O Medo da Inteligência. Atualizadíssimo!

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Artigo José Alberto Gueiros publicado há 41 anos; escrito no extinto Jornal da Bahia (Brasil), em 1979.

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar o seu discurso de estreia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembleia de vedetas políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal:
“Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta”

E ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pode dar ao pupilo que se inicia numa carreira difícil. A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas são medíocres e tem um indisfarçável medo da inteligência. Isso na Inglaterra. Imaginem aqui noutros países. Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa:

“Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico pensando que a burrice é uma Ciência.”

Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar. Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos.

Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdam, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida. É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender. É um paradoxo angustiante.

Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida. Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues:

“Finge-te de idiota e terás o céu e a terra.”

O problema é que os inteligentes não gostam de brilhar. Que Deus os proteja para que as cobras não os ataquem.

 


Trump tupiniquim do Baixo São Francisco Em Propriá, a maioria da comunidade vive apostando qual será a denúncia da semana feita pelo ex-deputado Luciano Nascimento que foi derrotado nas urnas este ano e não assimilou ainda. Lá estão chamando ele do Trump tupiniquim do Baixo São Francisco porque no dia da apuração deu entrevista dizendo que tinha sido uma fraude eleitoral, depois compra de votos e agora até cirurgia no IML foi denunciada. A piada que o morto foi ressuscitado e votou contra ele já ganhou o Brasil. Qual será a denúncia, ou melhor, o pesadelo de Luciano desta semana? Luciano está passando que não só não aceita perder, mas carrega a mentalidade política dos anos 80. Não é capaz de perceber os sinais dos novos tempos. Reciclagem serve para tudo, inclusive para a política…

Usina Campo Lindo pode ter toda diretoria afastada por supostas irregularidades E o site Faxaju publicou no fim da semana passada uma matéria com o título “Usina Campo Lindo pode ter toda diretoria afastada por supostas irregularidades.” A matéria relembra que, ao longo de 5 anos, frequentemente surgem notícias de fatos que envolvem irregularidades na gestão da empresa Agroindustrial Campo Lindo Ltda. envolvendo escândalos milionários, enquanto os trabalhadores ficam aguardando o recebimento pelo trabalho desempenhado no ano de 2015/2016. A questão mais polêmica surgiu com a suposta venda da empresa ao grupo GPB Investiments terminando numa disputa judicial, sendo veiculado, inclusive em rede de televisão os diversos escândalos patrocinados por Silvio Miglio e sua equipe que esteva na administração da empresa por um período. Em seguida, outro fato curioso surgiu com a administração de outro Silvio, agora não era o Miglio, mas o Pedra, pois é!.” Leia toda matéria aqui.

Quem foi o advogado ou escritório de advocacia responsável por essa balbúrdia? A matéria finaliza afirmando que, no momento, todos aguardam o pronunciamento da Juíza da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Nossa Senhora das Dores (SE), Dra. Anna Paula de Freitas Maciel, que com a decisão poderá dar novos rumos ao futuro da empresa em recuperação judicial. A pergunta que não quer calar: quem foi o advogado ou escritório de advocacia responsável por essa balbúrdia? Pelo jeito levou a empresa à falência.

Estranheza Durante a solenidade de diplomação do prefeito Padre Inaldo, do vice-prefeito, Manelito Franco, e dos vereadores eleitos em Nossa Senhora do Socorro, o juiz eleitoral, José Adailton, e o promotor Sandro Luiz da Costa, foram, no mínimo, deselegantes em seus pronunciamentos. O magistrado falou de uma ação do partido Cidadania, que tentava impedir a posse do prefeito, confirmou que negou a liminar, mas, em claro tom de ameaça, soltou essa pérola: “neguei a liminar, mas os diplomados hoje podem ter seus mandatos cassados, lá na frente”. Já o promotor não deixou por menos e, como se passasse um carão em quem esperava para ser diplomado, disse que a eleição de Socorro foi a mais complicada na sua história, segundo ele, porque muitos não respeitaram a legislação em vigor. Muitos presentes ao ato estranharam a fala dos homens da lei.

Itabaiana: será inaugurado amanhã, 22, Centro de Iniciação ao Esporte com padrões olímpicos O Centro de Iniciação ao Esporte Tonho Maria de Branquinha (CIE) é mais um sonho que se torna realidade em Itabaiana. Situado no Loteamento Luiz Gonzaga, a prefeitura de Itabaiana irá inaugurar o espaço a partir das 18h da próxima terça-feira, 22. O espaço vai ampliar a capacidade de práticas esportivas e de lazer de jovens e adolescentes da atual geração e das que estão por vir, fornecendo infraestrutura de qualidade para o incentivo à atividade esportiva. “Esse é mais um sonho da população que temos a felicidade de tornar realidade. E se tem uma coisa que eu tenho certeza é que a capacidade de empreender e se destacar em qualquer área que os itabaianenses possuem, serão fundamentais para que, em breve, tenhamos atletas de esportes de alto desempenho se destacando de Itabaiana para o mundo”, analisou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Padrões olímpicos O CIE obedece aos padrões olímpicos tanto em suas medidas, quanto no material utilizado: piso especial, telhado termoacústico (que inibe a variação de temperatura e ruídos sonoros) e possui espaços qualificados para esportes de alto rendimento. Mais de dez modalidades esportivas poderão ser praticadas, além de contar, também, com uma equipada e moderna academia para atuar no preparo dos atletas.

Natal: Instituições recebem apoio da Coopanest Seguindo a tradição, a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) entregou ao Projeto Casinha de Jesus da Comunidade Católica Servos da Santíssima Trindade vários brinquedos para serem distribuídos com as crianças assistidas pela instituição. Por conta da pandemia da Covid-19, a doação foi entregue aos representantes do Projeto na sede da Coopanest-SE pelo presidente da cooperativa, Roberto Santos Menezes. Segundo o presidente, a Cooperativa sente-se gratificada por poder colaborar com estas instituições que têm um papel relevante na sociedade. “Nossa entidade exerce sua responsabilidade social dando sua contribuição humanitária em tempos tão difíceis que atravessa o mundo”, afirmou.

Projeto Casinha de Jesus A representante da instituição filantrópica, Silvânia Maynard Garcez, lembrou que nos anos anteriores a Cooperativa promovia uma tarde de lazer para realizar a distribuição dos presentes. “Era uma tarde com muita diversão, com lanche e muitas brincadeiras. Infelizmente a pandemia nos impediu de realizar a festa de Natal para nossas crianças neste ano. Mas graças ao apoio da Coopanest-SE elas não ficarão sem presentes”, comemorou a coordenadora. O Projeto Casinha de Jesus, está localizado no bairro Santa Maria e existe há pouco mais de 20 anos assistindo a 110 crianças de 2 a 16 anos com reforço escolar, curso de artes e atividades lúdicas. “Com a pandemia as atividades foram suspensas, mas diante da carência das crianças nós continuamos auxiliando com a distribuição para as famílias delas de cestas básicas”, contou Silvânia Maynard.

Projeto Social de Judô Numa iniciativa do Sargento Élvio Marcelo, o Projeto Social a Escola vai ao Batalhão de Choque foi criado com o objetivo de através do esporte cuidar das crianças e adolescentes carentes. O projeto assiste 180 crianças, jovens e adultos a partir dos dois anos sem limite de idade, com a prática do Judô. O projeto é mantido com o apoio dos parceiros como a Polícia Militar, SESI e Coopanest-SE. “A parceria dessas instituições é fundamental para existência e manutenção do projeto, os nossos alunos são carentes e oriundos de diversos bairros da cidade e municípios vizinhos. A situação financeira das famílias é difícil e sem a colaboração dos parceiros nós não teríamos condições de manter nossas atividades”, afirmou o Sargento Élvio.


Campanha solidária A pandemia também afetou as atividades do projeto e o sargento Élvio informou que está realizando uma Campanha Solidária do Natal 2020, com o intuito de estimular a adoção de um atleta promissor e humilde com a doação única e anual de 01 (um) Kimono no valor de R$ 130,00. De acordo com o idealizador e coordenador do Projeto Social, a meta é arrecadar 200 Kimonos até o dia 23 de dezembro. “Nós queremos presentear os alunos para os treinos do ano de 2021”, explicou o Sargento Élvio, que é professor de educação física e faixa preta em judô.

 

                             
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

O estrago está sendo grande! Antônio Samarone, médico sanitarista pelas redes sociais “As teses da direita no Brasil revelam mais o atraso mental, o desconhecimento, a barbarie dessa gente do que qualquer ideologia!”

 




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


HOMENAGEM

Carta aos Cedrenses Por Ailton Rocha, advogado e engenheiro agrônomo

Esta carta é sobre Maria Lídia de Melo, conhecida carinhosa e respeitosamente por D. Lídia. Tive o privilegio de tê-la como diretora na condição de estudante, professor, e continua na minha existência, aplaudindo as minhas conquistas, aconselhando e corrigindo os meus erros.

Considero a eterna diretora da gente de nossa doce terra, uma forma de estrela guia. Numa sociedade onde a cultura se habituou a disputas acirradas na política, no futebol, na música, na educação, é ela, D. Lídia, o nosso ponto de equilíbrio, a nossa prefeita espiritual, a quem tanto devemos.

O seu semblante angelical, de sorriso largo e andar compassado, parece serem feitos sob medida, para nos proteger e nos orientar.

Os seus avós paternos, Manuel Raimundo de Mello e Maria da Conceição Mello, são originários do povoado Poço dos Bois – Cedro de São João (SE) e os avós maternos, Manuel Correia Caldas e Joana Filena Barbosa Caldas, são oriundos do povoado Poxim – Japoatã (SE).

Seus pais (in memorian), Manuel Raimundo de Melo e Amerina Caldas Melo tiveram oito filhos, a saber: Maria Conceição de Melo (in memorian), Maria Hozana Melo (in memorian), José Raimundo Melo (in memorian), João Raimundo de Melo, Francisco de Melo (in memorian), Hermano Raimundo Melo, Maria Lídia de Melo e Maria da Glória Melo. Família de forte formação do bem, religiosa e cristã.

Tive uma convivência muito próxima com três dos seus sobrinhos: Francisco Batista (Chico Padre, in memorian), José Melo (Dedo) e Francisco Melo (Chiquinho). Fomos colegas de estudo, compartilhando brincadeiras na infância e juventude.

D. Lídia tem como formação acadêmica Licenciatura em Letras. Ingressou na Secretaria de Educação do Estado de Sergipe em 1957 na função de professora. Em Cedro de São João foi professora e diretora do Colégio Cenecista São João Batista de 1973 a 1994; diretora Regional de Educação – DR 06 em Propriá (SE) de 1984 a 1993. Primeira presidente do Conselho Tutelar na década de 90; fundou a Pastoral da Criança e Pastoral do Dízimo. Também se destacou na fundação do Fórum Pensar Cedro em 2005 e participou ativamente das campanhas do natal solidário. Em 2018, ingressou na ACLEA – Academia Cedrense de Letras, ocupando a cadeira de número 10.

Na Carta aos Efésios, Paulo tinha como objetivo promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja; promover a união, particularmente entre os membros gentios e incentivar os santos a resistirem às forças do mal. Ao final dos seis capítulos, há um destaque sobre a luta dos santos, um incentivo a compreensão de que na condição de seguidores de Cristo, todos deveriam compreender que Deus possui toda autoridade para manifestar sua presença entre os crentes “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado…” e colocado D. Lídia para guiar as nossas vidas.


PELO TWITTER


www.twitter.com/Pontifex_pt A árvore de Natal e o presépio são sinais de esperança, principalmente neste momento difícil. Procuremos não ficar no sinal, mas de ir ao significado, isto é, a Jesus, ao amor de Deus que Ele nos revelou, à infinita bondade que fez brilhar no mundo.

www.twitter.com/jsantana61


www.twitter.com/ISMARVIANA “Quando o mal é extraordinário, os remédios não podem ser comuns, e, esgotados os expedientes usuais, cumpre tentar novos, rompendo com as tradições menos justas.” Rui Barbosa.

www.twitter.com/miltonandrade30 Duas boas notícias para o Estado de Sergipe nesse fim de ano: Ambev investirá 90 milhões, gerando 9 mil empregos diretos e indiretos e Governo do Estado, depois de 6 anos, volta a pagar integralmente o 13° dentro do mês. O comércio já aponta reação.

www.twitter.com/emirsader

www.twitter.com/frednavarro O pior de 2020: 2020. O melhor de 2020: 2021.


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.” Arthur Schopenhauer.
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-12/papa-francisco-angelus-consumismo-roubou-natal-jesus.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais