O dia da Internet Segura

Hoje é o dia da internet segura (Safer Internet Day). Esta é uma iniciativa anual do programa Safer Internet Plus da Comissão Européia. O objetivo geral da data é promover o uso seguro e conciente da rede, por meio da difusão de informações e de boas práticas.

 

No ano passado também tivemos o dia da internet segura com a participação de 56 países. Agora em 2009, o número aumentou para 65. Aqui no Brasil o evento ficou sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e o Ministério Público Federal. A divulgação do evento neste ano está sendo bem maior, tendo até propagandas em horários considerados nobres da TV.

 

Como a idéia do dia é orientar, segue um pequeno conjunto de dicas retiradas do próprio site SaferNet para utilizarmos melhor a rede:

 

  • Nunca divulgar senhas, nome completo, endereços, números de telefone ou fotos íntimas;
  • Você distribui qualquer foto sua no mural da escola, no ônibus ou na praia? Porque então divulgar na Internet ?
  • Pense bem antes de publicar algo. Uma vez na rede é muito difícil controlar o uso;
  • Comunique-se com educação. Respeito deve valer em qualquer espaço e com qualquer pessoa, mesmo com aquelas que não conhecemos;
  • Evite gravar as senhas e login no computador para não facilitar roubos;
  • Cuidado ao baixar arquivos, eles podem conter vírus, materiais impróprios ou serem ilegais. Anti-vírus e filtros podem ajudar a proteger;
  • Busque provedores e serviços que ofereçam recursos de segurança, que sejam éticos e responsáveis;
  • Dialogue sempre com amigos, filhos e professores para manter-se informado sobre segurança na Internet;
  • Sempre leia com atenção as mensagens mostradas pelo navegador pois elas podem ajudar a identificar um programa malicioso ou um site falso;
  • Não autorize instalação de software de desconhecidos ou de sites estranhos;
  • Use o serviço de Pesquisa segura (Safe Search) dos buscadores. Procure em preferências e ative a filtragem de páginas com conteúdo sexual explícito, impedindo que elas apareçam nos resultados da pesquisa;
  • Não aceite nem abra e-mail de desconhecidos! Simplesmente apague sem ler;
  • Mantenha o anti-vírus sem atualizado;
  • Aproveite para ensinar estas dicas para amigos e parentes iniciantes;

Essas são apenas algumas dicas básicas. Vale a pena dar uma conferida na página da Safer Internet Day de forma a poder usufruir com segurança da Internet.

 

Boa Navegação!

 

 

Mais um player no e-commerce

As Casas Bahia vai finalmente com força para o e-commerce. Depois de muito tempo relutando em ir para o mundo virtual, foram feitos investimentos bastante altos (na casa dos 3.7 milhões) e com metas a altura dos investimentos. A ideia é atingir, em 10 anos, 25% do e-commerce.

Não vai ser nada fácil. A fusão das Lojas Americanas com a Submarino detém 54% do mercado. Fora isso a Wal-Mart, que tradicionalmente, tem uma competição acirrada de preços também está no páreo.

Ótimo. Nós, os consumidores, sairemos ganhando.

 

 

Legendas.TV fora do ar

O site mais popular de download de legendas de filmes e seriados do Brasil, o legendas.TV, estava fora do ar desde o dia 01 e agora está com uma versão, chamada pelos próprios autores do site, de legendas Lite.
A Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) foi a responsável pela tentativa de fechamento do site. A alegação é que os usuários estariam violando os direitos autoriais.

 

 

Serviço de utilidade pública

Com essa crise, o Banco Central teve uma excelente iniciativa. Desde a semana passada, na página principal tem um link (http://www.bcb.gov.br/?TXJUROS) as taxas de juros de operações de crédito dos principais bancos do Brasil. Dá para comparar as taxas do banco onde você é correntista hoje. As diferenças são bem grandes e, por isso mesmo, a iniciativa é válida. A pressão sobre os bancos vai aumentar um pouquinho.


IBM irá construir o maior super computador do mundo (por Hugo Dória)
A IBM foi contratada pelo governo americano para construir o maior super computador do mundo. A nova máquina se chamará Sequoia, rodará Linux, terá capacidade de 30 petaflops, 1,6 terabytes de memória e usará aproximadamente 1,6 milhão de núcleos de processadores. Com certeza dá para ser feliz com um brinquedinho desse.

Este é um dos maiores saltos de de capacidade de computação já realizados. Para você ter uma ideia, os sistemas atuais mais rápidos alcançam “apenas” 1 petaflop, o que é bem inferior ao Sequoia. Esta super máquina deve ser lançada em 2012 e ocupará 96 estantes do tamanho de uma geladeira. O custo total deste super computador não foi revelado, mas até consigo imaginar o absurdo de grana que a IBM deve levar nessa jogada.

Pelo jeito a Skynet está para surgir.


1234567890 segundos desde 1970 (por Hugo Dória)
Só uma curiosidade boba e nerd: De acordo com o Unix Time, nesta sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009, aos 30 segundos das 20:31 (horário de Brasília) terão se passado exatamente 1234567890 segundos desde 1970. Será que algum mega evento planetário acontecerá? 😛

Os Unixes têm como marco zero a data 01/01/1970 00:00:00 e a partir daí todos os segundos passaram a ser contados. Para descobrir quando teria se passado 1234567890 segundos desde o marco inicial basta executar, em um Unix da vida, o comando abaixo:

$ date -u -d “1970-1-1 0:0 UTC 1234567890 seconds”
Fri Feb 13 23:31:30 UTC 2009

 

Até a próxima semana!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais