O sistema prisional sergipano e a invisibilidade de graves problemas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Dia desses o Governo do Estado comemorou um período sem registro de fugas dos presídios sergipanos. Embora seja um dado positivo, serve como cortina de fumaça para não tornar público e as outras graves situações que ocorrem diária e sistematicamente dentro da rede prisional: não tem muito tempo um detento foi morto por colegas de cela em Areia Branca; outro foi “encontrado” sem vida no Compajaf (Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho no Santa Maria, Aracaju). Estes são os casos que vêm a público e há os que não entram nas estatísticas que, pela lei interna dos presídios,não chegam ao conhecimento público.

Longe de ser uma crítica ou tentativa de desestabilizar um gargalo administrativo já tão ultrajado, o Blog alerta tantos os órgãos executores e fiscalizadores das políticas penais, Executivo, Judiciário, Ministério Público, bem como entidades que atuam na defesa da sociedade, como a OAB, para incluir na ordem do dia soluções rápidas e sensatas.  Por que? Vejam os casos do acusado do envolvimento no assassinato do secretário de Itabaiana e o homem acusado de matar a esposa a marteladas  na zona Norte de Aracaju. O primeiro pede transferência porque teria se envolvido em brigas na unidade onde está albergado, enquanto o segundo está sendo investigado por usar telefone celular de dentro do presídio para se comunicar com um filho.

Em ambos os casos não se está fazendo juízo de valor ou entrando no mérito dos comportamentos dos dois, mas tomando como balizamento que confirma os desmazelos do sistema prisional em Sergipe.

Isto não é uma situação provocada pelo governo de plantão ou que só ocorre em Sergipe: é uma lamentável realidade que impera na maioria dos estados brasileiros e que pouco ressocializa os apenados.

Ou se encara este problema com a devida seriedade, sem criminalizar ainda mais os internos ou querer torná-los “vítimas da sociedade”, ou se está construindo no silêncio estatal uma bomba relógio cada vez mais potente.

 

Por falar em presídios sergipanos… Será que procede a informação de que um preso, parente de um genro de um ex-prefeito (a), de Ribeirópolis, estava no presídio de Tobias Barreto e foi transferido para o de Nossa Senhora da Glória, a pedido? Com a palavra a Sejuc.

“Belivaldo é quebrado, quando eu vou conversar com ele me dá vontade de tirar um dinheiro do bolso e dar a ele.” Essa frase foi dita pelo prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida (MDB). O comentário foi feito num povoado da cidade, no último domingo, 09, e o vídeo viralizou nas redes sociais da região de Tobias Barreto. O prefeito Diógenes Almeida é marido da Deputada Diná Almeida da base aliada do governador. Um verdadeiro “amigo da onça…”

 


Veja quanto o Estado de Sergipe, governo Belivaldo Chagas cobra de ICMS na gasolina: 29%. Já o imposto federal: 13,45%.

Medicina em Estância Ontem, 11, o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, esteve em Estância onde foi recebido pelo prefeito, Gilson Andrade. Como o prefeito é médico os dois discutiram algumas ações para o município, inclusive o inicio do curso de Medicina na cidade. Até amanhã, 13, técnicos do Ministério da Educação farão avaliação nas unidades hospitalares na cidade. A Secretaria de Estado da Saúde promoveu melhorias no Hospital Regional para adequar o hospital às exigências do MEC, a exemplo da ampliação de 19 leitos, que já estão habilitados.                                                                                   

Conjunto Augusto Franco: construção de creche será iniciada E o blog recebeu várias fotos enviados pelos leitores do conjunto Augusto Franco, Bairro Farolândia em Aracaju, dos tapumes que foram colocados no terreno no fim de linha dos ônibus daquele conjunto. Os moradores esperam ansiosos há vários anos a promessa da construção de uma creche. Parece que agora vai virar realidade.

SOS SMTT Aracaju O blog vem recebendo diversas reclamações de moradores de Bairros da Zona Norte de Aracaju, principalmente do Cidade Nova, Japãozinho e Ponta da Asa. Eles reclamam que não têm acesso a um transporte urbano de qualidade e, muitas vezes, aguardam a linhas 607 que sai do Terminal da Avenida Maracaju para o mercado central que só passa de hora em hora. Com isso passam duas horas para chegarem ao trabalho.

Goretti Reis desmente fake news criada por grupo político adversário Portal Lagarto Notícias: Infelizmente Lagarto está se transformando num campo minado de fake news devido ao número absurdo de notícias falsas criadas pelo grupo do Deputado Federal Gustinho Ribeiro, que tem inclusive contra ele um Boletim de Ocorrência registrado na Polícia.

Clima de mentiras Dessa vez a mentira atingiu a Deputada Estadual Goretti Reis. Ela desmentiu a fake news e confirmou mais uma vez que apoia qualquer um dos nomes do agrupamento da família Reis que disputar a Prefeitura de Lagarto. Mas lamentou o clima de mentiras gerada pelo grupo adversário. “O objetivo deles agora é plantar matérias, mentiras. Eu já deixei bem claro que tinha os nomes da Deputada Goretti, do Deputado Fábio, do Ex-Deputado Sérgio e do Ex-Prefeito e Ex-Deputado Jerônimo, que estavam se colocando como pré-candidatos”, explicou a Deputada. “Deixei bem claro que estaríamos unidos, deixei essa palavra bem explícita, para quem quer que seja o pré-candidato.”

Apoio Alex Dias, apresentando o programa Sergipe em Destaque desta terça-feira, 11, na Aparecida FM, perguntou “se o candidato a prefeito do grupo for Sérgio Reis a senhora estará na campanha apoiando, ao contrário do que o Aloísio Prefeitinho está tentando espalhar, não é isso?” “Não tenha dúvida. Não tenha dúvida disso. Eles tentam o tempo todo criar conflito. Isso é típico deles, das fake news”, respondeu Goretti. Ela disse que fez a retirada de sua pré-candidatura e explicou que concorda com o posicionamento de que é muito importante para Lagarto a manutenção de sua cadeira na Assembleia Legislativa. “Fortalece e vai ajudar muito mais a quem estiver prefeito para engrandecer e desenvolver Lagarto, porque essa gestão tem deixado um caos por desmando e falta de conhecimento de gestão pública”, concluiu.

Capacitação em Legislação Eleitoral Os secretários municipais com seus assessores diretos e o prefeito Vino Barreto, participaram ontem, 11, em Aracaju, da I Capacitação em Legislação Eleitoral da Prefeitura de Rosário do Catete. O objetivo da atividade foi atualizar os gestores públicos sobre as novas regras eleitorais e o cumprimento das boas práticas administrativas.

Orientação Na abertura dos trabalhos, o prefeito Vino Barreto agradeceu ao coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão do Tribunal Regional Eleitoral(TRE), Marcelo Gerard, por ter aceitado o convite para na forma da lei, orientar as ações dos agentes públicos de acordo com a lei eleitoral.

Normas Antes de proferir a palestra, Marcelo Gerard parabenizou a administração de Rosário pela iniciativa de atualizar seus gestores nas normas que vão nortear as eleições deste ano. Para os participantes da capacitação, ele abordou aspectos da ‘Legislação Eleitoral, Atuação de Agentes Públicos e Candidatos nas Eleições Municipais’.

Condutas permitidas e proibidas A parte da tarde, foi dedicada ao advogado Jorge Rabelo que destacou a ‘Legislação Eleitoral e a Operacionalização dos Serviços Públicos à Comunidade’. Na sequência, os participantes, de forma intensa, fizeram perguntas sobre as condutas permitidas e as proibidas aos gestores públicos neste ano de eleições municipais.

Vascaíno faz aniversário E o vascaíno Nivaldo Cândido, jornalista e radialista comemora hoje, 12, mais um aniversário. O profissional que dispensa apresentações já passou por diversos meios de comunicação de Sergipe e assessorias de comunicação. Deve abrir o bolso hoje para os colegas mais chegados. Saúde e Paz!

2ª Corrida ASIMUSE-SE, em 08 de março A ASIMUSEP-SE – Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega em seus quadros, mulheres do Sistema de Segurança Pública do Estado com a premissa de defender seus direitos nas instituições e combater quaisquer violências que possam vir a sofrer nos âmbitos públicos ou privados. Entretanto, esta entidade não obsta em se solidarizar com a luta de demais mulheres e no apelo que surge no seio da sociedade organizada no combate ao crescimento assustador de Feminicídios e demais violências sofridas em decorrência do Gênero feminino.

Dia Internacional da Mullher Com a proximidade do mês de março onde se comemora o Dia Internacional da Mulher, que se faz relevante pelo seu significado e histórico de luta, a ASIMUSEP idealizou a 2ª Corrida Feminina pelo fim da violência para homenagear suas associadas, bem como demais mulheres, aliando a prática de esporte ao ato de repúdio contra as barbáries que frequentemente vem sendo noticiadas pela mídia, o referido evento acontecerá no dia 08/03/2020 a partir das 7h. No Centro Administrativo com um público estimado 280 participantes. Inscrições aqui,

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Descaso com moradores do Bairro Luzia em Aracaju De alguns moradores: “ Um descaso absoluto com nós moradores do Bairro Luzia. Descemos a Avenida Nelson Hungria, que já tem um trânsito que é um inferno, quando chegamos na Rua Manoel Gomes (foto), para ter acesso à Avenida Hermes Fontes tem estacionamento em mão dupla. A Rua Manoel Gomes está esburacada desde a esquina com a Avenida Heráclito Barreto. Uma falta de respeito da Prefeitura de Aracaju.”

Descaso da Deso em Nossa Senhora das Dores De alguns moradores:“Em Nossa Senhora das Dores a Deso está entregue às traças.Caminhão enferrujado, furado, em condições precárias é utilizado para captar água potável de Nossa Senhora das Dores para Cumbe. Segundo o operador da estação de tratamento, são ordens superiores e ele está aqui para cumprir. Um dos vídeos divulgados ontem pelas redes sociais em anexo.” O vídeo:

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Residencial Sílvio Romero é inaugurado pela JFilhos em Lagarto

Realizar o sonho da casa própria já virou realidade para 151 famílias de Lagarto. Em solenidade na noite de segunda-feira, 10, a Construtora JFilhos promoveu a inauguração oficial do Residencial Sílvio Romero. O mais novo empreendimento é um sucesso, com 100% das unidades vendidas.

O residencial é composto por duas etapas: 70 unidades na primeira etapa e 81 unidades na segunda. As casas possuem dois tipos de plantas, com 62m² as unidades com suíte e 55m² as sem suíte; e lotes com dimensões de 126m² ou 144m² de área total, com uma bela estrutura térrea, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, além de muro e portão de entrada.

O Sílvio Romero conta com toda a estrutura de rede de água e energia, sistema de esgotamento sanitário, iluminação pública, vias pavimentadas, placas de sinalização, passeio público e acessibilidade atendendo a norma ABNT 9050, arborização, e também espaço público contendo parquinho infantil.

Durante a solenidade, o diretor-presidente da JFilhos, Evislan Souza, destacou a parceria com a Caixa Econômica Federal para a realização do residencial e enfatizou a dedicação de todos os funcionários da empresa para a realização dos sonhos das famílias lagartenses. “Lagarto recebe hoje mais um empreendimento com a qualidade da JFilhos. São quase 400 pessoas impactadas com o sonho da casa própria e para a JFilhos é uma honra. Somamos mais de duas mil famílias contempladas no estado com a parceria da Caixa Econômica. Nós temos um propósito muito claro na nossa empresa que é impactar positivamente a dignidade das famílias. Parabenizo a todos os clientes do Sílvio Romero e também a toda família da JFilhos responsável por realizar esse grande sonho”, ressaltou.

O superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, Diego Carraro, frisou a satisfação da parceria entre a Caixa Econômica e a JFilhos. “Hoje é um momento de festa, um momento de celebração, onde será possível fazer mais uma entrega com essa grande construtora. A JFilhos é uma grande parceira e tenho certeza que todos os clientes estão recebendo um empreendimento de qualidade e que cumpre a grande missão da empresa que é realizar sonhos, de fazer a diferença na vida das pessoas. A JFilhos é uma construtora que tem todas as certificações exigidas pela Caixa e se destaca pela entrega pontual e de qualidade”, disse o superintendente.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BlogClaudioNun @Flamengo Tragédia Ninho do Urubu: 19 famílias e meia das 26 atingidas já fizeram acordo com o Flamengo no que diz respeito às indenizações.

www.twitter.com/ayres_britto O problema não é falar pelos cotovelos. É ter duas conversas.

Nada mais indigesto do que jejuns de vida.

No tempo de Van Gogh,
Todo pincel de tela
sonhava com a mão dele.

Que não se aposente a gentileza jamais.

www.twitter.com/RicMarques_RM Aquele que não luta pelo futuro que quer, terá que aceitar o futuro que vier.

www.twitter.com/depfmitidieri A cada sessão na Comissão Especial sobre Medicamentos com Cannabis a gente ouve algum depoimento de pessoas que tiveram uma melhora significativa na vida após o remédio. A Anvisa já liberou a venda desses remédios, mas agora precisamos deixá-los mais acessíveis.

www.twitter.com/BernardoMF @drauziovarella no Roda Viva: “Quando você tem pessoas despreparadas que assumem o poder, elas se sentem inferiorizarias diante dos que têm cultura, dos cientistas, dos intelectuais. Então elas perseguem”

www.twitter.com//frednavarro Quem com os dedos “cancela” com uma dedada será “cancelado”. É a lei da selva cibernética.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Este mundo é o campo de batalha de seres atormentados e agonizantes que continuam a existir apenas devorando-se uns aos outros.” Schopenhauer, 1844. Mais atual do que nunca!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais