Novo governador

A partir das 11h30 de hoje Jackson Barreto (PMDB) assume em definitivo o governo de Sergipe pelos próximos 12 meses e 21 dias. Ao ser empossado na Assembleia, o peemedebista se compromete a continuar a administração de Marcelo Déda (PT), morto na semana passada vítima de um câncer. Ambos eram aliados há muitos anos, mas sempre tiveram estilos políticos diferentes. É por isso que a oposição e a situação aguardam com expectativa as primeiras ações do novo governador. O grande problema a ser vencido por Jackson será encontrar recursos para reajustar os salários dos servidores. Do outro lado, terá à disposição algo em torno de R$ 2 bilhões para realizar obras de todo tipo, transformando Sergipe num enorme canteiro de obras. Portanto, aguardemos as ações desse novo governo que começa hoje.

Protesto

O Sindicato dos Servidores Estaduais promove daqui a pouco mais um protesto contra a recusa do governo em reajustar os salários da categoria. Marcado para a porta da Assembléia, o ato visa chamar a atenção das pessoas durante a solenidade de posse do governador Jackson Barreto (PMDB).

Multidão

A Catedral metropolitana de Aracaju ficou pequena para o grande público que foi ontem à noite à missa pelo sufrágio da alma de Marcelo Déda. Além de autoridades, servidores públicos e familiares, prestigiaram o ato pessoas do povo, que admiravam o jovem governador. Para que todos acompanhassem a missa, foram instalados telões na parte externa da Catedral.

No exterior

O deputado federal Márcio Macedo (PT) e o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) estão treinando o inglês em Nova Iorque. Ambos integram a comitiva do Congresso Nacional, que participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Posse no PT

Evento simples marcou ontem a posse da nova executiva do PT sergipano, que tem como presidente o deputado federal Rogério Carvalho. Ele foi eleito com 2.960 votos, derrotando o colega de parlamento Márcio Macedo. A posse do diretório petistas de Aracaju está marcada para hoje, quando o deputado estadual Francisco Gualberto substituirá Usiel Rios.

Intrigados

Não chamem para a mesma festa o presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe, Tonico Saraiva, e o presidente da Funcaju, Josenito Vitale. O líder sindical se queixa que Vitale está escondendo informações sobre contratações de artistas e bandas, além de ter reduzido os cachês dos músicos que se apresentam em eventos da Prefeitura. Josenito nega as acusações, mas não esconde que prefere distância de Tonico.

Dias melhores

O sonho de subir na vida é realidade para quase metade da população. Levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria aponta que 44% dos entrevistados tiveram melhora na classe social, em relação à classe que pertenciam na infância; 43% permaneceram na mesma classe social; e 10% disseram ter piorado em comparação à família. Para 63% da população, essa escalada social está mais fácil hoje do que há 10 anos, sendo que essa percepção é maior no Nordeste. Legal, né?

Nova rádio

A rede Ilha de Comunicação, pertencente ao dublê de político e empresário Edvan Amorim, já tem uma nova emissora. É a FM Rio, de Porto da Folha. A mais nova rádio de Sergipe começou a operar em fase experimental no último domingo, para coincidir com o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira daquele município.

Na bronca

Vários prefeitos sergipanos se encontram em Brasília para participar hoje de mais um protesto contra o governo federal. A manifestação exige o aumento de 2% para o Fundo de Participação dos Municípios; a redistribuição dos royalties de petróleo; encontro de contas previdenciárias, entre outras reivindicações. Os prefeitos garantem que se não forem atendidos não terão como continuar administrando. Será?

Filiados

Já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral a lista com os dados atualizados dos 15.264.775 eleitores filiados a partidos políticos até outubro deste ano. A filiação é uma das exigências para se concorrer às eleições 2014. A legenda com o maior número de filiados é o PMDB: 2.355.183 (15,42%) inscritos. O PT ocupa a segunda posição, com 1.589.574 (10,41%) filiados.

Do baú político

Quando governou Sergipe (1971/1975), o engenheiro Paulo Barreto de Menezes realizou uma série de obras importantes, a exemplo da duplicação da avenida Beira Mar, escolas, estradas e o prédio da Biblioteca Pública Epiphânio Dória. Também foi no governo dele que se construiu em Aracaju o Conjunto Beira Rio. Os técnicos responsáveis pela obra decidiram batizar as vias do núcleo residencial com nome de flores, tipo rua dos Cravos, das Rosas, dos Lírios, etc. Um nome, contudo, causou grande revolta dos novos moradores: rua das Trepadeiras. Foi um Deus nos acuda, até que resolveram substituir o polêmico nome da via, rebatizando-a de a Avenida Paulo VI.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais