O que seria melhor para Sergipe em 2018?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há exatamente doze meses do início das eleições para o governo dos Estados, o que mais temos visto é o desfilar de nomes que poderiam ser candidatos ao Governo de Sergipe e ao Senado.

Invertendo a lógica da política, qual seja, ao invés de pensar primeiro nos projetos pessoais e grupais, e só depois, de pensar em Sergipe e em seu povo,  o blog resolveu trazer à luz alguns dados de pesquisa bem como revisitar a história política de Sergipe e do Brasil, visando desenvolver um raciocínio daquilo que viria a ser o resultado  político em 2018.

Qual a influência dos executivos federal, estadual e municipal?

1-Em primeiro lugar, chama à atenção a reprovação de Temer e seu governo, a pior já registrada na história após a redemocratização:

5% de aprovação e  70% de reprovação.

Igual atenção deve ser dada, aos índices ruins que perseguem o governo Jackson Barreto, mergulhado em um titubeante desempenho político além  de um sofrível trabalho administrativo.

O momento histórico em que o país se encontra com um péssimo desempenho político e econômico tende a arrastar o presidente Temer e seus seguidores para o precipício. Observe a taciturna perspectiva de recuperação imediata da economia. Essa perspectiva sombria leva a imaginar com pessimismo o final do governo Temer.                                                                                                                                                                              

2- Quanto ao governo Jackson Barreto:

É aprovado por 36% e reprovado por 60% da população.

Em que pese Jackson tentar sobreviver ao se amparar na popularidade do PT e de Lula, o mesmo não conseguirá ludibriar aos eleitores, Jackson tem DNA peemedebista.

Também é notória a dependência econômica e financeira dos estados em relação governo Federal, razão pela qual, não se vislumbra melhor desempenho do governo JB. A consequência seria a derrocada de Jackson e seu grupo mais próximo. Tudo isso dentro da realidade atual administrativa e financeira atual. JB tem perspectivas de receber vultosos recursos até o início do ano de 2018.

3 – Quanto a Edvaldo, Aprovação de 58% e desaprovação de 38%.

Na verdade reflete muito mais o sentimento do eleitor em relação a ele do que a qualidade de sua gestão. Edvaldo é o que sempre foi: Insípido, inodoro e incolor. Prova disto foi sua ausência na recepção à lula.

Sua ausência se iguala a sua presença: sequer foi notada!

4 – É sempre bom, revisitar a história:

Ano de 1986, o PMDB elegeu 22 governadores estaduais montado em cima do plano Cruzado. Sergipe foi o único estado a destoar do Brasil elegendo Valadares à época bancado pelo prestígio do governo João Alves Filho e nas condições por todos conhecidas com o apoio de JB.

Importante lembrar também que à época o PMDB elegeu 39 dos quarenta e nove senadores e quase 54% dos deputados Federais.

Não bastasse isto, é bem pouco provável, embora não impossível, Sergipe eleger um governador sem alinhamento com o que pensa o resto do País, menos provável Ainda se este candidato pertencente ao partido de Temer e com Jackson ostentando este níveis de aprovação nas pesquisas.
É aquele ditado “quase pra dizer que é mais fácil um boi voar!”

Se política fosse uma ciência exata, ela estaria sinalizando para os políticos, especialmente candidatos a governador e senadores que o povo está a apontar que o caminho mais curto para se dar bem em 2018 seria afastar-se completamente de Temer e manter meia distância do Governo JB caminhando para o completo distanciamento.

Porém, como a inexatidão na política também é a regra é melhor aguardar e pagar para ver. Até porque, como já dizia Magalhães Pinto “política é como uma nuvem você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”

André Moura: de chefe de quadrilha para Edvaldo a um possível apoio em 2018  Veja como o mundo dá voltas. Em 2016 Edvaldo Nogueira e seu marketing dizia a todo momento que Valadares Filho estava acompanhado de uma quadrilha que queria assaltar Aracaju e que André Moura era o chefe. Veja o que o jornalista Gilmar Carvalho noticia ontem: "Edvaldo Nogueira pode apoiar André Moura nas eleições de 2018". Na matéria, por conta de liberação de recursos André pode ter o apoio para o senado ou governo estadual. Isso é que é uma volta no mundo bem dada…

Mais um engodo de Jackson via Almeida: ambulância não chegou a Hospital Propriá. Gestantes se deslocando com recursos próprios Em maio deste ano, o governo do Estado anunciou o investimento de R$ 2  milhões em 27 novas ambulâncias. Leia: http://www.agencia.se.gov.br/noticias/saude/governo-do-estado-investe-mais-de-r-2-milhoes-em-27-novas-ambulanciasUma delas, segundo a matéria iria para o Hospital de Propriá. A ambulância nunca chegou lá. Culpa de Almeida? Não, culpa de quem o colocou lá: Jackson Barreto!

Gestantes pagando do próprio bolso Freqüentemente por conta da falta de obstetras na escala, gestantes estão tendo que se deslocar pra Aracaju após não conseguirem atendimento no hospital de Propriá, muitas vezes tendo que arcar com a despesa do próprio bolso, o que acaba saindo muito caro considerando a carência da população do baixo são Francisco.

Trampolim eleitoral. JB apoia  E apelar a quem? Se Jackson já sabe de tudo e mesmo o governo entrando na Lava Jato através de Almeida ele não faz nada. Aliás, Almeida só quer saber de aparecer fazendo anúncios que efetivamente não são cumpridos, ou seja, novamente a SES está sendo utilizada como trampolim eleitoral e as demandas da população estão ficando em segundo plano, servindo apenas de lastro para o uso fruto do secretário.

Estranha defesa E pelas redes sociais foi denunciando que no último dia 24 de agosto, uma gestante teve que se deslocar dá maternidade do hospital regional de Propriá para uma outra unidade com recursos próprios pela falta de uma ambulância na unidade, e ironicamente quem defendeu a gestão do hospital regional de Propriá foi Thiago Reis, o servidor que constantemente sofre perseguições de Almeida e sua equipe por conta de críticas que faz contra os desmandos do secretário. Se aquiete Thiago…

Oficiais da PM na SMTT têm medo da SSP E não é que a SMTT, além de ter um coronel na secretaria de Defesa Social, que manda no órgão, Luiz Fernando, tem também um capitão no departamento de trânsito. E mais, o superintendente atual é advogado e conhecedor das leis. Ou seja os oficiais da PM e o advogado se pelam de medo da SSP e não multar os carros estacionados em local proibido na Praça Tobias Barreto. Tirem as duas placas já que você só multam os pobres mortais.

Processo contra SMTT Um jurista informou ao blog que é só um motoristas que receber uma multa estacionado em local proibido, pegar as fotos e as notas deste espaço e ingressar na Justiça contra a SMTT por omissão e perseguição. Se a legislação vale para todos…

Dia 27, João Dória em Sergipe O senador Eduardo Amorim (PSDB) solicitou audiência na manhã desta segunda-feira, 28, com o presidente do TCE/SE Clóvis Barbosa, com o presidente do Instituto Voz Brasil, Rodrigo Pereira Vasco e com o presidente da Empresa de Capacitação e Treinamentos 'Livres Mentes', Jorge Gomides.

Palestra O objetivo da reunião foi traçar toda logística de como será a vinda do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) para Sergipe. O tucano será um dos palestrantes do Simpósio: Drogas, Políticas Públicas e Direito dos Dependentes Químicos, que já está agendado para o dia 27 de outubro.

Em Brasília O tenente-coronel, Adriano Reis, presidente da ASSOMISE, juntamente com mais dois oficiais (major Alcântara e tenente-coronel Elizel) estão em Brasília representando a Polícia Militar de Sergipe, a pedido do comandante geral da PM, coronel Marcony Cabral.

Ajuda Com a ajuda do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC), o presidente da Assomise se reunirá com todos os parlamentares que compõem a bancada sergipana para angariar recursos para a instituição. Os recursos virão através de emendas parlamentares e programas do Governo Federal.

I Fórum Técnico Estadual da Construção Civil  Com o objetivo de disseminar ações e boas práticas referentes a BIM e às Normas de Desempenho NB 15.575 a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP),  em parceria com o Clube de Engenharia de Sergipe (CESE), realizará o I Fórum Técnico Estadual da Construção Civil – BIM e Norma de Desempenho, amanhã, 30, a partir das 14h, no auditório do Sebrae/SE, na Avenida Tancredo Neves em Aracaju.

Programação  Na programação palestras com: Ari Monteiro, proprietário da Dharma Sistemas, cientista da computação e Mestre em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP; Marcos Galindo, arquiteto, sócio-administrador da empresa MGL Construção e Consultoria Ltda, presidente da Comissão Nacional do SIAC, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) e Ricardo Campelo, sócio-fundador do escritório Ricardo Campelo Advogados, é advogado especialista em direito imobiliário, membro dos Conselhos Jurídicos do Sinduscom-SP e da CBIC.

129 Anos de Itabaiana Depois de três dias de uma programação cultural, esportiva e de prestação de serviços à população, a Prefeitura de Itabaiana realizou  na manhã  de ontem, 28, uma solenidade de hasteamento de bandeiras para concluir as comemorações em homenagem aos 129 anos da cidade, comemorado nesta segunda-feira.A cerimônia contou com a presença da deputada Estadual Maria Mendonça, do vereador Marcos Oliveira e do presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, Zé Teles.

Melhorias e valorização O prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho, fez questão de saudar todos os presentes e também de enaltecer os rumos que o município vem tomando nos últimos anos. “Tenho feito a minha parte e a minha obrigação durante esses quase 5 anos de mandato. Acredito que agindo assim, levando melhorias para a população e valorizando o servidor municipal, é que podemos contribuir para o progresso  dessa terra”, disse Valmir.

Na Alese A deputada Maria Mendonça fez um discurso abordando a história de Itabaiana, as figuras importantes, a força do comércio e toda contribuição que a cidade serrana vem dando para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Sergipe.Espírito Para ela, a relevância da cidade na história sergipana denota o espírito empreendedor nato de sua terra. “A marca do seu povo aguerrido é o comércio forte. Essa capacidade de batalhar está no DNA do seu povo”, enalteceu.

Concursos PM, BPM, delegado e guardas O governador Jackson Barreto reuniu-se com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, e com a proguradora-geral do Estado, Aparecida Gama para discutir a criação de uma comissão para elaboração dos editais de concursos públicos na área da segurança. Os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe, os coronéis Marcony Cabral e Erivaldo Mendes, respectivamente, e o deputado estadual Samuel Barreto também participaram da discussão.

Aumento efetivo “Iremos criar essa comissão pra realização dos editais dos concursos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegados e guardas prisionais para serem lançados até o final do ano. Os últimos classificados do concurso da PM que realizamos já se formarão agora em setembro. A nossa preocupação é renovar e fortalecer o efetivo para o próximo ano. Esses concursos fazem parte de um planejamento para preparar o governo para garantir a segurança no estado nos próximos anos”, informou o governador.

Iran homenageia José Souza Uma justa homenagem foi feita pela Câmara Municipal de Aracaju ontem, 28, na sessão especial em comemoração ao Dia dos Bancários. Na ocasião, o vereador Iran Barbosa, do PT, fez uma homenagem ao sindicalista e bancário José Souza, falecido em 2014, sugerindo que a Sessão recebesse o seu nome.

Lutador “É uma justa homenagem a esse histórico lutador das causas não só dos bancários, mas dos trabalhadores do nosso Estado”, afirmou. Pura verdade Souza foi não só um sindicalista da linha de frente era um idealista convicto. A sugestão foi prontamente acatada pelo presidente e proponente da sessão, o vereador e bancário aposentado Américo de Deus, da Rede.                                                                                                  

Trote humanitário ajudou a AMO

                                                                          

Trote humanitário na UFS E uma boa ação é o trote humanitário que é realizado em algumas universidades. Ontem, 28, por exemplo, o médico e professor Aderbal Aragão, presidente da Somese, com uma turma de 102 alunos da Universidade Federal de Sergipe entregaram cerca de 100 quilos de leite a AMO.Excelente ação!

Federação catadores na Câmara hoje A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizará hoje, 29, uma Tribuna Livre com a participação da Federação das Cooperativas dos Catadores e Selecionadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis em Defesa do Meio Ambiente (FERCASE). A Tribuna Livre acontecerá logo após o encerramento do pequeno expediente da CMA, por volta das 10h.

Terceira edição do Café com Empreendedoras O Café com Empreendedoras é um evento organizado pela Rede Mulher Empreendedora – RME e parceiros, que completa sua 3 ª edição aqui em Sergipe. Será no dia 31 de agosto, das 9h ás 12h, no Auditório do Sebrae. A proposta é trazer histórias empreendedoras inspiradoras e oportunidade para muito networking entre as participantes.

Sucesso As duas primeiras edições realizadas em Sergipe, em dezembro de 2016 e março de 2017, foram um sucesso. As ações contaram com a presença de mais de 200 empreendedoras, que puderam desfrutar de um momento rico onde apresentaram suas empresas, adquiriram conhecimentos e fizeram muitos contatos.

Como participar Informações pelos e-mails http://maite@rme.net.be  , http://claudia@rme.net.br  , http://gizelmalimaconsultoria@gmail.com  e http://claudia@humanapsicologia.com.br . Telefones (79) 3021-3424, 99843-3774 com Gizelma Lima e (79) 3022-1180, 98818-9848 com Claudia Soledade. O endereço eletrônico é https://www.sympla.com.br/3-cafe-com-empreendedoras-de-aracaju—sergipe__174343

Primeira rodada da Copa dos Radialistas teve 53 gols A Copa dos Radialistas “Macêdo Filho”, teve inicio no último sábado com uma rodada com bastantes gols.  53 gols foram marcados nos jogos realizados no “Camisa 10” do bairro Santo Antônio.Segundo o diretor de esporte do Sindicato dos Radialistas José Carlos Negaço, a rodada transcorreu normalmente com todas as equipes participantes marcando presença.

Resultados A 1ª rodada da Copa teve os seguintes resultados: TV Atalaia 7×4 Alunos do Senac; TV Câmara 1 x 7 TV Aperipê; Ilha FM 5×0 Sel. de De Estância; Sel. Itabaiana 7×2 Xodó FM; Rádio Jornal 3×3 Fans FM; Sel. Lagarto 14×1 ACDS.

Segunda rodada A próxima rodada será realizada no próximo sábado no mesmo local, com as mesmas equipes se enfrentando e decidindo a classificação. Veja abaixo fotos do evento e a tabela com o resultados dos jogos e a próxima rodada. A arbitragem ficaram por contos de Fabiano Tavares Dória e Ricardo Rogério, por sinal muito boa.

PELO ZAP 99890 2018

Parque da Sementeira: guarda toma conta do carro dele e nada mais “Bom dia. Acabei de fazer minha caminhada no parque da sementeira: não tem sequer uma guarda fazendo ronda. Mas, tem um guarda que diariamente coloca sua picape no canteiro em frente ao lago debaixo de uma frondosa sombra e ele ao lado do carro, certamente tomando conta. Belo emprego.”                                                                                                      

Praça dos Expedicionários: com tapumes e esquecida. 

Esqueceram da Praça dos Expedicionários Esqueceram de mim? A foto ao lado é da Praça Ranulfo Prata, a chamada Praça dos Expedicionários, em Aracaju. Ela está cercada de tapumes há mais de três anos. Esperando uma reforma ou já foi reformada e esqueceram de abrir? Quem pode esclarecer?

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Sucateamento de ambulâncias para comprar 30 ou mais em caráter de emergência. Imaginação maquiavélica?  Maquiavel passou para a história como um gênio do pensamento. A má compreensão de seu pensamento foi ao longo do tempo se consolidando com um perfil conquanto equivocado, com muita intensidade. A de que o filósofo florentino seria o indutor ou ícone do chamado "mau caratismo", da calhordiçe e do jeito amoral de levar vantagem. Um erro que deslustra a genial obra de Maquiavel posto que usado à larga equivocadamente, sob a forma de adjetivo, "maquiavelismo" ou  “maquiavélico” , passou a indicar um comportamento reprovável. Não era esse o pensamento de Nicolau Maquiavel. E aí chega-se as ambulâncias do Samu em Sergipe, numa situação caótica nunca vista. Seguindo a onda e o dito popular,  pedindo licença a Maquiavel, já que fiz o reparo sobre seu pensamento acima, e imaginar "maquiavelicamente": será que não estão deixando as coisas assim, a criar um certo clamor, e lá adiante a Secretaria de Saúde fazer uma compra de umas 30 ou 40 ambulâncias novas em caráter de emergência, sem licitação? Hã…Ou Maquiavel não tem nada a ver com as ambulâncias sucateadas do SAMU ?

SINDSERV: Canindé pede Socorro. Hospital Haydee de Carvalho precisa de atenção urgente!  Acabamos de chegar agora do Hospital Haydee de Carvalho e constatamos várias irregularidades. A POPULAÇÃO CANINDEENSE MERECE RESPEITO!

– Aparelho de Eco cardiograma onde o custo é de R$ 4.000 mensal, acaba de ser retirado do Hospital Haydee de Carvalho. Pois a prefeitura não está pagando a mensalidade. Aparelho muito importante para as situações de urgência e diagnósticos de infartos e outras doenças cardíacas.

– O Raio-x não se faz há mais de 03 meses por falta de material, onde o paciente tem que se deslocar para Itabaiana.

– As ambulâncias em quantidade precária, só tem uma disponível para viagem.

– Material de curativos defasados, não tem gases para curativos. Apenas para urgências.Quando o paciente chega tem que ir comprar gases pois não tem.

– Paciente chegou ontem, dia 27de agosto e ficou aguardando de 7hs da manhã e até as 19hs pois não tinha ambulância para a transferência.

Hospital sem contratados emergência, por outro lado continuam servidores contratados em outros locais.

Dentre outras situações. Atenção autoridades

Emanoel Aleixo
Presidente do SINDSERV                       
                                                                                                                                                                                                                                     

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                                                                                

www.twitter.com/WilliamFonseca   A insônia é causa ou consequência?

www.twitter.com/Flaviofachel A possibilidade de transformar licença-prêmio em dinheiro é só um dos inúmeros benefícios absurdos existentes no funcionalismo público.

www.twitter.com/joaocorrrea   A "amizade conquistada" através do poder e do dinheiro estará ao seu lado em um hipotético fim destes dois potentes e atraentes "virtudes" ?

www.twitter.com/JMarcelo1000   Se você se preocupa com o combate à corrupção e com a ineficiência da administração pública, ajude-nos a transformar os Tribunais de Contas.

www.twitter.com/zerotoledo     – Vai aderir à moda de trocar o nome do partido?
                                                – Vou mudar o meu pra “Presidiários". Que tal?
                                                – Perigoso. A concorrência pode não gostar.

ESPECIAL/SEGURANÇA PÚBLICA/BLOG ESPAÇO MILITAR

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE DENUNCIAM A FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NA 2ª COMPANHIA DO BATALHÃO DE TURISMO.

O blog Espaço Militar e a assessoria jurídica da AMESE denunciam a falta condições de trabalho que são submetidos os policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Turismo, situada no Conjungo Leito Neto, anexo à 1ª Delegacia Metropolitana.

As principais deficiências encontradas na sede da 2ª CIA/BPTur foram: cadeiras deterioradas; ares-condicionados quebrados e sem conserto ou reposição; contante falta de água mineral; estantes velhas e enferrujadas; alojamento sem qualquer estrutura para dar um descanso digno aos PMs; banheiro em condições insatisfatórias de uso; cozinha com espaço extremamente apertado; infiltrações nas pareces; e espaço físico da companhia acanhado.

Como se não bastasse estes problemas, muitas vezes, à noite, quando militares precisam atender a ocorrência, a sede da companhia fica somente com um policial militar, fato extremamente grave, pois deixa o PM que fica na sede bastante vulnerável.

Queremos esclarecer, como sempre fazemos, que a culpa não é do comandante da companhia, pois por várias vezes sabemos que são solicitadas providências, porém, pelo que se observa, as mesmas não são tomadas, pois o problema persiste, submetendo os policiais militares que exercem suas atividades na unidade, a esta situação deplorável de condições de trabalho.

Esperamos que o Comando da PMSE possa adotar providências urgentes para sanar tais problemas.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/
   
http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O bem estar de todos os membros da sociedade, sem exceções, é o que faz de um país um povo civilizado” Dorina Nowill, educadora, filantropa e administradora brasileira, morreu em 29 de Agosto de 2010 (n. 1919).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais