Navalha paira na cabeça de João como réu

0

Deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março de 2007, a Operação Navalha prendeu 47 pessoas, entre elas diversos políticos e empresários em vários Estados, inclusive em Sergipe, envolvidos numa investigação sobre corrupção em obras públicas.

No final da semana passada uma decisão do STJ, através da ministra Eliana Calmon, relatora do processo, voltou a colocar na ordem do dia a Operação Navalha. A ministra remeteu ao MPF de Sergipe, cópia integral dos autos e pediu, entre outras coisas, que o órgão, apure em Sergipe, processos licitatórios que ainda não estejam incluídos no processo do próprio STJ. Isso significa novos desdobramentos para um processo que caminha lento, mas com determinação por parte de algumas autoridades. E os procuradores em Sergipe, como todos conhecem, não fugiram à luta e a busca da verdade.

Um detalhe que a imprensa de Sergipe não explorou muito foi a decisão da ministra em pedir que o MPF, através do procurador Paulo Guedes Fontes instaure inquérito policial para apurar tudo, inclusive dados de uma auditoria da CGU nas obras de duplicação da adutora do São Francisco, onde o órgão apontou irregularidades no processo firmado entre a Deso e a construtora Guatama e considerou indevida a dispensa de licitação feita através de um aditivo em 2005, já no governo João Alves o que pode configurar conforme o STJ em “crime previsto no art. 89 da Lei de Licitações. O prejuízo ao erário resultante do contrato 110/2001, segundo análise da CGU, pode ultrapassar os R$ 200 milhões”.

E o principal da decisão da ministra (processo APn 536/UF:BA Registro: 2006/0258867-9- MPF) ao decidir uma questão de ordem que determinou o desmembramento da ação penal, procedeu a autuação dos seguintes envolvidos: “Zuleido Brito Veras, Maria de Fátima César Pereira, Florêncio Brito Vieira, Gil Jacó C. Santos, Humberto Rios de Oliveira, Ricardo Magalhães da Silva, Flávio Conceição, João Alves Neto, Ivan Paixão, João Alves Filho, Max Andrade, Gilmar de Melo Mendes, Victor Mandarino, Roberto Leire, Kleber Curvelo Fontes, Sérgio Duarte Leite e Renato Conde Garcia como réus”.

Num período eleitoral, onde o ex-governador João Alves começa a mostrar que pretende ter como mote do seu discurso os supostos desmandos do governo Déda, os desdobramentos da Operação Navalha deixa o candidato do DEM em situação delicada. Afinal, a Navalha ainda paira sobre sua cabeça, agora como réu, e pode ser uma arma letal no ano eleitoral.

Candidatura de Rogério Carvalho com impugnação

Quem abriu o site do TRE de Sergipe ontem, 12, teve uma surpresa entre as candidaturas com impugnação: a do deputado estadual Rogério Carvalho, um dos principais candidatos da situação a Câmara dos Deputados. Vários outros candidatos estão aguardando julgamento. No caso de Rogério a impugnação foi pedida pela coligação “Governador de Verdade”, que tem a frente o ex-governador João Alves Filho. No site não diz o motivo do pedido. A relatora do processo é a juíza Denise Maria de Barros Figueiredo.

 

Renato Brandão também impugnado

O TRE tem pedido de impugnação diversas candidaturas em Sergipe. Para deputado estadual: o ex-prefeito de Propriá, Renato Brandão (PMDB); o vereador de Lagarto, Gustinho Ribeiro (PV), a ex-prefeita de Canindé, Rosa Maria (DEM) e Rubens Exator (PTdoB). Todos pelo Ministério Público Eleitoral, com base na lei “ficha suja”.Outras ainda aguardam julgamento.

 

Santo Amaro: prefeito afastado I

A população de Santo Amaro amanheceu ontem, 12, em festa. Tudo porque depois de um longo tempo de denúncias na Justiça, o prefeito, Ivaldo Costa foi afastado do cargo pela Justiça Eleitoral.O Presidente da Câmara,  vereador Mama, deve assumir interinamente por uns 20 ou 40 dias quando deve acontecer nova eleição.

 

Santo Amaro: prefeito afastado II

A Justiça, como diz o ditado, tarda mas não falha. A população tinha até achado que esta máxima não valia mais, pelo menos para Santo Amaro das Brotas. O povo está festejando a conquista.

 

TRE/SE confirma eleição de Riachão para o dia 18

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) decidiu, no início da noite de ontem, pela manutenção da eleição suplementar do município do Riachão do Dantas, para o próximo domingo (18). Semana passada, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Marcelo Ribeiro, havia suspendido, em caráter de liminar, o pleito, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo PDT e pelo PSL.

 

Apoio dos prefeitos, sem vereadores

O senador Almeida Lima vem comemorando a adesão de alguns prefeitos a sua candidatura a deputado federal como Ivan Leite (Estância) e Luciano Bispo (Itabaiana), mas está enfrentando um problema: os vereadores destes municípios ligados aos prefeitos não querem nem pensar em apoiá-lo para deputado federal por conta da PEC apresentada por ele para extinguir quase a metade dos vereadores em todo país e os cargos de vice-prefeitos. É muita dor de cabeça.

 

Ser ou não ser I

Ontem, 12, o blog foi informado que o governador Marcelo Déda está incomodado com alguns prefeitos que estão, diga-se assim, propícios a degustarem o cardápio eleitoral da traíra com muitas espinhas. A ordem é que os prefeitos ainda indecisos, sejam convidados a buscarem outro caminho.

 

Ser ou não ser II

O prefeito de São Cristovão, Alex Rocha, do PDT, embora tenha anunciado o apoio à reeleição do governador tem vários assessores apoiando o ex-governador João Alves. É um raciocínio lógico: o auxiliar não tem que seguir a orientação do chefe? Outro problema é em Socorro, onde alguns secretários, como Elma Paixão e o filho, fazem campanha para João Alves Filho.

 

Inauguração comitê

Nesta terça-feira, dia 13 de julho, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Estado, Marcelo Déda, inaugura a sede do comitê da coligação ‘Para Sergipe Continuar Seguindo em Frente’, onde será centralizada a estrutura da campanha. O evento acontece às 19 horas, na Avenida Barão de Maruim, esquina com a Rua Lagarto, região central da capital, onde é esperada a participação de milhares de militantes de todos os municípios sergipanos.

 

Machado rebate críticas

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) disse ontem que uma pesquisa interna aponta para consolidação do seu nome na disputa para o Senado e que não há rejeição a sua candidatura. Machado considerou leviano o comentário do deputado Jackson Barreto (PMDB) de que sua candidatura ao Senado seria uma saída honrosa para uma “derrota anunciada” na Câmara.

 

Começa a incomodar

Machado ainda disse que “acho que o meu nome para o Senado começa a incomodar os adversários. Faço minhas as palavra de nosso futuro presidente José Serra (PSDB): quanto mais eles falarem mentiras ao nosso respeito, mais verdades falaremos a respeito deles. Não vamos perder tempo com conversa fiada. vamos ao trabalho”, concluiu.

 

Votação em Aracaju I

Aconteceu na tarde de ontem, 12, o lançamento da dobradinha das candidaturas de Tânia Soares (PCdoB) para deputada estadual e Valadares Filho (PSB), deputado federal em Aracaju. Na ocasião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), afirmou que “a partir de hoje vamos trabalhar para Tânia e Valadares Filho serem os mais bem votados de Aracaju”.

 

Votação em Aracaju II

Tânia Soares enfatizou a junção das duas campanhas. “Agora as duas campanhas vão ficar juntas. Sempre é bom lançar uma candidatura casada. E agora em Aracaju, toda a nossa força, a nossa militância, será em prol da minha candidatura e a de Valadares Filho. As nossas idéias são muito comuns e a gente  acaba potencializando”, entende.Para Valadares Filho, a união “fortalece as duas candidaturas e fortalece os partidos”. 

Veículo há quatro dias no Extra

Desde a sexta-feira dia 09/07 até ontem, 12/07 ou seja, há quatro dias que o veículo Gol da Polícia

Carro da PM em estacionamento do Extra há quatro dias (click na foto para ampliar).
Militar, na foto ao lado, continua no estacionamento do Extra, conforme fotos. Sem placa policial nem número para identificação esse veículo plotado com 190 e a palavra reserva encontra-se nesse mesmo lugar, acreditamos que esteja fazendo a proteção do supermercado ou do condomínio em frente aonde  mora diversos policiais. Eita que coisa boa um estado com fartura de viaturas policiais. Contra fotos não existe argumento.

 

Reclamações atraso sub-locados

Algumas pessoas que têm veículos sub-locados a empresa Itapê voltam a reclamar do atraso de 3 meses, principalmente nos municípios de Glória, Lagarto, Propriá e Itabaiana. Ontem, 12, o blog, tentou um contato com alguém da empresa, mas não conseguiu. Além das pessoas que trabalham sub-locados para a Deso, nos municípios já citados existem também alguns que fazem o serviço para a SEED.

 

Petronor será realizado em Aracaju

A RedePetro Brasil realizará nos dias 15 e 16 deste mês em Aracaju a edição 2010 de Petronor que é dedicada a inovação tecnológica no setor de petróleo. O evento cobre toda a cadeia produtiva através de um seminário, exposições e encontros empresariais com foco no setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste do país. O objetivo é divulgar os produtos (bens e serviços) e processos inovadores criados e implantados pelas empresas das redes petro. O Petronor tem como tema: “Criar, Inovar e Crescer – O Desafio do Presente”. As inscrições para o PETRONOR são gratuitas e efetuadas diretamente no site da Rede Petro Brasil: www.redepetrobrasil.org.br. No dia 17, após o Petronor, será realizado o Encontro das  17  Redes Petro existentes no Brasil,  com o objetivo de consolidar a Rede Petro Brasil.

 

Serviços ativados no Hospital Cirurgia

Ainda este mês, pacientes oncológicos de Sergipe terão à disposição mais um serviço de radioterapia e os usuários de crack e outras drogas vão dispor de um setor especializado para assistência hospitalar. Os dois novos serviços estão sendo implantados no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, resultado da parceria entre a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC) e o Governo do Estado. Na implantação do serviço radioterápico, o Estado investiu recursos da ordem de R$ 800 mil, aplicados na reforma predial, na correção do acelerador linear (aparelho usado nas sessões radioterápicas) e softwares utilizados no equipamento. Com a reativação do serviço, o Cirurgia  terá capacidade para atender até 100 pacientes novos por mês.

Sergipe receberá caravana ambiental

A Petrobras apresenta amanhã, 14, em Aracaju, as ações estratégicas do Programa Petrobras Ambiental, que inclui patrocínio a projetos, fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações para o desenvolvimento sustentável. O objetivo da caravana, que funciona como uma oficina presencial e gratuita, é prestar esclarecimentos, para representantes de instituições do Terceiro Setor, sobre o roteiro de elaboração de projetos ambientais adotados pela Petrobras.

 

ABRH-SE informa: encontro de consultores “SEALBA” cancelado

A Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Sergipe (ABRH-SE) informa que o 1º Encontro de Consultores Organizacionais de Sergipe, Alagoas e Bahia (1º SEALBA) foi cancelado.O evento, que aconteceria nos dias 16 e 17 de julho em Aracaju, teve quase todos os seus palestrantes impossibilitados de chegar à capital sergipana em tempo hábil, por conta de cancelamento de evento em que participariam no dia anterior em Recife, PE. A ABRH-SE pede desculpas aos participantes inscritos e a todos os seus associados, e informa que o valor investido nas inscrições será devolvido integralmente. A entidade informará a todos sobre a realização de novos eventos para o segmento. Mais informações pelo telefone (79) 3211-7010/(79) 3211-7010 ou pelo e-mail abrhse@abrhse.com.br

DO LEITOR

Orla Pôr do Sol e o Ministério Público Estadual

Do leitor Francisco: “Por diversas vezes vimos o sofrimento dos donos de bares na região da Aruana deixar seus estabelecimentos sem indenização nenhuma, para que os mesmos fossem derrubados e na promessa de serem construídos os novos. Bom o MP Federal depois informa que estes novos bares serão distribuídos através de licitação. Até aí tudo bem agora qual a diferença em relação a Orla Pôr do Sol no Mosqueiro? Na  verdade os donos por lá foram indenizados e estão com seus empreendimentos construídos pela Prefeitura (e está muito bonito o local) e logo irão tomar posse. O Ministério Público Estadual entende diferente do Federal ou existe outra Lei para exploração de espaços públicos? Alguém precisa responder isso”.

 

Campanha e comitê eleitoral: A festa da democracia

Do leitor Elcio Conceição de Santana: “Poucas pessoas sabem quão importante e gratificante para um militante é o período eleitoral e a convivência no comitê de campanha. De início, a escolha da sede, que tenha fácil acesso para militantes dos partidos coligados, estudantes e simpatizantes e adequadas instalações. Com o comitê estruturado, começa, de fato, a campanha eleitoral e no caso do nosso partido, o PT, a convocação dos militantes para mais uma disputa eleitoral. É um momento de muita ansiedade para todos os militantes, porque todos querem ser convocados para contribuir na disputa. Com a convocação, vem a apresentação, oportunidade em que as várias etnias políticas passarão a respirar e dividir os mesmos objetivos, as mesmas emoções. Todos se tornam “um”. Todos sabem suas tarefas e as fazem com muita dedicação, união e espírito de solidariedade. Todos são importantes e protagonistas na caminhada: as companheiras e companheiros das bandeiras, que embelezam a cidade numa explosão multicor; as companheiras que deixam as dependências do comitê organizadas para receber a todos; os seguranças; os motoristas; as telefonistas; a recepção do comitê, que recebe por dia centenas de pessoas, com o mesmo sorriso e compromisso de fazer sempre o melhor; o CPD, que cuida da parte de fiscalização, inscrição de delegados, fiscais e apuração. Realmente, é fantástica essa engrenagem movida por sonho e cidadania. Os comícios, as carreatas, as passeatas, as distribuições de santinhos, o processo de convencimento de cada militante para que a nossa coligação (majoritária e proporcional) possa sair vitoriosa. As saudáveis discussões nos bairros e nos bares na busca pelo voto, na divulgação dos seus candidatos. Ou seja, adrenalina pura. Quem já não visitou a lojinha da campanha, que é a responsável por mudar o modo de se vestir de milhares e milhares de militantes. No dia da eleição, milhares de militantes nas ruas prontos para que o processo transcorra limpo e transparente, a festa da democracia. Depois, encerradas e lacradas as urnas, vem a concentração na sede da coligação, onde o que conseguimos ver dos militantes é a feição do suor cívico, semblantes meio extenuados, mas confiantes nos resultados que virão das urnas. Com a apuração em curso e as constantes informações em rádio e telões, sofrimento e estresse com os constantes e naturais “sobe e desce” de candidatos, tanto majoritários como proporcionais. Por fim, a explosão de alegria de todos os militantes e pessoas envolvidas no processo eleitoral; o grito reservado no dia a dia da campanha abre passagem para a explosão da vitória, onde todos os esforços, cansaços e estresses dão lugar aos abraços; lágrimas incontidas e o sentimento de etapa vencida. Tem sido assim nas últimas eleições. E essa que está começando não será diferente. Avante, companheirada de campanha; avante, companheirada do Comitê!”

 

Sujeira em ponto de ônibus dos Jardins

Da leitora Maria Severo:É um absurdo a sujeira no ponto de ônibus em frente ao Shopping Jardins. Sugiro que a PMA coloque lixeiras no local e a população que utiliza aquele espaço público colabore, não jogando lixo na via pública. Nos finais de semana e feriados a situação é mais grave, talvez por conta do maior número de pessoas indo ao Shopping e, consequentemente, utilizando-se do transporte coletivo, além do serviço de limpeza não ser feito nestes dias”,

 

Repúdio a promoção da TV Atalaia

Do leitor Railson Simões: “Venho através do seu espaço expor meu repúdio e decepção pela falsa promoção realizada pela TV Atalaia. Esta emissora realizou através do seu portal na internet e através de propaganda vinculada nos intervalos e programas a divulgação de uma promoção chamada QUIZ DA TV ATALAIA, em que as pessoas ligando para o número 8801-1818 e cadastrando um número fixo, habilitavam-se para responder as perguntas de conhecimento geral e a concorrer a prêmios, sendo que cada pergunta respondida corretamente, correspondia a dez pontos e quem alcançasse as maiores pontuações, receberia por ordem um notebook (1º lugar), um PS2 (2º lugar) e um aparelho de DVD (3º lugar), além de que os dez primeiros ganhariam a oportunidade de conhecer os bastidores da emissora. Ao final da promoção que se encerraria no dia 26 de junho, o resultado final seria divulgado no programa TOLERÂNCIA ZERO. Porém, inexplicavelmente antes do término da data da promoção, as pessoas já não conseguiam realizar mais as ligações para o quiz e nem a emissora e tão pouco o portal da TV Atalaia, divulgaram qualquer nota de esclarecimento, retirando a divulgação da promoção. Diante dos fatos, encaminhei dois e-mails para esta emissora através do site www.atalaiaagora.com.br, dos quais até a presente data não recebi resposta alguma.É uma falta de respeito com todos aqueles que despreenderam tempo e recursos para participarem desta promoção acreditando que poderiam ganhar os prêmios divulgados pela emissora! Solicito seu apoio para que divulgue este informativo para sua “duzia” de leitores a fim de que todos tomem conhecimento deste fato e se possível também, caro jornalista, orientem as pessoas que se sentirem lesadas para tomarem as medidas que sejam possíveis neste caso. Eu aconselho àqueles que se sentirem lesados pela promoção falsa que solicitem da prestadora de serviço telefônico uma conta detalhada do período da promoção que conste as ligações realizadas para o número 8801-1818 e encaminhem para o PROCON, solicitando ressarcimento pelas ligações e possíveis danos morais.Espero que também com a divulgação e seu apoio, outros órgãos como o Ministério Público e PROCON tomem conhecimento e providências, buscando apurar os fatos aqui por mim mencionados, para que se apure se este fato foi isolado ou se já é prática desta emissora”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/blogclaudionun

Frase do Dia

“Eu acredito na amizade, e a exerço”. Jorge Amado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários