Ninho em polvorosa

0

Ninho em polvorosa

A exigência da executiva nacional do PSDB para que o partido em Sergipe caia nos braços do DEM pode provocar a maior revoada já vista no ninho tucano. Ontem, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse a Albano Franco e a Adierson Monteiro que não aceita o apoio da legenda à administração do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), e advertiu que se a aliança não for rompida manterá a intervenção. Também exigiu o apoio incondicional ao DEM nas eleições do próximo ano. Com seu jeito contemporizador, Albano Franco até pode aceitar as exigências para não perder o comando do partido no Estado, porém muitos dos seus aliados já anunciam que se as ameaças de Sérgio Guerra forem cumpridas baterão asas para outras agremiações partidárias. Pelo visto, do PSDB só vai sobrar o ninho cheio de penas.

Sergipe fora

Segundo publicou, ontem à noite, o jornalista Lauro Jardim, na coluna Radar on-line da Veja.com, a presidente Dilma Rousseff (PT) já escolheu os três novos ministros do STJ da cota da OAB. São eles: Antonio Carlos Ferreira, advogado de carreira da Caixa; Ricardo Cueva, ex-conselheiro do Cade; Sebastião Alves Junior, ex-advogado da Eletronorte e consultor jurídico do Ministério da Integração Nacional. O advogado sergipano Carlos Alberto Menezes consta entre os candidatos às três vagas do STJ. Em se confirmando a informação da Veja, a coluna vai querer receber as mariolas que apostou como Sergipe ficaria de fora da escolha.

Amor e ódio

Apaixonado pela ex-mulher Cristielane Caetano, José Elídio transformou seu amor em ódio mortal. Armado com um revólver, ele raptou a jovem, deu-lhe um tiro na perna e a mantém sob a mira da arma numa casa no bairro Suissa, em Aracaju. Até agora a Polícia e os familiares do ex-casal não conseguiram convencer Elídio a se entregar. Um verdadeiro drama urbano. Lastimável!

Reparo

A coluna comeu mosca ontem no comentário “Rasteira tucana”, ao afirmar que Albano Franco (PSDB) teve 44 anos de mandatos ininterruptos. Em socorro providencial, o amigo jornalista Cláudio Nunes lembrou que o tucano ficou sem mandato de 2003 a 2006. É que Albano preferiu cumprir o segundo mandato de governador até o fim para não entregar o comando do Estado ao vice Benedito Figueiredo (PMDB).

Justa homenagem

O ex-deputado federal e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Tertuliano Azevedo foi homenageado ontem pela Assembléia Legislativa com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. Após a sessão solene, Tertuliano, que é pai da deputada estadual Susana Azevedo (PSC), lançou o livro “A Luta pela democracia – pensamento político e atuação parlamentar”. Com 293 páginas, a obra literária é prefaciada pelo ex-governador de Sergipe, Seixas Dória.

Dia de posse

Promete ser das mais concorridas a posse do vereador Fábio Mitidieri (PDT) como secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Aracaju. O evento será logo mais às 9h na sede da Prefeitura. O pedetista vai ser substituído na Câmara Municipal pelo suplente Manoel Messias (PRB). O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) criou a Secretaria para cumprir um acordo feito com Mitidieri, que apoiou a reeleição do presidente do Legislativo aracajuano, Emmanuel Nascimento (PT).

Borrachudos

O volume de cheques devolvidos no primeiro trimestre deste ano foi menor para o período nos últimos seis anos. Os dados foram divulgados ontem pela Serasa Experian. De janeiro a março último, houve 1,89% de devoluções de cheques, abaixo do 1,92% registrado no ano passado. Em 2005, em igual período, este percentual havia sido de 1,74%. Quanto ao mês de março, os cheques sem fundos imprimiram a terceira alta consecutiva no ano.

Concorrência

O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) condenou a realização de uma multifeira marcada para acontecer na orla da Atalaia durante o período de 29 deste mês até 8 de maio. “É inadmissível que uma empresa de fora do Sergipe – a ExpoBrasil – venha realizar um evento dessa natureza numa ocasião em que ocorre uma grande expectativa de vendas pelo comércio de Aracaju em função do Dia das Mães”, disse o parlamentar. As entidades representativas do comércio sergipano também protestaram contra a multifeira.

Horário especial

Por conta do feriado da sexta-feira da Paixão, os mercados e feiras livres de Aracaju vão funcionar em horários especiais. Na quinta, no sábado e no domingo, os mercados centrais e setoriais funcionam em seus horários normais. Na sexta, todos os mercados fecham, exceto o Albano Franco, que funcionará até meio-dia. Quanto às feiras livres realizadas nos bairros, algumas serão antecipadas. A do bairro Santos Dumont passou da quinta para a amanhã. Todas as feiras da sexta serão realizadas na quinta.

Do baú político

O Plano Collor, concebido em 1990 pela ex-ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello e que confiscou todo o dinheiro que estava nas contas correntes dos brasileiros, deixou quase a totalidade dos prefeitos sergipanos com as calças nas mãos. É que, para se beneficiarem da elevada inflação verificada no Governo Sarney, eles transferiam os recursos das Prefeituras para suas contas pessoais. A grana ficava por alguns dias rendendo elevados juros e só depois era retransferida para o município, naturalmente sem o gordo rendimento. Quando o Plano Collor entrou em vigor, não houve tempo para se fazer a transação bancária e como o dinheiro estava nas contas pessoais dos prefeitos tudo foi confiscado pelo Plano Collor. Sem alternativa, os prefeitos tiveram que confessar a malandragem que vinham fazendo há muito tempo. Foi preciso a intervenção de lideranças políticas nacionais para que a durona Zélia Cardoso de Melo permitisse que os recursos fossem transferidos para as Prefeituras. Pior é que nenhum dos culpados recebeu qualquer punição.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários