Novela TCE: Sabe de nada, inocente…

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Esta semana, caros leitores, irá completar um mês que a deputada Angélica Guimarães foi eleita para o Tribunal de Contas do Estado (http://www.agenciaalese.se.gov.br/agenciaalese/interna.wsp?tmp_page=interna&tmp_codigo=7791&tmp_secao=2&tmp_topico=noticias ) sem que até o momento tenha demonstrado qualquer intenção de, em curto espaço de tempo, se desapegar do cargo de presidente da ALESE. Pelo contrário, ao que parece, a intenção é permanecer nessa condição até o término das eleições de outubro próximo.

O blog sabe que setores da imprensa que integram o PDI (Partido Dois Irmãos), como modo de justificar o injustificável, partem em defesa da Presidente ao argumento de que Ulices Andrade fez a mesma coisa e que o Regimento Interno permite essa lengalenga sem fim. Quanto ao primeiro argumento, os homens públicos deveriam caminhar pelo caminho da correção, e não o do erro. Tomar como parâmetro os erros eventualmente  cometidos por outros gestores públicos é perpetuar o desarranjo institucional. É como se cada agente político pudesse dizer que tem direito adquirido à sua cota de erros, pois se fulano errou, todo mundo pode errar e, pior ainda, continuar errando.

Quanto ao Regimento Interno, está mais do que provado que o mesmo vem sendo descumprindo copiosamente há bastante tempo. Seria muito bom que os defensores da permanência da presidente Angélica Guimarães na condição que ela se encontra viessem a público demonstrar tecnicamente onde está escrito que ela pode postergar indefinidamente o encaminhamento de ofício ao governador do Estado dando conhecimento ao mesmo da sua eleição para o TCE e pedindo providências quanto à sua respectiva nomeação. Se não há um prazo expresso para tal encaminhamento, deve ser utilizada a analogia ou, em última análise, o bom senso, pois o aplicador da lei deve atender aos fins sociais (e não individuais) a que ela se destina e às exigências do bem comum. Ademais, num regime democrático de direito, é inconcebível que uma autoridade pública tenha poderes ilimitados, pois isso seria a antítese da democracia.

No mais, chama a atenção a apatia da Corte de Contas quanto a este episódio e a outros que o antecederam. É como se o TCE fosse um time de futebol que sempre pudesse jogar com menos um ou, para alguns juristas, com mais um. A propósito disso, o deputado, radialista e bacharel em direito Gilmar Carvalho produziu interessante artigo tratando sobre a composição do Tribunal de Contas ( http://www.nenoticias.com.br/60345_exclusivo-aposentadoria-de-antonio-manuel-nao-abrira-vaga-de-conselheiro-no-tce.html ). Em que pese os argumentos jurídicos postos, a regra, para o TCE, nunca é clara. Talvez o titular deste blog é que esteja equivocado. É provável que ao ser abordado por algum leitor deste espaço o mesmo diga: “sabe de nada inocente!!!!”.

É que num mundo de inversões de valores e de princípios, certo estão aqueles que os descumprem. Simples assim!

Cinco meses sem Marcelo Déda
Na última sexta-feira, 02, completou-se cinco meses que o governador Marcelo Déda Chagas fez a sua passagem. Neste período pré-eleitoral tem muita gente sentindo falta dele, por conta do diálogo e o poder de convencimento. Tinha muitos defeitos, mas sabia como ninguém delinear o quadro político para o futuro e apontar o melhor caminho para a conciliação.

Francos: Certo apenas a candidatura de Antônio Carlos Sobrinho, o resto é blefe
Alguém aposta na candidatura de Walter Franco a deputado estadual? Alguém aposta na candidatura de Grace Franco ao governo? Aliás, toda eleição estadual, nos últimos anos, Walter é pré-candidato e depois recua. Da família Franco confirmada apenas a candidatura de Antônio Carlos Franco Sobrinho (PMDB), ex-prefeito de Riachuelo. O resto é blefe….

Ex-vereador Abrahão luta pela vida
E o ex-vereador por Aracaju Abrahão Crispim continua lutando pela vida, depois de várias cirurgias. Continua na UTI e já abriu os olhos, mas continua em estado grave. Para quem não saber Abrahão é de Itabaiana e se destacou como líder sindical bancário. Foi fundador do PT em Sergipe. O blog torce pela sua recuperação e deseja muita força e fé para todos os familiares.

Sobra carros e combustíveis na SSP. Veículo de Japaratuba todo fim de semana em Aracaju
Os moradores do condomínio “Reserva das Flores”, no bairro Jabutiana, em Aracaju já se acostumaram com uma caminhonete da SSP (Polícia Civil), placa OEQ-3060, que aos fim de semana fica estacionada em frente ao residencial. Detalhe: no carro escrito “Emergência”, Ciosp/Japaratuba. Pelo jeito sobre veículo e combustível na SSP. Acorda Governador!

Coroa do Meio e Atalaia: Insegurança, assassinatos
É preciso que as autoridades nos âmbitos estadual e municipal voltem suas atenções para os bairros Coroa do Meio e Atalaia. A insegurança é uma constante e semanalmente jovens estão sendo assassinados na Coroa do Meio numa guerra do tráfico de drogas. Nas últimas semanas o número é assustador e até a imprensa não consegue contabilizar o número real de assassinatos.

Socorro: Título para Valmor Barbosa. Justa homenagem
E amanhã, 06, às 9h, o secretário de Infraestrutura do Estado, Valmor Barbosa Bezerra, recebe na Câmara de Socorro, o título de cidadania. Uma justa homenagem a um secretário técnico que conhece como poucos toda infraestrutura de Sergipe. Não gosta de gabinete. É um verdadeiro “tocador de obras”.

Limpeza urgente
Já a limpeza nos dois bairros é cobrada toda semana pelos leitores. Um relato de uma leitora: As ruas que compõem os bairros Coroa do Meio e Atalaia precisam urgentemente de serviço de varrição, remoção de entulhos e capinação do meio-fio. Quem passa nas avenidas principais desses bairros não chega a perceber, mas quando adentramos em várias ruas observamos a precariedade dos serviços de limpeza pública.

Vassoura mecanizada
E finaliza: “ Não sei se Aracaju possui um caminhão (vassoura mecanizada) ideal para agilizar a limpeza das vias públicas. Esse veículo pode ser muito utilizado inclusive no período noturno, pois nesse horário diminui consideravelmente o número de veículos estacionados nas ruas, o que favorece o trabalho da limpeza urbana. Fica a sugestão!”

Sessão especial na Câmara de Aracaju hoje
Hoje, 5,  às 15h, acontecerá a Sessão Especial na Câmara de Aracaju alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, através de propositura da vereadora Lucimara Passos (PCdoB). “É de extrema importância o diálogo entre o Legislativo e a imprensa sergipana. Devemos travar um diálogo sincero”, explica a vereadora.

Nota de Falecimento – Vereador Deco Moura
É com imenso pesar que o deputado federal André Moura comunica o falecimento do vereador Demóstenes da Fonseca Moura, 27, conhecido como Deco Moura, filho do ex-prefeito de Japaratuba, Pedro Moura e Dona Lourdinha, em um acidente automobilístico na BR 101, nas imediações do Calumby, em Nossa Senhora do Socorro.

Nota de Falecimento – Ex-vereador Deco Moura II
Com os sentimentos de tristeza e solidariedade àqueles que também conheciam o Vereador Deco Moura, que era filiado ao DEM. O deputado está, pessoalmente, dando assistência ao pai e à família nesse momento de dor. O velório está sendo na Câmara Municipal de Japaratuba e o enterro será às 16h, no cemitério do município.

Em SP, Justiça Federal determina adoção do RJU no CRECI – 2ª Região
Em sentença proferida pela Justiça Federal do Estado de São Paulo em 03/04/2014, após Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), foi determinado que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci – 2ª Região) e a União Federal promovam a contratação de novos agentes públicos mediante concurso público e sob o regime jurídico único (RJU), mais popularmente conhecido como estatutário. O número da ação para acompanhamento processual é 0002148-41.2013.403.6100.

Em Sergipe, representação foi protocolada no MPF em 22/04/2014
No Estado de Sergipe, o SINDISCOSE – Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional nas Entidades Coligadas e Afins de Sergipe, já protocolou representação em face de 7 (sete) conselhos regionais, de Administração (CRA/SE), Contabilidade (CRC/SE), Enfermagem (Coren/SE), Medicina (CRM/SE), Medicina Veterinária (CRMV/SE), Serviço Social (CRESS/SE) e Química (CRQ/SE), reivindicando: a) a conversão dos cargos de seus servidores do regime celetista para o estatutário (RJU); b) a transferência do regime previdenciário do INSS para o regime de contribuição e aposentadoria do serviço público; c) o enquadramento de seus cargos dentro do plano geral de cargos do poder executivo, previsto na Lei Federal nº 11.357/2006.

XI Forró dos Advogados 
Apresentação de quadrilhas, forró pé-de-serra, barracas com comidas típicas, animação e tudo com muita qualidade. É isso

 que o XI Forró dos Advogados, organizado pela OAB/SE, vai levar para todos os presentes. A festa acontece no dia 9 de maio, no Espaço Emes, às 21 horas.

Atrações
As atrações não podiam ser melhores; Tarjino Godim, Trio Nordestino e Rojão Diferente!Esta décima primeira edição do evento traz novidades com a oferta de mesas no camarote. Opção exclusiva para os advogados. Os ingressos para o camarote só poderão ser comprados na sede da OAB e custam apenas R$300,00 a mesa para quarto pessoas.

Campanha Compare e Comprove.
Até amanhã, 06, a Norcon Rossi oferece condição diferenciada para o Arboris Jabutiana: parcelas mensais fixas a partir de R$ 399. Conforme explica a diretora de Marketing e Comercial da Norcon Rossi, Caroline Teixeira, esse é um grande atrativo para o consumidor, visto que todo pagamento realizado para compra de imóvel, aplica-se o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC).

Campanha Compare e Comprove II
“Percebemos que nosso cliente deseja se programar, ajustar seu orçamento para a compra de seu apartamento. Com o benefício das parcelas fixas, ao adquirir um Arboris Jabutiana não haverá surpresas nos picos do INCC, que implica em variação de até 8% do valor da parcela”, informa Caroline.Além disso, os imóveis localizados no bairro Jabutiana estão em constante valorização, em especial os que estão situados ao redor da Praça Antônio Teixeira, que preserva ares bucólicos e de uma vida interiorana, com fácil acesso às principais vias de escoamento da cidade, como as Avenidas Tancredo Neves, Augusto Franco e Adélia Franco.

Um Sarau Musical para as Mães
Leve sua mãe e comemore o seu dia no Sarau Musical Entre Amigos no próximo sábado dia 10 a partir do meio-dia, ela terá entrada franca.Atrações: Djalma, Medeiros, Cléber… Convidados especiais: Maria Augusta e Roberto Alves. O cantor Roberto Alves se destacou durante um longo período como crooner dos Los Guaranis, enquanto que Maria Augusta tem se destacado com uma belíssima canção que exalta a nossa Aracaju. Clique no link e assista "Aracaju, você é um Amor": https://www.youtube.com/watch?v=BCpiGY8RXS8

Dia das Mães. Ótima opção de presente
Uma ótima opção para escolher o melhor presente para o Dia das Mães,é a 12ª Mostra de Orquídeas no período de 08 à

 11 de maio de 2014 no Shopping Jardins  com diversas espécies de orquídeas floridas. Com o tema “A Mãe natureza homenageia você Mamãe com lindas orquídeas”, entre as atrações do evento, os visitantes participarão de sorteio de lindas orquídeas e brindes do Orquidário Sergipe.

Badminton do Colégio Estadual de SE representará o Brasil em torneio internacional
O time de badminton masculino do Colégio Estadual Governador Valadares será o representante do Brasil no Mundial Estudantil da modalidade esportiva que ocorrerá  em Taipé, capital de Taiwan, estado autônomo localizado na Ásia Oriental.  O evento esportivo vai ocorrer no período de 6 a 12 de maio. A equipe sergipana foi a grande vencedora do campeonato nacional, após a desclassificação do time do Piauí por ter inscrito um atleta universitário na equipe. Com isso, os sergipanos garantiram sua vaga no mundial, que reunirá alunos atletas de todas as partes do mundo.

Apoio
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou as passagens aéreas para a participação dos alunos na etapa nacional que ocorreu em São Paulo e que foi o passaporte para a disputa internacional. A professora Acácia Teles, técnica do badminton do Colégio Estadual Governador Valadares, não escondeu sua satisfação e alegria com essa classificação inédita para o esporte estudantil de Sergipe. "Esses alunos já fazem parte de minha família, e como uma verdadeira família nos unimos com o propósito de fazer bonito no campeonato nacional que ocorreu em São Paulo. Eles superaram todas as expectativas e venceram o torneio, conseguindo essa classificação para o torneio mundial. Não tenho palavras para expressar minha alegria com as conquistas desses meninos, que literalmente valem ouro", disse a professora.

Estimulo
Acácia lembrou também que todo o trabalho realizado com o time de badminton foi fruto e muito empenho do Governo de Sergipe em promover e estimular competições esportivas nas escolas e no estado. "Tivemos todo o apoio da Seed, por meio do Departamento de Educação Física, que disponibilizou local adequado para treinamento, além de todo o material esportivo, como raquetes e petecas. Não posso deixar de citar o ex-secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, que garantiu as passagens aéreas para a participação dos alunos na etapa nacional, que teve como resultado a classificação para o mundial", revelou.

Agenda
05 de maio, segunda-feira. Dia das comunicações, do expedicionário e do campo.
O governo de São Paulo garante que o abastecimento de água está garantido até março de 2015. Casal importa remédio com maconha no Brasil. Jornalista Rodolfo Konder falece, aos 76 anos, em São Paulo. O fato ocorreu na última quinta-feira. O também escritor e professor estava preso no DOI-CODI quando do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 1975. Konder foi o primeiro a denunciar a morte de Herzog, que era seu amigo. A NASA publica projeto de traje especial que pode ser usado em exploração a Marte após vencer concurso. A Microsoft libera atualização para corrigir falha no Internet Explorer. Desemprego nos Estados Unidos cai ao menor nível desde 2008. A BOVESPA fechou a semana em alta de 2,62 por cento, registrando 52.980 pontos. Bill Gates perde o posto de maior acionista individual da Microsoft.

Curtas
TEMOS PROJETOS DISTINTOS, AFIRMA CAMPOS SOBRE CANDIDATURA DE AÉCIO. /// NA PARADA GAY, EM SÃO PAULO, MILITANTES COBRAM APROVAÇÃO DE LEI ANTI-HOMOFOBIA. /// PESQUISA APONTA QUE 76 POR CENTO DOS BRASILEIROS SE MEDICAM SEM ORIENTAÇÃO. /// EIKE BATISTA DOOU A FILHOS CASAS ESTIMADAS EM 50 MILHÕES DE REAIS. /// EMPRESÁRIOS VEEM MARINA COMO ENTRAVE PARA CAMPOS. /// TUCANOS QUEREM DIREITO DE RESPOSTA A PRONUNCIAMENTO DE DILMA. /// SANDOVAL CARDOSO É O NOVO GOVERNADOR DO ESTADO DE TOCANTINS. MANDATO-TAMPÃO VAI ATÉ O FINAL DO ANO. /// SOBE COTAÇÃO DE JOSÉ SERRA PARA SER O VICE DE AÉCIO NEVES.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resultados do Campeonato Sergipano
Sergipe 4 X 0 Amadense – Confiança 6 X  2 Canindé – Itabaiana 2 X 0 Socorrense – Estanciano 2 X 1 Lagarto

Classificação
Confiança – 38 – Sergipe – 36 – Estanciano – 35 – Socorrense – 27 – Itabaiana – 25 – Lagarto – 18 – Coritiba – 17 – Amadense – 16 – Canindé – 15 pontos ganhos.

Próxima rodada
Confiança X Socorrense – Estanciano X Sergipe – Coritiba X Canindé – Amadense X Itabaiana.

Convocação
Ocorrerá na próxima quarta-feira a convocação dos jogadores que vão defender o Brasil na Copa do Mundo. O evento vai acontecer numa casa de shows do Rio de Janeiro, que tem capacidade para 1.300 pessoas. A expectativa é muito grande. 200 jornalistas estrangeiros estão devidamente credenciados para cobrir o acontecimento.

Maior ídolo
Pesquisa realizada pela Folha de São Paulo apontou que Ayrton Senna é o maior ídolo do esporte nacional. Pelé ficou em segundo lugar. Ocorre que a pesquisa foi feita apenas no Estado de São Paulo. 47 por cento dos entrevistados votaram em Senna, e apenas 23 por cento em Pelé. O resultado está motivando polêmica a respeito do assunto.

Evento-teste
Do Itaquerão vai acontecer no dia 18 de maio. O Corinthians vai enfrentar o Figueirense, em jogo válido pelo Brasileirão.

Congestionamento
Para evitar congestionamento de veículos no entorno do Maracanã, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai impedir a chegada de ônibus e vans fretados durante a Copa nas cercanias do estádio. A medida surpreendeu a associação de agências de viagem. As empresas terão de rever pacotes para o evento. Realmente, é um absurdo que uma mudança como essa só seja comunicada a pouco mais de um mês da Copa do Mundo.

Delegacias especiais nos estádios
A presidente Dilma Rousseff manifestou, pelas redes sociais, a necessidade urgente de instalação de delegacias nos estádios de futebol. A presidente conclamou a participação de todos os segmentos na luta pela paz nos estádios. A morte de Paulo Ricardo Silva, 26 anos, atingido por um vaso sanitário arremessado da arquibancada do Arruda, no Recife, foi mais um fato absolutamente lamentável. A barbárie continua tomando conta das praças de esporte. A criação de delegacias poderá representar um passo importante na batalha contra a violência. A CBF decretou a interdição do Estádio do Arruda, de propriedade do Santa Cruz.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Cuidado com seu caráter: ele controla seu Destino.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Vítimas da Ditadura: Todos eles e outras centenas desapareceram e foram mortos em defesa da democracia que hoje estamos desmoralizando.

www.twitter.com/igormangueira  A pior mentira é aquela que é propagandeada como grande verdade.

www.twitter.com/marcosarmento  Acho que a copa vai ser de muito sucesso e fartura ! Estou no aeroporto de Brasília e só tem cafezinho expresso ! Devem estar estocando…

www.twitter.com/riltonmorais  Dois policiais foram mortos no Rio de Janeiro. Cadê os artistas pra chorar por eles?

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Camisa da seleção brasileira custa 200 conto. Eles levaram a sério esse lance de amarelo ouro.

www.twitter.com/sargentoedgard  O povo está tão descrente com o poder público, que resolveram fazer justiça com as próprias mãos, isso é um perigo.

www.twitter.com/WolneyBrito  Uma mulher precisou morrer pra o pessoal parar e pensar se a "justiça" feita pelas próprias mãos vale a pena.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

 
Frases do Dia
"Na vida, todos somos semeadores…
Uns semeiam flores e descobrem belezas, perfumes e frutos.
Outros semeiam espinhos e se ferem nas suas pontas agudas.
Ninguém vive sem semear, seja o bem, seja o mal…
Felizes são aqueles que, por onde passam, deixam sementes de amor, de bondade, de afeto…"

“O Semeador” de Divaldo Pereira Franco, médium psicógrafo brasileiro que nasceu em 05 de Maio de 1927.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais