O que será o amanhã?

A pergunta, da música interpretada com brilho por Simone, se encaixa como uma luva para a dúvida que atormenta a todos sobre o futuro do país a partir de 1º de janeiro. Depois de oito anos governado pelo torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil estará sob nova direção daqui a duas semanas. Sai o homem que devolveu a confiança aos brasileiros, reduziu consideravelmente a miséria e conquistou o mundo, e entra Dilma Rousseff (PT), uma mulher até pouco tempo desconhecida de todos. Alguém dirá: “Mas ela é uma criação de Lula e não vai mudar muita coisa”. A conclusão é simplória. Diferente do presidente que sai, a presidenta que entra precisará gastar muita sola de sapato para conquistar a confiança do mundo civilizado. Ademais, mesmo tendo sido peça importante no atual governo, ela vai promover mudanças para implantar seu estilo de administrar. E é aí que reside a dúvida: “Como será amanhã? Responda quem puder”.  

De férias 

E os deputados estaduais já estão gozando as merecidas férias. O ano legislativo terminou ontem com a aprovação pelo plenário do Orçamento estadual para 2011 e do projeto de lei dispondo sobre o Regime Próprio da Previdência Social do Estado. A sessão também foi marcada pela entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar aos deputados Zeca da Silva (PSC), Rogério Carvalho (PT), Paulinho da Varzinhas (PT do B), Gorete Reis (DEM), Conceição Vieira (PT) e Armando Batalha (PSB). 

Dia de festa 

Um grande público deverá prestigiar a diplomação dos candidatos eleitos em outubro passado. A festa democrática vai acontecer hoje à tarde, no Teatro Tobias Barreto, sob a coordenação do Tribunal Regional Eleitoral. Entre os diplomados estão o governador Marcelo Déda (PT), seu vice Jackson Barreto (PMDB), os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC), além dos oito deputados federais e 24 estaduais eleitos. Rogério Carvalho (PT) conseguiu se livrar do processo acusando-o de ‘ficha suja’ a tempo para também ser diplomado. Boa sorte a todos! 

Sangue novo 

Em sua coluna de hoje no Jornal do Dia, a colega Rita Oliveira lembra que dos 24 deputados eleitos e que serão diplomados hoje, apenas sete são realmente novatos na Assembléia: Zé Franco, Capitão Samuel, Jéferson Andrade, João Daniel, Zezinho Guimarães, Gustinho Ribeiro e Gilson Andrade. Mundinho da Comase e Marinha Mendonça já foram deputados que estão retornando ao Legislativo estadual. 

Lote residual 

A Receita Federal libera nesta quinta-feira, a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). O dinheiro será depositado com correção de 38,07%, referente à variação da taxa Selic. O valor estará disponível para saque a partir de 23 de dezembro. Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone no número 146. 

Fala indigesta 

Confirmado para continuar no Ministério da Defesa, Nelson Jobim terá muito trabalho para reconquistar a simpatia de setores do Exército. É que sábado passado, ao representar Lula na formatura de oficiais na Academia das Agulhas Negras, no Rio, ele sugeriu que esqueçam o passado, numa indireta contra o ex-presidente e general Médici. “Foi uma desfeita aos formandos, que escolheram justamente o general Médici como patrono da turma. Quem é Jobim para dar esse tipo de conselho?”, indaga revoltado o promotor público e ex-cadete do Exército, Augusto César Lobão. 

Quarentinha 

E aí, vai brincar o Pré-Caju no Caranguejo Elétrico? Pois Antônio Leite manda avisar que o bloco ecológico está realizando a ‘Promoção Quarentinha”, que baixou de R$ 60 para R$ 40 o preço do ‘casco’ do Caranguejo. A promoção é válida até o próximo dia 31 e os interessados poderão adquirir a vestimenta na sede do bloco, na rua Elízio Azevedo, nº 30, bairro Suíça. Tá esperando mais o que?  

Violência urbana 

Nada menos do que 7,3% da população foram vítimas de roubo ou furto (subtração de bens sem ameaça de violência) entre setembro de 2008 e setembro de 2009. Segundo pesquisa do IBGE, o percentual de pessoas furtadas (3,9%) superou o de vítimas de roubo (3,7%). A maioria dos roubos ocorreu em vias públicas (70,5%) e de furto, em casa (47,6%). Os objetos mais levados nos dois tipos de crime foram telefones celulares, dinheiro, cartão de crédito ou cheque. Tomara que você não esteja entre as vítimas. 

Mais petróleo 

A Petrobras anunciou que foram encontrados novos indícios de hidrocarbonetos no poço 3-BRSA-897-SE, localizado no campo de Carmópolis, em Sergipe. A empresa já havia anunciado a presença das commodities neste mesmo poço no último dia 10. Segundo informações prestadas pela companhia à Agência Nacional de Petróleo (ANP), a profundidade média final é estimada em 240 metros, e o poço, no qual foi indicada a presença de petróleo e gás natural, localiza-se em terra. Legal! 

Do baú político 

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) já sonhou, um dia, em ser vice-presidente do país. Foi em 1989, quando Lula disputou pela 1ª vez a presidência. “Plantada” na imprensa sergipana sabe-se lá por quem, a notícia que Jackson teria sido convidado para ser candidato a vice na chapa petista, provocou reações contrárias do PT. O então deputado estadual Marcelo Déda (PT) apressou-se em discursar na Assembléia para desfazer a informação: “Jackson não tem moral para ser vice de Lula”, bradou. Para por um fim ao disse-me-disse, o secretário-geral do PT, José Dirceu, declarou que o partido não convidou o ex-prefeito de Aracaju para ser companheiro de chapa de Lula. 20 anos depois, Jackson elege-se vice-governador justamente na chapa encabeçada por Marcelo Déda. São as voltas que o mundo dá! 

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais