O desemprego é verde, vermelho, azul e branco

A campanha eleitoral em curso tingiu o desemprego com as cores dos candidatos e o expôs nas ruas e praças. Em Aracaju, essa chaga que assombra milhares de famílias foi pintada de verde, vermelho, azul e branco, as cores das bandeiras dos principais candidatos à Prefeitura da capital. Quase sem exceção, todos os mais de 3 mil seguradores de bandeiras postados nas ruas e avenidas são desempregados fazendo um “bico” temporário para receber alguns trocados nos finais de semana. Um número infinitamente maior de desafortunados não conseguiu vagas no trem eleitoral e, portanto, não pode ser calculado por cor. Todos, contudo, sairão de suas casas no próximo dia 5 para escolher o futuro prefeito e os 19 vereadores que dia sim, dia não, aparecem na televisão prometendo casas, hospitais, escola de primeiro mundo e, principalmente, emprego para quem quiser. É uma pena que a jura feita no horário nobre não passe de uma promessa fugaz e incolor.

 

Crime eleitoral

 

Usar o Programa Bolsa Família para conseguir votos é crime eleitoral. O alerta está sendo feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Em nota, o ministério ressalta que tentativas de troca de votos por promessas de inscrição no Bolsa Família ou pressões para induzir as pessoas atendidas pelo programa a votar em determinados candidatos para não perderem o benefício configuram crime eleitoral. Portanto, atos como esses devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.

 

Orquestra dos Meninos

Está marcada para as 10 horas da próxima segunda-feira a entrevista coletiva sobre o lançamento do filme “Orquestra dos Meninos”. Totalmente rodada em Sergipe, a película teve o apoio do Governo do Estado, que investiu aproximadamente R$ 100 mil na produção. A obra dirigida por Paulo Thiago conta o drama do maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa) à frente de um grupo musical de crianças. O governador Marcelo Déda, os atores Murilo Rosa e Othon Bastos, o diretor Paulo Thiago e o maestro Mozart Vieira, cuja história baseou a película, participarão da entrevista coletiva.

Presença confirmada

O presidente OAB, Cezar Britto, confirmou a sua participação na abertura da VI Conferência Estadual dos Advogados Sergipanos, que será realizada de 8 a 10 de outubro deste ano em Aracaju. O tema central do evento será “20 anos de Constituição Federal: Estado de Direito e Sociedade Democrática”. Britto falará sobre “O papel da advocacia e da OAB na sociedade democrática”. A conferência contará com importantes juristas do país e tem como objetivo proporcionar aos advogados do Estado a oportunidade de se qualificar melhor e manter-se atualizados. Além das palestras, diversos painéis práticos serão realizados durante o evento.


Edvaldo, o alvo


O debate promovido pela TV Cidade com os candidatos a prefeito de Aracaju deixou claro como serão os outros dois organizados pela TV Sergipe e TV Alese. O alvo dos prefeituráveis é o comunista Edvaldo Nogueira, que tenta a reeleição e aparece na frente em todas as pesquisas. No estilo “Lulinha paz e amor”, Nogueira tem evitado o confronto, coisa que desagrada seus adversários, que querem atingi-lo para conquistar um naco de suas intenções de votos. O regulamento do debate, contudo, trava o confronto verbal, para desespero dos telespectadores que adoram ver o circo pegando fogo.

Vidas perdidas

Veja que coisa absurda: apenas 10% dos órgãos que poderiam ser transplantados e salvar vidas são aproveitados no país. Segundo o Ministério da Saúde, os dois principais fatores que dificultam a captação de órgãos são a subnotificação de mortes encefálicas e a negativa das famílias em autorizar retirada dos órgãos do possível doador. Só 50% dos pacientes com morte encefálica são notificados nos hospitais, gerando a possibilidade de consultar à família sobre a doação e, nessa metade dos casos, em que a abordagem é realizada, apenas 20% dos familiares concordam com o transplante.

Recesso branco

 

Os deputados estaduais de Sergipe decidiram suspender as sessões plenárias até o dia 5, quando acontecem as eleições municipais. O presidente da Assembléia, deputado Ulices Andrade (PDT), informou que os dias do recesso branco serão devidamente compensados até o final desta Legislatura. Segundo ele, como todos os parlamentares estão envolvidos com a campanha eleitoral, se corria o risco de abrir a sessão e ter que fechá-la imediatamente por falta de quorum.

 

Compra de terreno

O governo estadual já desapropriou o terreno em Lagarto onde será construído o campus avançado da saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) festejou a compra. Segundo ele, a unidade de ensino superior que será construída em Lagarto ficará numa área de 10 tarefas e vai abrigar uma estrutura de 125 leitos, 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), cinco centros cirúrgicos e maternidade.

Greve anunciada

 

O Sindicato dos Bancários de Sergipe vai realizar uma assembléia às 9 horas de amanhã (27) em sua sede, na avenida Gonçalo Prado, 784, em Aracaju. Será durante o Encontro Estadual da categoria. O Comando Nacional está orientando os sindicatos a realizarem assembléias até o dia 29 para rejeitar a proposta e aprovar greve de 24 horas no dia 30. Os bancários não pretendem aceitar a proposta dos banqueiros de 7,5%, que não cobre nem a inflação do período. A categoria está reivindicando 13,23%, o que significa um aumento real de 5%. 

 

Palestra no Senac

 

Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Digital, Certificação Digital e Implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Estes assuntos serão abordados na palestra que o especialista em Tecnologia da Informação (TI), Roberto Dias Duarte, fará às 8h30 de hoje (26). Tendo como tema central “os impacto das novas tecnologias fiscais na profissão contábil”, a palestra vai acontecer no auditório do Senac, na avenida Ivo do Prado, 564, em Aracaju. Roberto Dias é convidado da Fecomércio, Sebrae, Sescap/SE e Mastermaq Softwares.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais