O antagonismo dos Amorins

0

Das lideranças políticas em atuação hoje em Sergipe o empresário Edvan Amorim é o mais novo. Há quatro anos lançou o irmão, o médico Eduardo Amorim, como candidato a deputado federal sendo o mais votado. Quem conhece Edvan Amorim diz que ele opera como ninguém os bastidores da política. São dois irmãos, com dois estilos antagônicos.

 

Ontem, 20, Edvan Amorim saiu do seu “descanso” em Minas Gerais para retornar as manchetes ao telefonar para o jornalista Brayner e dar uma declaração sem sentido e estranha. Como dono da rede Ilha ele disse ao jornalista que não gostou da divulgação da fita (do almoço no Palácio de Veraneio) e que se estivesse em Sergipe aconselharia Gilmar Carvalho a não divulgá-la.  Qual o motivo desta explicação? Sem sentido algum a declaração dele e deixou muita gente com “uma pulga atrás da orelha”.

 

Ainda ontem o deputado federal Eduardo Amorim, pré-candidato ao Senado Federal, em entrevista ao JC mostrou mais uma vez a posição equilibrada que o caracteriza ao falar das eleições deste ano. Disse que a tendência do partido é fechar alianças com Marcelo Déda e que não vem conversando com o ex-governador João Alves Filho.

 

Os dois irmãos têm posturas diferentes. Enquanto Edvan é o estrategista e literalmente, o “rompedor”, fechando acordos e mandando recados duros quando se sente atingido, Eduardo tem o estilo pacificador procurando sempre encontrar uma maneira para agradar a todos, inclusive os adversários.

 

 Com certeza, se não fossem irmãos, os estilos diferentes já teriam abertas graves feridas, difíceis de cicatrização. Porém, pelo menos publicamente, os dois demonstram que os laços familiares estão à frente de qualquer questiúncula eleitoral.

 

Vida segue adiante

“Tenho muitas esperanças no futuro. Desde criança ensinaram-me a aproveitar a vida. A vida sempre terá altos e baixos, mas segue adiante e seguirá de formas diferentes e novas. Espero que a comunidade continue a escolher caminhos que a façam continuar viva”. Irmã Matthias, freire da Ordem Beneditina.

 

Coletiva

E o ex-senador José Eduardo Dutra concede hoje, 21, entrevista coletiva no Sindicato dos Bancários, às 8hs.  Zé Eduardo confirmará a desistência da candidatura a deputado federal para se dedicar exclusivamente a campanha de Dilma e ajudar também à reeleição de Déda. Ontem um petista lembrou que Zé Eduardo está para Dilma hoje assim como ela esteve para Lula. “Zé é o Dilma da Dilma”, brincou.

 

Ainda sobre Zé Eduardo

Nos bastidores comentam muito o processo que envolve o mandato da senadora Maria do Carmo e a possibilidade dela perder o mandato para o segundo colocado Zé Eduardo.

 

Maria obteve mais de 50% dos votos: outra eleição

É errada essa análise. Se ela perder o mandato, algo difícil, como obteve mais de 50% dos votos válidos para o Senado Federal o TRE teria que realizar outra eleição para suprir a vaga.

 

Alô, aqui é o Zé

Deu na coluna do sergipano Ancelmo Gois:Das três, uma. Ou a bateria estava descarregada, ou foi pão-durismo ou medo de grampo. Ontem, por volta de 12h, no aeroporto do DF, José Eduardo Dutra, presidente do PT e um dos coordenadores da campanha de Dilma, pôs o celular no bolso e usou um… orelhão”. Zé Eduardo esclareceu que ficou “desconectado” por quase um dia inteiro, o celular pifou no Rio, na terça à noite.

 

Dilma no forró de Aracaju

Circuito forró. Dilma irá aos festejos juninos do Nordeste. No roteiro, Caruaru, Campina Grande e Aracaju. (coluna Painel da FSP, de hoje, 21)

 

Presidente do TSE diz que lei só vale para nova condenação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, afirmou ontem que, pelo texto do projeto Ficha Limpa, aprovado anteontem no Senado, os políticos só ficarão inelegíveis se forem condenados na Justiça depois da promulgação da lei. “Se prevalecer a redação, a meu ver, sem conhecer o texto ainda, é só [para] aqueles que forem condenados depois da promulgação da lei. É a leitura que se faz, pelo menos, gramatical”, disse Lewandowski. Ele fez a ressalva de que falava em tese e havia se informado sobre o tema pelos jornais. (FSP).

 

Descaracterização de 16 viaturas da PM I

Ontem, 20, o blog da ABSMSE – Associação Beneficente dos PM de Sergipe, publicou parte do BGO do último dia 19 com diversos questionamentos: “o Comandante da Corporação determinou que 16 viaturas sejam descaracterizadas, um fato lamentável e reprovável, visto que, a função da Polícia Militar é fazer o policiamento ostensivo, portanto, se entende que as viaturas devem estar devidamente caracterizadas para prestarem o seu serviço à sociedade.Então perguntamos: com que objetivo a PMSE quer descaracterizar tais viaturas, inclusive a do próprio Comandante Geral a 001? Certamente com tal decisão, ficará mais difícil da sociedade fiscalizar o incorreto emprego de viaturas para outros fins que não o de policiamento ostensivo.

 

Descaracterização de 16 viaturas da PM II

Continua o blog da ABSMSE: “Espera-se do Governador Marcelo Déda e do Secretário de Segurança Pública João Eloy, que providências enérgicas para que tal medida não seja implementada, pois certamente estaria contribuindo para um possível desvio de finalidade das viaturas, pois sabemos que quem paga todas essa conta é a sociedade e esta mesma sociedade, tem o direito de fiscalizar de que forma as viaturas serão usadas e para isso, devem estar devidamente caracterizadas, até porque, quem não deve não teme”.

 

O mais estranho é o 001

Segundo informações de um membro da SSP o comando não vai descaracterizar nenhum veículo, apenas está regulamentando para que qualquer outro que esteja descaracterizado seja regularizado. Segundo o membro da SSP, as viaturas citadas no BGO (1557, 377, 348, 112, 053, 206, 381, 45035, 122, 318, 1658, 1026, 1028, 1124, 001 e 173).  já atuam descaracterizadas porque estão no P-2, o chamado serviço reservado da PM, que faz investigações. Tudo bem! Mas o 001, não é o veículo do comando? O blog aguarda resposta porque vai de encontro ao próprio decreto governamental. Ou será que o governador ainda lembra que assinou um decreto disciplinando o uso dos veículos? 

 

Reabertura do Olímpio Campos

Hoje, 20, às 19hs, será a reabertura oficial do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), com a presença de diversas autoridades entre elas, os ex-governadores de Sergipe. O governador Marcelo Déda convidou pessoalmente o ex-governador João Alves Filho para a solenidade. A solenidade de reinauguração vai contar com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) sob a regência do maestro paulista, Isaac Karabtchesvky.

 

 

Encontro com Serra

O pré-candidato a governador pelo PPS, Nílson Lima, vai participar, nesta sexta, 21, e sábado, da reunião do Diretório Nacional do Partido, em São Paulo. Ele estará acompanhado do pré-candidato a senador Emanuel Cacho.

 

Arraiá do Povo prolongará período junino I

Jornalistas, membros do Governo do Estado e personalidades da sociedade sergipana se reuniram na manhã desta quinta-feira, 20 de maio, para prestigiar o lançamento oficial do Arraiá do Povo, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura. A divulgação aconteceu no restaurante Gota Serena, em Aracaju, onde também foi oferecido um café da manhã tipicamente nordestino aos convidados.

 

Arraiá do Povo prolongará período junino II

O Arraiá do Povo ocorre anualmente na praça de eventos da Orla de Atalaia e é um dos principais destinos dos visitantes que são atraídos pela fama dos festejos juninos em Sergipe. Em 2010, o forrobodó no ponto turístico mais famoso do estado começa no dia 09 de junho e segue até 11 de julho, período estendido para que as famílias possam continuar aproveitando o clima junino em pleno mês de julho. (Infonet)

 

Cartilha para os católicos

O arcebispo Dom Lessa, um dos comandantes da Igreja Católica lançou ontem em Sergipe uma cartilha orientado aos eleitores como devem votar. Mas Dom Lessa deve tomar cuidado nas últimas eleições encaminhou votação para alguns candidatos que se perderam no meio do caminho. Não é Dom Lessa?  Bem que a Igreja devia encabeçar uma campanha de controle da natalidade no país. Aí sim deixaria de perder fiéis.

 

NOAR Linhas Aéreas chega a SE

A partir de junho o turismo de Sergipe será beneficiado com mais uma empresa aérea que apenas terá vôos regionais, NOAR Linhas Aéreas , ligando as capitais nordestinas e tendo como primeira malha aérea RECIFE/MACEIÓ/ARACAJU, liberada pela ANAC em 18/05/2010. Ontem, 19/05/2010, a capital Sergipana recebeu a aeronave da empresa para apresentação as empresas de turismos e aos futuros colaboradores. Detalhes: http://www.voenoar.com.br/

 

Correios atrasam correspondência

A quem recorrer com os atrasos constantes dos Correios? No conjunto Orlando Dantas os moradores não agüentam mais pagar contas em atraso. Tem contas com vencimento no mês de abril que até ontem, 20, não tinham chegado. Um transtorno para todos. A quem recorrer?  Conseguiram sucatear um órgão que era modelo no país e com maior credibilidade perante a população.

 

Machado volta para Executiva Nacional do DEM

 O Deputado Federal José Carlos Machado (DEM) voltou a fazer parte da Executiva nacional do Democratas. Durante a reunião, o presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), destacou a desenvoltura e o pragmatismo do colega sergipano.Machado ocupou vaga na Executiva nos anos de 2007 e 2008 quando fez parte da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

 

Iran reafirma apoio a PEC 300    

O deputado federal Iran Barbosa apoia a Proposta de Emenda à Constituição 300/08, que prevê, entre outras coisas, que a remuneração de policiais militares e bombeiros dos Estados não seja inferior a do Distrito Federal. A proposta entrou na pauta da Câmara Federal para ser votada na quarta-feira, 19/5, mas não foi apreciada por falta de acordo entre as lideranças. Na próxima terça-feira, haverá uma reunião para entendimento, na tentativa de submetê-la à votação.

 

Reforço para PRF em Sergipe I

Como coordenador da bancada de Sergipe, o senador Valadares, acompanhado de deputados do Estado, esteve hoje reunido com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, ocasião em que solicitou melhor aparelhamento da Polícia Rodoviária Federal, para reforço do policiamento das fronteiras de Sergipe nas rodovias federais.

 

Reforço para PRF em Sergipe II

“Entre outras coisas é necessário aumentar o quadro da Polícia Rodoviária, que está muito restrito”, argumentou o líder do PSB no Senado, que obteve do Ministro a promessa de que ele se empenhará para que o problema seja solucionado. Participaram também da reunião no Ministério da Justiça os deputados Valadares Filho (PSB), Jackson Barreto (PMDB), Albano Franco (PSDB), José Carlos Machado (DEM) e Eduardo Amorim (PSC). 

 

Leitura qualificada

Para quem gosta de uma leitura qualificada: http://clovisbarbosa.blogspot.com/

 

Souza é reeleito presidete do SEEB/SE

O Sindicato dos Bancários de Sergipe já tem a nova diretoria que vai assumir o mandato no dia 1º de julho próximo. A apuração dos votos, realizada ontem, 20, começou às 17h20 e foi concluída às 19h30. Do total de votos apurados, houve mais de 96% de votos válidos para a chapa única “Unidade, Integração e Luta”, liderada por José Souza, atual presidente da entidade.

 

Olivier rebate vereadores de situação

O Vereador Olivier Chagas, PT de Itabaiana, rebateu as críticas dos vereadores Francis de Andrade e Jose Carlos Góis “Carlinhos da Atlética”, ambos da bancada do prefeito Luciano Bispo, que fizeram ataques ao Governo de Marcelo Deda. Segundo Olivier, é incontestável a presença do Governo do Estado em Itabaiana. “Vem realizando obras nos diversos seguimentos como saúde pública; infra-estrutura; educação; segurança e etc. Ao que parece, a oposição esta desesperada, fazendo críticas infundadas, talvez porque estejam sabendo do crescimento de Dilma e Deda nas pesquisas”, comentou Chagas.

 

Celi completa 42 anos de Solidez e Qualidade

Uma história repleta de trabalho, sucesso, compromisso, responsabilidade e profundo respeito com o cliente, colaborador e fornecedor. Amanhã, 22 de maio, a Construtora Celi completa 42 anos. Ao longo de todo esse tempo, a empresa sergipana vem mantendo sua forte credibilidade no cenário nacional e reforça a cada dia sua competência e solidez no segmento de obras públicas e privadas.

 

Homenagem para os colaboradores

E na semana do aniversário da empresa, o maior homenageado foi o colaborador. Desde ontem, dia 20, os colaboradores atuantes em todas as obras da Celi, estão participando de bingos e um lanche especial. Dentre os prêmios estão ventiladores, liquidificadores, aparelhos de DVD’s, micro system, televisores, dentre outros. Sob o comando do engenheiro civil Luciano Barreto e de suas filhas Alda Cecília Barreto e Ana Cecília Barreto de Oliveira, a Celi é muito aplaudida por aplicar tecnologia nos seus projetos construtivos e por ser a única de Sergipe com o Selo de Entrega Garantida, uma exclusividade que garante o dia, mês, ano e hora em que o empreendimento será entregue.

 

 

Debate sobre energia

Acontece nesta sexta-feira, dia 21, no Hotel Radisson, o 3° Workshop de Energia Nuclear no Nordeste. O evento promovido pelo Governo de Sergipe – através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) – em parceria com a Eletronuclear e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), tem como objetivo estimular o debate em torno da instalação de uma usina nuclear no estado.

 

Debate e palestra

O workshop será aberto às 9h com um debate sobre o tema ‘Energia Nuclear no Nordeste: visão de futuro’, com a participação de representantes da administração estadual, do Ministério das Minas e Energias, Eletrobrás, Eletronuclear e Abdan. Na seqüência da programação será promovida uma palestra sobre ‘O Planejamento Energético e a Necessidade de Usinas Nucleares no Nordeste para o Sistema Interligado Nacional’, proferida pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energias, Altino Ventura Filho.

 

ABOR participará da Ação Global

Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) de Sergipe vai participar da Ação Global. O evento vai acontecer no próximo sábado (22) na Escola Roberto Simonsen no bairro 18 do Forte, zona norte da capital.Durante a Ação Global, a ABOR-SE vai oferecer orientação preventiva e avaliação ortodôntica para crianças de três a 10 anos de idade. Os voluntários vão ministrar palestras para orientar crianças, pais e adultos sobre a importância de ações que previnem problemas ortodônticos futuros. A campanha da entidade terá atividades educativas e lúdicas, com a presença do personagem ‘Dentinho’, que visa despertar o interesse em cuidar da saúde bucal.

 

Aracaju recebe Mostra de Pintura Mediúnica

Neste final de semana Aracaju recebe mais uma vez a Mostra de Pintura Mediúnica, com Florêncio Anton.  O médium, que conta com uma produção de mais de 27.000 telas pintadas por mais de 103 espíritos pintores, estará apresentando a pintura mediúnica nos dias 21 (sexta), 22 (sábado) e 23 (domingo), no Instituto de Cultura Espírita, sempre a partir das 19h.

 

Pintores famosos

Desfilam pelas suas mãos pintores como Rembrandt, Da Vinci, Giotto, Courbet, Renoir, Morisot, Monet, Manet, Tarsila, Portinari, Van Gogh, Matisse  entre outros que elaboram quadros e pastéis em intervalos de tempo que alcançam a média de cinco minutos para os trabalhos em público e uma hora e vinte minutos para os trabalhos mais elaborados.Florêncio tem sido convidado para levar a pintura mediúnica aos mais diferentes públicos no Brasil e no exterior. Entre os países visitados estão: Peru, Colômbia, Panamá, Alemanha, Bélgica, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Suécia e Dinamarca. Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho do médium Florêncio Anton, acesse o site http://www.pinturamediunica.com

 

 

DO LEITOR

 

Projeto UCA

Do coordenador Estadual do Projeto UCA, José Everton Siqueira Santos: “O Projeto UCA- Um Computador por Aluno (e Professor), chega para promover uma revolução na educação com a inclusão das tecnologias digitais, assim como o livro didático o laptop é do aluno/professor enquanto permanecer na escola. Temos um grande desafio para a Barra dos Coqueiros, mostrar para Sergipe, que o uso intensivo das tecnologias, associado à capacitação e motivação de professores e alunos, provocará um salto na qualificação da educação publica e com isso avançar na sua implantação, o projeto trará pontos inovadores como: mobilidade de uso do laptop em outros ambiente dentro da escola e futuramente fora, conectividade por meio de redes sem fio e uso pedagógico das diferentes mídias. Lembramos ainda que, os critérios de escolha da Barra dos Coqueiros, foram estabelecidos pelo Governo Federal, ou seja, ter no máximo 3.000 alunos em toda rede publica e também ter viabilidade técnica. O projeto UCA também estará em mais nove municípios ainda este ano, sendo que somente uma escola por município será contemplada. Informamos que este projeto é um piloto que está sendo implantado somente em cinco estados do Brasil”.

               

Eleições 2010

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “Não vejo a hora de começar um dos programas mais engraçados e divertidos da televisão brasileira. Não é nenhum humorístico ou novela da Rede Globo, SBT, Record ou qualquer outra emissora de TV. Agora tem todas característica de uma telenovela: traição, mentiras, apelação, humor e drama. O final é sempre o mesmo e a maioria dos telespectadores acaba chorando, caso não seja amigo(a) e/ou apadrinhado(a) dos principais personagens que, a exemplo de filmes de terror, transforma o seu admirador em mais um “funcionário fantasma”. Neste caso ele vai rir à toa durante quatro anos na pior das hipóteses. O ilustre leitor já adivinhou qual é o título deste programa”?

 

Situação ridícula

Comentário Gomes: “Caro jornalista, venho através deste e-mail, relatar uma situação presenciada por mim e por algumas pessoas, inclusive algumas autoridades no aeroporto de BSB (Brasília), mais precisamente no portão (A), enquanto aguardava o voo 6220 da empresa Avianca com destino a esta capital, tive o desprazer de presenciar o ex-governador João Alves proporcionando altas gargalhadas mais tão altas que mais pareciam ruivos de um leão faminto na captura de sua presa, isso porque dois vereadores do município de Pedrinhas-SE foi lhe cumprimentar, ele num intuito de chamar a atenção de políticos sergipanos que ali se encontravam, só pode ser ter sido esse o motivo, creio eu, promoveu essa ridícula situação, que falta de postura, ele que já foi o representante maior desse estado, eu me senti como um sergipano que sou, muito envergonhado, pessoas de outros estados que estavam ao meu lado criticaram aquela cena, meu Deus, aonde chegaremos com políticos dessa qualidade, desculpe-me sociedade sergipana por expor essa situação, esse é o desabafo de um sergipano que ama muito essa terra e que quer ser respeitado aonde chegar”.

 

Vacinação H1N1

Do leitor Márcio Ribeiro: “Estive no posto de saúde do bairro Sol Nascente na data de hoje e não pude ser vacinado por que os atendentes disseram que a vacinação era até as 16h30 e eu havia chegado as 16h40. Pergunto: como atingir  a meta de vacinação se na véspera do fim da campanha ao invés de haver um mutirão, os atendentes simplesmente reduzem o horário de atendimento, visto que o posto encerra as 17h00? Pelo horário informado somente as pessoas que não trabalham os dois turnos podem se vacinar, o que não corresponde a faixa etária de vacinação de 30 a 39 anos, público alvo do atual período de vacinação. Aguardo uma resposta”. Obs: ele enviou o e-mail também para os órgãos responsáveis.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Os homens compram tudo pronto nas lojas… Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos”. Antoine de Saint-Exupéry.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários