Ninguém é de ninguém

Terminada as eleições, as principais lideranças sergipanas passaram a se ocupar com o número de prefeitos eleitos por cada partido, um cálculo que remete a discussão para a disputa, ainda distante, de 2010. O Governo anuncia que elegeu mais de 50 aliados e a oposição argumenta que, no frigir dos ovos, ficou com o número de prefeituras que tinha antes dos votos serem computados. Essa disputa numérica acontece em todas as eleições e não passa de discurso para fortalecer quem o faz, pois, na verdade, prefeito nunca teve dono e nem sempre vota na liderança que o apoiou. Quem garante que o prefeito eleito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), vai apoiar a reeleição do governador Marcelo Déda (PT)? Quem disse que Luciano Bispo (PMDB) já decidiu votar em Jackson Barreto (PMDB) para o Senado?  É claro que a grande maioria dos prefeitos eleitos vai querer compor com o governo, pois sem ele fica difícil administrar, mas isso não significa apoio político para 2010. Até lá, muita água passa debaixo da ponte e muita gente pode morrer afogada.

 

O PMDB por um voto

 

Não duvidem: vai ser muito difícil o senador Almeida Lima continuar no comando do PMDB de Aracaju. Depois de ter amargado a terceira colocação nas eleições da capital e não conseguir eleger um único prefeito no interior, dificilmente Lima resistirá à pressão que o primo e deputado federal Jackson Barreto fará para retomar a direção do partido em Aracaju. Além do mais, Jackson tem direito a voto na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, que deverá ser disputada pelo presidente do PMDB, Michel Temer.

 

Novo endereço

O Serviço de Atendimento Estudantil (SAE) terá novo endereço a partir desta segunda-feira (13). Os estudantes que utilizam os serviços oferecidos pelo SAE deverão se dirigir até a sede do Setransp. A mudança visa oferecer mais comodidade aos usuários do cartão Mais Aracaju Escolar, pois a partir de amanhã todos os serviços relacionados ao cartão estarão disponíveis em um só lugar. No novo endereço, além de resgatar a 1ª via do cartão, o estudante poderá efetuar a compra de créditos eletrônicos e fazer o recadastramento do cartão.

 

Sergipe no Fantástico

 

O programa Fantástico, da rede Globo, exibiu ontem (12) uma ampla reportagem sobre as condições do Hospital de Urgência de Sergipe, o João Alves Filho. Feita há 30 dias, a matéria mostra pacientes em macas por falta de leitos e registra o desespero dos parentes. Para concluir a reportagem, a equipe da Globo retornou sexta-feira passada ao hospital e, segundo o programa, tudo continua como há um mês. Entrevistado, o secretário da Saúde, Rogério Carvalho, informou que o governo está investindo R$ 100 milhões para melhorar o atendimento prestado pela rede pública, devendo concluir já em 2009 a construção e reforma de 18 hospitais.

 

Alimentos caros

O consumidor continua pagando caro pelos alimentos quando vai à feira ou ao supermercado, já que, mesmo com a desaceleração da inflação brasileira em setembro, as despesas continuam acumulando alta no ano. A informação é do Jornal Valor Econômico, com base em levantamento do IBGE. Para o consumidor, segundo a pesquisa, não é verdade que os alimentos estão mais baratos, pois no ano a inflação nesta categoria de despesas está em 10%. Em setembro, o IPCA subiu 0,26%, um queda de 0,02 ponto percentual em relação a agosto.

Festa adiada

 

O Cerimonial da Assembléia Legislativa de Sergipe informou que o cancelamento da solenidade de entrega do Título de Cidadão Sergipano ao senhor Edmilson José Santos Araújo. Marcado inicialmente para as 17 horas desta segunda-feira (13), o evento foi adiado por solicitação do homenageado. Outra data para a entrega da homenagem será marcada oportunamente.

 

Apreensão na viagem

 

A Missão Empresarial de Sergipe que viajou ontem (12) para a China está apreensiva com a desarrumação da economia mundial. Segundo o coordenador da viagem, empresário Walker Carvalho, quem estava pensando em comprar muito na Feira Internacional de Cantão mudou de idéia por conta da valorização do dólar frente a outras moedas como o real. “Está todo mundo apreensivo e aguardando os próximos acontecimentos. A crise econômica assustou a todos nós”, diz. A missão é composta por 19 empresários de setores variados como comércio, ferragem, eletrodoméstico e informática.


Crescimento baixo

As consultas ao SCPC, que apontam as intenções de compras a prazo, aumentaram 3,7% na semana que antecedeu o Dia das Crianças, em comparação com igual período de 2007. Segundo a classe empresarial, na média, as vendas cresceram 0,7% nesse período, o que significa uma tendência de estabilização em relação ao ano anterior. É preciso levar em conta que no fim de semana passado ocorreram as eleições e o sábado ficou prejudicado, pois muitas pessoas viajaram para o interior.

Abra o olho

Os consumidores que se sentiram lesados na compra de algum produto para o Dia da Criança, comemorado ontem (12), devem procurar a loja ou o próprio fabricante para fazer a reclamação. Segundo o Procon, o consumidor tem prazo de 90 dias para pedir que o fabricante ou a loja averigúe o problema. Se a questão não for resolvida no prazo estabelecido pela lei, a pessoa prejudicada pode pedir que a compra seja desfeita e o dinheiro de volta, ou trocar o produto por outro.

 

Sílvio retorna

 

O vice-prefeito eleito de Aracaju, Sílvio Santos (PT), vai reassumir hoje (12) a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Ele havia se afastado do cargo visando disputar as eleições como parceiro de chapa do prefeito reeleito Edvaldo Nogueira (PC do B). Durante o afastamento de Sílvio Santos, a Emsurb foi presidida pelo contabilista Fábio Silva.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais