O espírito de Natal e os campos morfogênicos

“Embora saibamos muito sobre a maneira como os campos afetam o mundo tal como os percebemos, a verdade é que ninguém sabe de fato o que é um campo. O mais perto que podemos chegar da descrição daquilo que eles são consiste em dizer que constituem estruturas espaciais existentes no tecido do próprio espaço”.

Michel Talbot

Toda vez que se aproxima o fim de ano percebemos que um sentimento de bondade toma conta das pessoas, a maioria de nós chama isso de “Espírito de Natal”; mas o belo de tudo isto é que essa sintonia toma conta do mundo inteiro.

Os países se enfeitam, as cidade se enfeitam, os bairros se enfeitam e as casas se enfeitam… Queiramos ou não, mesmo aqueles mais céticos percebem que existe um clima “diferente” no ar. Mas, o que faz isso acontecer?

Embora queiramos dar a esse fenômenos o cunho de Natal, de uma festa cristã, percebemos que na verdade praticamente o mundo inteiro se prepara para esses momento. E a “energia” do espírito de natal se dissemina mundo afora.

O que será que faz isso acontecer?´Seria apenas resultado da religiosidade das pessoas? Do Cristianismo? Como explicar esse fenômeno em países não cristãos?

Existe um conceito muito interessante definido na biologia com base em experiências no campo da física por Sheldrake (1), conceito esse que, embora seja muito criticado por uns e já aceito por muitos outros poderá muito bem explicar muitos fenômenos que tomam conta do mundo. Sheldrake postulou um conceito que define “campos morfogênicos” que influenciam o comportamento das espécies. Esse tipo de campo é dotado de muito pouca energia própria, mas é capaz de moldar energia de outra fonte. Assim sendo, segundo ele, os campos morfogênicos, são construídos por meio de capacidades que se acumulam à medida que os membros de uma mesma espécie aprenderam um determinado tipo de comportamento. Por exemplo, um determinado grupo de indivíduos aprendeu a andar de bicicleta, os componentes da mesma espécie ou grupo, cada vez mais aprenderão mais facilmente a andar de bicicleta. Segundo Sheldrake o comportamento fica gravado no campo morfogênico e, quando a energia de um indivíduo se combina com ele, o campo padroniza o comportamento desse indivíduo.

Bem sabemos que é impossível ver um campo morfogênico ou qualquer outro, todavia é muito fácil perceber a sua influência apenas examinando o comportamento das pessoas como um todo. E, para saber o que está contido neste campo basta observar o que as pessoas estão fazendo, ao captarem as mensagens e discernirem o que está sendo realmente valorizado elas conseguem moldar o seu comportamento a partir disto. E tanto esses campos têm ações altamente enriquecedoras, como podem atuar destrutivamente, pois quando só perturbações estão presentes o comportamento dos indivíduos contidos nesse campo também serão perturbados. Não tem nada de “espiritual” ou “espiritualização” com esse conceito, apenas são situações que estão regidas por leis físicas e, como era de se esperar, evidentemente, invisíveis.

Portanto, voltando ao “espírito de Natal” percebemos que ele se dissemina no mundo inteiro porque os pensamentos são praticamente os mesmos e expressos nas mais diferentes línguas e tradições: o respeito ao outro, o desejo da tão sonhada paz universal, o sentimento de que se cada um fizer a sua parte poderemos realmente fazer uma grande diferença no mundo em que vivemos.

Pode ser que você que está lendo esse artigo não creia em nada disso, mas não se preocupe, o importante, o importante mesmo é que o seu desejo seja verdadeiro e que nos seus momentos de reflexão você pense ou deseje fazer parte da construção desse novo mundo desse mundo melhor, sem guerras, sem lutas, sem desigualdades, sem tantas diferenças.

E, para isso ser real e verdadeiro o primeiro passo é construir esse mundo dentro de você, ai ele irá se expandir para sua família, para os seus amigos, para a sua

Em resumo quando um grupo de indivíduos se une com pensamentos pró-ativos buscando atingir um objetivo comum a todos, e com um nível energético de pensamento bastante elevado positivamente, tudo leva a crer que a construção desse futuro desejado, comum a todos, será resultante de uma força impelida por todos conjuntamente.

Portanto, segundo a teoria dos campos morfogênicos é de se esperar que essa construção seja mais fácil de acontecer do que se imagina.

Um Feliz Ano Novo para você!  

(1) Sheldrake, Rupert. The presence of the Past, Nova York: Vintage Books, 1988.

(*) Fernando Viana
Diretor Presidente da Fundação Brasil Criativo
fernando@fbcriativo.org.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais