O comércio continua fechado

O COMÉRCIO CONTINUA FECHADO

Neste sexto dia de maio de 2020, as atividades comerciais continuam paradas. A semana passada, o Governador Belivaldo Chagas anunciou a abertura de muitas atividades comerciais, deixando alegre muitos comerciantes de Aracaju. Mas, antes que a semana chegasse à metade veio outro decreto anulando o decreto anterior. Agora não se tem qa menor ideia quando o comércio terá suas atividades flexibilizadas. O que se sabe é que o governo levou a sério as previsões de um médico do sul do País que disse que a pandemia não tem dia para acabar e que o pico da doença ocorreria a partir de 4 de maio, por um prazo de quinze dias. Na semana que se inicia hoje, a contaminação de muitas outras pessoas pelo corona-vírus. A recomendação do Ministério da Saúde foi a de que não flexibilizasse as atividades comerciais e se incentivasse o isolamento social. Ou seja, que fique todo mundo em casa para evitar aglomeração e, com isso, a expansão do corona-vírus. O grave de toda essa história é que muitos comerciantes – depois de mais de 45 dias com as lojas fechadas – estão no limite máximo de suas capacidades financeiras. Já não há dinheiro para quase nada – talvez o osuficiente para alimentação diária de seus familiares.O próprio Governo doestado deverá ter dificuldades no pagamento das folhas dos servidores já neste mês de maio.Até para se tomar dinheiro emprestado nos bancos está difícil, muito complicado, principalmente para quem não é cliente da banca. Em suma, a situação está ficando desesperadora. Até quando o povo brasileiro aguentará esta situação limite?

OS DOIS ESTÃO JUNTOS

O Governador Belivaldo Chagas tem contado com o apoio do Prefeito Edvaldo Nogueira nessas medidas excepcionais contra o corona-vírus. Mas toda paciência tem um limite. Até quando os dois estarão afinados? Espera-se que por muito tempo ainda Mas, ambos – governo e prefeitura – não podem ficar por muito tempo sem as receitas dos impostos.  A semana passada, empresários se reuniram e, durante a conversa, surgiu  possibilidade de eles aguentarem por mais quinze dias. Alguns comerciantes apoiaram o prazo muito a contragosto. Como esta semana, não há feriados ou dia santos para interromper as atividades comerciais, vamos observar como o comercio vai reagir neste teste de paciência…. Bem a proposito, os dois governantes, Belivaldo Chagas e Edvaldo Nogueira, andam iimpacientes porque os caixas de ambos estão beirando a secura…

O CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL

A saída do Sr. Sérgio Moro da equipe de Ministros (ele ocupava a pasta da Justiça e Segurança Pública) trouxe muitas dores-de-cabeça.  Não foi difícil encontrar um substituto para Moro na pasta da Justiça, mas o impedimento da posse do Diretor Geral da Polícia Federal, transformou-se numa senhora dor de cabeça para o Presidente.  Tanto assim é que até o momento não há sequer especulação de quando isto ocorrerá. Nem quem ocupará a pasta.Uma vez escolhido o novo diretor geraldaPolícia Federal, o PresidenteBolsonaro deu-lhe posse imediatada, para evitar nova interferência do Sr.Ministro do Suremo, sr.Alexandre de Moraes. Em uma hora apenas estava o ato publicado no Diário Oficial e o novo diretor da PF devidamente empossado.

O  VÍRUS NA ASSEMBLEIA

Em nota oficial divulgada na segunda-feira, e assinada pelo Sr. Marco Aurélio Costa, Chefe da Assessoria de Comunicação, o Presidente da Casa, o deputado Luciano Bispo  teria contraído o vírus e vai observar os quinze dias de quarentena, em Itabaiana, enquanto se cuida.  Comentários de bastidores informam que outras sete personalidades da Assembleia também estariam contaminadas, incluindo o irmão do Presidente, Sr. Roberto Bispo, e o Sr. Zezinho Sobral, líder do governo na Casa,  Sr. Deoclecio Vieira e seu braço direito, Igor Albuquerque, além de dois ou três outros funcionários da Casa. No prédio da Assembleia deverá ser observado um período que todos deverão ficar em casa. A direção da Assembleia contratou uma empresa especializada em limpeza para fazer uma faxina geral nas dependências do legislativo sergipano. Também contraiu  o coronavírus, a vice-governadora, D.Eliana Aquino, além de sua mãe e uma irmã, Simone.

PAÍSES VIZINHOS

Alguém   precisa ensinar geografia  aos redatores do “Jornal Nacional”, o mais importante noticiário da Vênus Platinada, a Rede Globo. Anteontem, os  apresentadores foram obrigados a ler  que “países vizinhos como Portugal e Espanha já estavam livres da pandemia do corona-vírus”. Se fosse Uruguai e Paraguai tudo bem, mas Portugal e Espanha que ficam lá nas Europas, não estão nem perto para serem países vizinhos.

O COMERCIANTE CHORA

Tem comerciante que chora só em pensar que o dia das Mães é no próximo domingo e sua loja é obrigada a permanecer fechada, enquanto ele perde o melhor dia de vendas do comércio de todos os anos. É muito castigo…

AR DE FAROESTE

O uso de máscaras agora é obrigatório para se prevenir do contágio do vírus corona. Agora Aracaju ficou com cara de  cidadezinha do farwest selvagem..

ANDRÉ MOURA

O ex-deputado sergipano, André Moura, hoje fixado no Rio de Janeiro onde é Secretário de Estado do governo Witzel, deve estar orgulhoso de si próprio. Um programa de televisão chamado “Fala Baixada” dedicou-lhe um programa inteiro para chamar a intenção dos seus arrazoados políticos. Foi uma farra… Sobrou até para o governador que foi buscar lá no Sergipe esse “forasteiro” para “causar” aqui no Rio…

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais