O MDB sergipano virou um puxadinho de Alagoas

O outrora poderoso MDB de Sergipe não passa de uma filial mal conservada sob a tutela do partido em Alagoas. Há meses, a desgastada legenda vem sendo disputada por governistas e oposicionistas sergipanos, que aguardam uma decisão de emedebistas alagoanos sobre qual lado terá o apoio da sigla. É uma vergonha que o MDB tenha chegado à situação tão deplorável, resultado das divisões internas que contribuíram para derrotas estrondosas nas eleições de 2018 e 2020. No primeiro pleito, ninguém menos do que Jackson Barreto, governador que renunciou para disputar uma cadeira no Senado, obteve apenas 11,20% dos votos. Na outra disputa, o partido não conseguiu eleger um vereador sequer em Aracaju. Decaído, o MDB tem agora o seu comando disputado pelo ex-governador e pré-candidato ao senado e por Rogério Carvalho (PT), postulante ao governo. O petista deseja ficar com a surrada legenda exclusivamente pelo tempo no horário da propaganda política e pelos recursos do fundo eleitoral. A pendenga só não foi ainda resolvida porque políticos emedebistas de Alagoas têm coisas mais importantes para tratar do que decidir com quem ficará o moribundo partido em Sergipe. Crendeuspai!

André inelegível

A inelegibilidade do ex-deputado federal André Moura (UB) só não é admitida publicamente pelo próprio e por alguns amigos dele. Em reportagem sobre os pré-candidatos majoritários nos estados, a Rede CNN Brasil lembra com o fidalgo foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos e três meses de prisão e tornado inelegível por cinco anos. Moura foi considerado culpado em dois processos sob a acusação de peculato, formação de quadrilha e desvio e apropriação de recursos públicos. A CNN Brasil ressalta que, mesmo com a decisão do STF, o presidente estadual do União Brasil manteve a pré-candidatura ao Senado. Home vôte!

Convite recusado

O governador Belivaldo Chagas (PSD) não comparecerá, hoje, à inauguração do trecho duplicado da BR-101 em Sergipe, que será prestigiada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A “festa” bolsonarista vai acontecer em Propriá, onde começa os 40 quilômetros da duplicação, que segue até o município de Japaratuba. Alegando ter um compromisso inadiável e previamente agendado, o governador agradeceu o convite e comunicou a sua ausência ao Palácio do Planalto. Belivaldo não vai nem ao Aeroporto de Aracaju, de onde o capitão de pijama segue de helicóptero para Propriá. Misericórdia!

“Gatos” de hotéis

A companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) alardeou, outro dia, a prisão de algumas pessoas acusadas de furtar água tratada na cidade de Tobias Barreto. Tai uma ação que merece elogios, principalmente de quem paga caro pela água consumida. Espera-se, no entanto, que essa ação não fique restrita ao interior sergipano. É preciso levá-la às luxuosas mansões de Aracaju, indústrias, comércio e casas de praia. É nestes endereços que moram “gatos” bem criados. Ou será que a Deso tem medo de incomodar os criadores dos “felinos” da burguesia, que desviam água literalmente pelo ladrão? Crendeuspai!

Luto

A senadora Maria do Carmo Alves (PP) está enlutada pela morte do seu irmão Jorge Alves do Nascimento. Segundo comunicado postado pela parlamentar nas redes sociais, Jorge morreu, ontem, na residência dele: “Que Deus o receba em sua Glória e nos conforte a todos, seus irmãos, filhos, sobrinhos e amigos, nessa grande saudade”, escreveu a pepista. No mês passado, a senadora Maria do Carmo perdeu outro irmão: Paulo Alves do Nascimento, vítima de infarto. Nossos sentimentos à família Nascimento!

Carminha de vice

Carminha Paiva (Republicanos) poderá desistir de disputar uma cadeira na Assembleia para concorrer à vice-governadoria, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Para que a esposa do prefeito de Socorro, Padre Inaldo (Progressista), mude de pré-candidatura é preciso que o Republicanos troque o barco governista pela oposição, tal qual fez em 2018. Segundo informações de pessoas próximas ao prefeito socorrense, as conversas nesse sentido estão bem adiantadas, contando, inclusive, com a benção das direções nacionais do PL e do Republicanos. Marminino!

Vinícius prefeito

O vereador Vinícius Porto (PDT) deve assumir a Prefeitura de Aracaju nos próximos dias. Substituirá o aliado Edvaldo Nogueira (PDT), que vai passar 10 dias fora do país, em viagem de férias. Como a vice-prefeita Katarina Feitosa (PSD) e o presidente da Câmara de Vereadores, Nitinho Vitale (PSD), são pré-candidatos à Câmara Federal, terão que se ausentar para não substituir Nogueira, pois se o fizerem ficarão impedidos de disputar as eleições deste ano. Em 2014, Vinícius Porto foi prefeito da capital por 11 dias, em substituição ao titular João Alves Filho, que viajou à Colômbia para participar de um evento da ONU. Ah, bom!

Com Lula era melhor

E o pré-candidato ao governo Rogério Carvalho (PR) repercutiu a afirmação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de que as pessoas viviam um pouco melhor no tempo de Lula da Silva (PT), “pois agora há mais problemas que não se pode controlar”, frisou. Segundo o senador petista e postulante a governador, “por aqui, nós sergipanos também vivíamos melhor nos tempos de Marcelo Déda. É esse projeto de justiça social e de desenvolvimento que vamos reconstruir juntos”, discursa Rogério. Então, tá!

TV apaga velinhas

Criada pelo empresário e ex-governador Augusto Franco, a TV Atalaia está completando 47 anos de fundação nesta terça-feira. Seu primeiro nome era Televisão 31 de Março, numa clara alusão à data de aniversário do golpe militar de 1964. Alguns de principais programas lançados na estreia da emissora da colina do bairro Santo Antônio, em Aracaju, foram o “Repórter 8” e o “Nosso Mundo Infantil”, este último ancorado pela jornalista Nazaré Carvalho. O empresário Walter Franco é o principal responsável pela trajetória vitoriosa da TV Atalaia. Parabéns a todos que fazem a “TV dos sergipanos”. Bravo!

Vira casaca
Eleitor roxo de Jair Bolsonaro em 2018, o advogado João Fontes (PDT) mudou de posição em 2021, passando a alardear que queria ver o capitão de pijama pelas costas, além de prometer trabalhar para derrotá-lo agora em 2022. Pois bem, bastou ganhar de presente o comando do PTB em Sergipe, para o distinto mudar de opinião outra vez. Agora, o pré-candidato a governador João Fontes é Deus no céu e Bolsonaro na terra. Ganha uma mariola de goiaba quem adivinhar até quando o indeciso petebista permanecerá segurando a bandeira bolsonarista. Huuuuum!

Bispo do Rosário vive

Para marcar o Dia da Luta Antimanicomial, o Itaú Cultural abre em São Paulo, amanhã, uma exposição das obras do sergipano Arthur Bispo do Rosário, intitulada “Eu vim: Aparição, Impregnação e Impacto”. O trabalho único do artista nascido em Japaratuba, é todo interligado, uma espécie de inventário para o Juízo Final. A mostra ocupará três andares da casa cultural e apresentará mais de 400 obras de Bispo do Rosário, além de trabalhos de artistas que se inspiraram nele ou passaram por ateliês de instituições psiquiátricas brasileiras. Supimpa!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 7 de agosto de 1919

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais