Nos bastidores do Poder

Quando desaparece, por morte, uma personalidade influente que atuava no círculo do Poder é conveniente e necessários se façam, algumas avaliações da mesma. E nisso aprende-se alguma coisa sobre o funcionamento de um Governo. Felizmente aprende-se também que por detrás do Governo e do seu titular, não se passam somente coisas maquiavélicas, como os mais pessimistas pensam, imaginando somente tramóias, acertos ilícitos e outros, mas também coisas positivas.  Por mais incrível que pareça aos mais desencantados!

 

Com a morte de dona Ruth Cardoso, por exemplo, jornalistas e pesquisadores vão revelando sua atuação. Sem esquecer seu desprezo pelo título de “primeira dama,” e deixando de lado possíveis avaliações sobre o seu marido FHC, o Presidente, vê-se o foco revelando uma professora doutorada em antropologia, respeitada pelo meio acadêmico internacional, movimentando-se com discrição no Poder, cumprindo um papel inovador e pertinente.

 

Entre outras coisas, como o de continuar a escrever livros, participar de debates nas universidades, etc. Eis um trecho do texto (Uma mulher moderna) que a jornalista Miriam Leitão escreveu sobre ela “”Ruth convocava intelectuais, especialistas, profissionais de diversas áreas para encontros de avaliação das políticas públicas. Ela comandava horas  seguidas de reunião em que as pessoas de fora do governo falavam livremente. As críticas mais duras não a abalavam. Com sua experiência de coordenadora de debate acadêmico, extraía das críticas e apoios o que era útil para aperfeiçoar as políticas. Foi assim que levou para o governo várias idéias novas”. Especialmente no que se refere a programas sociais e o voluntariado, ao qual dava o maior valor, preocupando-se com as políticas sociais no Brasil.  

 

Cláudio Sanclau diz que Déda apoiará Alex Rocha

Nota enviada pela assessoria do prefeito Alex Rocha, tendo como “fonte” a Assessoria de Cláudio do Sanclau: ”Presidente do PT de São Cristóvão afirma: “Déda apoiará candidatura do PDT/PT em São Cristóvão” – O presidente do PT de São Cristóvão, Cláudio do Sanclau, declarou ontem, 27, que na reunião da última segunda-feira, com o governador Marcelo Déda, ficou concretizada a chapa PT/PDT, para as eleições municipais de São Cristóvão.  Segundo Cláudio, a chapa conta com o apoio do governador. “Eu pertenço ao PT, sou presidente do partido em meu município, o governador é do PT, se todos do meu grupo trabalharam para elegê-lo governador, é um fato normal que agora ele referenda nossa chapa”, afirmou Cláudio, acrescentando que por questões de compromissos políticos com o senador Valadares o governador não subirá ao palanque, tanto em São Cristóvão como em Socorro, porém se disse feliz com a aliança PT/PDT/PMDB e os demais partidos da base aliada. O atual prefeito, Alex Rocha (PDT), terá como seu vice, o presidente do PT, Cláudio do Sanclau”.

 

Alex quer de qualquer maneira declaração de Déda

Por não ter feito parte do grupo de Marcelo Déda nas eleições de 2006, e pelos laços familiares e pessoais com o ex-governador João Alves, o prefeito de São Cristovão coloca sua assessoria na fogueira e tenta, a tudo custo, passar para a sociedade que Déda apóia a candidatura dele. Em São Cristovão, até o PT está dividido e o grupo comandando por Gualberto pediu licença do partido para apoiar o ex-prefeito Armando Batalha. Déda já disse várias vezes que não irá a São Cristovão, Socorro e outros locais onde tem dois aliados disputando. Parece que Alex tenta uma desculpa para romper com o governador e cair nos braços do padrinho político de sua família, o ex-governador João Alves Filho. Um conselho: cuidado com as pressões, que pode sair pela culatra…

 

Déda consegue unidade entre Frei Enoque e Roberto Araujo

Quem participou da reunião ontem à tarde, 27, garante que o discurso do governador Marcelo Déda (PT) foi histórico. Na reunião, com a participação de várias lideranças, Déda fez um histórico da vida de frei Enoque, desde a ocupação da fazenda Barra da Onça, na década de 80 e da vida do dirigente do MST, Roberto Araújo. Os dois eram pré-candidatos a prefeito de Poço Redondo. Déda lembrou que os dois têm suas vidas dedicadas as causas sociais.

 

Unidade para reverter IDH baixo

Ao final do discurso Déda disse que o acordo foi o que mais deixou Feliz de todos  que realizou ultimamente. “Este é o momento mais feliz das composições eleitorais nesse ano. É com grande satisfação que conseguimos testemunhar essa união em torno de uma chapa que vai governar e ganhar as eleições em Poço Redondo”,apostou o governador. “A grandeza dos gestos de Frei Enoque, e de Roberto Araújo, do MST, demonstram a firmeza dos compromissos políticos com o futuro do município e com uma administração que promova o bem estar da população com justiça social”, complementou Déda. O governador salientou que é fundamental uma sinergia de propósitos e objetivos para reverter à situação de extrema carência constatada no município, que é detentor de indicadores sociais desfavoráveis, a exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é um dos mais baixos do Estado.

 

PSC e PR apóiam Edvaldo Nogueira

Como era esperado o PSC e o PR anunciaram ontem, 27, o apoio a candidatura de Edvaldo Nogueira à reeleição. A maioria dos deputados estaduais foi crucial para a decisão.  Ninguém deseja um confronto com o governo estadual. Estão finalizando apenas a coligação proporcional para ajudar os candidatos dos dois partidos, que são apenas quinze.

 

PTB confirma apoio ao PMDB de Almeida

O presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Gilton Garcia, anunciou apoio ao PMDB de Almeida Lima. A parceria para as próximas eleições municipais será tanto na majoritária como na proporcional.Gilton explica que não sentiu receptividade em outros partidos para formar alianças para as eleições. “Sentimos dificuldades nos outros partidos e nos consideramos que Almeida é um líder com solidez em Aracaju e a aceitação da população é muito grande”, afirma. O pré-candidato Almeida Lima comemora a aliança com o PTB, com esta decisão o PMDB já soma quatro alianças para as eleições de outubro. “O apoio do PTB era muito importante para a sigla. Pois é um partido que tem um valor histórico”, comenta. (Infonet).

 

PCB confirma candidatura de Anderson

O PCB irá realizar a sua convenção municipal de Aracaju neste domingo, 29, em sua sede regional situada na rua São Cristovão nº 1064 às 10h. No encontro a militância irá homologar o nome do Prof. Anderson Góis como candidato ao cargo de prefeito de Aracaju e dos seus candidatos ao cargo de vereador. A vaga de vice-prefeito será do PRTB, tendo como candidato o seu presidente regional, Diogo da Graça. A coligação terá um total de 28 candidatos ao cargo de vereador.

 

Canindé: situação difícil

Em Canindé o prefeito Orlando Andrade (PDT), parece que deseja ressuscitar politicamente o grupo do ex-prefeito Jorge Luiz, recentemente falecido e que teve sérios problemas com a justiça, de todos os tipos. Quer emplacar como vice um fiel escudeiro de Jorge Luiz, em todos os sentidos, de nome Marconi. Os partidos aliados estão insatisfeitos e pode surgir uma nova opção eleitoral naquele município.

 

Esclarecimentos Ipesaúde

Do diretor-presidente do Ipesaúde, Vinicius Barbosa de Melo: “Em atenção à sua conceituada coluna, e aos seus leitores, venho através deste fazer alguns esclarecimentos sobre a nota divulgada no dia 27 de junho, intitulada “Perguntar não ofende ou será que ofende?”. Realmente, o Ipesaúde recebeu em doação do Governo do Estado em setembro de 2007, um lote no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, o lote 25, conforme Lei 6199/2007.  A partir de então, solicitamos que fossem feitos os projetos estruturais para a licitação da obra de construção da sede própria do Instituto.  Em dezembro recebemos um relatório de engenharia sobre o terreno, que mostrava a existência de um charco e um córrego passando pelo terreno, além de algumas dificuldades sanitárias que foram elencadas no relatório.  Diante disso, buscamos a Secretaria de Infra-Estrutura e a DEHOP que nos colocaram a inviabilidade de construção naquela área, em virtude do acréscimo de custo para erguer essa edificação, além da necessidade de efetuar o desvio do córrego que por lá passa no centro do terreno.  Verificamos outras possibilidades de terrenos naquele mesmo Centro Administrativo que tivessem o tamanho e as condições necessárias à construção, sem sucesso. Assim sendo, a solução encontrada foi adquirir o terreno ao Hospital Santa Izabel, tendo em vista que este suporta as condições desejadas para a construção, e aproveita a estrutura do Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde que já está lá instalado.  Embora tenhamos buscado a alternativa da não aquisição de terreno, aproveitando esse valor para iniciarmos a construção, foram aspectos técnicos de engenharia e arquitetura que nos fez voltar atrás e buscar outra solução viável”.

 

Equivocado

As declarações do deputado e líder do governo na Assembléia Legislativa, Francisco Gualberto (PT), na manhã desta sexta-feira numa emissora de rádio, afirmando que alguns sindicatos haviam emitido documento pedindo o fim da Mesa de Negociação permanente irritou o presidente estadual da CUT, Antônio Carlos Góis. Segundo ele a afirmação não é verdadeira, pois Gualberto deve saber que é bandeira histórica do movimento sindical a retificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que regulamenta o processo de negociação coletiva no serviço público. Quanto ao documento que o líder governista citou este questiona os equívocos evidenciados no funcionamento da Mesa de Negociação e pede a participação do governador Marcelo Deda numa reunião da mesa, para debater com ele qual a relação que ele pretende construir com os servidores públicos a partir da Mesa de Negociação Permanente. Assinaram o documento além da CUT, o Sintese, Sinpol, Sindimed, Sintas, Sintrase, Sinodonto, Sindifisco, Sindat, Sindijor e o Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe. Diferentemente do que afirmou o deputado.

 

Atendimento a domicílio da Unimed sem qualidade

Comentário de Guilherme Conrado: “Considerando a grande penetração dessa coluna jornalística, bem como a sua abrangência em todos os segmentos sociais, valho-me da presente para pedir ao ilustre profissional de imprensa que, se possível e oportunamente, “investigue” os serviços da Unimed, mormente o atendimento a domicílio (HOME CARE). Não referimo-nos à competência dos profissionais de saúde que ali laboram. Chamamos atenção, apenas, para a “disponibilidade” do serviço. Esse leitor, por diversas vezes, ao precisar do mesmo, foi informado pela atendente responsável, que haveria uma demora de 1 hora ou mais, devido às muitas ocorrências e chamadas. Ora, não questionamos a justificativa. No entanto, pagando R$ 700,00(setecentos reais) à referida empresa de prestação de serviços de saúde, não entendemos porque a Unimed não possui outros veículos para este fim, melhorando a qualidade do atendimento ao cliente. É óbvio que aqueles que são atendidos pela ordem, em primeiro lugar, não imaginam quantos existem após eles, numa espera cruel, o que talvez os levem a considerar maravilhoso o atendimento. Ledo engano! A UNIMED não está amparando demanda do segmento domiciliar. Será que precisaremos recorrer ao SAMU, não obstante pagar tão caro, ou buscar os serviços do Ministério Público?”.

 

MP tem que fiscalizar planos de saúde

O leitor Guilherme tem razão. São várias reclamações por conta dos péssimos serviços prestados pelos planos de saúde. Paga-se caro, mas a contrapartida é mínima. O MP deve fazer uma fiscalização dura e principalmente punir. Quando mexe nos bolso num instante eles resolvem melhorar o serviço prestado.

 

Praças em Itabaiana

Neste domingo, 29, a Prefeitura Municipal de Itabaiana inaugura mais duas praças na cidade. Às 15 horas, no Conjunto Euclides Paes Mendonça, será entregue, totalmente nova, a praça “Vesta Maria de Góis”, reconstruída com recursos próprios do município, no valor de R$ 23 mil.Às 16h, no Bairro São Cristóvão, a comunidade recebe oficialmente a Praça “Frei Fidelis”, construída com recursos do Governo Federal (R$ 167.404,96 mil), fruto de emenda parlamentar do então Deputado Federal, Bosco Costa e contrapartida do Município (R$ 9.750 mil). Na Praça Vesta Maria toda a parte paisagística foi revitalizada; tem rampas de acessibilidade e mesas com pergolado e concreto para jogos de dominó. Na Praça Frei Fidelis, além das rampas de acessibilidade tem um cruzeiro e será pintado um painel artístico, a exemplo da Praça General João Pereira, retratando a cultura do povo itabaianense. Nas praças também foram incluídos recursos do IPTU. Depois da inauguração da Frei Fidelis haverá, no local, show com o grupo religioso “Só em Deus”.

 

São Pedro em Carira: 5 e 6 de Julho

Programação do São Pedro em Carira, realizado pela  Associação Beneficente Aroaldo Chagas na praça de eventos da cidade. Dia 05 de Julho (sábado), a partir das 20hs: Brisa Sertaneja, Art Brilho, Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha, Xodó Kalypso e Gatinha Kara; Dia 06 de Julho (domingo), a partir das 14hs: Cavalgada do Bairro Vila Nova (Org.: Tôca e Amigos); Novo Millenium, Luciano Costa,Parceiros do Forró, Fogo na Saia e Cintura Fina.

 

Ética, pão e circo

Do professor Bruno: “Não podemos ignorar as dificuldades pelas quais passamos neste país, sendo que o resultado é uma gama de fatores históricos ainda não resolvidos. Todos praticamos alguma forma de corrupção, a política já é discutida do ponto de vista da desonestidade com afirmações do tipo: Ele tem dinheiro! Ele ganha! É assim que vivemos, acreditando que todo mundo pode ser comprado, todos tem um preço. Deus! Somo ainda uma sociedade sem ética política formada, onde o boa parte do povo ainda vota no “Doutor”. As eleições que se aproximam mostraram o que o nosso povo sempre faz, como exemplo são as mudanças que aconteceram na eleição passada. Muda-se o governo majoritário, mas as candidaturas proporcionais foram mantidas no poder, mostrando grande contradição histórico política. Não acredito sinceramente que agora será diferente, pois, o nosso povo não tem a capacidade de se indignar com o absurdo da violência e corrupção no nosso estado, imagina no país! O que precisamos é de uma revolução cultural que mude as idéias do nosso povo, que o faça pensar. Caso contrário, nós os tidos “pensantes” ficaremos a mercê do povo que parece adorar pão e circo”.

 

Efeito multiplicador negativo

Comentário de Luizinho Aracaju: “É simplesmente intolerável o perverso sistema de cotas, sem contar do seu efeito multiplicador negativo, em relação ao preconceito, senão vejamos, como o aluno que tenha tido nota superior, pode aceitar de bom grado ser preterido em função da sua cor, como pode o aluno que estudou, se esforçou, ver sua vaga sendo preenchida por outro que nem fez ou se fez não alcançou pontuação, só por ser integrante de movimento de ONG de agricultura paraguaia, isso sim, inconcebível, altamente discriminatório e politicamente incorreto, porque colocará na sociedade profissionais com pouca imperícia e que darão pouca importância a sua formação, vez que entraram pela porta invisível do jeitinho brasileiro”.

 

Sistema de cotas

Do leitor Jorge Luis Santos: “Esse espaço esta se tornando um fórum de debates de temas relevantes para a sociedade brasileira. O sistema de cotas é um tema que demandará muitas discussões. Aliás, já esta no STF para ser julgada sua legalidade. Enquanto a discussão é pertinente. Eu particularmente sou favorável ao sistema de cotas porque é uma forma de democratizar o acesso à Universidade pública, cujos cursos de maior competividade são freqüentados pela classe média alta. Que Universidade pública é essa que beneficia os estudantes de maior poder aquisitivo enquanto as de baixa renda tem de pagar Universidade particular? Quem pode pagar mensalidades dos melhores colégios particulares, os negros ou os brancos? Concordo com o leitor Narciso quando ele propõe a melhoria da qualidade do ensino publico e das condições de trabalho dos professores. Mas, isso não é suficiente para deixar de aplicar as cotas. Ele “esqueceu” que as provas do Vestibular não são diferenciadas para os estudantes negros. Essa idéia pré concebida de que esses profissionais depois de formados seriam discriminados não tem consistência. Pessoalmente eu acho que essa gritaria contra as cotas é um tanto exagerada por alguns e também uma identificação de outros com os ecos da escravidão”.

 

Mortes no Trânsito: A culpa é do Padre e do velhinho! I

Texto do radialista Marcos Aurélio: “Vivemos num País, onde pela graça de um deputado “bem intencionado” todos os motoristas, foram obrigados a comprar um “kit de primeiros socorros”. A idéia era brilhante: Todos os acidentes de trânsito agora estavam resolvidos. Bastava que o motorista lançasse mão do seu “kit” e pronto, milhares de vidas seriam salvas. Que idéia maravilhosa. Até posso imaginar o autor desta tão estupenda faceta, sendo homenageado pelos fabricantes dos famosos produtos que compunham a indumentária salvadora de vidas. Mas, como nós brasileiros não conseguimos aprender a manusear a tal ferramenta, a solução mirabolante acabou sendo conduzida à vala comum das tentativas frustradas. Obviamente que sem antes encher as burras dos fabricantes dos produtos que formavam o Kit, o qual não era composto por um celular, uma moto bis, e um aparelho nos dentes. Então o que fazer com a grande quantidade de acidentes que vitimam milhares de brasileiros a cada ano nas nossas estradas? Eureca! Disse outro gênio, ao sugerir que para acabar de vez com os acidentes nas rodovias federais, sim porque nas estaduais, pelo que entendi, não ocorriam mortes, veio então à proibição da venda de bebidas alcoólicas nos bares e restaurantes situados às margens das BR´s.Agora sim, disse o autor e seus seguidores! Quero ver acontecer alguma morte por acidente nas nossas estradas. Resolvido o problema!”

 

Mortes no Trânsito: A culpa é do Padre e do velhinho! II

Continua Marcos Aurélio:O que o gênio não percebeu, até porque não teve tempo para analisar, diante de tamanha euforia, foi que, com a proibição, ele estava provocando a morte dos milhares de empregos de gente que sobrevive exatamente das lanchonetes, bares e restaurantes que se instalaram ao longo dos anos, à beira das nossas rodovias federais. Depois de instalado o caos. Quando milhares de futuros desempregados se mobilizaram, gritando pelo amor de Deus, deixe-nos trabalhar, finalmente alguém ouviu estes apelos e resolveu suspender mais uma idéia brilhante, e voltou-se então a vender bebidas alcoólicas às margens das rodovias. E agora, o que fazer? As mortes continuam acontecendo, e alguém precisa resolver este problema. Veio então, a última grande idéia. Agora sim, quero ver não resolvermos o problema das mortes nas nossas estradas. E veio, com uma ampliação jamais pensada. Através de uma lei, a partir da última sexta-feira, dia 20 de junho, está terminantemente proibido, ao motorista brasileiro, em qualquer lugar deste País, dirigir um automóvel, após ingerir um simples gole de cerveja, vinho, ou até mesmo um bombom que contenha álcool”.

 

Mortes no Trânsito: A culpa é do Padre e do velhinho! III

Finaliza Marcos: “Já estou até imaginando, um padre após beber o cálice de vinho durante a celebração da missa dominical, ou o bom casal de velhinhos, saindo do restaurante no qual fazem as suas refeições aos sábados, serem parados por uma barreira policial, e tendo suas habilitações cassadas por um ano, além é claro de pagarem uma multa de R$ 955,00, acompanhada, para uma exemplar punição, da apreensão do veículo e o pagamento de outra taxa para liberá-lo do Detran, ou da Polícia Rodoviária Federal. Isto sem contar que, caso tenham ingerido não um, mas dois, ou três goles do vinho, serão condenados à prisão, isso mesmo, por 20 anos. Pronto! Está resolvido o problema das mortes no trânsito brasileiro. Como diria minha esposa Andréia Reys, que está concluindo o exame da primeira habilitação, e para tanto já gastou quase R$ 700,00, Congratulations! Yes, we are a country de “responsa”! Essa, sem sombra de dúvidas, foi a mais ousada idéia que alguém já teve. Algo inimaginável, que somente poderia advir de uma mente brilhante, não confundam com a de John Nash.  Podemos então concluir que, com estas idéias, nosso Brasil não irá “passadiço”. Ou seja, como nos comprova a Antropologia, muito bem ensinada pela professora Anne Rozzel, nós continuaremos a morar no País do jeitinho”. Marcos Aurélio, radialista e motorista (até quando deixarem)”.

 

Convidado mal intencionado

Parte do artigo de Tadeu Brito, da executiva estadual do PT e militante da Articulação de Esquerda, com o título “Um convidado mal intencionado para estragar a festa”: “O terceiro bando atravessou “as fronteiras da mudança” na sexta, 20 de junho de 2008. Dois anos após o convite oficial, a tucanada sergipana quer ingressar na base “dedista” de mala e cuia. Exigiram e receberam tapete vermelho na recepção. Ou alguém acha que foi de graça que a presidenta tucana, Miriam Ribeiro, na abertura do ‘ato de adesão’ a Edvaldo, ao relatar os minutos que antecederam a tomada da decisão, deixou escapar o “(…) perguntamos então a Edvaldo: o que pensa o governador?” A exemplo dos conflitos na “coalizão lulista” sobre 2010, o “bloco dedista” está imerso numa disputa cujo pano de fundo é 2014, o “pós-dedismo”. O problema é que 2010 está logo aí e lançará as bases para 2014. O PT de Sergipe segue sem projeto estratégico e de poder. É nítida a divisão interna dentro da “força majoritária”, transformada em grupos de pressão que, cada um ao seu modo, se planeja no planejamento do governador. Deda, ao tempo que ataca a “paulistização” do petismo e de público ressalta suas afinidades programáticas com os “pombos” do PSDB, se torna ideólogo da conciliação de classes no Brasil. Em suas palavras: “é a união das forças do bem e do progresso”.

 

Frase do Dia

“Eu preparo uma canção/que faça acordar os homens/e adormecer as crianças.” Carlos Drummond de Andrade.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais