O Skype e a economia na conta

A utilização de VoIP não é nenhuma novidade, softwares populares como o MSN, Skype e GTalk facilitam muito a vida de quem quer se comunicar usando os computadores com acesso a banda larga. Entretanto, será que nós realmente nos aproveitamos desses softwares? Acho pouco provável. Por isso, na coluna de hoje, vou falar um pouco do Skype que é, de longe, o melhor deles.

Acredito que temos dois grandes tipos de usuários, quando falamos do Skype: (1) aqueles que o vêem apenas como mais um comunicador instantâneo (MSN-like) e (2) aqueles que o acham muito bom, mas quando querem telefonar usam o celular ou telefone fixo. Temos ainda uma pequena parcela que acha isso tudo muito complicado e prefere usar os meios de comunicação mais tradicionais. O problema de agir dessa maneira é que estamos perdendo a oportunidade de economizar um pouco (às vezes muito) nas nossas contas de telefone. Quem viaja e paga deslocamento de área de celular sabe muito bem do que estou falando. Aqueles que têm parentes morando em outros Estados também. As contas normalmente costumam ser bastante salgadas e nós, ou nos conformamos e pagamos, ou acabamos deixando de ligar.

Na verdade, não precisamos pagar mais caro para nos comunicar. Podemos usar o Skype, mas a questão é: por que não usamos? Consigo visualizar alguns argumentos: nem todo mundo tem um computador com acesso a internet banda larga; usar um computador com microfone e caixas de som não dá privacidade; usando um computador a gente não tem mobilidade.

Se alguém se encaixa no primeiro argumento, posso recomendar o serviço SkypeOut. Com ele é possível comprar créditos, da mesma forma que funcionam os celulares pré-pagos, e usa-los para ligar do seu Skype para telefones fixos e celulares. Eu já testei. Liguei para um celular em Salvador e funcionou perfeitamente, com a vantagem de pagar a conta com uma tarifa muito mais baixa. Melhor ainda é poder comprar os créditos do SkypeOut usando o seu cartão de crédito nacional (Visa, Martercard, American e Hipercard). É só dar uma olhada nas tarifas e fazer a conta se vale a pena.

A privacidade é realmente um ponto importante e os fabricantes se deram conta disso. Veja aqui  estes dois telefones. O que achou? Agora vai ficar mais fácil ligar? Não tenho dúvida que vai facilitar também a vida daqueles que só gostam de usar telefones “de verdade”. Existem alguns aparelhos um pouco mais sofisticados, com acesso wi-fi, ou seja, nem do computador você precisa mais. Com eles será possível ter uma boa mobilidade, ainda longe do que os celulares oferecem atualmente, mas já é um primeiro passo.

Bem, agora é com vocês. Já fiz o serviço de utilidade pública.

 

Apagão Aéreo

Será que é tão difícil para o governo admitir que tem uma grande parcela de culpa nesta interminável crise no sistema aéreo? A questão não é achar culpados, o governo precisa encontrar soluções. Ninguém agüenta mais!

Se antes era difícil chegar, agora é perigoso viajar…

 

Até a próxima semana!

em tempo: ammenendez é meu login do Skype, muito de vez em quando estou on-line (infelizmente sou do grupo que prefere o celular)

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais