O que a crise do ‘Jornal Nacional’ fala sobre nós?

Por Maura Oliveira Martins (jornalista, professora universitária e editora do site A Escotilha) na edição 865, do Observatório da Imprensa:

Os registros feitos nos últimos meses sobre a queda drástica da audiência do Jornal Nacional têm estimulado nas redes sociais hipóteses diversas sobre a celebrada queda deste que é nada menos que o telejornal mais assistido no país há pelo menos 40 anos. A crise das novelas, a concorrência com a Record, a disputa com os serviços on demand, como o Netflix, a ascensão dos canais concorrentes: todos estão entre os fatores listados pelos críticos para explicar esta crise.

Chama-me a atenção em algumas análises a ênfase dada a uma hipótese menos verificável e mais interessante: a de que os índices decrescentes da gigante Globo revelam, de fato, uma crise na confiabilidade quase inabalável mantida historicamente pela emissora com a maior parte da população. Quase como a realização de um sonho utópico saído de Muito além do Jardim Botânico, o documentário “maldito” da BBC que denunciava (com certa imprecisão reconhecida posteriormente) as distorções feitas pela Globo durante vários episódios da história brasileira.

Esta visão se sustenta numa constatação – algo deslumbrada, embora bastante pertinente – de que a quantidade de veículos de comunicação que nos cerca tem nos tornado experts em mídia, e que estamos mais propensos a responder criticamente àquilo que consumimos. Este tipo de posicionamento se expressou, por exemplo, no artigo do jornalista Luiz Carlos Azenha na revista Fórum (leia aqui). Ele mesmo um ex-profissional da emissora, Azenha desconfia que o que era apenas “coisa de acadêmico” se tornou voz corrente dos brasileiros: a Globo faz política, tem visões nitidamente ideológicas que contaminam seus produtos e agora tudo isso estaria sob domínio público da nação. Graças, acredita ele, ao “advento das redes sociais”, que desenvolveu uma massa crítica de telespectadores capazes de identificar todos estes problemas.

Acredito que haja sintomas visíveis para assegurar, sim, um amadurecimento nosso, o público, que agora somos consumidores de mídia mais preparados. São mais canais de crítica circulando, mais debate público, mesmo em redes sociais, mais olhares variados e, consequentemente, mais desconfiança. São mais vozes que se levantam a partir do próprio público e agora buscam legitimidade. Afinal, hoje todos temos alguma ferramenta de comunicação em mãos e parecemos francamente dispostos a publicar nossas versões sobre os fatos neste vasto mundo da internet.

Grande mídia ainda fala, mas cada vez mais ouve

Os mais observadores talvez já constatem mudanças no jornalismo, televisivo ou não: visto que agora todos produzem algum tipo de informação, os telejornais precisam correr para se adaptar e a concorrer com as versões dos fatos vindas do “mundo lá fora”, e por isso menos associadas a este “padrão Rede Globo” de falta de transparência. Ou por que você acha, caro leitor, que cada vez mais as emissoras têm utilizado materiais gerados pelos seus espectadores?

Por outro lado, é preciso manter a sobriedade para não superestimar esta formação da “massa crítica” ou, mais arriscado ainda, acreditar no discurso fantasioso de que um maior acesso à comunicação signifique, necessariamente, uma melhor qualidade naquilo que se fala. Afinal, o discurso da desconfiança também pode ser raso e virar a regra. Basta ver que as opiniões do ódio continuam assaltando o espaço do debate consistente – razão que levou ao jornalista Leonardo Sakamoto a fechar os comentários em seu blog– e Veja continua disparada como a publicação jornalística mais lida do país.

Parafraseando o texto de Azenha: sim, os grandes veículos jornalísticos ainda falam, mas cada vez mais ouvem – porém, estejamos certos de que estão sempre bem propensos a adaptar o que escutam para os seus próprios interesses.

Procuradores consultam procuradores sobre reajuste salarial
A associação dos procuradores do  Estado de Sergipe, pediu uma consulta sobre a possibilidade de recomposição anual  da categoria e as perdas provocadas pela inflação. Até aí tudo bem, mas deveriam ter consultado o TCE ou outro órgão fiscalizador, mas pediram a própria Procuradoria Geral do Estado.  Alguém advinha o resultado da consulta? Sem comentários…

Itabaiana: sessão itinerante homenageou aniversário de 127 anos
O município de Itabaiana comemora amanhã,28, 127 anos e ontem, 26, foi homenageada com a sessão itinerante da Assembleia Legislativa no plenário da Câmara Municipal. Além da participação ativa de quase todos os deputados, a sessão contou com a presença de vereadores, autoridades e lideranças da cidade.

Investimentos
O presidente da ALESE, Luciano Bispo, é de Itabaiana e aproveitou para registrar os investimentos do governo estadual no município e disse que no momento de crise o legislativo faz a sua parte ajudando o executivo a superá-la, dando como exemplo a aprovação do projeto que autoriza o governo a usar os depósitos judiciais (70%) para pagar os aposentados e pensionistas.

Cobranças
Bispo respondeu ainda às cobranças da oposição afirmando que hoje ocupa a presidência da Alese e procura respeitar igualmente a posição de todos os deputados da situação e oposição. “Eu não corro do problema, me coloco dentro dele para ter condições de atender igualmente às reivindicações. É assim que tenho feito o meu trabalho”, afirmou.

Obras e proposituras
Já a deputada Maria Mendonça, também de Itabaiana, além de falar do aniversário de 127 anos apresentou diversas proposituras e fez um balanço de algumas reivindicações como a reforma do colégio Murilo Braga. A deputada cobrou a construção do Ceasa,  de um ginásio de esportes e da rodovia que ligará Itabaiana a Itaporanga, obras incluídas no Proinveste. Uma indicação apresentada pede que o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho adote ações para a construção da sede própria da Escola Vicente Machado Menezes.

Obras e proposituras II
A deputada também aproveitou para apresentar algumas proposituras. Na área da saúde uma Moção de Apelo, para que o secretário Zezinho Sobral envide esforços para eliminar a ociosidade da subutilização dos hospitais regionais e assim desafogue o HUSE. Em outra Moção de Apelo, Maria Mendonça, apresentando números da violência que apontam Sergipe como o segundo mais violento do Nordeste, pediu ao secretário Mendonça Prado, um maior investimento no controle da segurança. Numa indicação ela pediu a aquisição de rabecões para a delegacia regional.

Com base em Estância, Gilson Andrade é itabaianense
Já o deputado Gilson Andrade, com base em Estância, disse do orgulho de ser itabaianense.  “Nasci aqui, no povoado de Matapuã e tenho orgulho de estar representando essa cidade, na Assembleia Legislativa “Fico muito feliz de ser daqui, é uma cidade de pessoas guerreiras e trabalhadoras”.

Oswaldo Vilela completaria hoje 37 Anos.
E o publicitário, jornalista e amigo de todos Oswaldo Vilela, completaria hoje 37 anos. Ele partiu para o plano superior no último

dia 10. O blog já prestou sua homenagem no dia 11 com o artigo “Do Oswaldo, do Vilela e do Poder de Deus”  https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=176089&titulo=claudionunes O banner ao lado foi retirado do facebook de Oswaldo Vilela, como uma última homenagem da família. Fica a lembrança do amigo do sorriso sempre aberto e franco.

Festival do Caranguejo começa nesta quinta-feira
A Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com o Sebrae e Abrasel, realiza hoje, 27, a abertura do Festival do Caranguejo. O evento acontecerá de 27 de agosto a 7 de setembro e tem a participação de 36 restaurantes sergipanos. No sábado, 29, dentro da programação do Festival, haverá um passeio ciclístico saindo da Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia.

Parceria
“O Caranguejo sempre foi uma das nossas principais atrações gastronômicas, uma referência para o Estado, nada mais justo do que promover um Festival dedicado ao crustáceo”, explica Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae.

Areia Branca: novo Centro de Referência de Assistência Social vai virar realidade
A prefeita de Areia Branca, Acácia Souza, aproveitou ontem, 26, a realização da VI Conferência Municipal de Assistência Social para dar uma boa notícia: a assinatura da ordem de serviço para a construção e reforma do novo Centro de Referência de Assistência Social da comunidade.

Peti
Na Conferência, a prefeita apresentou as ações na área, entre elas o início da obra do Cras que dará uma atenção especial a população e a casa do Peti.  “Já temos data marcada para entregar o reforma da casa onde funcionará o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), com o objetivo de acompanharmos melhor as crianças e adolescentes de Areia Branca”, disse.

Novo abrigo
Além do Peti e Cras, a prefeita também pretende entregar este ano o novo abrigo que dará condições para os mais necessitados. “Caminhamos com o intenção de oferecer um serviço melhor para nossa população e garantirmos um serviço de qualidade para todos. Desde que assumi a Prefeitura, tenho como principal meta melhorar a vida de nossa população”, afirmou.

Idosos
O dia contou com apresentação do grupo de idosos do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também da participação da palestrante Rita de Cássia, que abordou o tema “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026”. Com a presença de alunos da rede municipal, servidores e populares, o evento serviu para que a gestão Florescendo Todo Dia apresentasse as ações que vem fazendo na área de ação social do município.

Diferencial em Areia Branca
A secretária de Assistência Social, Verônica Brito, também falou para os presentes. “Graças ao emprenho da gestão municipal e também da equipe que contamos, podemos dizer que hoje fazemos a diferença no município, oferecendo um trabalho que só está começando. Temos muitos projetos e vamos fazer o possível para colocar todos em prática”, garantiu.

SINTRASE convoca assembleia geral hoje, 27
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (SINTRASE) convoca a categoria para uma nova ASSEMBLEIA GERAL nesta quinta, 27/08, a partir das 14h30, no Sindicato dos Bancários. ?Os servidores pedem a implementação, na íntegra, do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV).

Repórter educação tem tudo pra ser um grande sucesso
O Repórter Educação é uma iniciativa da SEED e tem como finalidade mostrar as boas ações da secretaria de educação em todo o estado.Idealizada pelas Ascom, tem como apresentador o jornalista, roteirista e publicitário Lelê Teles e produção da professora Cláudia Endlein.A equipe produziu seis filmes durante a inauguração do Colégio Murilo Braga, marcando a estreia do programa, e a cada dia um filme é postado nas redes sociais do governo.O programa é dirigido às redes sociais e feito com uma linguagem jovem, moderna, descontraída e inteligente.Tem tudo pra ser um grande sucesso.

Junior Pinheiro analisa convites para filiação
O primeiro suplente de vereador por Aracaju do PMDB, Júnior Pinheiro pediu desfiliação do partido para disputar as eleições de vereador por outra legenda, estar analisando vários convites que recebeu de outros partidos. Nas últimas eleições de vereador obteve 3.234 votos.

Salários atrasados professores aposentados
O vereador de Aracaju  Jailton Santana (PSC) prestou solidariedade ontem aos professores aposentados do município que estão com o salário referente ao mês de julho atrasado. A categoria planeja uma manifestação hoje, 27, para cobrar o pagamento à Prefeitura e o vice-presidente do parlamento municipal adiantou que vai reivindicar uma solução para o problema.

Apelo vida do senhor Givaldo Tomás
“Apelo à administração municipal que salve a vida do senhor Givaldo Tomás de Oliveira,  providenciando urgentemente uma operação de hérnia umbilical. Faço o mesmo apelo ao hospital de Cirurgia. Há uma difícil relação entre o hospital e administração municipal e isso está prejudicando a população. Temos que resolver isso com urgência para que pessoas como seu Givaldo não sofram com esse problema. Dr. Gilberto (Santos, diretor do Cirurgia) tem sido um competente gestor, mas o município precisa ajudar o hospital, repassar o que é de direito para que a unidade continue atendendo a população”. A cobrança, em tom de apelo, foi feita pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT), durante a sessão de ontem, na Câmara de Aracaju.

Apelo vida do senhor Givaldo Tomás II
“Fui procurado por Givaldo Tomas, morador do conjunto Dom Pedro I. Ele foi atrás de todos os meios e não conseguiu ser operado. Então,  resolveu me procurar; o levei até o hospital Cirurgia, lá fomos atendidos por Dr. Gilberto Santos que nos tratou muito bem, e nos encaminhou para o pessoal da administração, falamos com Luiza, com Janaína e a cirurgia foi marcada. No dia da operação, senhor Givaldo ficou sabendo que havia sido desmarcada. Na terceira vez que ele foi tentar fazer a cirurgia os médicos entrara em greve, de tanto adiar, hoje ele encontra-se acamado e correndo o risco de ter a hérnia estrangulada e correndo risco de morte”, contou.

Apelo vida do senhor Givaldo Tomás III
Segundo Nascimento, existe uma má relação entre a Prefeitura e o Cirurgia. Ele frisa que essa relação precisa melhorar pois quem esta sendo prejudicado é o povo. “Se ocorrer alguma coisa com ele nós vamos responsabilizar a administração municipal. Vim aqui pedi ao secretário de Saúde, Luciano Paz, ao prefeito João Alves Filho, ao diretor do Hospital Cirurgia, Dr. Gilberto, que salvem a vida de Givaldo, se demorar mais ele pode falecer. Apelo em nome dele para que o município salve a sua vida. Há tantas pessoas  nesta situação. Peço a Prefeitura que trate melhor o Cirurgia. É preciso agir em nome do povo, enquanto há essa ma relação o povo esta sofrendo”, lamenta.

NOTA DE ESCLARECIMENTO –  Operação navalha – 1ª Vara Federal

Tramita na 1ª Vara Federal a Ação Penal nº 0001193-60.2015.4.05.8500, promovida pelo Ministério Público Federal, em consequência da operação realizada pela Polícia Federal conhecida como “Operação Navalha”.A Ação foi recebida do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 06/05/2015 e após a intimação do Ministério Público, pelo prazo de trinta dias, renovados por mais trinta dias, a Juíza Titular da Primeira Vara adotou as seguintes providências:
1) Ratificação dos atos processuais praticados, inclusive do recebimento da denúncia em relação aos acusados, na forma realizada pelo STJ.
2) Desmembramento do feito, quanto a um dos denunciados, para remessa ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em virtude de prerrogativa de função.
3) Intimação da defesa para delimitar as respectivas testemunhas.
Atualmente os autos se encontram em cumprimento dessas diligências, pela Secretaria da Vara. Concluída essa tarefa, audiência de instrução e julgamento será designada.Aracaju, 26 de agosto de 2015.

Crea-SE promove curso sobre drenagem nas rodovias
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) está promovendo até a próxima sexta-feira (28/8) o curso “Drenagem nas Rodovias”. Ministrado pelo engenheiro civil e especialista em engenharia rodoviária Marcos Augusto Jabôr, o curso aborda estudos hidrológicos, projetos de drenagem, construção e manutenção dos dispositivos de drenagem, análise de problemas e soluções adotadas.

Novas tecnologias
O objetivo é ampliar o conhecimento e atualizar os engenheiros sobre as novas tecnologias aplicadas neste tipo de obra. O curso também traz para discussão as falhas no sistema de drenagem nas rodovias do país, um dos fatores que, segundo o palestrante, contribui de forma preocupante para os graves acidentes nas estradas. O evento que reúne profissionais da engenharia civil acontece na sede do Crea-SE.

Doação de alimentos a entidade carente
A Secretaria de Turismo e Esporte realizou ontem, 25, um ato de caridade doando centena de quilos de alimentos não perecíveis para a Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade situada no bairro Santa Maria, periferia de Aracaju.Os alimentos doados foram arrecadados com as inscrições da Corrida do Milhão, uma das mais tradicionais corridas do estado que ocorreu no começo do mês de Agosto.

Atende a cerca de 100 crianças
A Entidade Servos e Servas da Santíssima Trindade é um projeto existente há mais 30 anos que se mantém apenas de donativos. Acolhendo cerca de 100 crianças carentes do bairro Santa Maria o projeto visa a dar suporte escolar, médica e odontológica para essas crianças e seus familiares, como explica Maria Lúcia do Prado Menezes, fundadora da comunidade. “Nós somos uma espécie de casa de mãe. Estamos prontos para receber quem precisar.” Citou a fundadora.

Agradecimento
Sobre o ato de caridade partido da Setesp, a fundadora da Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade, a fundadora, Maria Lúcia do Prado Menezes potencializa a importância do ato. “Quero agradecer pessoalmente ao secretário Adílson Júnior. A coisa mais nobre que a gente pode fazer é alimentar aquele que tem fome, e vinda da parte do secretário poderemos alimentar de uma forma correta aquele que vive na miséria, ainda existe muita gente passando fome neste país”, disse.

Dia do Corretor de Imóveis
Hoje, 27, os corretores de imóveis comemoram 53 anos de regulamentação da profissão. Para celebrar a data e as conquistas da categoria nos últimos anos, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) está preparando uma noite de homenagens. A solenidade, que acontece nesta próxima sexta-feira, 28, será uma oportunidade de destacar a importância do profissional para a sociedade e para o mercado imobiliário. Segundo o presidente do Conselho, Sérgio Sobral, basta um olhar mais analítico sobre a evolução da classe para constatar um grande desenvolvimento.

Bienal de Itabaiana
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, recebeu ontem, 26, em seu gabinete, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas, o escritor Antônio Saracura e o empresário Jamisson Machado. O encontro teve  como objetivo apresentar  e convidar à Seed para participar da 3ª Bienal do Livro de Itabaiana.

Valorização
"Nosso objetivo é levar aos sergipanos, sobretudo o povo da região agreste, um todo um momento cultural e literário que valorize nossos autores e divulgue suas obras. Nesta edição, iremos contar com mais de 300 escritores, além de distribuidoras e editoras", disse Jaminson Machado, um dos organizadores da Bienal.

Apoio
O secretário Jorge Carvalho se sentiu muito feliz com o convite e informou que a Seed participará e apoiará o evento.  "É sempre muito positivo para  nós participar de eventos que estimulem as pessoas a ler mais e conhecer autores da nossa terra. A Bienal do Livro de Itabaiana já é uma tradição em nosso estado. A Seed se coloca à disposição do evento para apoiar, estimular e divulgar essa iniciativa", declarou Jorge Carvalho.

A Bienal
A 3ª Bie nal do Livro de Itabaiana acontecerá entre os dias 14 e 17 de outubro. O evento conta com o apoio das Secretarias de Estado da Educação (Seed), Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da Prefeitura Municipal de Itabaiana e Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana (CDL).

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Um homem não pode entrar no mesmo rio duas vezes” (Heráclito) Os dois se renovam, a cada instante!

www.twitter.com/@palmeriodoria Pesquisa comprova: a leitura de Ricardo Noblat transforma eleitores em samambaias e amebas prontas a votar em Caiado e Bolsonaro.

www.twitter.com/RealKajuru  É preciso lamentar que neste país um jornalista independente nunca consegue em Brasília uma concessão de rádio ou televisão;

www.twitter.com/eduguim  O surto de insensatez que se apossou do Brasil tem que ser contido. Um país como este não pode se dar ao desfrute de uma ruptura democrática;

PELO FACEBOOK

Bairro Aruana: Heca abre rua e não faz recapeamento.                                                                                    

Postagem e fotos César de Oliveira: A Heca, que trabalha para a DESO, abriu essa parte da rua Elisa Correia Oliveira, na Aruana( a rua da feira) e, pra variar, não veio fazer a obra de recapeamento, causando transtorno para quem mora no local. Peço ao assessor Wendell Barbosa que possa intervir para que venham corrigir esse erro. Tá uma desgraça. Além de quebrar a calçada e jogar os restos de obra no terreno ao lado piorando a situação.

ARTIGO

Pela melhoria da escola pública voltada para crianças, adolescentes e jovens e ampliação do mercado de trabalho.  Todos sairemos ganhando! Por Milton Coelho

A melhoria da escola pública implica em ações as mais variadas, abrangendo os diversos campos de suas atividades e seus reflexos positivos alcançam e alcançarão, direta e indiretamente, todos os segmentos de nossa população.

Dentro dessa perspectiva, será de grande significado a presença de profissionais da área de serviço social, nas escolas públicas, administradas pelos gestores municipais e os executivos estaduais, em todas as unidades da federação.

Não podemos, nem devemos, ficar aguardando o surgimento de projetos que circulem nos vários parlamentos, seja no congresso nacional, assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais, procedimentos que determinem a incorporação de profissionais do serviço social, enquadrados nos regulamentos do servidor público.  A iniciativa poderá ser desenvolvida a partir de pessoas que desejam a melhoria da escola pública, que atendem crianças, adolescentes e jovens, com fundamental e decisiva participação de profissionais da área de serviço
social.

Para o desencadeamento dessa proposta, é indispensável que profissionais do serviço social, preferentemente em ações combinadas entre seus colegas de profissão, se encarreguem de preparar uma minuta de projeto que possa ser encaminhada aos diversos órgãos do legislativo e se desencadear ações objetivando a aprovação dessa proposta, seja no plano nacional, estadual ou mesmo em termos municipais, observada a legislação específica da matéria.

Os estudantes da área de serviço social, devem ser contatados e arregimentados para esse empreendimento e o sucesso será de todos.

Julgando possível de ser encaminhada essa proposta, analise, comente e discuta com profissionais da área de serviço social e certamente terá garantido o sucesso da iniciativa.

Trabalhos a serem desenvolvidos por profissionais do serviço social, nos estabelecimentos públicos de ensino, é que não faltam e estão à espera dessas ações, diante das crianças, adolescente, jovens,trabalhadores nas unidades de ensino e fundamentalmente com a comunidade de pais e moradores da área, nas proximidades da escola.

Com os cumprimentos e desejo de sucesso aos profissionais de serviço social e estudantes da área.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 

Frase do Dia
“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?” Confúcio, filósofo chinês, nasceu em 27 de Agosto 55 a.C. e morreu em  479 A.C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais