O presente de Natal do Jornal Nacional

 

 

Uma análise do jornalista Venício A. de Lima, publicada ontem, 05, no site observatório da Imprensa que merece a reflexão dos leitores:

 

Qualquer lista séria dos principais jornais do mundo incluirá o Le Monde. Fundado pelo general Charles de Gaulle (1890-1970), em dezembro de 1944, era parte do programa maior de libertação da França que se seguiu ao fim da ocupação nazista na Segunda Grande Guerra. Dirigido ao longo de 25 anos por um membro da Resistência e respeitado intelectual – Hubert Beuve-Méry (1902-1989) –, o Le Monde consolidou sua posição de “independência” com as denúncias de tortura perpetradas pelo exército francês na Argélia, convencendo seus leitores de que a guerra colonial “não era apenas uma questão política, mas era também moral”. Tornou-se, desde então, uma referência na e da França.

 

Depois de 65 anos de existência, o Le Monde decidiu eleger, pela primeira vez, um personagem do ano em 2009. E essa escolha recaiu sobre o presidente Lula. O tema mereceu a primeira página do jornal francês na edição de 24 de dezembro, mais capa e longa matéria na sua revista semanal.

 

O que é notícia?

 

Serviria ao interesse público saber que um dos mais importantes jornais do mundo escolheu um presidente brasileiro – qualquer que seja o presidente brasileiro – como “Homem do Ano” e quais as razões que justificaram tal escolha? Constituiria esse fato uma “notícia” a ser divulgada no Brasil?

 

Aparentemente, sim. O portal G1, das Organizações Globo, por exemplo, postou matéria às 10h46 do dia 24/12 com o título “Le Monde escolhe Lula como `homem do ano 2009”.

 

Vejamos qual foi o julgamento dos editores dos nossos principais telejornais sobre a “noticiabilidade” da escolha do Le Monde.´

 

O Repórter Brasil Noite, da TV Brasil, deu chamada…

 

O jornal francês Le Monde elege o presidente Lula o homem do ano de 2009. É a primeira vez que o diário de Paris, com 65 anos de história, faz esse tipo de indicação (ver aqui).

 

… e nota com o seguinte texto:

 

Pela primeira vez o Le Monde escolhe o homem do ano: Lula

 

Apresentadora Carla Ramos – Pela primeira vez, em seus 65 anos, o jornal francês Le Monde escolheu a personalidade do ano e o eleito foi o presidente Lula. Segundo o jornal, um dos mais tradicionais da França, a escolha levou em conta a projeção internacional que o presidente Lula ganhou com as iniciativas de diálogo entre os países pobres e ricos. O jornal diz que Lula mudou a cara da América Latina e transformou o Brasil em uma potência. Mas o Le Monde lembrou que o Brasil ainda tem problemas estruturais na educação, casos de corrupção e uma Justiça preguiçosa.

 

O Jornal da Record não deu chamada, mas deu nota com o texto abaixo:

 

Presidente Lula é eleito o homem do ano pelo Le Monde

 

Apresentador Celso Freitas -: O presidente Lula foi eleito personalidade do ano pelo jornal francês Le Monde. É a primeira vez, em 65 anos de história, que o jornal elege uma personalidade. Em uma reportagem de quatro páginas com o título `O homem do ano`, a revista semanal do veículo destacou a preocupação de Lula com o desenvolvimento econômico do Brasil, além dos esforços do presidente na luta contra a desigualdade social e na defesa do meio ambiente.

 

O Jornal da Band deu chamada, nota e comentário:

 

Jornal da maior prestígio da França elege Lula homem do ano

 

Apresentador Ricardo Boechat – O presidente Lula foi eleito pela segunda vez o homem do ano. Depois do jornal espanhol El País, agora o título veio do francês Le Monde.

 

Apresentadora Ticiana Villas Boas – É a primeira vez, em 65 anos de história do jornal, que o Le Monde faz esse tipo de indicação. A publicação justificou a escolha de Lula como o homem do ano por sua trajetória de antigo sindicalista por seu sucesso à frente de um país tão complexo como o Brasil, pela preocupação com o desenvolvimento econômico, com o combate à desigualdade e com a defesa do meio ambiente.

 

No começo do mês, o presidente já havia recebido a mesma homenagem do jornal espanhol El País. Em um artigo escrito pelo primeiro-ministro, José Luis Zapatero, Lula foi chamado de homem que assombra o mundo.

 

Comentário de Joelmir Beting – Para o Le Monde, francês, Lula é o homem do ano. Agora, para a revista Time americana, o cara do ano é Ben Bernanke, presidente do Banco Central dos Estados Unidos. Pararraios da crise global, ele usa e abusa. Para Lula, a crise não passou de `marolinha´, sua versão light aqui no Brasil. Para Bernanke, ela custou um desembolso em pronto-socorro, até agora, de US$ 2,7 trilhões, ou dois PIBs do Lula.

 

O SBT Brasil também deu chamada e nota:

 

O presidente Lula é o homem do ano. É o que diz um dos jornais mais importantes do mundo

 

Apresentador César Filho – O presidente Lula ganhou o prêmio de `homem do ano´ de um dos jornais mais importantes do mundo: o Le Monde, da França. Pela primeira vez, em 65 anos, o Le Monde escolheu a personalidade mais importante do ano. Lula foi eleito pela trajetória singular à frente de um país tão complexo como o Brasil. Esta é a segunda homenagem a Lula na imprensa internacional só neste mês. No dia 11, ele entrou na lista das 100 personalidades mais importantes de 2009 feita pelo jornal espanhol El País. Em um artigo assinado pelo próprio primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, Lula foi classificado de “homem que assombra o mundo”.

 

E o Jornal Nacional da Rede Globo, o telejornal de maior audiência do país, editado e apresentado pelo jornalista que, segundo pesquisa da Datafolha, é a personalidade que recebe da nossa população a segunda maior nota na escala de “confiabilidade” entre todos os brasileiros?

 

Para o JN, a escolha de um presidente brasileiro como “Homem do Ano” pelo Le Monde não é notícia. O assunto simplesmente não entrou na pauta do telejornal.

 

Direito a informação e censura

 

Qual seria a justificativa editorial do JN para, ao contrário dos outros telejornais brasileiros, sonegar de seus muitos milhões de telespectadores essa informação?

 

Seria pedagógico conhecer essas razões, já que o JN considera – e anuncia, inclusive, nas universidades brasileiras – que pratica o paradigma do “bom jornalismo”, a ser seguido por todos nós.

 

Seria, sobretudo, pedagógico discutir o critério jornalístico do JN à luz do direito à informação do telespectador. Esse direito tem sido veementemente evocado e defendido, não pelo seu sujeito, o cidadão, mas por grupos de mídia concessionários do serviço público de radiodifusão na permanente e incansável campanha que movem contra as “ameaças” de censura advindas do que consideram um Estado autoritário, incluindo decisões judiciais.

 

Seria a censura – partindo de onde? – uma possível justificativa para a omissão do JN, inexplicável do ponto de vista jornalístico?

 

Até que as razões sejam tornadas públicas, o telespectador do JN terá que se contentar com esse “presente de Natal” às avessas, no 24 de dezembro de 2009: omitir e esconder uma informação à qual ele – o telespectador – tem direito.

 

Aposta ainda vale

Só para lembrar: apesar de parte da imprensa continuar insistindo em lançar o nome de Albano Franco para o Senado é puro blefe. O blog continua com apostando que ele, no máximo, é candidato a deputado federal. O estilo de Albano proíbe que ele entre numa eleição tão disputada para o Senado.

 

Tragédia das encostas em Angra e os poucos morros de SE

Ano passado, precisamente entre janeiro e fevereiro, este blog publicou um alerta de prevenção sobre a necessidade da Defesa Civil fazer um estudo dos pontos frágeis de moradia da população que vive em encostas e margens de rios, na Capital e em todo o Estado. Mesmo sendo nosso Estado não provido de muitos morros e montanhas, existem situações facilmente detectadas como “moradia de risco” que, como prevenção, já deveria ser tratada dentro de um projeto macro naquele Órgão Público. Nada a ver com agouro e sim com humanidade.

 

Mutirão em Socorro

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realiza nesta quarta-feira, 6, um grande mutirão de limpeza no conjunto Parque dos Faróis, um dos mais extensos e populosos do município. O objetivo é prevenir inundações provenientes das chuvas de verão típicas deste período.

 

Serviços realizados

Serão feitos serviços de desobstrução de bocas de lobo, varrição de ruas, limpeza do canal do itacanema, serviços de limpa fossa, drenagem em vários locais, entre outros serviços. Em 2009, a prefeitura realizou vários mutirões de limpeza. Já foram beneficiados conjuntos como o Jardim e o Albano Franco.

 

Entulhos

É grande a reclamação de moradores, principalmente do bairro 13 de Julho com a caixas coletoras de entulho que ficam nas ruas e muitas vezes em espaços errados. Por exemplo, os moradores do Edifício Port Sain Paul reclamam que uma caixa coletora de uma obra do edifício Torre Opará vem causando transtornos há vários dias sem solução.

 

Lei para disciplinar uso

O ex-deputado Jorge Araújo sugeriu que um vereador de Aracaju entre com um projeto de lei para disciplinar o uso destas caixas coletoras, estabelecendo prazos e tudo mais. Não dá para o usuário contratar o serviço deixar num local que não é em frente ao seu prédio e não ter responsabilidade nenhuma.

 

FSF antecipa início do Campeonato Estadual

O Campeonato Sergipano de Futebol Profissional, que tinha início marcado para o dia 17 de janeiro de 2010, foi antecipado para o dia 15 de janeiro, uma sexta-feira, em decorrência da equipe do Itabaiana, ter agora como sede a cidade de Aracaju. Sendo assim, Aracaju que já tinha Confiança, Sergipe e River Plate, passa a sediar agora 4 equipes, com essa mudança do Itabaiana. 

 

Rodada

Ficou definido na reunião, que a partida entre Itabaiana e Olímpico de Itabaianinha, marcada para o Presidente Médici no dia 17 de janeiro, foi antecipada para o dia 15, às 20h30 no Batistão. No sábado jogam no Batistão às 20h00, as equipes do Confiança e do River Plate e no domingo, o Sergipe recebe a visita do Guarany às 16h00.

 

Lei municipal proíbe bebidas alcoólicas nos estádios

O presidente da FSF, Carivaldo Souza concedeu entrevista onde demonstrou preocupação com a violências nos estádios, principalmente em Aracaju. Uma das medidas que vem sendo adotadas em vários outros estados é a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios. Já existe uma lei municipal de autoria do vereador Robson Viana, aprovada e sancionada. A lei proíbe a venda também nas imediações dos estádios e ginásios. Só falta ser colocada em prática.

 

Resultado do Edital de seleção de artistas I

E secretária Eloisa Galdino continua produzindo mudanças na Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). Lançou, pela primeira vez no Estado, o Edital de seleção de artistas para apresentação de 10 artistas ou grupos musicais sergipanos para se apresentarem na Arena Multicultural no Verão Sergipe 2010 e conseguiu um feito histórico: o número de artistas sergipanos escolhidos para se apresentar no evento é superior ao de artistas nacionais. Isso mostra mais uma ação de valorização do artista local dentro do eixo de incentivo à circulação dos músicos realizada pela Secult.

 

Resultado do Edital de seleção de artistas II

A curadoria realizou a seleção dos artistas nos dias 30 e 31 de dezembro e foi dividida em duas etapas, a análise documental, composta pela diretora de Projetos da Secult/SE, Kadydja Albuquerque, e pelo coordenador de Música da Secult/SE, Eduardo Prudente, e a análise qualitativa, composta pelo professor do Conservatório de Música de Sergipe, Emanuel Vasconcellos, pelo Coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Sergipe Hugo Leonardo Ribeiro, e pelo diretor da Aperipê FM, Léo Levy. Os selecionados foram: Reação, Snooze, Ferraro Trio, The Baggios, Thiago Ribeiro, Alex Santanna, Sibberia, Café Pequeno, Banda dos Corações Partidos e Menssagenegra.

 

ICMS parcelado

Atendendo um pleito formulado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL) e da CDL/Aracaju, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, dividiu o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) em duas parcelas iguais, ao invés de uma só.  Segundo Samuel Schuster, presidente da CDL, a reivindicação é feita pela classe lojista todos os anos e tem por base os custos no mês de dezembro com o pagamento de encargos sociais, 13º salário e outros. 

 

Medida agrada lojistas

Conforme o oficio encaminhado pelo secretário da Fazenda, João Andrade, às entidades classistas, “o pagamento do ICMS normal pertinente ao mês de dezembro/2009 fica viabilizado em duas parcelas iguais, com vencimentos nos dias 11 e 20 de janeiro de 2010, devendo o ato ser materializado mediante publicação de instrumento normativo adequado”. A medida agrada a classe lojista, especialmente diante de uma suavização quanto ao pagamento do imposto, levando-se em conta as festas de final de ano, cresce devido à alta das vendas.

 

STJ define recolhimento de diferencial de ICMS para construção civil I

Em mais um julgamento pelo rito da Lei dos Recursos Repetitivos, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pacificou o entendimento de que as empresas de construção civil ao adquirirem em outros estados materiais a serem empregados como insumos nas obras que executam, não podem ser compelidas ao recolhimento de diferencial de alíquota de ICMS cobrada pelo estado destinatário. O processo foi relatado pelo ministro Luiz Fux.

 

STJ define recolhimento de diferencial de ICMS para construção civil II

O recurso julgado foi interposto pelo Estado de Alagoas contra acórdão do Tribunal de Justiça estadual. A Fazenda alagoana sustentou que houve violação do artigo 4º, da Lei Complementar 87/96, que submete as empresas à sistemática do diferencial de alíquotas de ICMS nas operações interestaduais de aquisição de mercadorias e insumos utilizados em obras de construção civil. Para o Tribunal de Justiça, as construtoras que adquirem material em estado instituidor de alíquota de ICMS mais favorável, ao utilizarem essas mercadorias como insumos em suas obras, não estão sujeitas ao diferencial de alíquota de ICMS do estado destinatário, uma vez que essas construtoras são, de regra, contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISQN), de competência dos municípios.

 

STJ define recolhimento de diferencial de ICMS para construção civil III

Citando vários precedentes, o relator reiterou que as empresas de construção civil, quando adquirem bens necessários ao desenvolvimento de sua atividade-fim, não são contribuintes do ICMS. Daí a impossibilidade de cobrança de diferencial de alíquota de ICMS das empresas de construção civil que adquirem mercadorias em Estado diverso para aplicação em obra própria. Segundo o ministro, conseqüentemente há de se qualificar a construção civil como atividade de pertinência exclusiva a serviços sujeita à incidência de ISS. Assim, quaisquer bens necessários a essa atividade, como máquinas, equipamentos, ativo fixo, materiais e peças, não devem ser tipificados como mercadorias sujeitas a tributo estadual.

 

Prêmio BNB de Jornalismo: inscrições até sexta-feira

Jornalistas e estudantes de Comunicação Social / Jornalismo de todo o País têm até a próxima sexta-feira, 8 de janeiro, para efetuarem inscrições na sexta edição do Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. Promovido anualmente pelo Banco do Nordeste, o concurso – que distribuirá um total de R$ 126 mil em prêmios –, tem como foco o debate sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, com ênfase nas mudanças sociais decorrentes da democratização do crédito. Faça agora mesmo sua inscrição no site: www.bnb.gov.br.

 

Ações de desenvolvimento regional

“Devido à grande abrangência da temática contemplada no Prêmio, sugerimos que profissionais e estudantes façam uma seleção no material publicado ao longo do ano de 2009, inscrevendo aqueles trabalhos que contemplem ações de desenvolvimento regional executadas na área de atuação do BNB, que compreende, além dos nove estados nordestinos, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo”, destacou o gerente do Ambiente de Comunicação Social do Banco, Maurício Lima. Dividida nas modalidades Nacional e Regionais I, II e III, a premiação possui cinco categorias: Mídia Impressa – Texto, Mídia Eletrônica – TV, Mídia Eletrônica – Rádio, Mídia Impressa – Foto e Mídia Eletrônica – Internet. Há ainda um Prêmio Especial para trabalhos oriundos de municípios com menos de 100 mil habitantes localizados na área de atuação do Banco e um Prêmio Universitário para qualquer uma das cinco categorias, a ser concedido em cada uma das três Regionais.

 

Decoração da Celi deixará saudades

Após um período mágico onde as luzes de Natal embelezaram Aracaju, a decoração natalina elaborada pela Construtora Celi na Praça Luciano Barreto Júnior, Alameda das Árvores, além da iluminação do Mansão Luciano Barreto Júnior vão ficar na lembrança dos aracajuanos. De diversos pontos da cidade, era possível apreciar a beleza das luzes que reforçaram ainda mais a imponência do Mansão, que foi alvo de muitos elogios. Já a Praça Luciano Barreto Júnior e a Alameda ficaram ainda mais aconchegantes e convidativas para pessoas de todas as idades. Hoje, dia 05, é o último dia para que a comunidade possa apreciar o encanto de toda a iluminação. A Celi está de parabéns porque, por mais um ano consecutivo, deixou as noites de Aracaju muito especiais.

 

DO LEITOR

 

Veículos nas areias da praia do Abais

E-mail recebido: “Estive esse reveillon em uma casa frente a areia da praia do Abais e onde mas se parecia uma rodovia pela constante passagem de carros e motocicletas de dia a noite. Ao dia levando perigo para os banhistas pois todos pôde ver a ousadia e a proximidade que se andava, fazendo até manobras arriscadas. Momento este de refletir e da valor ao turismo e a segurança de todos nós, vem ai Projeto Verão, momento ímpar para mostra respeito a sociedade de forma geral”.

 

Sobre a Croa do Goré e outros pontos de atração turísticas

Do leitor Bobô Cruz: “Fiquei perplexo com o comentário da Sra. Irma Karla sobre a Croa do Goré! Tenho recebido vários amigos de outros Estados e estes sempre já veêm com a intenção de visitar, dentre outros pontos, a Croa do Goré. Confesso que nunca vi mídia de qualquer órgão sobre aquele ponto de atração turística, mas a posição da D. Irma mostra claramente o interesse dos órgãos públicos em fomentar os pontos turísticos potenciais. Pontos estes que, por falta de uma visão apurada de técnicos da área pagos com o erário público, são descobertos, implantados e explorados por pescadores, moradores e pequenos empresários de plantão. O acontecimento de um incidente dessa magnitude, graças a Deus sem vitimas, mostra que a atração era bem frequentada por turistas e consequentemente importante para o Município e para o Estado. Porque não virar os olhos para o ponto onde os burocratas e políticos não despertaram e realmente pensar no investimento em parceria com quem fomentou o turismo sem ter sido eleito ou indicado para cargos na esfera pública? É muito fácil falar “o empresário local geralmente fica esperando que o poder público faça tudo e esquece de que, cada um deve fazer sua parte”. Como a D. Irma bem disse, este empresário está ali há 18 anos e vocês não viram a necessidade de acompanhamento, investimento, melhoria e segurança? Estão gerenciando o que, a consequência? Francamente D. Karla, acho que seu comentário foi lamentável e infeliz, bem de acordo com a pouca idade e experiência para gerir a coisa pública”.

 

Pedofolia: Não é só homem que pratica, a mulher também

Do leitor Magner Andrade: “Fiquei impressionado e indignado quando da realização da festa Ensaio Geral, na Orla de Atalaia, no último dia 11 de dezembro de 2009, com as Bandas Chiclete com Banana, Cavalheiros do Forró, Aviões do Forró, e em outras festas também é comum ver o que vou relatar agora. Ao sair do espaço por volta das 02:50 s, quando em plena avenida Santos Dumont, mais precisamente em frente à antiga Delegacia de Turismo, avistei trocando caricias e beijos na boca, uma senhora loura aparentando ter de 38 a 40 anos de idade, e uma adolescente com mais ou menos 14, 15 anos de idade, não mais do que isso.   As autoridades policiais, o Ministério Publico, a imprensa e a sociedade, bem que podiam começar a ver com outros olhos essa situação, uma vez que ultimamente só recai sobre o sexo masculino a prática de pedofilia no Brasil e no mundo. Precisamos deixar um pouco de lado o preconceito e a hipocrisia contra a figura do homem e começar a investigar algumas dondocas da sociedade, travestidas de madames e que estão abusando de crianças e adolescentes, tal qual os canalhas pedófilos. Cadeia para elas também!”

 

A Tropa Desinformada

Do leitor Messias Gonçalves: “Ontem ao ouvir o programa Liberdade Sem Censura, da Liberdade FM, apresentado pelo radialista George Magalhães, assistir a uma verdadeira aula de sonhos e ilusões, patrocinada por um sargento Vieira, que me parece fazer parte como gestor da Caixa Beneficente. O cara fala muito bem e bonito, como costumamos dizer lá no interior. Era devido a uma manifestação que eles estavam realizando, salvo engano numa das praças do centro da cidade. Lembrando antes que, neste governo, eles já foram muito bem recompensados. E mesmo assim, continuam insatisfeitos. Talvez com saudades dos governos de Albano Franco e João Alves Filho. As mensagens que ele como os demais gestores estão a passar para a tropa é de que Marcelo Déda precisa urgentemente, adotar a jornada de trabalho, a inserção ao regime militar somente para aquele s que tenham curso superior, entre tantas justas reivindicações. Na sua fala, demonstra que é estudante de direito. Sabe desenvolver bem as idéias. Porém, esquece de uma coisa fundamental. De onde retirar dinheiro para atendê-los? Esquecem eles, que o estado como gestor, tem limites constitucionais a serem cumpridos rigorosamente. Não estão em jogo tão somente as suas vontades. Mesmo porque vontade dá e passa. Agora, caso o governo cumpra essas aspirações, terá que imediatamente realizar concurso público. Com isso acarretará mais o orçamento e ultrapassará os limites máximos da Lei de Responsabilidades Fiscais. Portanto meu caro Sargento Vieira, a luta de vocês é justa, salutar. Porém pecam quando não atacam o mal pela raiz. Não será Marcelo Déda, neste mandato ou num outro que possa vim, nem mesmo outro. O estado na sua situação atual e que se não mudar certas leis, a nível federal, vocês continuarão vendendo sonhos e ilusões para a tropa.  O que está faltando em vocês é assumirem que enquanto não se estabelecer o Fundo Constitucional, nos moldes do que fora criado por FHC para as policias do Distrito Federal, nenhum estado da nossa federação terá condições de ter uma policia dos seus sonhos e de como nós da sociedade assim desejamos. Não está brincando para a platéia. Está faltando formação dos líderes, para informarem a tropa. Quanto aos radialistas que fazem esses tipos de programas sensacionalistas matutinos, um pouco de humildade também e aproveitem para aprenderem também. Só assim todos sairão ganhando”.

 

Saúde em Sergipe

Comentário de Marcelo Costa: “Enquanto vemos o inicio dessa disputa eleitoral ficamos parados e estarrecidos ao ver o caos que esta a nossa saúde do estado.Vimos no ultimo final de semana o desabamento do bar da croa do gore e vimos que os feridos não foram atendidos no HUSE  por se encontrar muito lotado. Não seria mais viável este governo parar de investir tanto em propaganda no horário nobre e investir nos hospitais e no corpo técnico. O HUSE, o Cirurgia, São José, o Nestor Piva, o hospital do Augusto Franco apesar de ser municipal aonde fica as clinicas de saúde da família do estado, eu já perdi 2 familiares no cirurgia e muitos estão perdendo diariamente no HUSE. Lá falta ate mesmo material para engessar uma perna e quantos leitos temos de UTI no estado,o povo continua sofrendo nos postos e hospitais. Sinceramente gostaria muito que com a recuperação do atual governador viesse também uma maior coerência dentro da saúde do estado. Um sincero desabafo de quem não  aguenta mais ver o povo sofrendo e entra governo sai governo e não temos mudança”.

 

Ônibus em São Cristovão

E-mail recebido: “Passando hoje, 05, pela praça da Catedral estava lá o prefeito de Aracaju, junto com o empresário da viação tropical entregando a população de Aracaju trinta novos ônibus. Será que a viação Cidade Histórica que faz a linha São Cristovão/Aracaju/São Cristovão não tinha a sensibilidade de substituir aqueles carros que quebra quase que diariamente em prol do povo de São Cristovão, ou eles ainda não conseguiu esquecer porque perdeu a linha do Rosa Elze para o viação Tropical, só que a população não tem culpa. Claudio tem uns ligeirinhos que quebra por brincadeira. Cadê o vereador Michael Almeida autor do projeto onde diz  que os ônibus que circula em São Cristovão não pode ter mais de dez anos de uso”.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”. Confúcio.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais