Nordeste brasileiro: região mais violenta do mundo

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog publica hoje artigo de Fabricio Rebelo, bacharel em direito, pesquisador em segurança pública, diretor e coordenador regional (NE) da ONG Movimento Viva Brasil.

A organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgou um estudo relacionando as 50 cidades mais violentas do mundo em 2013, dentre aquelas com mais de 300 mil habitantes. Delas, 16 são brasileiras, sendo nove na Região Nordeste, incluindo oito capitais.

Os dados são alarmantes, nenhum outro país teve tantas cidades incluídas na listagem. Depois do Brasil, o segundo colocado foi o México, com nove cidades, quantitativo que corresponde, apenas, aos municípios nordestinos brasileiros constantes do rol.

À exceção de Teresina (PI), todas as capitais do Nordeste constam na relação das maiores taxas de homicídio mundiais, sendo que o estado da Paraíba, além da capital João Pessoa, teve também incluído o município de Campina Grande. A pior performance no país foi a da capital alagoana, Maceió, com um índice de homicídios de 79,76 por 100 mil habitantes, seguida de muito perto por Fortaleza (CE), com 72,81 por 100 mil.

A criminalidade no Nordeste é hoje um problema crônico. A média da região, como apontam os dados colhidos no estudo mexicano (54,6/100 mil), é mais que o dobro da média nacional – por volta de 26/100 mil, de acordo com a última edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Triste realidade.

Como em qualquer outra região, a compreensão das causas da criminalidade nordestina é complexa. Porém, na análise do fenômeno regional, alguns fatores surgem claros como contributivos para a instauração do quadro atual.

O primeiro e mais óbvio é a robusta expansão das atividades relacionadas ao tráfico de drogas, que se instalaram na região de forma rápida e com pouca resistência. Há pouco mais de uma década, quadrilhas de tráfico de drogas eram quase exclusividade da região Sudeste do país. Com a forte repressão que ali começaram a sofrer, notadamente com as políticas de pacificação no Rio de Janeiro e a desarticulação das organizações em São Paulo, os criminosos viram-se forçados a migrar para outros estados, inicialmente em fuga. E o destino foram as cidades nordestinas.

Não tardou para que a escolha se revelasse acertada. Sem um histórico de combate efetivo ao tráfico, os estados da região foram verdadeiramente invadidos e dominados, potencializando suas vítimas fatais, pois onde o tráfico se instala a morte se multiplica. Hoje, os estudos das secretarias de segurança pública estaduais indicam que mais de 60% dos homicídios têm ligação direta com o tráfico de drogas.

O segundo fator que se evidencia é a utilização de uma estratégia errada no combate à violência. Com fama de região de “pistoleiros”, herdada de uma já remota época em que o Cangaço era a sua marca, o Nordeste serviu de celeiro para o que o governo federal considerava – ou dizia considerar – a solução para altos índices de homicídio: o desarmamento civil.

Nenhuma outra região do país teve tanto investimento em campanhas de desarmamento como o Nordeste. E os dados do Ministério da Justiça indicam que, no recolhimento de armas, ali se conseguiu uma ótima adesão. Nas primeiras edições da campanha, Sergipe e Alagoas foram os estados com maior número de armas entregues, mas isso, como mais uma vez se mostra, não produziu nenhum efeito no número de homicídios. As capitais dos dois estados surgem agora entre as 50 cidades mundialmente mais violentas.

Enquanto se investia em retirar de circulação armas sem potencial letal – as únicas atingidas por campanhas de desarmamento -, o tráfico se expandia. Era uma organização extremamente “profissional” sendo combatida de forma surpreendentemente amadora, a ponto de, em alguns estados nordestinos, até há bem pouco tempo, sequer se admitir oficialmente que ali havia quadrilhas instaladas. Tentava-se a salvação pela negação.

Hoje, a questão não pode ser mais ignorada. A cada estudo a situação nordestina parece piorar e é necessário adotar medidas urgentes e efetivas para evitar o caos. Algumas, é fato, já se iniciaram, mas é um jogo em que a reação somente começou a ser esboçada com um placar já muito adverso. Resta saber se ainda é possível reverter o quadro, ou se caminharemos ainda mais rumo a outro indesejável título: o de possuir a região mais perigosa do planeta.

Considerando o histórico nordestino recente, aliado à sua extensão territorial, à densidade demográfica e à divisão geopolítica, o título parece estar garantido.

Feijoada da Ilha
E neste sábado os irmãos Amorim vão reunir aliados políticos e a imprensa numa feijoada a partir das 13h, no Hotel Quality. O tempero é a comemoração do palco da rede Ilha no Pré-Caju, mas a comida será muita política.

Pré-Caju 2014. Confira os melhores momentos do 1º dia da festa
Maysa Reis, Saulo Fernandes, Aviões do Forró, Asa de Águia e Psirico foram algumas das atrações que contagiaram a Avenida Beira Mar. Em:https://.infonet.com.br/verao/2014/default.asp

Comitê gestor
A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, discutiu, na tarde da ultima quarta-feira, juntamente com técnicos e representantes de vários órgãos atuantes em situações de urgência e emergência e eventos de massa, a criação do Comitê Gestor Estadual de Atenção às Emergências em Saúde Pública e Eventos de Massa.

Áreas
Participaram da reunião técnicos de todas as áreas da Saúde relacionadas à assistência e emergência, a exemplo do Complexo de Regulação do Estado, Vigilância Epidemiológica, Samu, Diretoria Operacional da FHS, Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Laboratório Central, Atenção Básica, Conselho Estadual de Saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.

Eventos
"Temos acompanhado vários eventos de massa e de emergência em todo o país e também em Sergipe e precisamos estar preparados tanto para atuar no Estado como para dar suporte a situações de catástrofe em qualquer lugar do país, a exemplo da tragédia em uma casa noturna em Santa Maria/RS, aos haitianos no Acre,  a Copa das Confederações e mais recentemente às vítimas das chuvas no Espírito Santo e Minas Gerais, para onde enviamos nossos profissionais integrantes da Força Nacional do SUS", explica Joélia Silva Santos.

ACESE alerta empresários sobre golpe do boleto falso
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) alerta para o golpe do boleto bancário que continua sendo praticado em Sergipe. Entidades e associações fantasmas que visam ludibriar os empresários e obter lucro fácil estão cometendo o crime de estelionato e provocando prejuízos a muitos empresários. Boletos bancários em nome da Associação Comercial Empresarial do Brasil estão sendo emitidos de forma indevida, cobrando taxas que variam em relação ao valor. Nesta época do ano, os boletos falsos começam a aparecer com mais frequência, normalmente com a justificativa de contribuição anual ou contribuição associativa.

ACESE alerta empresários sobre golpe do boleto falso II
A ACESE informa a todos que não conhece a Associação Comercial Empresarial do Brasil , a qual também não possui vínculo com o sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil). Assim, orienta que no caso de recebimento de algum boleto conforme as informações acima, o mesmo não deve ser pago. Fique atento para evitar pagamentos equivocados e possíveis prejuízos. A ACESE desaconselha o pagamento desses boletos bancários, e coloca o seu Departamento Jurídico à disposição de seus associados para elucidar quaisquer dúvidas. Mais informações pelo telefone (79) 3205 9767.

Senhor do Bonfim: Festa do Padroeiro de Salgado encerra no domingo com procissão.
O município de Salgado vive momentos de comemoração da festa do  padroeiro da cidade, Senhor do Bonfim. A programação começou na última  sexta-feira, com o início do Novenário e se estende até o próximo  domingo (26).

Comemoração
A festa religiosa em comemoração ao Santo Padroeiro conta com a  mobilização da comunidade católica que deixa o seu povoado de origem e  se une aos que residem na sede, onde participam do Novenário e da  programação elaborada pela Igreja, que recebe o nome do padroeiro  homenageado e que tem à frente o pároco, Ilmar Augusto.

Temas
Estão entre os temas exercitados durante o período de novenas: o  ensinamento da igreja; a lei natural e o matrimônio; a pastoral da  família no contexto da evangelização; igreja –  a relação entre  família e pessoa; o abandono da fé e o sacramento do matrimônio;  educação dos filhos na sociedade moderna e viver em deus – a  influência dos meios de comunicação na família.

Correios comemora Dia do Carteiro
Todos os dias, faça sol ou chuva, os carteiros percorrem as ruas das cidades, não apenas distribuindo encomendas e correspondências, mas levando notícias, emoção, inclusão e desenvolvimento. Para lembrar a importância desses profissionais, neste sábado, 25 de janeiro, é comemorado o Dia do Carteiro, mesma data em que são celebrados 351 anos de atividades postais no Brasil.

Em Sergipe
Em Sergipe, o dia é comemorado, ao longo desta e da próxima semana, em todas as unidades operacionais da capital e Grande Aracaju. Os carteiros paralisam brevemente suas atividades para participar de um café da manhã especial, um singelo agradecimento pela contribuição de cada um deles para o cumprimento da missão da empresa – aproximar pessoas, instituições e negócios.

Imagem
Para o diretor da ECT em Sergipe, Fernando Jasmim, a imagem do carteiro se confunde com a dos Correios. “O carteiro é o símbolo maior dos Correios e é parte da família brasileira, pois visita diariamente as residências de todo o Brasil”, afirma Jasmim. Ele lembra ainda que, ano após ano, pesquisas mostram que o carteiro é um dos profissionais em que a sociedade deposita maior confiança.

Sentimento
Nos Correios há 35 anos, o carteiro Geraldo Campos, 57, já está prestes a se despedir da empresa, mas o fará com o sentimento de dever cumprido. “Ser carteiro, para mim, foi a melhor coisa que me aconteceu ao longo de todo esse tempo. Comecei a trabalhar aos 14 anos no comércio, mas eu me realizei profissionalmente quando ingressei nos Correios”, conta o experiente carteiro, que saiu da cidade sergipana de Porto da Folha, ainda adolescente, para melhorar de vida na capital.

Quadro ampliado
A Diretoria Regional dos Correios em Sergipe (DR/SE) conta atualmente com 517 carteiros em atividade, o que corresponde a quase metade do efetivo total da empresa no estado. Mais de 260 carteiros foram contratados nos últimos cinco anos, para ocupar vagas abertas e ampliar o efetivo, o que possibilitou uma melhora significativa dos serviços prestados à população sergipana.

Índice de desempenho
Prova disso é que a DR/SE está entre as primeiras colocadas do país no Índice de Desempenho Operacional (IDO), indicador que mede a qualidade das atividades realizadas por carteiros e Operadores de Triagem e Transbordo (OTTs). Em dezembro, Sergipe ficou em terceiro lugar nacional nesse índice.

Radiopatrulha apreende 2,6 Kg de maconha no Bairro América
A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), efetivou por volta das 17h30, do último dia 23, na Rua México, Bairro América, zona oeste da capital, a apreensão de droga. A ação foi efetivada pela equipe Leão 81 comandada pelo Sd PM Faro que estava realizando o policiamento ostensivo preventivo na localidade e percebeu a atitude suspeita de um cidadão que empreendeu fuga, dispensando dois tabletes embrulhados em papel de presente. Ao efetivar a apreensão ficou constatado que se tratava de substância entorpecente tipo maconha, pesando aproximadamente 2,6 kg. A ocorrência foi conduzida a Delegacia Plantonista.

Agenda
25 de janeiro, sábado. Hoje é o dia do CARTEIRO. Em 1554, é fundada a cidade de São Paulo, pelos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Os paulistanos comemoram, hoje, os 460 anos de existência da maior metrópole brasileira.
O governador Jackson Barreto assinou ontem a ordem de serviço para execução das obras de terraplanagem do terreno em que será construído o Hospital do Câncer de Sergipe. Ameaçada de fracasso a reunião que visa a celebrar a paz na Síria. Hoje é o segundo dia do Pré-Caju, que será concluído amanhã, domingo. Cirurgiões-pediatras do HUSE pretendem voltar ao trabalho. O tenente-coronel Marcus Augusto da Silva Neto é o novo comandante do 28 B.C., unidade do exército brasileiro sediada em Sergipe. PSB coloca cargos à disposição de JB. Em fevereiro haverá novo encontro entre as lideranças do PMDB e do PSB. Os socialistas caminham a passos largos para ter candidato próprio ao governo de São Paulo.

Curtas
CAIXA SERÁ INVESTIGADA POR ENCERRAR CONTAS INATIVAS E APROPRIAR SALDO COMO LUCRO. /// EM DAVOS, DILMA RESSALTA BRASIL DA CLASSE MÉDIA E DO CONTROLE FISCAL. /// POLÍCIA DE SÃO PAULO NÃO ENTRARÁ MAIS EM CONFRONTO COM USUÁRIOS, GARANTE O GOVERNO. /// JOAQUIM BARBOSA CRITICA ADVOGADO DE JOÃO PAULO POR PRECONCEITO. /// ARGENTINA LIBERA POUPANÇA EM DÓLAR APÓS DESVALORIZAÇÃO RECORDE DO PESO.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Você sabe por que as crianças discutem, e em seguida, elas brincam juntos? Porque a felicidade vale mais do que o orgulho. Veja se aprende!

www.twitter.com/clicksergipe  Click_Dica: "Quando seus pais tentarem te ensinar procure aprender porque a vida não ensina com o mesmo amor"  BOM DIA A TODOS!

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Meu Deus…ultimamente o twitter está proporcionando tanta troca de gentiliza que eu tenho até medo…rsrsrsrs.O que política não fizer…

www.twitter.com/EloisaGaldino Emoção, força, fé, tudo junto na autorização do início da obra do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda. ??

www.twitter.com/WilliamFonseca  Quando não há o que dizer – silêncio
                                               Quando não há o que fazer – paciência
                                               Quando não há o que esperar – sorte

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Copa São Paulo
A Copa São Paulo de futebol júnior versão 2014 será decidida logo mais, às 10 horas. A partida final será disputada pelas equipes do Santos e do Corinthians.

Copa do Nordeste
Neste domingo as equipes sergipanas voltarão a atuar pela citada competição regional. No Estádio Augusto Franco, em Estância, o Sergipe, atual campeão estadual, vai enfrentar o Vitória, de Salvador. O Confiança terá pela frente o América de Natal, na primeira partida a ser disputada na Arena das Dunas, na capital potiguar.

Taça Governo do Estado

Três jogos serão realizados pela quinta rodada. Itabaiana X Socorrense – Estádio Presidente Médici, em Itabaiana. Canindé X Coritiba – Estádio Andrezão, em Canindé de São Francisco. E finalmente Lagarto X Amadense, no Estádio Paulo Barreto, em Lagarto.

Sergipe e Lagarto
Os representantes sergipanos na Copa do Brasil vão enfrentar, na primeira fase, o Náutico do Recife e o Santa Cruz, também da capital pernambucana. Sergipe X Náutico será no dia 12 de março, enquanto que Lagarto X Santa Cruz terá lugar no dia 03 de abril. O Presidente Médici sediará as duas partidas já confirmadas pela CBF.

Eleições na FSFS
A diretoria da Federação Sergipana de Futsal ainda não se pronunciou sobre irregularidades apontadas por dirigentes no que diz respeito às eleições daquela entidade. 15 clubes têm direito a voto.

Jogo rápido
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, quer distância do escândalo que envolve a compra de Neymar pelo Barcelona. /// Médicos têm esperança de que Falcão Garcia participe da Copa do Mundo pela seleção da Colômbia. /// Dilma e Blatter mantêm encontro na Suíça. /// A presidente fez convite aos participantes do Fórum Econômico Mundial no sentido de que eles assistam à Copa das Copas, no Brasil, em junho. /// Torcidas do Sergipe e do Confiança torcem pela reabilitação dos nossos representantes na Copa do Nordeste. /// Valdson nega que vá para o Itabaiana mas deve deixar o Estanciano. /// Secretaria do Esporte e da Juventude pretende incentivar o futsal da capital.

DO LEITOR

Pesadelo político
Do sindicalista Waldir, do Sintrase: “Todo político convive com dois pesadelos em especial, o primeiro é desespero quando candidato atrás de voto para se eleger, outro é quando se separa e a Ex-mulher começa a da com a língua nos dentes e conta até o que não viu. Nesse momento está aparecendo os políticos que se dizem defensores dos servidores públicos estaduais  colocando carros de som, ônibus, passagens aéreas com estadias na cidade de Brasília para os incautos  falarem com o Ministro do Trabalho, programas de radio ao vivo no local de manifestações inócuas, estruturas com advogados para colocar o governo na justiça no sentido de obter reajuste linear ou do salário mínimo, os caras fazem loucura no sentido de chamar atenção dos Sofredores de Jesus que foram esquecidos por Marcelo Déda e agora por Jackson Barreto recebendo salários base abaixo do mínimo nacional. Aos desavisados e iludidos com os tais políticos se a Direção do Sintrase fosse viver de mentiras e falsos agrados já teria colocado o estado na justiça. Portanto não se enganem é tudo papo furado, o STF (Supremo Tribunal Federal) com participação do então Ministro Carlos Brito já se manifestou de maneira bisonha e prejudicial aos Servidores públicos estaduais e municipais.”

Sobre projeto Carnalita, posição do prefeito e textodo blog
E-mail enviado por Ana Carla Barreto Alves: “Fiquei surpresa ao ler o texto produzido pelo colega Cláudio Nunes, em seu blog no Portal Infonet, nesta sexta-feira, 24 de janeiro, intitulado "Ezequiel, o Cruel para o povo sergipano É a prova real da vaidade cruel do homem". Então, me perguntei: Por quê Cláudio não procurou manter contato com um dos 32 mil capelenses que lutam pela causa, para poder, ao menos, conceder-lhes o direito de se expressar e entender as nossas razões? E porque foi tão bravo, raivoso, indelicado, quando da construção do seu texto. O que leva um jornalista, tão conceituado (na minha opinião), massacrar um gestor por atender os apelos de seu povo, já castigado por tantas injustiças sociais, ao longo dos últimos nos? Afinal, quando "ataca o prefeito, ao menos nesse momento, "fere" totalmente o povo de Capela.A maioria dos capelenses (65%) vive em situação de miséria, e quase 600 famílias ainda moram em casas de taipa. São 43 povoados e uma arrecadação inexpressiva (ao contrário dos seus vizinhos que são financeiramente privilegiados: Japaratuba, Carmópolis e Rosário do Catete)Prezado Cláudio, um dia nos fizeram acreditar que se autorizássemos a exploração da silvinita (que também está no nosso subsolo), o povo capelense iria viver bem, teria emprego, melhor qualidade de vida. Sabe o que aconteceu? Autorizamos, e a usina se instalou em Rosário do Catete. Rosário passou a arrecadar mais de R$ 1 milhão ao mês, enquanto Capela, a dona do minério, a que fica com todo impacto ambiental, recebe nesse mesmo período, menos que R$ 50 mil. Agora, querem fazer a mesma coisa com a carnalita. Essa riqueza é do nosso povo, está nas nossas terras! quero ressaltar que, quem se expressa nesse momento, não é a secretária de Comunicação do Município de Capela, é a cidadã capelense, Ana Carla Barreto Alves, nascida e criada nesta terra, que por sinal também fica localizada no estado de SERGIPE, sobre as bênçãos de Nossa Senhora da Purificação.Capela está unida, independente de ideologias políticas, raça ou religião. Já o prefeito Ezequiel, comparado por você como cruel, tirano, e outros adjetivos igualmente absurdos, é o representante desse povo já tão humilhado pela vida. Então, nobre jornalista, avalie toda a situação e procure entender o nosso grito de esperança.Muito obrigada!”

Discussão técnica
O blog continuará com a discussão técnica. Vai mostrar na segunda-feira mas alguns detalhes técnicos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A gente leva da vida a vida que a gente leva.”Tom Jobim, compositor brasileiro de MPB, nasceu em 25 de Janeiro de 1927 e morreu em 1994.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais