Novidade no acervo digital da imprensa cristã em Sergipe

Uma novidade que pretende facilitar o acesso de usuários da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) ao acervo de jornais

Materiais divulgados nos séculos XIX e XX, em Sergipe, terão formato digital (Foto: Fabiana Costa/Secult)

da imprensa cristã em Sergipe. Na tarde da última sexta-feira, 7, cerca de 20 alunos do curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) utilizaram como laboratório uma das dependências da unidade cultural com o objetivo de agilizar o processo de digitalização desses conteúdos, que também incluem periódicos laicos que divulgaram artigos assinados por escritores cristãos.

Com a atividade educativa coordenada pelo professor do Departamento de História da UFS, Antônio Lindvaldo Sousa, graduandos e mestrandos estão tendo a oportunidade de melhor conservar materiais divulgados nos séculos XIX e XX, além de contribuir para a preservação da memória cultural de Sergipe. “O trabalho não contempla os periódicos em geral, mas pretende oportunizar de forma significativa o resgate de informações e a facilidade de pesquisa desse tema específico”, justificou Lindvaldo.

Processo

No momento em que recebe o material a ser digitalizado, o estudante tira foto do conteúdo e passa a preencher, simultaneamente, uma ficha de coleta de dados elaborada pela professora do Departamento de Museologia da UFS, Verônica Maria Meneses. Segundo ela, a ficha serve para reunir dados sobre o conteúdo digitalizado, a exemplo do tipo de publicação, informações gerais sobre o jornal ou específicas sobre a nota ou artigo selecionado.

“A partir daí, ele elabora um glossário com palavras que vão sendo destacadas após a leitura do texto, e que servirá para facilitar a pesquisa a ser feita pelo internauta. No final, um catálogo será produzido como resultado de todo o processo de digitalização dos jornais. Produto esse que será usado como guia de estudos e pesquisas online”, explicou a professora.

Modernização

De acordo com diretora da BPED, Sonia Carvalho, a parceria representa mais um passo dado no processo de modernização da biblioteca, gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “Depois do projeto elaborado em 2011, que visa transformar em formato digital toda a hemeroteca da BPED, mediante convênio estabelecido entre a UFS e a Secult, estamos hoje presenciando com satisfação o desempenho desses estudantes e professores, que destinam novos serviços de digitalização para materiais de tema específico”, ressaltou em entusiasmo a diretora.

Ainda segundo Sonia, após a digitalização, uma técnica de guarda do acervo primário será aplicada, com uso de estandes devidamente apropriados para a preservação do acervo que trata da história do povo sergipano. Enquanto mestrando e integrante do Grupo de Pesquisa, Culturas, Identidades e Religiosidades (GPCIR/UFS), Aquilino José de Brito valoriza a preservação de fatos.

“Temos nesta unidade cultural materiais que estavam indisponíveis ao público há mais de 30 anos, devido ao manuseio inviável sob o risco maior de deteriorização. Daí, meu interesse em digitalizar esses conteúdos consiste em tornar mais conhecidos os fatos da antiguidade, inclusive, entre pesquisadores que não estavam usufruindo dessa fonte de conhecimento. Agora, sim, teremos questionamentos com mais respostas”, declarou o mestrando.

A perspectiva do professor Antônio Lindvaldo Sousa é que a atividade de digitalização de jornais da imprensa cristã de Sergipe só seja concluída em agosto deste ano, quando completará um ano de realização. Até lá, segundo ele, conteúdos enriquecedores farão parte do cotidiano desses estudantes, que preconizarão outros trabalhos enriquecedores a serem realizados virtualmente, através da BPED.

Via Secult

Saiba mais 

Web série cristã “Coração Marcado”  é lançada em Aracaju

A Produtora Chama Viva Filmes, de Aracaju (SE), lançou na última quinta-feira, 15, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a web série cristã “Coração Marcado”.

A produção tem quatro capítulos que vai mostrar como participar de um acampamento cristão pode mudar a vida de um jovem.

A web série conta a história dos jovens Guilherme, Beatriz, Lucas, Lilian, Samantha e Tadeu. Guilherme (Vinicius de Freitas) e Beatriz (Quesia Rocha) não podem mais ignorar o julgo desigual em seu namoro, e lidam com o término de um relacionamento doentio, enquanto Beatriz é impulsionada a encontrar refúgio na fé cristã. Lucas (Vitor Guilherme) começa a questionar o fundamento de “esperar em Deus”, ao mesmo tempo que conhece Lilian (Anucha Karollina), uma menina, com sérios problemas familiares e uma grande bagagem emocional. Samantha (Vanessa de Freitas) e Tadeu (Marcelo Efron) se envolvem em situações particulares que resultarão em novos sentimentos, razão e atitudes.

O desenrolar dessas histórias você vai acompanhar pelo Youtube através do canal da Chama Viva Filmes.
“Coração Marcado” tem a direção e roteiro assinado por Marcos Melo, direção vocal de Leilane Sena, co-roteirista Camila Mendes e fotografia Marcelo Sousa.

Jubileu de Ouro da AD em Itabaiana

Itabaiana está em festa desde o último dia 09. O motivo é o Jubileu de Ouro da Igreja Assembleia de Deus no município. Cantores e pregadores renomados já estiveram presentes a exemplos do cantores Samuel Mariano, Alice Maciel, Paulo Figueredo dentre outros. A solenidade encerra neste domingo, 16. O senador Amorim e o deputado Antonio dos Santos também prestigiaram o evento. Monte sua caravana e venha louvar ao Senhor pelos 50 de missão em Itabaiana.

Confira a programação

No dia 15 de fevereiro ( sábado)

Culto no templo às 19h com a participação da cantora Michelle Nascimento e preletor Pr. Clebison Bandeira.

No dia 16 de fevereiro (domingo)

Grande concentração na praça General João Pereira às 15h30 seguindo de uma passeata em direção ao templo sede com trio elétrico. E a noite concentração em frente ao templo sede com um culto evangelístico com a participação da cantora Michelle Nascimento e preletor Pr. Clebison Bandeira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais