O fim de um ciclo

0

A eleição de apenas um prefeito de capital mostra a fragilidade do outrora forte DEM, partido oriundo do também desgastado PFL. Alguém há de dizer que o Democratas só venceu em uma capital, mas esta foi exatamente São Paulo, dona de um fabuloso orçamento e de um invejável eleitorado. É preciso ressaltar, no entanto, que a reeleição de Gilberto Kassab deve-se muito ao governador tucano José Serra e à boa administração do prefeito paulista. Aqui no Nordeste temos duas situações que demonstram bem a derrocada do DEM. O deputado federal ACM Neto não conseguiu passar para o 2º turno em Salvador e o também deputado federal Mendonça Prado ficou 30 pontos percentuais abaixo do prefeito reeleição de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B). Portanto, terminadas as eleições municipais, não é exagero concluir que o DEM está a caminho do fim.
 

IML lotado
 

Sergipe registrou mais um final de semana violento. O Instituto Médico Legal, em Aracaju, recebeu 10 corpos de vários pontos do Estado. Destes, seis foram assassinados a tiros e facadas, um foi vítima de afogamento e os outros três perderam as vidas em acidentes automobilísticos. Mesmo com a rigidez da lei para quem insiste em andar armado, as pessoas continuam portando revolveres, facas e facões para matar os semelhantes. Lastimável!
 

Seleção de jovens

A Votorantim Cimentos recebe até esta segunda-feira currículos de profissionais formados nos cursos técnicos de Mineração, Química, Instrumentação, Eletrotécnica e Mecânica com interesse em aperfeiçoar-se profissionalmente e ter uma oportunidade de emprego na empresa. Quem preencher os pré-requisitos passará por um processo seletivo que incluirá provas de raciocínio lógico e de conhecimentos técnicos específicos, redação e dinâmicas em grupo, além de entrevistas.

Já tem número
 

A caminhonete S10 do secretário estadual da Saúde, Rogério Carvalho chama a atenção pela placa: IAE – 1300. Ele não confirma, mas este tem tudo para ser o número que Rogério usará nas eleições de 2010, quando pretende concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. Aliás, o jornal Cinform publica nesta segunda-feira (27) que já foi formado um triunvirato entre Jackson Barreto (PMDB), Rogério (PT) e o vereador eleito por Aracaju, Robson Viana (PSB). Conforme o semanário, o primeiro será candidato a senador, Carvalho a deputado federal e Viana a deputado estadual.


Isenção no BNB

O Banco do Nordeste informa que o pagamento de parcelas referentes a operações de crédito vencidas no período da paralisação de agências estará isento de encargos de inadimplemento. A prorrogação da data de vencimento dos boletos bancários estende-se até esta segunda-feira (27), para operações de crédito realizadas pelo Banco (exceto Pronaf), e até a próxima sexta-feira (31), para contratações realizadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Bazar do Amor

A próxima edição do Bazar do Amor vai acontecer no período de 3 a 6 de novembro. Será no Espaço Samam, localizado na Rua Delmiro Gouveia, em frente ao Shopping Riomar, em Aracaju. Organizado por um grupo de mulheres, o evento visa angariar recursos para a Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe. O Bazar vai comercializar cerca de três mil peças decorativas e de utilidade doméstica a preços acessíveis. Participe!

Feira do Livro

Será aberta na próxima terça a III Feira do Livro, promovida Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Nossa Escola. O evento literário vai acontecer até o próximo dia 2, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. O objetivo é divulgar obras da literatura sergipana, nacional e mundial, além de promover o encontro do público com renomados escritores sergipanos, ampliando o gosto pela leitura e estimulando o crescimento do mercado editorial da região. Prestigie!

 
Voto pela Internet
 

Ao anunciar o resultado do 2º turno das eleições municipais, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, disse que o desempenho notável da urna eletrônica coloca o Brasil em posição de vanguarda, desde a coleta e a apuração dos votos até a totalização e a divulgação dos resultados. O TSE estuda a possibilidade de, no futuro, os eleitores utilizarem a internet para votar. “Teremos muito mais plebiscitos e referendos. Uma evolução nesse sentido é viável e possibilitará, via internet, o voto sem sair de casa”, revelou Britto.

Coletiva de Déda
 

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), vai anunciar amanhã (28) o preenchimento da vaga para o Ministério Público Estadual (MPE). Déda também irá falar sobre a vaga para o Tribunal de Contas do Estado. Será durante entrevista coletiva marcada para as 11h30min no auditório do Palácio de Despachos. O governador já comunicou a sua decisão de reconduzir a procuradora Geral de Justiça Maria Cristina Mendonça à chefia do Ministério Público. Quanto ao TCE, o petista deverá indicar o nome do secretário de Justiça, Benedito Figueiredo, para substituir o conselheiro Flávio Conceição.
 

Agoniados

 

As duas notas sobre mudanças nos 1º e 2º escalão do governo de Sergipe deixaram muita gente agoniada. Publicadas pelo Jornal da Cidade e reproduzidas por esta coluna na última sexta-feira (24), as notas informam que o governador Marcelo Déda pretende substituir de três a quatro secretários e 22 dirigentes de empresas. A ausência de nomes dos substituídos apavorou muita gente, enquanto outros passaram a arriscar palpites. Danou-se!

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários