Ninho de lagartixas

0

Diferente do saudoso Marcelo Déda (PT), incomodado pela oposição até quase a hora da morte, o governador Jackson Barreto (PMDB) surfa em águas calmas quando recorre a Assembléia para aprovar quaisquer projetos. Majoritariamente governista e acabrunhado com o escândalo das verbas de subvenção, o Legislativo sergipano tem sido submisso ao extremo. A maioria dos deputados apenas balança a cabeça em sinal de aprovação aos desejos do Executivo, mesmo sem entender direito em que está votando. Sabendo que o Parlamento se transformou num ninho de macambúzias lagartixas, o experiente Jackson deixa para a última hora o envio de projetos para análise dos deputados. Foi o que aconteceu ontem, quando a Assembleia aprovou, a toque de caixa e repique de sino, um extenso e complexo Plano Estadual de Educação. Nem a encabulada oposição fez barulho em torno da matéria, provavelmente para não incomodar o governador.

Bate asas

E o vice-presidente do PSDB, João Fontes, vai bater asas do ninho tucano. Segundo o jornalista Diógenes Brayner, o moço não teria encontrado razão para estar filiado ao partido, comandado em Sergipe pelo senador Eduardo Amorim (PSC). Na coluna Plenário, Brayner escreve que João Fontes informou ter trocado a plumagem de tucano pela de mergulhão, aquele pássaro que imerge fundo em busca de apetitosos peixinhos.

O rei vem aí

E o cantor Roberto Carlos fará show em Aracaju. Contratado por Augustu’s Produções, o Rei se apresentará no dia 17 de outubro, em palco a ser montado no Batistão. O aluguel do estádio já foi acertado com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Fabiano Oliveira, inclusive, se comprometeu em proteger o gramado e remover todos os equipamentos em até 24 horas após a apresentação de Roberto Carlos. Taí um show imperdível!

Grana presa

O Tribunal de Contas do Estado estuda a hipótese de bloquear as contas da Prefeitura de Aracaju para garantir o pagamento dos serviços prestados pela Torre. Responsável pela coleta de lixo da capital, a empresa tem para receber algo em torno de R$ 28 milhões. O conselheiro Clóvis Barbosa disse ao Jornal da Cidade que “o recolhimento do lixo é um serviço essencial. Não podemos permitir que o município continue com esse saldo negativo”. Tá certíssimo!

Bem na fita

O deputado federal Laércio Oliveira (SDD/SE) está entre os 100 parlamentares mais influentes em 2015. A seleção foi feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que acaba de divulgar a 22ª edição da série “Os Cabeças do Congresso Nacional”. O trabalho seleciona os deputados federais e senadores
que conseguem se diferenciar dos demais legisladores.

Bola da vez

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) está sendo disputado por políticos sergipanos. Pelo que se comenta por aí, o ex-deputado federal Bosco Costa deve perder o comando da legenda a qualquer momento. Estão de olho no PROS o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) e o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB). O ainda tucano também estuda o convite para se filiar ao Partido Solidariedade.

Novo reajuste

O gás de cozinha está 15% mais caro desde a zero hora de hoje. Segundo a Petrobras, o reajuste atinge os botijões de até 13 quilos. Este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002.

Reforço policial

Conforme portaria publicada ontem no Diário Oficial da União, os 75 homens da Força Nacional permanecerão em Sergipe por 30 dias, podem este prazo ser estendido. Desde a semana passada, eles estão fazendo o policiamento ostensivo nas proximidades da Penitenciária de Nossa Senhora da Glória, de onde fugiram 12 perigosos detentos, há cerca de 20 dias.

Abre mão

O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo Souza, não vai disputar a reeleição. Segundo ele, apesar de a direção da CBF desejar sua continuidade no cargo, preferiu apoiar a candidatura de Milton Dantas à presidência da FSF. “Tenho uma perfeita relação de cordialidade com Miltinho, a quem pretendo entregar o comando da Federação”, explica Carivaldo.

De volta

Após 15 dias em São Paulo, o governador Jackson Barreto (PMDB) retorna amanhã a Sergipe. Ele se licenciou para uma cirurgia no tendão do pé esquerdo, que o incomodava há muito tempo. Desde que deixou o Hospital Albert Einstein, JB segue em repouso absoluto. Mesmo voltando para Aracaju, continuará descansando por mais uns 20 dias. Enquanto isso, o governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSB), descasca abacaxis, enquanto resolve pepinos.

Recorte de jornal

Publicado na Folha de Sergipe em 5 de janeiro de 1908.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais