O Centenário de Lourival Baptista

Lourival Baptista discursa na Somese após receber homenagem da entidade em 1995

As comemorações alusivas ao Centenário de Nascimento de Lourival Baptista já começaram. Uma solenidade inaugural, ocorrida em 4 de setembro  em São Cristóvão, seguida de uma Missa na Igreja Senhor dos Passos, deu partida à programação. A histórica São Cristóvão foi escolhida por ter sido a cidade que Lourival chegou para trabalhar e residir, nos anos 40, após se formar pela vetusta Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, em Salvador, escola médica primaz do Brasil fundada em 1808, logo após a  chegada da Família Real portuguesa à terra dos tupiniquins.

Deve-se ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Carlos Pinna de Assis, com a sensibilidade que lhe é peculiar, a iniciativa de programar a eclética e elegante programação que celebra  a efeméride, pois  foi justamente no governo de Lourival Baptista que foi criado o órgão, no início de 1970. Na sexta-feira que passou, 11, aconteceu uma sessão solene especial da Academia Sergipana de Medicina, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe, para celebrar a data, com saudação dos presidentes da Academia, Paulo Amado e do TCE, Carlos Pinna. Esteve presente ao ato familiares de Lourival, cabendo à filha Angelina Baptista manifestar-se em nome da família.

O médico Lourival Baptista nasceu em Alagoinhas, na Bahia, em 3 de outubro de 1915. Graduou-se em 1942 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1946, casou-se com Hildete Falcão e se transferiu para Sergipe, na cidade de São Cristóvão, onde atuou como médico, elegendo-se deputado estadual já em 1947. Em 1951, iniciou mandato como prefeito da cidade, até 1954. A partir de 1958, quando se elegeu deputado federal, não mais interrompeu a vida pública, numa trajetória meteórica e fulgurante, que o levou ao cargo máximo de governador do Estado e depois senador, por três legislaturas consecutivas.

Destacou-se nacionalmente através de suas posições firmes na defesa dos grandes temas de interesse coletivo, através de pronunciamentos, requerimentos e outras iniciativas. Foi o líder maior, no Congresso Nacional, nas ações de combate ao fumo, em incansável cruzada anti-tabágica que lhe valeu centenas de distinções, medalhas, diplomas e títulos por todo o país. Mesmo como político atuante, Lourival Baptista nunca deixou de defender e apoiar as ações da classe médica de Sergipe. Em 1995, na condição de Presidente da Sociedade Médica de Sergipe, tive a honra de entregar-lhe pessoalmente o título de Presidente de Honra da Comissão de Combate ao Fumo da Sociedade Médica de Sergipe. Anos antes ele havia recebido o Título de Sócio Benemérito da entidade, por sua luta pela viabilização de uma sede própria para a Somese, que de fato aconteceu. A Academia Sergipana de Medicina também o homenageou com o Título de Sócio Honorário.

Seguindo a programação, no dia 16 de setembro próximo, às 10h30, haverá uma solenidade no Palácio Museu Olímpio Campos quando, na oportunidade, o escritor José Augusto Ribeiro, autor do livro "A Era Vargas", fará uma palestra. Ato contínuo acontecerá sessão de autógrafos do livro Getúlio escreve a Lourival: os bilhetes à Casa Civil da Presidência da República (1951-1954), organizado pela Professora Ângela de Castro Gomes e idealizado pelo filho de Lourival, Francisco Baptista Neto.

Lourival Baptista teve vida política destacada e plural, de deputado estadual (1947-1951) a senador da República por três legislaturas (1971-1995), passando por dois mandatos de deputado federal ( 1959 a 1967) e finalmente Governador de Sergipe (1967-1970). Escolheu como marca de seu governo o lema "Pacificação e Desenvolvimento" e sua gestão transcorreu num dos períodos mais conturbados da vida nacional, por conta da repressão militar que se instalou no país a partir de 1964. Fez um governo tranquilo e empreendedor, com obras estruturantes, escolas, estradas, centros de atenção à saúde ( Hospital da Polícia Militar e Maternidade Hildete Falcão Baptista), Estádio Estadual Lourival Baptista, hoje Arena Batistão, o Edifício  Estado de Sergipe, que recebeu no pavimento térreo o Banco do Estado de Sergipe e nos seus 28 andares ( um recorde para a época) vários órgãos da administração direta. Ainda na sua gestão surge o Conselho Estadual de Cultura e o primeiro Distrito Industrial de Aracaju (DIA) , entre outras realizações.

A programação prossegue em 21 de setembro, às 17 horas, quando a Assembleia Legislativa realiza uma sessão especial para celebrar o Centenário. Já no dia 2 de outubro, às 10 horas, no TCE, nova solenidade ocorrerá dessa vez para o lançamento do livro Lourival Baptista: Pacificação e Desenvolvimento. A programação será encerrada em 3 de outubro, às 19 horas, com a uma Missa no Santuário Nossa Senhora Menina, em Aracaju.

As homenagens a Lourival Baptista são justas. Com uma vida pública intensa e produtiva, na defesa dos interesses do Estado que adotou como seu, merece estar no Panteão dos Grandes Vultos do Estado. Para ele, cabe como uma luva, a citação de Bertolt Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais