O Dia em que vi Deus

Mensagem de Natal Frei Betto:

Natal é a "despapainoelização" do espírito. É quando o coração torna-se manjedoura e, aberto ao outro, acolhe, abraça e acarinha. Violenta-se quem faz da festa do Menino Jesus uma troca insana de mercadorias. Quantas ausências nesses presentes!

Em pleno verão, nos trópicos, o corpo empanturra-se de nozes e castanhas, vinhos e carnes gordas, sem que se faça presente junto àqueles que, caídos à beira do caminho, aguardam um gesto samaritano.

Ainda criança, em Minas, aprendi com meus pais a depositar junto ao presépio a lista de meus sonhos. Nada de pedidos a Papai Noel. No decorrer do advento, eu engordava a lista: a cura de um parente enfermo; um emprego para o filho da lavadeira; e a paz no mundo. Meu pai insistia para que eu registrasse meus sonhos mais íntimos. Aos 8 anos, escrevi: "Quero ver Deus". Minha mãe ponderou: "Não basta Nossa Senhora, como as crianças de Fátima?". Não, eu queria ver Deus Pai. Nem imagens dele eu encontrava nas igrejas, que exibem, de sobejo, ícones de Jesus e pombas que evocam o Espírito Santo.

Na tarde de 25 de dezembro, meus pais levaram-me a um hospital pediátrico. Distribuímos alegria e chocolate às crianças, vítimas de traumas ou tomadas pelo câncer e por outras enfermidades. Fiquei muito impressionado com um menino de 6 anos, careca. Na saída, mamãe indagou-me: "Gostou de ver Deus?". Fiquei confuso: "Só vi crianças doentes", respondi. Então, ela me ensinou que a fé cristã reconhece que todos os seres humanos são imagem e semelhança de Deus. Por isso é tão difícil ver Deus. Pois não é fácil encarar a radical sacralidade de todo homem e de toda mulher.

Aos poucos entendi que o modo de comemorar o Natal forma filhos consumistas ou altruístas. E descobri que Deus é tanto mais invisível quanto mais esperamos que Ele entre pela porta da frente. Sorrateiro, Ele chega pelos fundos, via um sem-terra chamado Abraão; um revolucionário, de nome Moisés; um músico com fama de agitador, Davi; uma prostituta, Raab; um subversivo conhecido por Jeremias; um alucinado, Daniel; um casal de artesãos que, recusado em Belém, ocupa um pasto para trazer o Filho à vida: Maria e José.

No Evangelho de Mateus (25, 31-46), Jesus identifica-se com quem tem fome e sede, é doente ou prisioneiro, oprimido ou excluído. Aqueles que para os "sábios" são a escória da sociedade, para Deus são os convidados ao banquete do reino.

Desde então, aprendi que Natal é todo dia. Basta abrir-se ao outro e à estrela que, acima das mazelas deste mundo, acende a esperança de um futuro melhor.

Sonhar com um mundo em que o Pai Nosso transpareça na grande festa do pão nosso, pois quem reparte o pão partilha Deus.

Melhor
O melhor do Natal é agradecer a Deus pelos familiares e verdadeiros amigos. Estes sim nos faz acreditar no Natal, na amizade e que vale à pena viver.

Hotel Belo Mar na Orla: reduziu calçada e agora invadirá avenida
Aracaju é mesmo uma cidade para poucos. Quem tem poder tem tudo. No maior cartão postal da cidade, o hotel Belo Mar

Pintada em amarelo a área que o hotel pretende colocar correntes.

(antigo Beira Mar) reduziu a calçada em meio metro alegando que o espaço é de propriedade do hotel. Achando pouco agora pretende colocar correntes para delimitar o estacionamento do hotel em plena Avenida. Detalhe: a área já é problemática com diversos acidentes por conta do grande fluxo de carros aos finais de semana. Na foto ao lado a área já pintada de amarelo onde o hotel colocará as correntes. E viva Aracaju. A cidade onde a mobilidade está apenas no papel!

Incoerência e mudança de posição
Tem alguns oposicionistas do governo radicais que preocupados porque alguns deputados estão dispostos a mudar o voto e aprovar o Proinveste começam a criticar a possível mudança como falta de caráter. Esquecem que no episódio da indicação de Belivaldo Chagas para o TCE, boa marte que tinha apoiado o nome dele retirou. E foi falta de caráter? Claro que não! Apenas reflexão e convencimento.

Missa de 7º Dia – Renato Tavares Sandes
A família enlutada, ainda consternada com seu falecimento, convida amigos e familiares para a missa que será celebrada hoje (24), às 20 horas, na igreja da paróquia SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, no bairro Grageru. Dentre outras atividades, o engenheiro Renato Sandes foi diretor de obras da PMA. Trabalhou na Prefeitura de Aracaju de 1969 a 1999. Na área desportiva, presidiu o Club Sportivo Sergipe. Na construção civil, foi sócio do arquiteto Rubens Chaves, que foi um destacado dirigente do Confiança.

Ponto facultativo
A decretação de ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e municipais de Aracaju no dia de hoje (24), véspera de Natal, facilitou bastante a vida dos funcionários, quer aqueles que resolveram viajar para aproveitar o último “feriadão” de 2012, quer dos que estavam preocupados com os tradicionais presentes da época. O resultado é que se verificou, na sexta e no sábado, um intenso movimento no comércio do centro da cidade, o que, aliás, vai repetir-se nesta segunda-feira.

Shopping centers
O movimento vai, aos poucos, retornando ao normal, ou seja, ao anterior à decisão da Justiça sobre a cobrança de estacionamento. O grande problema é que tanto o Rio Mar quanto o Jardins continuam desobedecendo a decisão judicial. Até o momento, ambos prosseguem cobrando 1 real por hora ou qualquer fração da hora. Segundo a Justiça, a cobrança está autorizada na base de 1 real por cada hora utilizada pelo cliente/condutor de veículo. Assim, quem permanecer com seu automóvel pelo tempo de 1 hora e 40 minutos, por exemplo, só deveria pagar 1 real, e não 2 reais.

Comércio e bancos
Abrirão, hoje. Quanto aos bancos, porém, somente na parte da manhã. Já no dia 31, as agências bancárias não abrirão para o público. O último dia do ano é dedicado ao balanço das instituições financeiras.

TRE concede liminar a prefeito de Tobias Barreto
O prefeito reeleito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino (PT) recebeu na tarde da última sexta-feira, 21, uma liminar a favor da sua candidatura. A medida judicial foi concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). O advogado do prefeito foi Eduardo Ribeiro. Com isso ele poderá ser diplomado e assumir o novo mandato.

Jorge Murilo Seixas de Santana é promovido ao cargo de Procurador de Justiça
Em Sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público de Sergipe o Promotor de Justiça Jorge Murilo Seixas de Santana foi promovido, por critério de merecimento, ao Cargo de Procurador de Justiça.A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria da Exma. Sra. Procuradora de Justiça, Dra. Maria Joselita Almeida Barbosa.

Escolha
O novo Procurador de Justiça agradeceu aos colegas do Conselho Superior e homenageou os outros candidatos ao cargo. "Concorri com pessoas de imenso valor, experientes e de libada conduta e, por conta disso, imagino a grande dificuldade que os Membros do Conselho tiveram para escolher somente um".

Características
Jorge Murilo comentou sobre sua nova rotina no Ministério Público. "O trabalho agora será um pouco diferente das antigas atribuições", disse. Dr. Jorge estava afastado das funções de Promotor de Justiça, já que assessorava a Corregedora Geral do MP, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça. " O trabalho de assessor da Corregedoria tem suas especificidades. Mesmo exercendo funções junto à cúpula, as características são bastante distintas das de Promotor de Justiça".

Experiência
Promotor de Justiça por 24 anos, o novo Procurador possui experiência para assumir o cargo. "Ser Procurador requer maiores responsabilidades", confessou. Ele explicou que, por conta das responsabilidades, os desafios são inúmeros. " Me sinto muito a vontade para exercer as novas funções e disposto a colaborar para o bem da nossa Instituição. Minha missão é trabalhar para engrandecer o Ministério Público".

PPS lamenta total falta de Segurança Pública em SE I
Lamentando os altos índices de violência que estão sendo registrados em todo o Estado de Sergipe, o Tesoureiro do PPS, Marcos Aurélio, diz não conseguir entender como, em pleno século XXI, com tanta tecnologia à disposição, o Governo do PT não consegue oferecer aos cidadãos uma estrutura de proteção que permita, ou ao menos, intimidar os bandidos no cometimento de tanta barbaridade.

PPS lamenta total falta de Segurança Pública em SE II
"Experiências de sucesso estão sendo registradas a cada instante em outros Estados, mas aqui em Sergipe essas soluções passam bem longe da autoridades responsáveis pela Segurança Pública, em especial, do Governador Marcelo Déda. As câmeras instaladas pela SMTT, em Aracaju, são exemplos de como poderíamos ter um pouco mais de Segurança". Lembra Marcos Aurélio e questiona, "Se essas Câmeras servem para monitorar, em tempo real, o trânsito, qual a dificuldade de termos essas câmeras instaladas nos bairros das nossas cidades, com monitoramento 24 horas e acionamento da viatura mais próxima do local da ocorrência"?

PPS lamenta total falta de Segurança Pública em SE III
"Nós sergipanos hoje, infelizmente ainda estamos usando o modelo de Segurança Pública da década de 70 do século passado. Onde os poucos Policiais ficam fazendo rondas, sem sentido e os crimes acontecendo escancaradamente. Coloquemos câmeras em pontos estratégicos das cidades, monitorando 24 horas essa movimentação, no primeiro registro de atividade suspeita, ou ligação pedindo socorro, desloquemos a viatura mais próxima da área e os sergipanos terão respostas rápidas, inibindo a ação do bandido de menor periculosidade. Quanto aos criminosos organizados, tais instrumentos e a inteligência, que tem excelentes quadros, estruturada da nossa Polícia, farão frente e equilibraremos esse confronto, que hoje, é amplamente desigual" diz Marcos Aurélio.

PPS lamenta total falta de Segurança Pública em SE IV
Finalizando, o dirigente estadual do PPS, revela uma grande preocupação com a situação humana dos Policiais. "O Governo se vangloria de ter dado o maior aumento salarial aos Policiais, e isso é verdade. Nilson Lima contribuiu decisivamente para essa conquista, mas não basta aumentar a remuneração financeira. É preciso dar dignidade a esses homens e mulheres". E faz uma série de questionamentos, qual o quadro de saúde desses Profissionais? Em que nível de estresse eles estão? Qual o Clima Organizacional que eles estão inseridos? Quais as condições de trabalho que eles recebem? Para Marcos Aurélio, não há uma Política de Governo que esteja buscando essas respostas e com isso, aumenta o insatisfação dos Profissionais, o que resulta em prejuízo, ainda maior, para os sergipanos.

Itaú Unibanco
Presidido por Roberto Setúbal, é, hoje, o maior banco privado do país.

Cotas
As cotas nas universidades brasileiras somam, atualmente, 19 por cento das vagas nessas unidades educacionais de nível superior. Até 2016, 50 por cento das vagas terão, obrigatoriamente, de ser ocupadas por alunos da rede pública. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, solicitou aos reitores das universidades paulistas – USP, UNESP e UNICAMP – que estudem a adoção de programa semelhante ao federal.

Retirada de patrocínio
Prevista para o último dia 19, acabou sendo adiada para o próximo ano a reunião decisiva para aprovar a regulamentação da retirada de patrocínio dos fundos de pensão. A PREVI, o maior fundo de pensão da América Latina, completa mais um triênio superavitário, neste 2012 que está chegando ao seu final.

Ordem Social
Praticamente confirmada a criação, pelo novo prefeito de Aracaju, João Alves Filho, da Secretaria de Ordem Social. O nome da delegada Georlize Teles é o mais cotado para assumir a nova pasta municipal.

Futebol
Cruzeiro entra no páreo para contratar o zagueiro Dedé, do Vasco da Gama. /// Fluminense assume ponta e Palmeiras despenca no ranking da CBF. /// Cruzeiro de BH pede muito por Montillo. /// Sai a tabela da Libertadores. /// CSA faz visita, hoje, ao Sabino Ribeiro. Amistoso é o último jogo de 2012 no futebol sergipano. /// Freitas Nascimento confia em boa campanha do Itabaiana na Copa Nordeste. /// Fato intrigante é novo ingrediente no “cardápio” do Sergipe. Quando Beto Hora pediu demissão, Ari Resende não era mais presidente do Conselho Deliberativo. /// Isso só veio à tona agora, com a renúncia de Gênisson Silva. /// Presidente rubro admite continuar seu mandato. /// Tudo vai ficar definido no próximo dia 27 de dezedmbro.

Futebol II
Confiança sub-19 vence o CSA por 2 X 1. /// Mas a equipe principal perde por 1 X 0 para o clube alagoano. /// Os amistosos ocorreram no último sábado, no Sabino Ribeiro. /// Itabaiana realizará o último jogo de 2012 no futebol de Sergipe. Será contra o Fluminense de Feira de Santana, no próximo sábado, 29.12, tendo como palco o estádio Presidente Médici. /// Freitas Nascimento está otimista com relação ao sucesso de sua equipe. /// Nadélio Rocha fez primeiras observações. /// Mas o número de substituições realizadas no jogo contra o CSA prejudicou a avaliação do elenco proletário. /// Sergipe promoverá reunião no dia 27 para solucionar crise. /// Clube está com mandatos vencidos no Conselho Deliberativo. /// Renúncia de Beto Hora, o vice-presidente, não valeu. /// Ari Resende afirmou que, como está com seu mandato vencido, não poderia receber a carta-renúncia de Gênisson Silva. /// Torcida espera que tudo seja resolvido no dia 27 de dezembro. /// Negociações evoluem e Santos poderá ter Montillo, em 2013. /// Fluminense não chega a acordo e CONCA deve retornar para o futebol da CHINA. /// Vasco da Gama aumenta lista de dispensas. /// Argentino RIQUELME está, mesmo, nos planos do Palmeiras.

Curtas
Posse de João Alves, José Carlos Machado e dos vereadores da capital ocorrerá no dia primeiro de janeiro, à tarde. /// Nilson Lima (Finanças) e Gorette Reis (Saúde) já estão confirmados no secretariado da nova administração da cidade. /// PMA já divulgou os beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta. /// Ajuda mensal vai de 600 a 2.000 reais. /// Estiagem no sertão de Sergipe agrava-se. /// Há um ano não chove na região. /// Devolução de tarifas ainda não foi completada pela distribuidora de energia elétrica. /// Itabaiana registra 60 crimes de assassinato em 2012. /// Joaquim Barbosa nega prisão imediata de condenados pelo mensalão. /// Mário Monti renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Itália. /// Novas eleições serão realizadas em fevereiro. /// Brasil ameaça ação na OMC – Organização Mundial do Comércio sobre restrições à carne brasileira por causa da “vaca louca”. /// Milton Alves realiza ótimo trabalho na SEGRASE, ao lado do diretor-presidente Jorge Carvalho. /// Flamengo moderniza-se, contratando um CEO (uma espécie de gerente-geral), ou principal executivo. /// Seu nome é Marcelo Correia, oriundo da Neoenergia, empresa do grupo espanhol IBERDROLA e da PREVI, fundo de pensão dos funcionários do BB. /// Frei Betto conquistou o prêmio José Martí, da UNESCO. /// O deputado Jovair Arantes, de Goiás, foi reconduzido à liderança do PTB na Câmara Federal. /// Museu da Gente Sergipana realiza mais um evento cultural. /// 300 presos vão passar o Natal e o Ano Novo com a família, em Sergipe.

Curtas II
Morre aos 88 anos, em Sevilha, na Espanha, o escritor alagoano Lêdo Ivo. /// Era membro da Academia Brasileira de Letras e recebeu epitáfio prévio de presente, de João Cabral de Melo Neto. /// Vulcão diminui atividade no Chile, mas especialistas recomendam cautela. /// Mário Monti admite participar das eleições italianas marcadas para fevereiro. /// Ex-presidente Bush, dos Estados Unidos, continua hospitalizado. /// Acidente com van que saiu de São Paulo deixa onze mortos em Pernambuco. /// Irmandade muçulmana confirma aprovação de Constituição no Egito. /// Senadora gaúcha Ana Amélia abre mão de receber o décimo-quarto e o décimo-quinto salários. /// Petrobras pretende deixar de atuar na Argentina. /// Venda de subsidiária está na ordem do dia. /// Votação do orçamento federal deverá ficar, mesmo, para fevereiro. /// Mas Romero Jucá vai tentar solução de emergência, na próxima quinta-feira. /// Prefeitos eleitos com direitos políticos cassados obtiveram liminares antes da diplomação: são os de Ribeirópolis, Porto da Folha e Boquim. /// Lei seca, em nova fase, já enquadrou motoristas sergipanos acostumados a desrespeitar as leis do trânsito. /// Empresário Luciano Barreto concede entrevista ao JC defendendo a aprovação do PROINVESTE. /// Comandante do grupo CELI é um dos mais conceituados membros do empresariado sergipano. /// O ex-craque e médico TOSTÃO, atualmente jornalista esportivo, adverte: NÃO EXPULSEM OS TORCEDORES DOS ESTÁDIOS. /// Alceu Valença vai inaugurar loja temática, em Olinda, Pernambuco. Inauguração será no dia 29 de janeiro. /// O “rei” Roberto Carlos foi convidado por Sérgio Cabral, governador fluminense, para cantar na reinauguração do Maracanã. /// Padres e pastores protestam contra o consumismo do Natal, em detrimento do verdadeiro sentido da maior festa do CRISTIANISMO. /// Pode haver surpresa na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju. /// Secretariado de João Alves poderá ser divulgado esta semana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/mc_jornalista O que leva o homem a aprisionar um passarinho numa gaiola? Desejo de posse? Ou recalque transferido para um ser que nasceu para a liberdade?

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE Podem me dizer quando acaba a guerra entre @Georg_Magalhaes e @gilmarcarvalho , já está cansando os ouvintes, mudem o disco.

www.twitter.com/ffariajr As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele. (Madre Teresa de Calcutá) Bom dia!

www.twitter.com/betocego Sem prepotência da minha parte mas escrevam: o mundo vai acabar no dia que eu morrer. Kkkkk!

www.twitter.com/clovis_silveira Se as pessoas cuidasse só da sua própria vida, o mundo seria bem melhor e mais feliz, não tinha tanta gente querendo o fim dele!

www.twitter.com/marciorocha1 Mais de 300 vagabundos estarão soltos devido ao indulto natalino. Polícia se preparando para trabalhar mais um bocado…

www.twitter.com/zedutra13 33 graus às 9 da manhã. Quando era criança aprendi que o mundo ia se acabar em fogo. No Rio tá chegando mesmo.

DO LEITOR

Viatura do Desipe em serviços particulares
De um leitor devidamente identificado: “Encaminho em anexo fotos de uma viatura da Escolta do Desipe em serviços

Viatura do Desipe fazendo compras na mercearia…

….e depois estacionada na porta de uma residência no dia 20/12 por volta das 17h.

particulares na Aruana, mais precisamente no Residencial Brisa Mar.A foto fazendo compras na Mercearia foi tirada dia 12/12 por volta do meio dia e  a foto da mesma viatura estacionada em uma residência na Rua L do Residencial Brisa Mar foi tirada dia 20/12 por volta das 17h”.

Ponte Gilberto Amado
Do leitor V. Cardozo: “Esperar vaga na agenda da nossa Presidenta para inaugurar ponte em tempo de crise é demais; início do verão, feriados prolongados de natal e ano novo, férias, Pré-Caju à porta e a ponte de milhões sem serventia nenhuma para alavancar o turismo, deixando assim de gerar extras nas divisas e ganhos para a economia do Estado como um todo, e, principalmente, para aqueles que vivem e dependem do turismo em geral. O fim do mundo não ocorreu, mas desse jeito vai acabar ocorrendo para aqueles que vivem disso, pois, o atrativo da proximidade com a nova ponte não está acontecendo. Enquanto isso, no setor privado, onde existem os acionistas que cobram dos seus gerentes, o Parque Eólico, mesmo sem inauguração, já funciona, pois, não é "bem de viúva".

 

ARTIGO
                                                                               
A Carceragem piora o homem. O que pode ser feito a curto prazo
por Jose Raimundo de Sousa

Tudo que  é feito com seriedade é muito difícil, pois poucos ou ninguém quer ajudar, as experiências que dão certo não são divulgadas, Pois que é muito mais fácil ser preguiçoso, mentir, ou negligenciar, que meter a mão na massa e fazer. Assim é aqui, e assim é em outros lugares. Mas temos novidades, e muitas, vou narrar somente uma delas: Em CAMPO GRANDE/MS, temos o CCEP com uma grande e bonita historia de sucesso, Hoje eles tem forte parceria com sete empresas privadas, um órgão federal, e 16 órgãos Estaduais, desde 99 estão atuando, já atenderam 15 mil assistidos, e encaminharam para o MERCADO DE TRABALHO 4 mil reeducandos, com bastante sucesso.Este publico tem baixa escolaridade, experiência pouca ou nada, por isso desenvolvem trabalhos que exige pouca qualificação, como: Jardinagem, limpeza, portaria, motorista de trator, operador de maquina costal, viveiro de mudas,hortaliças, elétrica e marcenaria.

Estes recebem um salário mínimo, assistência jurídica social e psicológica, vale transportes, alimentação, uniformes, cesta básica . Todos os que trabalham, tem direito a remissão de pena, que para cada três dias trabalhados, diminui um dia da pena. É um sucesso, pois todos que são selecionados para tal missão, praticamente se sentem com meia liberdade, alem da satisfação de se exercitar numa atividade remunerada, e assim tambem são colocados em CURSOS PROFISSIONALIZANTES, DE ONDE SAEM PARA ATIVIDADES MELHOR REMUNERADAS.

Reeducação, muito além da construção de presídios

Declaração de um reeducando de CAMPO GRANDE/MS,  gravado em vídeo, O CEEP nos ajuda muito, pois através de sua atuação, quando o preso sai da unidade e retorna ao convívio social, ele passa a ter condições de sustentar sua família.Não quero saber de fazer coisa errada. Não vale a pena, não leva ninguém a lugar nenhum. São palavras de REEDUCANDOS assistidos pelo CCEP.

Temos que ter a consciência destas realidades, aqui em Sergipe, SÓ VAMOS AVANÇAR quando as autoridades quiserem, o CCEP, é o aporte, mas precisamos de apoios, não podemos trabalhar a vida toda ESMOLANDO, precisamos das ferramentas para o trabalho.

Os níveis de REINSCIDENCIA DE DELITOS, EM CAMPO GRANDE, são pequenos, afirma o DIRETOR PRESIDENTE DA AGEPEN, Dr. Deusdete Oliveira, dos 595 INTERNOS do presídio industrial da gameleira, 465 trabalham.

O parque das NAÇÕES, Cartão postal de CAMPO GRANDE/MS, um dos mais bonitos do mundo, foi onde aconteceu a primeira parceria do CCEP/MS, com o GOVERNO DO ESTADO, aquele importante parque de 119 hectares, a dois anos  é cuidado por REEDUCANDOS, do presídio de GAMELEIRA, assistidos e encaminhados pelo CCEP daquela capital.

O Prefeito do parque dos poderes, Dr. Luis Carlos Mira, afirma que sem esta importante parceria com o CCEP/MS, certamente os egressos, e presidiários do semi aberto, e aberto, reincidiriam com bastante freqüência, mas com trabalho remunerado e acompanhamento, mais a simpatia dos CONSELHEIROS é um passo certo pros REEDUCANDOS se reintegrarem a sociedade de forma segura.

É necessário ressocializar os internos dar uma oportunidade para essas pessoas. O mais importante nesta parceria entre o CCEP E O GOVERNO DO ESTADO é o respeito ao ser humano. Afirma o Juiz de direito da 2ª VARA das execuções,de CAMPO GRANDE,  Dr. Abílio Coimbra Neto.

Futuro

A promotora de justiça e CONSELHEIRA DA COMUNIDADE do CCEP/MS, Dra. JISKIA SANDRI TRENTIN, afirma que o CCEP/MS tem atuado com muita competência  e profissionalismo atraindo empresas para as parcerias, isso em função da grande força de trabalho e de vontade  dos internos, cujo custo é bem menor para quem emprega, tanto que o CCEP/MS já está  planejando seleção das firmas interessados em implantar um projeto dentro do presídio de Gameleira, onde teremos muitas industrias ali instaladas, aumentando ainda mais  a geração de receita pro Estado, e oportunidades para os internos.

O diretor do centro PENAL DE GAMELEIRA Dr. Tarley Candido Barbosa afirma que o CCEP/MS, ajudou a mudar o perfil do presídio. A parceria com o CONSELHO é muito importante para a unidade, viabiliza emprego e renda pros internos, sendo o trabalho a melhor forma de REINSERÇÃO dos presos, ensina profissão, melhora a disciplina, a segurança e todo o ambiente da unidade.

Aqui em Sergipe, no inicio, tivemos foi muita dificuldade até de adentrar nos presídios, dada a desinformação e a própria situação que lá existe, pois sem a parceria do sistema, governo, e autoridades em geral, nosso trabalho, nossos projetos, e a nossa própria disposição fica sem ser aproveitada, haja visto que por lei temos ingresso a qualquer presídio, pois somos órgão fiscalizador, e da execução penal, hoje não temos mais este tipo de problema, mas falta muito para que alcancemos nossos objetivos, que é os objetivos da sociedade que representamos.

Esperamos que 2013 tenhamos condições de realizar nosso trabalho com mais facilidade, pois somos todos voluntários, mas precisamos das ferramentas as quais sem elas fica difícil avançar e alcançar todas as metas da  entidade.

*Presidente do CCEP/SE

ARTIGO

Iniciando as finanças para a construção a dois  por Robson Carvalho de Menezes

Para a grande maioria das pessoas estarem solteiro e namorando é um grande momento de laser, curtição e de descobertas da vida. É o momento de fazer suas escolhas e decidir provavelmente seu futuro em uma carreira profissional de sucesso ou frustração pela escolha errada no passado. A dúvida mais comum é o que estudar e em que trabalhar, são decisões complicadas e nas quais muitas vezes tomamos em momentos de necessidade ou impulso. Por isso é tão comum conhecermos profissionais frustrados.

Tratando do tema desse artigo “Iniciando as Finanças para a Construção a Dois” temos a condição de avaliar em todos os aspectos o parceiro (a), que escolheremos para sempre em nossas vidas, dividindo o stress e a glória evitando assim o constrangimento de uma eventual separação.

Por isso existe o namoro e o noivado antes de assumir uma relação futura, justamente para conhecer bem a pessoa amada, verificar e corrigir pequenos impasses. Já nas empresas existem os programas trainees. Mas como estamos tratando de finanças a dois, esquecerei as empresas neste momento.

Nessa etapa da vida o “meu ou seu passa a ser nosso”, ou seja, o dinheiro é nosso. Os primeiros passos para a construção do equilíbrio financeiro entre o casal é acabar com a individualidade, excluir o eu e dizer nós. Sobretudo porque, quando solteiros moramos com nossos pais e em geral não arcamos com as despesas em casa, quando acontece é em parcial, não num todo. Quando o casal decide unir-se definitivamente tende a pensar também que as despesas irão acontecer e de forma crescente, pois é natural ter despesas de consumo e sobrevivência no cotidiano.

A diferença é que essas despesas agora saíram dos orçamentos dos noivos, pois não se tem mais os pais arcando com tudo. Por outro lado a renda tende a aumentar, pois agora se somam duas rendas para liquidação das despesas da casa. Consequentemente também a renda do casal vai aumentando anualmente tanto pela inflação, pela experiência e conhecimentos técnicos acadêmicos que antes não tinham quando ainda moravam com os pais.

Nesse período constrói uma grande oportunidade de aprender a construir a independência financeira do casal. Pois são jovens e com todo o gás pela frente, com isso é hora de investir pesado nos estudos, gerar oportunidades de empregos, fazer o network, e poupar dinheiro já pensando no futuro prospero do casal.

Se nessa fase de construção “a dois” o casal começar a viver além das posses e gastando mais do que se pode, com certeza o dinheiro vai faltar no futuro.

O dialogo é de suma importância para manter o equilíbrio e união do casal, principalmente tratando-se de dinheiro. Por isso repito, o dinheiro tem que estar às claras para os dois e sempre pensando como nós e não eu. Se não tivermos planos para emergências, poderemos quebrar, é claro que nem um casal, principalmente em fase iniciante quer ter problemas ou emergências, mas o futuro é planejado, porém incerto.  Com o planejamento lógico que evitamos que muitos erros aconteçam, por outro lado, não somos videntes para prever o futuro.

Aprender a organizar suas finanças, gastando menos do que ganham, é um passo certo para a liberdade financeira do casal em um projeto de futuro prospero.

Se vocês iniciarem a vida de modo financeiro organizado, terão com certeza um caminho em direção a uma vida financeira tranquila, às vezes não com fortunas de dinheiro, mas com certeza sem apertos, stress e dividas para saldar. Terão uma vida financeira feliz e saudável.

*Esp. Finanças/Esp. Gestão Empresarial.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
Twitter: gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O que é a vida humana neste mundo em mudança? Nada mais que um instante. Só um momento”. Adam Mickiewicz, poeta polonês, nasceu em 24 de Dezembro de 1798 e morreu em 1855.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais