juiz não pode cassar mandato de deputado federal, mas somente o Supremo Tribunal Federal. Neste caso específico de Jerônimo Reis, a discussão ficou complicada porque não houve recurso em Lagarto ainda. Mas estamos tentando reorganizar isso para que a questão seja definitivamente resolvida”, informa Gilberto Vieira. Com o início do recesso do Judiciário, uma decisão sobre o recurso só deve ser conhecida a partir de agosto.

 

 

Studium Dancas retoma aulas

Após uma pequena pausa no período junino, o Studium Danças retomou suas aulas desde o dia primeiro e Lú Spinelli informa que o segundo semestre vem trazendo excelentes novidades. “Apesar de sermos escola de dança pioneira em Sergipe, não cansamos de inovar”, enfatizou Lú. Ela informa ainda que as matrículas para os diversos cursos encontram-se abertas e que já vai iniciar as etapas preparativas para o festival que faz anualmente há 39 anos.

 

Doutor em dança

Lú Spinelli conta que durante os festejos juninos recebeu a visita de Eusébio Lobo da Silva, professor doutor em dança pela Unicamp. A visita serviu não apenas para rever o amigo, mas também para traçarem metas e planos para novos projetos a serem desenvolvidos em conjunto . “No próximo ano faremos 40 anos de serviços prestados a dança em nosso Estado. No aniversário do Studium Danças teremos a presença de grandes nomes da dança nacional e internacional para celebrar a data e contribuir com a disseminação de conhecimentos de dança para os amantes desta arte em Sergipe”, finalizou Lú Spinelli.

 

Comitiva lança Feira do Empreendedor em São Paulo 

Empresários e jornalistas de São Paulo estão tendo acesso essa semana a informações importantes sobre a Feira do Empreendedor 2010, que acontece em Aracaju de 4 a 7 de agosto no Centro de Convenções de Sergipe. Isso está sendo possível graças a uma missão técnica formada por quarto colaboradores do Sebrae que está divulgando o evento.

 

Atração de investimentos

Mais de cinquenta empresas do ramo industrial foram convidadas a conhecer a Feira do Empreendedor. O objetivo é atrair empreendimentos desse setor para o evento, gerando oportunidades reais de novas parcerias comerciais com os empresários sergipanos. A equipe do Sebrae que está em São Paulo conta com o apoio do superintendente Emanoel Sobral, que fez questão de participar dessa ação de prospecção de mercado. O coordenador adjunto da Feira, Paulo Afonso, o gerente de comunicação do Sebrae,  Luiz Fialho, e a representante da Plataforma da Indústria,  Ana Franco, também estão presentes na missão.

 

Visitas proveitosas

“Nossa proposta é atrair empreendedores do ramo industrial para a Feira do Empreendedor, tornando o evento ainda mais oportuno para os sergipanos que querem entrar no mundo dos negócios e para aqueles que já são empresários e querem diversificar os investimentos. Essa é a quarta vez que estamos fazendo esse tipo de ação. Nas outras três edições do evento, antes da realização da Feira fomos a São Paulo e as visitas foram bastante proveitosas. Acreditamos que dessa vez os resultados serão ainda melhores”, explica Emanoel Sobral.    

 

Digitalização elimina burocracia

A consulta dos procedimentos realizados na Junta Comercial de Sergipe (Jucese) já pode ser realizada por meio eletrônico e através de senhas pessoais. O serviço está disponível graças ao Sistema de Digitalização de Processos elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e implantado pelo Governo de Sergipe dentro do processo de modernização previsto para o órgão, e que vem sendo realizado com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), ao qual a Jucese é vinculada.

 

Sergipe se destaca pela inovação

De acordo com Lauro Vasconcelos, presidente da Junta Comercial, Sergipe foi segundo estado do país a disponibilizar o serviço, ficando atrás apenas da Bahia. Todos os documentos que chegaram ao órgão desde 2007 já foram digitalizados. Já aqueles referentes aos empreendimentos individuais foram digitalizados, em ordem decrescente, até 1987, enquanto os das firmas de sociedade limitada até 1997. Os trabalhos continuam até o escaneamento de todos os processos, que datam da abertura da Jucese no ano de 1900.

 

Inscrições para Concurso de Analista do MPE

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público para provimento de cargos do Quadro Permanente de Pessoal do Ministério Público do Estado de Sergipe, para Analista nas áreas de Biblioteconomia (01 vaga), Informática I – Gestão e Análise de Projeto de Infraestrutura (01 vaga), Informática II – Gestão de Análise de Projeto de Sistema (01 vaga) e Direito (cadastro reserva). A elaboração, aplicação e correção das provas objetivas e discursivas serão realizadas pela Fundação Carlos Chagas.As inscrições serão realizadas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas: www.concursosfcc.com.br, por meio de formulário de inscrição via internet, no horário ininterrupto de 10 horas do dia 14 de junho de 2010, até às 14horas do dia 12 de julho de 2010. O valor da inscrição é de R$ 85,00 (oitenta e cinco) reais.

 

Reivindicação de nova linha de ônibus

Sobre o e-mail da leitora Teresa Cristina, publicada ontem reivindicando uma nova itinerário para a linha 100 que parte do Terminal da Zona Sul a assessoria da SMTT informa que “essa linha tem reforço de uma outra linha – a  401. O assunto está sendo estudado pelos técnicos da SMTT. Havendo viabilidade técnica é possível. O assunto está em estudo”.

 

Transporte perigoso de manilhas

Sobre o transporte perigoso de manilhas denunciado pelo leitor Lúcio Alves a SMTT esclarece: “O Sr. Lúcio Alves denuncia que um caminhão da SMTT trafegava conduzindo manilhas em situação irregular e perigosa pelas ruas da cidade em direção ao depósito da Superintendência. Esse não é um procedimento normal e rotineiro dos que fazem esse serviço. Nos primamos pela segurança de todos no trânsito (motoristas e pedestres). O Superintendente determinou  rigorosa apuração do fato e que as providências cabíveis que o caso requer sejam tomadas imediatamente para que não se registre mais, pois temos que ser exemplo”.

 

Vaga para idosos

Já a reclamação de uma idosa que estacionar  em uma vaga especial em uma determinada clínica do bairro São José e a a vaga estava ocupada por duas motos e que solicitou providências a SMTT, através do 118 e não foi atendida a assessoria do órgão esclarece que:  “Aracaju foi a primeira cidade brasileira que abriu esse espaço de vagas especiais para idosos e portadores de necessidades especiais.Em pouco mais de um ano temos em cadastro mais de 12 mil pessoas que são beneficiadas . Mantemos fiscalização diária em todas as áreas onde estas vagas existem. A mesma pessoa denuncia que veículos ficam estacionados nas calçadas no bairro Siqueira Campos e os agentes de trânsito presentes nada fazem. Todos os dois casos já estão sendo apurados: o não atendimento ao chamado e o caso dos veículos no espaço do pedestre. Agradecemos as críticas, sugestões e denúncias. Além do número 118, o aracajuano pode também utilizar o telefone da Ouvidoria da SMTT – 3238-4646, para reclamar, denunciar ou solicitar serviços”.

 

Radares instalados pelo DER na rodovia dos Náufragos

Da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo: “A população dos povoados da capital sergipana, principalmente os condutores de veículos, estão achando muito estranha a sinalização eletrônica de controle de velocidade que está sendo implantada pelo DER na Rodovia nos Náufragos. Após a inauguração da Ponte Jornalista Joel Silveira, o fluxo de veículos aumentou bastante e o risco de ocorrência de acidentes aumentou também. O DER já iniciou a instalação de radares, entretanto os moradores da região estão apreensivos, pois nos locais de maior risco não foram colocados os equipamentos, já em áreas, aparentemente sem maiores necessidades estão sendo colocados os tais radares.O DER instalou apenas três equipamentos, sendo um no início da rodovia, entre o Tecarmo e o Parque Aruana, outro na região do Mosqueiro, e o terceiro no acesso à própria ponte. Mas, para os moradores da localidade, esses locais são totalmente desertos, não existindo a presença de pedestres.Por outro lado, associações representantes dos Povoados protocolaram expediente junto ao DER antes mesmo da inauguração da ponte, inclusive apontado os locais de maiores incidência de atropelamentos como também os locais de presença de transeuntes, como escolas, igrejas, postos de saúde e comércio.Alguns moradores estranham que os técnicos do DER, que devem ser profissionais competentes, tenham cometido um equívoco tão grande, pondo em risco vidas e a integridade física de milhares de habitantes dos povoados da chamada Zona de Expansão de Aracaju.A Direção Executiva da ADCAR – Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo se recusa a procurar novamente o DER. Para os integrantes da entidade o ofício protocolado junto ao órgão antes da inauguração da ponte é suficiente para dar ciência ao Poder Público do risco ao qual estão expostos os moradores, sobretudo as crianças. Segundo os dirigentes da ADCAR, o DER não dá a importância necessária ao assunto, mas a grande preocupação nos povoados é com a integridade física e com as vidas dos moradores”.

      

Cadê a SMTT os agentes de trânsito?

Do leitor Rafael Santos de Oliveira: “De acordo com a SMTT, está proibido estacionar no trecho da

avenida Hermes Fontes que vai da Praça da Bandeira até a Avenida Edézio Vieira de Melo, popularmente conhecida como Explosão, das 6h da manhã às 20h, mas parece que esse cidadão (foto em anexo) não respeita a lei… será que o cidadão também se enquadra no Art. 181 do Código Nacional de Trânsito que pune quem estaciona afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinquenta centímetros a um metro? A foto foi tirada no dia 30 de junho, às 14 horas. Apesar dos pesares, as leis existem e vamos respeitá-las!”

 

Forró da Orla da Atalaia

Comentário de Alexandre: “Venho expressar minha indignação com o tratamento que é dado, ao Forró da Orla de Atalaia, pelo Governo de Sergipe e pela prefeitura de Aracaju.Este cartão postal do nosso autentico forró esta a cada ano que passa sendo mais desqualificado pelo pessoal que prepara a programação daquele espaço!!Vou lhe relatar alguns fatos:O nosso forró da Orla, digo isso porque ele não pertence nem a João, nem a Deda, nem a Edivaldo aquele forró é do povo de sergipe e é o espaço preferido dos turistas que visitam nossa capital, pois lá não existe histórico de roubos tentativa de assassinato ou arrombamento de carros como acorre no tão festejado espaço do Forró Caju(Menina dos Olhos do Governo e da prefeitura), durante os festejos juninos, visto que no dia 29 de junho dia de São Pedro com a Orla fervilhando de Turistas com suas maquinas fotográficas e filmadoras a procura de registrar nossa cultura popular fomos surpreendidos ao encontrar aquele  espaço sem qualquer atração. Ai vai um recado aos competentes administradores já citados de que não queremos grandes Atrações nacionais queremos apenas respeito aos turistas e frequentadores daquele espaço, e que o mesmo faça parte da programação oficial dos festejos juninos de Sergipe, pois não se ouviu falar da programação do forró da orla em qualquer propaganda oficial do governo seja em tv ou radio!! Aquele é o verdadeiro espaço do forró da família sergipana!!!!!”

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A gente não faz amigos, reconhece-os”. Vinícius de Moraes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais