O SIM PELO NÃO

Será muito difícil os membros do Partido dos Trabalhadores Delúbio Soares e Silvio Pereira, protegidos por um hábeas corpus concedido pelo Superior Tribunal Federal (STF), manterem a estratégia de responderem o “sim” pelo “não” ou o “não” pelo “sim”, durante seus depoimentos na CPMI dos Correios. Mas cedo ou mais tarde tudo ficará esclarecido, porque nenhum deles resistirá aos fatos, que estão surgindo com a velocidade da luz. Ontem o ex-secretário geral do PT, Silvio Pereira, ficou em maus lençóis. Terá que justificar aos parlamentares porque mentiu com relação ao jipe Land Rover, ao dizer que o havia comprado. À noite, no Jornal Nacional, o presidente da empresa baiana GDK, César Roberto Santos Oliveira, que venceu uma licitação milionária para consertos na plataforma P-34 da Petrobrás, confirmou que deu de presente o tal jipe Land Rover, que custa 79 mil reais, a Silvio Pereira.

 

O empresário César Roberto revelou ao Jornal Nacional que tinha ouvido de Silvio Pereira, no ano passado, o desejo de comprar um jipe Land Rover usado. Resolveu presenteá-lo com um novo. Alegou as razões: “pura amizade”. A mentira não consegue ir muito longe, quando se tenta passa-la a uma Nação indignada. Evidente que a cada verdade omitida, dezenas de fatos surgirão, porque há um povo disposto a colaborar para ver esse Brasil passado a limpo e colocar toda essa gente, que manchou a história de um partido que tanto lutou pela ética, na cadeia. A cada interrogatório essa gente afoga mais o PT na lama e está levando com ele o presidente Lula. Com tudo o que está se vendo, da forma corporativista como o partido se comporta, é difícil acreditar que Lula ignorava todas essas ilicitudes cometidas por seus mais próximos companheiros, um pouco abaixo de suas barbas. O povo não é bobo. Talvez Delúbio e Pereira não pensem assim. É muito difícil acreditar que o Diretório Nacional repassou dinheiro para todas as campanhas estaduais em 2002, exceto para a do presidente Lula.

 

E não foi o Lula quem disse, durante uma entrevista montada em Paris, que o financiamento de campanha é uma prática de todos os partidos? Será que o então candidato Lula era a única exceção? Lógico que tudo isso é uma grande farsa, montada com o objetivo de desqualificar o crime praticado e confesso…

 

Trazendo a situação em que se encontra o Partido dos Trabalhadores de Brasília para Sergipe, é bom que se analise o comentário feito por um dos mais importantes membros do bloco de oposição ao governo do estado. Embora o efeito Delúbio não atinja o prefeito Marcelo Déda e demais companheiros de partido, os integrantes do bloco da oposição já estão considerando que a situação ficou muito difícil, porque a sociedade, neste momento, repudia o PT. Na opinião desse cuidadoso membro da oposição, a corrupção praticada pela cúpula petista tem dimensão nacional e será necessária muita ação para convencer o eleitorado sergipano que deve votar no PT. Acha, inclusive, que o prefeito Marcelo Déda terá que se desdobrar para explicar tudo isso em todos os recantos do país e convencer que o modelo petista de governar é viável. Tem que se reconhecer que o lulismo ruiu e que a corrupção apagou a esperança e fez recrudescer o medo. É preciso recomeçar tudo e, como o próprio Déda admitiu, o Partido dos Trabalhadores vai precisar de muitos anos para recuperar o prestígio que conquistou, com muita luta, durante 25 anos.

 

Esse membro oposicionista defende um reestudo do projeto eleitoral traçado ou mesmo uma avaliação ampla para se chegar a uma conclusão do que será melhor para o grupo, mesmo que o prefeito Marcelo Déda, com toda razão, não se deixe vencer por WO, como revelou ontem a essa coluna. Não se pode esconder o incômodo provocado pelo volume de escândalos que se sucede, comprometendo o partido e o governo federal. Tem-se que chegar à população com verdade e indignação, porque não se pode ter mais o partido como referência ética.

 

Há necessidade de se parar e pensar. Afinal o mundo não se acabou, mas o PT tem que ser refeito, reestruturado e recuperar a credibilidade. E isso demora tanto quanto um detento que deixou a penitenciária ontem, para se reintegrar à sociedade.

 

 

TELEFONEMA

Um conhecido empresário recebeu, no início da semana, um estranho telefonema que ameaçava seqüestrar um dos integrantes de sua família. A princípio o empresário pensou tratar-se de trote, porque não se avisa seqüestro, mas a pessoa cumpriu o sinal de que falava a verdade: deu um tiro de escopeta no muro de sua empresa.

 

RECEIO

O empresário está com receio de relatar o fato à polícia e só permitiu a publicação da matéria na condição de que não fosse oferecida nenhuma dica de quem se tratava. De qualquer forma já foi apurado que a ligação foi feita de um telefone público localizado próximo ao farol da Barra, em Salvador.

 

ENCONTRO

Um membro influente do PT, que pediu omissão do nome, acha que o partido deveria fazer um encontro no estado para avaliar até onde a legenda foi atingida pelos escândalos. Concorda que nada atinge os petistas em Sergipe, mas percebe que, junto à opinião pública, não existe mais a euforia petista.

 

MANDATO

A fonte vai disputar mandato em 2006 e quer que o PT discuta com as bases se o momento é passageiro ou se ela tem características duradoura. Aconselha que às vezes é importante recuar um passo para avançar dois e o momento é de consultar a população sobre a imagem do partido para as próximas eleições.

 

DÉDA

O prefeito Marcelo Déda (PT) participa, hoje, no Rio de Janeiro, da solenidade de posse do novo presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, que substitui a José Eduardo Dutra. Um grupo de aliados participa da solenidade, que terá o afastamento de Dutra. O deputado Fabiano Oliveira também está lê: “do jeito que fui para a posse, vou para a saída”, disse.

 

ZEZINHO

Zezinho Guimarães (PSDB) reclama que o presidente do seu partido em Sergipe, deputado Bosco Costa, nunca o chamou para nada: “nem para tomar um cafezinho”. Guimarães diz que está no partido há alguns anos e sequer sabe onde fica a sede: “sou partidário e gostaria de ter atenção”, disse.

 

REFORMA

Zezinho Guimarães acha que o quadro partidário no Brasil vai sofrer transformação rápida até o mês de agosto. Admite que há uma indefinição muito grande entre os partidos neste momento “e é difícil fazer uma previsão de como ficará”.

 

ALMEIDA

Há informação que na próxima semana o senador José Almeida Lima (PSDB) estará de volta a Brasília e pode tratar sobre a questão do partido em Sergipe. Almeida Lima foi indicado membro titular da CPI da compra de votos e também vai começar a atuar para esclarecer o escândalo do mensalão.

 

INTERIOR

Já o presidente regional do PSDB, deputado federal Bosco Costa, viaja a alguns municípios, ao lado do ex-governador Albano Franco. O objetivo é visitar os diretórios municipais do partido, que no dia 31 realizam convenções em todo o estado.

 

MACHADO

O deputado federal José Carlos Machado (PFL) está preocupado com a insistência do governo federal em iniciar as obras de transposição das águas do São Francisco. Alguns políticos acham que o presidente Lula, depois da crise política que assola o país, vai esfriar um pouco e adiar o início do projeto, que tem denuncias de vícios na licitação.

 

COMPORTAMENTO

O deputado federal Jackson Barreto (PTB) também protocolou uma ação junto à presidência da Câmara, sobre o comportamento do seu colega João Fontes (PDT). Jackson diz que a posição de Fontes é equivocada, porque tenta macular sua imagem, sem que haja qualquer indício sobre sua participação nos escândalos.

 

SILÊNCIO

O deputado João Fontes mantém sua posição de não tratar sobre o procedimento de Jackson Barreto contra ele. João diz que vai esperar e responderá com argumentos. Seus advogados inclusive já estão fazendo alguns levantamentos.

 

HELENO

O deputado federal Heleno Silva (PL) está fazendo uma grande festa hoje, em Monte Alegre, para comemorar o seu aniversário. Espera a presença de políticos estaduais e lideranças regionais. Pode ser o início da caminhada para sua candidatura ao Senado.

 

Notas

 

PREFEITOS

O Tribunal de Contas, por unanimidade dos seus conselheiros, emitiram parecer sugerindo às Câmaras Municipais de Brejo Grande e Nossa Senhora das Dores que rejeitem as prestações de contas dos ex-prefeitos Antônio Machado Neto, exercício 2001, e de José Américo de Almeida Filho, referente a 1997. As duas prestações de contas contêm irregularidades. No caso das contas de Dores o TCE também decidiu envia-las ao Ministério Público Estadual para adotar as providências legais cabíveis contra o gestor.

 

CAMPANHA

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei do ex-deputado Zarattini (PT-SP), que proíbe a fixação de propagandas eleitorais em postes de iluminação pública, viadutos, passarelas e pontes. A proposta também veda a cobrança de aluguel para uso eleitoral de muros e outros bens particulares. O projeto restringe a utilização de outdoors a candidatos majoritários ou propostas dos partidos. “A medida vai baratear as campanhas, sem comprometer em nada a possibilidade chegar ao eleitor”, afirma o deputado.

 

BANESE

O governador João Alves Filho (PFL) confirmou que já foi procurado por vários interessados para comprar o Banco do Estado de Sergipe (Banese), mas que isso não passa pela sua cabeça. João brincou: “do jeito que o Banese vai, daqui a pouco ele vai sair é comprando outros bancos”. O Banese realmente tem apresentado um crescimento invejável, a ponto de aguçar o interesse por redes bancárias particulares em adquiri-lo. O Banese dá lucro e não interessa a sua privatização ao Governo.

 

É fogo

 

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, virá a Aracaju na próxima segunda-feira e concederá entrevista à imprensa.

 

Grabielli vem a Sergipe acompanhando o ex-presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra (PT), que retorna definitivamente ao estado.

 

José Eduardo Dutra é candidato ao Senado Federal e integrará a chapa majoritária ao lado do prefeito Marcelo Déda.

 

José Sérgio Gabrielli assume hoje a presidência da Petrobrás e sua indicação teve a participação de José Eduardo Dutra.

 

O ex-deputado Antônio Francisco já retornou ao Complexo Penitenciário Carvalho Neto, em São Cristóvão.

 

Antônio Francisco submeteu-se a uma angioplastia e ficou na UTI do Hospital São Lucas. Além disso, ele tem problema de próstata e é diabético.

 

O deputado Jorge Araújo está muito preocupado com a situação das rodovias estaduais e federais que cruzam Sergipe.

 

Segundo Jorge Araújo, quem viaja à noite encontra vários carros parados nas rodovias, com pneus furados.

 

A Emsurb vem realizando uma operação especial em Aracaju, para recolher os animais abandonados por seus donos nas ruas e avenidas da cidade.

 

As vendas de celulares superarão a marca de 1 bilhão de aparelho ao ano em 2009 e eles se tornarão o mais comum dos bens eletrônicos.

 

Técnicos da Receita Federal de todo o país paralisaram as atividades até ontem, em protesto contra a proposta de criação de uma super-receita.

 

Buenos Aires terá em 2006 um hotel cinco estrelas para homossexuais, que custará cerca de US$ 3 milhões para ser construído e será similar ao existente em Barcelona.

 

brayner@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais