O “estádio” é uma fossa

Vejam a que ponto chegou o nosso futebol profissional. Na última quarta-feira à tarde, o jogador Gilson Nunes Lagoa, do Desportivo Canindé, foi tragado por uma fossa sanitária quando se aquecia com os companheiros em frente ao vestuário masculino do “estádio” de São Domingos. Segundo a secretária de Esportes de Canindé, Veranúbia Avelino, que ajudou a socorrer o atleta, a fossa se abriu e Gleison Lagoa despencou, ficando atolado no excremento até o pescoço. Pior, não havia médico no campo e, por falta de uma escada, o jogador teve que ser retirado do fétido buraco pelos próprios colegas, sendo levado para o pronto socorro de Itabaiana. Essa, amigos, é a triste fisionomia do nosso futebol dito profissional. Como pode existir uma fossa sanitária dentro de um “estádio”? Como se autoriza a realização de um jogo profissional sem a presença de um médico ou enfermeiro? A Federação Sergipana de Futebol não fez vistoria nesse campinho de merda? Isso é um absurdo que, lastimavelmente, fede muito. Que horror! 

 

Vale contrata H. Dantas

 

A Empresa H. Dantas vai construir até novembro de 2010 quatro rebocadores para a Companhia Vale. A informação foi dada ontem a este colunista por Humberto Freitas, diretor de Porto e Navegação da mineradora. Além da H. Dantas, localizada na Barra dos Coqueiros, a Vale fechou contrato com mais dois estaleiros nacionais para a construção de outros 11 rebocadores. Segundo Freitas, a construção dos quatro rebocadores pela H. Dantas vai gerar cerca de 280 empregos diretos e indiretos.

Aposta em 2009

A Votorantim Cimentos estuda a possibilidade de ampliar as exportações agora em 2009. “Estamos negociando com o mercado africano, mas tudo vai depender da demanda nacional”, afirmou Marcelo Chamma, diretor comercial da companhia. Ele revelou disse que este ano a Votontim vai atuar com cautela, mas sem desprezar o otimismo. Marcelo considera a fábrica da Votorantim em Sergipe um pulmão. Ela tem um módulo exclusivo para exportação, mas a empresa preferiu focar o mercado interno em 2008. Se isso não tivesse sido feito, provavelmente teria faltado cimento por conta do superaquecimento da construção civil.

 

Cirurgia inédita

O grupo de urgência de cirurgia de mão do Hospital Primavera realizou um complexo procedimento cirúrgico de reparação dos tendões, nervos, artérias, ligamentos e músculos do cotovelo. O paciente, vítima de acidente automobilístico em novembro de 2008, teve grave lesão no cotovelo esquerdo, com perda de substância da musculatura. A cirurgia, inédita em Sergipe, durou sete horas e foi realizada com sucesso por uma equipe de cirurgiões de Sergipe e de São Paulo. Parabéns!

 

Haja “borrachudos”

O volume de cheques devolvidos (2ª devolução) a cada mil compensados aumentou 1,5% em 2008 na comparação com 2007. Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos, foram devolvidos no país 19,8 cheques sem fundos a cada mil compensados de janeiro a dezembro de 2008. O índice é o segundo maior desde 1994, quando começou o levantamento, perdendo apenas para o de 2006, que foi de 20,7. Danou-se!

 

Desemprego cai

 

A taxa de desocupação medida pelo IBGE fechou em 6,8% em dezembro, 0,8 ponto percentual abaixo em relação ao mês anterior. Segundo Cimar Azeredo, gerente do IBGE, este resultado da Pesquisa Mensal de Emprego corresponde ao menor índice de desemprego desde 2002. Azeredo informou que a pesquisa apontou também um aumento de 0,5% no rendimento dos trabalhadores ante novembro e de 3,6% no ano.

 

Conquista de Sergipe

O secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, se reuniu com dirigentes do Ibama para definir o calendário de  instalação e funcionamento do escritório de licenciamento do Instituto em Sergipe. A sub-sede será responsável pela emissão de Licenças Ambientais na área de Petróleo e Gás. Segundo Márcio, até a primeira quinzena de fevereiro, todo o setor de logística do escritório estará pronto. Já no mês de março será promovida a contratação dos funcionários, além do início das operações do órgão. Esta será a primeira sucursal do Ibama em todo o país.

Mais baratos

 

O preço do carro usado caiu, em média, 7,01% no ano passado, segundo a Agência Autoinforme. Somente em dezembro, o valor desses veículos recuou 4,75%. Entre os usados importados, a queda foi de 11,46%, e dos nacionais, 5,63%. Está querendo vender o fusquinha velho? É melhor esperar mais um pouco.

 

Atraso punido

 

As companhias aéreas vão ter que de informar aos passageiros sobre eventuais atrasos e problemas nos voos com, no mínimo, duas horas de antecedência em relação ao horário de embarque. É o que determina a Justiça Federal. Quem descumprir será multado em R$ 10 mil por dia. A multa pode ser ainda maior, de R$ 50 mil diários, se as empresas não prestarem auxílio aos passageiros. Resta saber se essa decisão vai mesmo ser respeitada.

 

Já é Pré-Caju

 

O Pré-Caju, uma das mais animadas prévias carnavalescas do país, começou ontem à noite na Orla da Praia de Atalaia. Hoje a muvuca prossegue na avenida Beira Mar e deve reunir por noite mais de 200 mil pessoas. A rapaziada vai tirar o pé do chão até o próximo domingo, ao som de trios elétricos como Nana Banana, Cerveja e Coco, Bloco Eva, Com Amor e o ecológico Caranguejo Elétrico. O mais querido dos blocos, o Caranguejo será animado por Armandinho e a banda Dodô e Osmar. Vamos nessa, galera?

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais