No escurinho do Senado

Quem são os mais de 600 beneficiados com as nomeações secretas feitas pelo Senado? Há quem aposte que nesse pacote tem filhos fora do casamento e as respectivas mães deles, estudantes no exterior, serviçais e até servidores fantasmas, estes últimos nomeados para engrossar ainda mais o gordo salário do parlamentar. Não fosse para proteger quem não pode ser nomeado à luz do dia, o Senado não teria atingido de morte o Artigo 37 da Constituição Federal, que obriga a administração pública a obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Ao criarem seu próprio escurinho para bolinar desavergonhadamente o erário, os senadores também cometeram improbidade, pois estão pagando com dinheiro público quem foi nomeado ilegalmente, já que o ato não foi tornado público conforme manda a legislação. E o pior é que o presidente José Sarney ainda pousa de vítima. Vá se catar, Marimbondo de Fogo!

Mudança radical

Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal derrubou a obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer a profissão. Para os ministros, ela estava em conflito com a Constituição. O STF já havia revogado a Lei de Imprensa, também editada no período da Ditadura Militar. As entidades de meios de comunicação elogiaram a decisão do Supremo, enquanto as dos jornalistas criticaram o fim do diploma.

Descanso merecido

Essa interessa a turma das estradas: a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que altera o Código de Trânsito para proibir o motorista de ônibus ou de caminhão de dirigir em rodovias por mais de quatro horas seguidas.  Pelo projeto, o motorista deve parar para descansar por pelo menos 30 minutos seguidos ou de forma descontínua após quatro horas dirigindo. Quem desobedecer a legislação e permanecer por mais tempo seguido na direção, sem os intervalos de descanso, cometerá uma infração gravíssima (7 pontos na carteira) e está sujeito a multa, de R$ 191,54. O valor será dobrado no caso de reincidência.

Preconceito escolar

Essa é terrível: o preconceito e a discriminação estão fortemente presentes entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras. Segundo pesquisa, as que mais sofrem com esse tipo de manifestação são as pessoas com deficiência, principalmente mental, seguidas de negros e pardos. A principal conclusão foi de que 99,3% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80% gostariam de manter algum nível de distanciamento social de portadores de necessidades especiais, homossexuais, pobres e negros. Do total, 96,5% têm preconceito em relação a pessoas com deficiência e 94,2% na questão racial. Que lástima!

Prazo maior

Os agricultores afetados pelas chuvas ganharam mais tempo para pagar as parcelas do crédito rural em atraso. O Conselho Monetário Nacional prorrogou de 1º de agosto para 15 de agosto a data de vencimento das prestações. O benefício vale tanto para os produtores familiares como para agricultores empresariais. O Conselho também definiu que operações de custeio pecuário e empréstimos para investimentos que haviam sido prorrogados por outros motivos também tivessem o vencimento transferido para 15 de agosto.

Mais falcatruas

O Senado aprovou ontem a chamada PEC Paralela dos Vereadores. A medida abre caminho para a promulgação da emenda constitucional que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo País. A proposta também cria faixas de gastos de acordo com a população de cada município. As despesas das Câmaras Municipais de localidades com até 100 mil habitantes não poderão ultrapassar 7% da receita tributária. Estamos prestes a assistir mais uma farra com o dinheiro do contribuinte, pois está claro que já existe vereador demais e elevar o tamanho das Câmaras só vai contribuir para aumentar as falcatruas.

Sertão sofrido

As fortes chuvas registradas na manhã de ontem em Porto da Folha danificaram seriamente o quadro de comando do Sistema de Bombeamento da Adutora do Alto Sertão, causando problemas no abastecimento de água em praticamente todo o semi-árido sergipano. A Deso informou que o problema deverá ser solucionado ainda hoje. Até lá, estão com o fornecimento de água comprometidos os municípios de Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Carira, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão. O sertanejo é mesmo um sofredor. Quando não chove, fica sem águas, e quando Deus manda chuva, também fica com sede.

Bird em Sergipe

Assessores do Banco Mundial (Bird) e representantes participam em Aracaju do Seminário ‘Repensar o PCPR à luz do contexto atual do planejamento participativo’. Promovido pela Pronese, o evento será realizado às 19 horas desta quinta-feira, no Hotel Radisson, localizado na Orla de Aracaju. O seminário objetiva ampliar as discussões para a implantação da segunda fase do PCPR em Sergipe.

Ato de bravura

O sargento Genivaldo da Paz Alves e o soldado Vanildo praticaram um verdadeiro ato de bravura ao prenderem ontem os assaltantes Djalmir Santos Silva e Carleon Xavier Nascimento. Os dois PM´s, lotados na Companhia Fazendária, atenderam ao pedido de socorro de uma vítima e seguiram o carro “puxado” pelos bandidos. Como estes tentaram fugir, foram perseguidos, só parando quando colidiram o carro depois que um deles foi ferido a tiro. Não fosse a ajuda de outros policiais que chegaram ao local, a população teria matado os assaltantes de pancada.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais