O estado da arte na véspera do apocalipse

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por Alberto Dines em 18/08/2015 na edição 864, do Observatório da Imprensa:

…E se porventura contássemos com os brilhantes analistas políticos e enérgicos editorialistas dos anos 50, 60 e 70, nossa imprensa teria condições de contornar ou minorar o stress e os impasses deste ominoso mês?

Se o Doutor Ulisses e Tancredo Neves ainda estivessem na ativa este vazio agônico já estaria superado?

O que incomoda mais – a sensação de abandono, solidão, orfandade ou a penosa constatação de que o pior ainda está por vir?

A grande verdade é que a nação brasileira acorda todas as manhãs sem dispor de qualquer indício sobre o que lhe reservam os fados. Os fados e o salomônico Sergio Moro. E isso do mais humilde servidor ao mais poderoso operador da cena política ou econômica.

Estamos assustados, tagarelando, papagueando, mas terrivelmente assustados. E para passar o tempo, discute-se a falta de líderes, o veranico que assola grande parte do país, o perigo do glúten, a guerra dos salames protagonizada por antigas âncoras de telejornais, os novos aplicativos que nos encherão de felicidade

O país não deu certo e ninguém quer saber por que. Esta a manchete capaz de sacudir o marasmo. Pessimismo puro, mas indispensável, de preferência na veia. No entanto as redações estão desertas, esvaziadas por passaralhos e os acionistas trancados em reunião.

SMTT AJU ainda multa os motoristas de ônibus irresponsáveis?
Ontem, 18, às 18h45 por muito pouco o titular deste espaço não colidiu seu veículo com um ônibus – empresa Capital, número 8009, Linha Ponto Sulk/B. Industrial, que não respeitou a preferencial na rua Niceu Dantas. O ônibus ia para o terminal da Atalaia.

Gratificação de produtividade para aposentados será questionada no STF
E o blog foi informado que o conselheiro do TCE, Clóvis Barbosa, questionou, semana passada, a constitucionalidade de uma lei estadual que permite aos auditores fiscais receberem gratificação de produtividade mesmo estando aposentado. Infelizmente o TCE validou a percepção da gratificação. O blog foi informado que a lei será questionada no STF.

Denúncia servidores IFS: Rafael Monteiro comprova que trabalha e exerce função na Pró-reitoria

Sobre a denúncia publicada ontem, 18, enviada por alguns servidores do IFS, contra o cargo comissionado Rafael Monteiro, filho do deputado Valmir Monteiro, ele esclareceu e enviou, por e-mail, cópia do crachá como também do ponto eletrônico comprovando que exerce a jornada de trabalho de 40 horas semanais. Rafael Monteiro explicou que exerce a função de assessor executivo, onde desempenha suas atividades na Pró-reitoria de Desenvolvimento institucional, atuando diretamente assessorando o NAEC (núcleo de análises econômicas) e ao Pró-reitor de desenvolvimento institucional.

Itabaiana: escola de Educação Infantil será inaugurada
No próximo dia 27, a Prefeitura de Itabaiana estará inaugurando a Escola de Educação Infantil – Creche Pró Infância. do bairro Porto, uma obra iniciada na administração de Maria Mendonça, mas que o sucessor, Luciano Bispo não deu continuidade. Coube ao prefeito Valmir de Francisquinho concluir a obra, que é importante para os itabaianenses.

Marcos Freire II: deputada é conta instalação de unidade sócio-educativa
Com base em Nossa Senhora do Socorro, a deputada estadual Silvia Fontes (PDT) manifestou ontem, 18, sua insatisfação com a instalação da Unidade Sócia Educativa, no Marcos Freire II. Ela pediu ao governo do Estado que atenda o apelo da comunidade que é contra a instalação no local.

Informações
A deputada leu o requerimento de sua autoria que solicita a presença da secretária de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), na Assembleia Legislativa para prestar informações sobre a instalação da Unidade Sócio Educativa no município.

Desembargador federal do TRF5
O juiz federal Carlos Rebêlo Júnior foi nomeado, ontem, pela presidente Dilma Rousseff, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, promovido à vaga aberta com a aposentadoria, no dia 20/04, do desembargador federal Francisco Barros Dias. Rebêlo foi promovido pelo critério de antiguidade. A nomeação do magistrado foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Segundo mais antigo
Titular da 5ª Vara Federal de Sergipe, Carlos Rebêlo Júnior é o segundo juiz federal mais antigo da 5ª Região. Porém, como o juiz federal mais antigo, Agapito Machado, titular da 21ª Vara Federal de Fortaleza, renunciou à vaga, a antiguidade passou para Carlos Rebêlo Júnior.

Poluição sonora
O uso inadequado de aparelhos de som, a exemplo dos chamados paredões, foi tema do discurso do vereador Dr. Emerson, no legislativo de Aracaju, que relatou uma conversa com o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, onde foi constada hostilidade por parte de alguns quando da fiscalização.

Mortes
O parlamentar afirmou ainda que esteve em reunião, há alguns meses, com os comandantes da Polícia Militar e do Policiamento da Capital para tratar do assunto: “há relatos diversos de crimes de mortes em função do uso de paredões ou em função do uso de sons que ultrapassam os limites estabelecidos por lei”, lamentou o parlamentar.

Conscientização
Emerson vai apresentar projeto de lei que visa coibir essa prática sonora abusiva, ao estabelecer a ocupação indevida do solo quando a pessoa parar seu veículo com o som alto ligado, por exemplo, em uma praça pública. “é preciso obviamente promover, também, a conscientização do cidadão de que o uso de som alto se constitui um desrespeito ao direito do outro, um desrespeito à cidadania e ao bem coletivo”

Refins no município de Itaporanga D`Ajuda
E a Prefeitura de Itaporanga D`Ajuda lançou o programa de recuperação fiscal  2015. É uma oportunidade para os contribuintes ficarem em dias com suas obrigações fiscais, e com desconto de 100% nos juros e multas (pagamento a vista), e, o município arrecadar mais nesse momento de crise. Segundo o setor responsável inda existe outras opções de parcelamento em até 12 vezes com desconto de 30% nos juros e na multa. Os interessados devem comparecem no setor de tributos no horário de 08 às 13 horas, e escolherem a melhor opção de parcelamento.

SEMA realizar II Seminário de Arborização Urbana
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizará na Universidade Tiradentes (Unit) Campus Farolândia, o II Seminário de Arborização Urbana. Mais de 200 pessoas devem participar do evento que tem como principal objetivo discutir temáticas para a requalificação da arborização.

Experiências

“A sema realizará o segundo seminário de arborização urbana que é bastante importante para a requalificação da arborização do nosso município. Estamos trazendo palestrantes de fora que possuem experiências notáveis a nível nacional em determinadas temáticas. Contaremos também com o apoio de diversas instituições para a realização dos seminários. O evento será realizado na Unit, que é um dos apoiadores, de 19 a 21 de agosto”, esclarece a consultora administrativa da Sema, Carla Zoaid.

Palestra
A abertura do evento acontecerá amanhã, 19, às 18h30, com a palestra “Gestão da arborização no Brasil: perspectivas e desafios”, ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), André Duarte. Já no dia 20, o seminário contará com a presença dos palestrantes Dr. Demóstenes Ferreira da Silva, M.sc. Carla Zoaid Alves dos Santos, Dra. Marina Moura Souza, Eng. Agrônomo Antônio Campos de Lima e a Dra. Laura Jane Gomes. No dia 21, ocorrerão os minicursos durante toda manhã.

Empreendedorismo em dois tempos
Alunos da Universidade Tiradentes terão oportunidade de participar gratuitamente da palestra Empreendedorismo em Dois Tempos. Será no dia 20 de agosto, quinta feira, às 19h, no Auditório da UNIT, Bloco C. O palestrante será o consultor do SEBRAE, Paulo Henrique Abreu.

Cultura
A ação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sistema SEBRAE. “Queremos levar a cultura empreendedora para os estudantes, que são futuros empreendedores em potencial”, explica Rosana Soares Leite, analista do SEBRAE em Sergipe e gestora local do programa.

Cronograma
A palestra também será proferida em outras Instituições de Ensino Superior, um cronograma está sendo elaborado e em breve será divulgado.  Informações e inscrições na Unidade de Soluções Empresariais do SEBRAE SE, telefones (79) 2106-7765 e 2106-7763, email http://cursos@se.sebrae.com.br e portalhttp://www.se.sebrae.com.br

Conhecimento contra o câncer!
O auditório do Radisson Hotel esteve lotado, no último sábado, durante o VIII Simpósio de Farmácia e Enfermagem em Oncologia, que foi um sucesso. Promovido pela Clínica Onco Hematos, o evento reuniu renomados especialistas de várias partes do país, que apresentaram palestras sobre o que há de mais avançado na área.

Maurelina e o folclore
Uma das mais importantes pesquisadoras da cultura popular sergipana, Maurelina, será homenageada na próxima exposição do Corredor Cultural Irmão, da Secult. Professora, atriz e agitadora cultural, Maurelina conviveu com vários mestres de grupos folclóricos e trabalhou na Secult até falecer, no início deste ano. A mostra, que será lançada na próxima sexta-feira, 21, às 11h, faz referência ao Mês do Folclore trazendo obras de 14 artistas sergipanos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RomarioOnze   "A questão é estrutural e ou a gente mexe nisso, na estrutura do futebol brasileiro, ou a

gente vai ficar na mesma", diz Juca Kfouri. "Os problemas da CBF são estruturais. Não são pessoais", afirma Juca Kfouri.

www.twitter.com/WilliamFonseca   Ninguém é absoluto, nem unânime. Os gênios também erram. O que faz a diferença é saber tirar proveito das falhas para aprender ainda mais.

www.twitter.com/machellogomes   Bandido é bandido! Passou dos dezesseis anos já sabe bem o que está fazendo. @andremourapsc_ #ReduçãoJá

www.twitter.com/blogclaudionun SE é um  Mar de Rosas. Por causa da posse de uma autoridade em Brasília todos Viajam. De todos os Poderes. E Viva a Crise!

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Tucanos trocam as bolas e confundem Diretas Já com Direita Já.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SEFAZ-SE

Em relação à definição dos índices que balizarão a distribuição do ICMS a ser repassado aos Municípios, cabe esclarecer que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) tem a função de consolidar as informações do valor adicionado do ICMS recebidas das empresas e subsidiar o Tribunal de Contas, órgão que possui a incumbência de apreciar as informações e definir os índices provisórios, que podem ser objeto de impugnação pelos Municípios, e posteriormente definir os índices definitivos a serem aplicados na partilha do ICMS dos Municípios. Os questionamentos apresentados pelos Municípios serão analisados pela Sefaz, que fornecerá ao TCE os elementos necessários à definição dos índices definitivos para o exercício de 2016.

Secretaria de Estado da Fazenda

DO LEITOR

Posse de Murilo Mellins na ASL é destaca
Do professor Milton Barboza da Silva: “Murilo Mellins, autor do livro Aracaju como  vi e vivi,  é o curador das memórias da belle epoque retardatária da querida cidade de Inácio Barbosa. Abraçando, com muita propriedade, o gênero memorialista,  inscreve-se ao lado de Garcia Moreno e Mário Cabral, como arauto de um período que compreende os anos 40 e 50, sua especialidade. Sua escrita é leve e suave, como requer o gênero, seu cuidado com as letras lembra o trabalho de um ourives  lapidando uma joia: a memória. “ O tempo passa, mas ficam as reminiscências, coisas de saudade que continuam como presença muito forte em nossos pensamentos”. Assim se expressa Mellins em sua obra. Está de parabéns a ASE pela escolha e recepção de seu mais novo acadêmico.”

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
“A consciência é o último ramo da alma que floresce; só dá frutos tardios.” Joaquim Nabuco, político e diplomata brasileiro, nasceu em 19 de Agosto de 1849 e morreu em 1910.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários