O “Taj Mahal” da Saúde

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do médico sanitarista Antônio Samarone:                                                                                                                                                                     

Observação do blog: o Taj Mahal é um mausoléu na India. Será que ele vai sepultar de uma vez os sonhos eleitorais de Almeida e Jackson?

O Secretário da Saúde, Zé Almeida, resolveu alugar um imóvel que custará mensalmente aos cofres públicos cento e setenta mil reais, para acomodar a burocracia da Saúde (atividades meios). Isso mesmo! E para justificar fez uma denúncia: – “a Secretaria ainda vai economizar, a soma dos alugueis que se pagava antes era superior”. Não duvido…

Nesse momento, a Secretaria está adequando o faraônico imóvel as necessidades da Secretaria: gabinetes, salas de reuniões, divisórias, ar condicionado, móveis, equipamentos, novas instalações hidráulicas, elétricas, de informática etc. etc. O imóvel parece um “hangar de avião”, transformá-lo numa repartição custará uma fortuna.

O espanto público concentrou-se no valor do aluguel (cento e setenta mil reais), mas a distorção central é outra: o que justifica a Secretaria da Saúde possuir uma burocracia tão volumosa, composta de tantos cargos comissionados com altos salários, e pessoal terceirizado?

Uma dúvida inquietante: quanto custa essa burocracia central da Saúde, cujo tamanho ficará visível agora concentrada no Taj Mahal?

Em termos de comparação, quanto custa o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE)?

Não estamos diante de um grave desvio de finalidade, priorizando-se as atividades meios em detrimento da prestação de serviços à comunidade?

Observação do blog: o Taj Mahal é um mausoléu. Será que ele vai sepultar de uma vez os sonhos eleitorais de Almeida e Jackson?                         

O engodo das ambulâncias com fins políticos entregues por Almeida: Ambulânsias inapropriadas para transportar pacientes. Só Jackson acredita…

SE retorna à década de 90: Almeida entrega  viaturas q servem apenas como táxi e fins políticos. Totalmente inapropriadas para pacientes  E  o governador Jackson Barreto perdeu o senso do ridículo está totalmente refém de Almeida. O secretário fez um estardalhaço para entregar 26 viaturas que não são ambulâncias, são apenas táxis. São totalmente inapropriadas para transportar pacientes e eram usadas na década de 90. Lamentável !

Fins políticos São veículos de transporte social. Levar em casa, um paciente que teve alta, trazer para Aracaju quando vier fazer um exame. Tem mais fins políticos do que da Saúde.

JB vai sentir quando perder a caneta Pode anotar: o governador Jackson Barreto quando renunciar o governo para disputar o Senado em abril, vai sentir rapidamente o que é não ter a caneta na mão. O primeiro que lhe darás às costas e o próprio Almeida, quando já fez uma vez, quando assumiu a prefeitura em 1994 graças a renúncia de JB.

MPE recomenda ao TCE que desvincule coordenadorias de controle e inspeção dos gabinetes dos conselheiros Os promotores do MPE de Sergipe, Jarbas Adelino,Bruno Melo Moura e Lucian Duarte Sobral, expediram no último dia 04 de setembro, recomendação ao TCE, desvincule coordenadorias de controle e inspeção dos gabinetes dos conselheiros. Hoje, os conselheiros têm suas coordenadorias atreladas a cada um que só fazem mudar, a cada dois anos as áreas que são responsáveis.

Modelo atual compromete lisura e imparcialidade Segundo a recomendação do MPE o modelo atual viola os princípios basilares da administração pública, e, entre outras coisas, viola as regras do sistema acusatório no Brasil, além dos princípios administrativos-constitucionais da legalidade e da eficiência, sem falar no grande potencial de comprometimento da lisura e imparcialidade dos julgamentos da Corte Estadual de Contas.

Controle Externo de Excelência Segundo um técnico consultado pelo blog se essa recomendação for efetivamente cumprida a administração pública sergipana terá um Controle Externo de excelência, como no TCU, TCE/PE e em todos os Tribunais de Contas cujo funcionamento dos órgãos de fiscalização e instrução – responsáveis pela realização das auditorias e inspeções – são desvinculados dos conselheiros.

Merece reconhecimento Essa iniciativa do Ministério Público sergipano merece o reconhecimento da sociedade, merece o apoio dos gestores púbicos que têm como missão gerir a coisa pública com o olhar voltado para os interesses do povo, que foi às urnas depositar neles um voto de crédito e confiança.

André a um passo de comandar o PMDB/SE E a coluna do Estadão de ontem, 10, escrita por Andreza Matias e Maurício de Moraes publicou duas notas com André Moura: “Mais um. Depois da filiação do senador Fernando Bezerra Coelho (PE), o próximo político a entrar no PMDB poderá ser o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE); Casa nova. Moura foi convidado pelo presidente do PMDB, Romero Jucá, mas não bateu o martelo.”

Do deputado André Moura, do “radialista” que o sindicato da categoria não reconhece e o caminho da Justiça Desde o feriado de 7 de Setembro que as redes sociais de Sergipe foram inundadas com vídeos e declarações sobre uma denúncia que o deputado André Moura agrediu o radialista Jadson Lima, em Japaratuba (de uma rádio comunitária), quando o mesmo tentou falar com a prefeita Lara Moura durante os festejos cívicos e um protesto de algumas senhoras que reivindicavam melhorias para uma comunidade.

Inquérito policial O blog prefere assinar embaixo o texto do colega Joedson Teles, do Universo Político, que narrou o fato, expôs as duas versões  lembrou que André Moura, já recebeu criticas virulentas de muitos profissionais e nunca partiu para a agressão, como aconteceu no ano passado, por exemplo, na campanha eleitoral. Quando sente-se ofendido, André procura o caminho da Justiça. E é o que deve ser feito agora pelos dois lados. Um inquérito policial e, depois, a Justiça, o caminho dos homens de bem. Só assim, como bem escreveu Joedson, a sociedade saberá quem fala a verdade. É aguardar!                                                                                                                                                                                                 

Capa do livro que será lançado na quarta-feira,13. Promete!

“Muda o caboclo, mas na prática o reisado é o mesmo”. Essa é a ideia central do livro “Visão da Política de Sergipe (1946 a 2016) do desembargador aposentado do TJSE, Pascoal Nabuco D`Ávila que não é uma informativo sobre a história política do Estado desde período, mas a visão dele, sobre os governos deste período. O livro promete, já que Pascoal conhece como ninguém os bastidores deste período e seus governantes. O livro será lançado no Museu da Gente Sergipana, na próxima quarta-feira, 13, às 17hs.

Nada mudou Para ele, as mudanças continuaram no mesmo, até Marcelo Déda, que foi eleito com uma enorme esperança não conseguir mudar o sistema. Ele faz uma análise também do ponto de vista das obras estruturantes em Sergipe e lembra que a economia só evoluiu como indutor do progresso com a entrada da Petrobras que reduziu a dependência da oligarquia agrária mercantil de dominação em 100 anos. “O livro não é a história de Sergipe, mas uma análise de que maneira o Estado foi governado e dirigido neste período de 1946 a 2016”, explica Pascoal Nabuco. 

TJSE concede liminar a prefeito de Laranjeiras para tramitar projeto de crédito suplementar na Câmara. Multa de R$ 30 mil para presidente Na última sexta-feira, 08, o juiz de direito da Comarca de Laranjeiras, Fernando Luís Lopes Dantas, concedeu liminar ao prefeito de Laranjeiras Paulão Hagenbeck para que o presidente da Câmara Municipal, Luciano dos Santos faça tramitar no prazo de 3 dias – sob pena de multa de R$ 30 mil para ele –  o projeto de lei apresentado pelo Executivo para abertura de crédito suplementar, já que não existe nenhum vício formal que impeça a tramitação do mesmo.

Preservação do processo legal Na peça jurídica o juiz deixa claro que a decisão busca a preservação do devido processo legal e o respeito ao princípio da separação dos poderes. “Ao obstar (impedir) que o projeto de lei do prefeito tenha sido apresentado ao pleno da Câmara, com a devida tramitação, causou ao gestor grande possibilidade de lesão ao seu direito de iniciar projetos de lei de sua competência, para garantir, futuramente, a administração da coisa pública.”

“Quanto pior, melhor” Infelizmente alguns vereadores de Laranjeiras, sob o comando do presidente da Câmara, Luciano dos Santos, vivem, comem e só pensam no retorno de Juca Bala. Para isso torcem pelo “quanto pior, melhor”, engessando a administração com um orçamento que não pode ser mudado de uma pasta para outra, como eles deixavam à vontade o ex-prefeito.  Agora é aguardar a tramitação do projeto e pelo que se sabe a maioria dos vereadores, ao contrário do presidente, pensa no melhor para Laranjeiras. 

Que saudades da OAB de luta E a OAB/SE? Se preocupa com as questões nacionais, mas um grave problema, o caos na saúde estadual passa longe. É uma questão social que diz respeito a toda sociedade, mas a entidade faz ouvido de mercador. 

“Visite Aracaju, ganhe uma multa e caia no buraco” Não é que essa frase usada por centenas de vezes na administração passada agora voltou com força em Aracaju? Com um detalhe: quem antes alardeava a frase por todos os cantos, hoje é poder é ficam calados fingindo que não tem buraco nem multa na cidade, ou estão indo trabalhar de helicóptero. Não duvide, não!

Ciro e o palanque em todos os Estados  Ciro Gomes quer palanque para ele em todos Estados. SE não será diferente!  O blog e outros jornalistas estão tentando uma entrevista com Ciro Gomes, que não fica em cima do muro em qualquer assunto. Ele confirmará que a Executiva Nacional deliberará por coligações em todos os Estados somente com quem apoiá-lo para presidente. É fato! Aliás, os principais dirigentes do PDT em Sergipe sabem.  E nacionalmente Fábio Henrique já sinalizou. O resto, é resto…

Repercussão positiva para FH e Ciro  Na última quarta-feira, 06, o blog postou nas redes sociais a informação que a deliberação da Executiva do PDT e que Fábio Henrique pode decidir disputar o governo. A repercussão foi positiva tanto para FH como Ciro, na maioria dos comentários.

Ciro só existe na corrida se Lula não for candidato Alguns leitores escreveram que a candidatura de Ciro Gomes só terá mais densidade, por ser de esquerda, se Lula não for candidato e que o PDT poderia unificar a esquerda. Outros entendem que Fábio deveria disputar a Câmara dos Deputados. Dois deles postaram contra Fábio, lembrando que ele nunca foi de sacríficios…

Transparência SE   Alguém pode explicar qual o motivo de no portal transparência de Sergipe não ter informações sobre os servidores inativos? Em todos os outros Estados existem nos respectivos portais tais links para consulta. Com a palavra os responsáveis e os órgãos que devem cobrar essa transparência.
                       
Duelo de fogo amigo No domingo, César Cabral no CS, citou um duelo que vem sendo alimentado por Jackson de fogo amigo dentro do governo por uma simples indicação no segundo escalão. Segundo a nota de César Cabral, “dois amigos de JB, em um verdadeiro duelo e somente um sobreviverá”. Pelo que o blog foi informado o duelo é no Banese e o poder de decisão do próprio Jackson. 

Reforma ciclovia Zona Norte AJU A deputada Maria Mendonça (PP) apresentou Moção de Apelo ao governador do Estado, Jackson Barreto, para que viabilize a reforma da ciclovia da Avenida Marechal Rondon, na zona Norte de Aracaju.

Prevenção A medida possui um caráter preventivo a fim de evitar acidentes, considerando o elevado número de pessoas que circulam na região, conforme salientou a parlamentar na propositura lida no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) esta semana.

Trecho sobre a ponte A deputada observou que o trecho da via ciclística que está anexo à ponte sobre o rio Poxim corre o risco de desabar, principalmente, porque “o material é diferente, pois enquanto a ponte é de concreto, a ciclovia é metal, já envelhecido e deteriorado, expondo a ausência de manutenção da mesma, muito embora a circulação de veículos naquela região seja intensa”.                                                                     

A benção papal para o Jubileu do Santuário de Nossa Senhora Menina em Aracaju

Papa Francisco envia mensagem para o Jubileu de 75 anos do Santuário Nossa Senhora Menina. O Monsenhor Paolo Borgia, assessor para assuntos gerais na Secretaria de Estado de Sua Santidade, comunicou os votos do Papa Francisco, a todos os fiéis cristãos que frequentam o Santuário de Nossa Senhora Menina pelo Jubileu de 75 anos e faz referência ao padre Lázaro Brito Couto, com uma particular Benção Apostólica. Veja o print ao lado. 

Junta Comercial integrará Sefaz em sistema que agiliza abertura de empresas em Sergipe O Governo de Sergipe, por meio da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), dará um grande e significativo passo na desburocratização da abertura de empresas ao integrar a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe (http://www.agiliza.se.gov.br). A solenidade de integração ocorrerá nesta segunda-feira, 11, às 15h, no auditório Iran Batista de Santana – localizado na sede da Jucese.

Simplificação Com a entrada da Sefaz na Redesim, a solicitação da Inscrição Estadual de uma empresa no Estado será feita de forma simplificada, ágil diretamente no Portal Agiliza Sergipe, que já reúne vários órgãos públicos envolvidos na constituição, no licenciamento de empresas: Junta Comercial, Vigilância Sanitária Estadual e 38 Prefeituras do Estado (Setor de Tributos e Vigilância Sanitária Municipal).                                                                                                 

DIA 01 de Outubro, 1ª Corrida de barco da Lagoa Salomé

1ª Corrida de Barco da Lagoa Salomé E no próximo dia 01 de outubro será realizada a 1ª Corrida de Barco da Lagoa Salomé no município de Cedro de São João. O evento é em comemoração a emancipação politica do município e tem a organização do professor Eribaldo. Como diz o conceituado cedrense, engenheiro e advogado, Ailton Rocha, “As águas da Lagoa Salomé possuem a nossa alma.” 

Congresso Francês Com o apoio da Aliança Francesa de Aracaju será realizado na capital sergipana, de hoje, 11 até a quinta-feira, 14, o XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. O evento, organizado pela Associação dos Professores de Francês do Estado de Sergipe (APFESE) vai ocorrer no Hotel Delmar, orla da Atalaia e traz para o debate o ensino da língua francesa no Brasil.

Aliança Francesa  Para o diretor da Aliança Francesa de Aracaju, Carlos Hermínio Oliveira, o Congresso é um espaço importante para a  formação continuada dos docentes. “ Todos os professores da instituição participarão das atividades a fim de aperfeiçoar o ensino da língua francesa, já que o evento versará sobre as políticas linguísticas e educacionais tanto regionais quanto nacionais, práticas pedagógicas e estratégias didáticas adotadas em sala de aula” destaca o diretor.

PELO ZAP 99890 2018

Em Propriá diligência abortada por falta de viatura com tração 4 x 4 Um vídeo que circulou nas redes sociais no fim de semana, foi feito pelo Cabo Isaias, lotado em Propriá mostrando uma ocorrência para recuperar uma moto roubada que foi abortada porque o local estava cheio de lama e o veículo Voyage, não tinha condições de passar. Ficaria atolado. E Propriá é um município que faz fronteira e precisa de uma estrutura melhor para o policiamento. O vídeo em: https://www.facebook.com/cbisaiasdepropria

MPE cobra da Câmara, mas não cobra da Alese redução comissionados Mantenha o sigilo: O Ministério Público está aconselhando a Câmara de Vereadores a diminuir em até 15% o quadro de servidores comissionados, a mesma atitude não está sendo adotada para a Assembleia Legislativa, que, segundo informações tem aproximadamente 2.500 cargos em comissão e apenas 370 funcionários efetivos. Essas informações podem ser vista no portal de transparência do Poder Legislativo. Obrigado.”                                                                                                                    

Reclamação é enorme dos motoristas que trafegam na rodovia que liga Tobias Barreto/Poço Verde

Verdadeiro queijo suíço rodovia Tobias Barreto a Poço Verde Na redes sociais proliferaram fotos e vídeos da rodovia Tobias Barreto a Poço Verde (SE-290). São cerca de 5º quilômetros de muitos buracos, parece mais um queijo suíço e com as chuvas, a situação piorou muito. Os dois municípios são grandes produtores e toda região fica prejudicada. É preciso uma ação governamental urgente.

Justiça Federal proíbe construções na Zona de Expansão, mas Emurb concede licença

Os moradores da Zona de Expansão, através de suas associações de luta, como a COMBAZÉ, vão denunciar ao MPF e ao MPE, que a Emurb, não vem cumprindo a decisão da Justiça Federal que proibiu novas construções na área. Agora eles têm em mãos uma propaganda veiculada nas emissoras de TV, onde mostra um empreendimento (Viamar) numa área onde tem um PRAD, e onde, nesta mesma área foi feito um aterro dos canais de drenagem, lagoas e mangues. Tudo isso encontra-se no processo em tramitação na Justiça Federal e até o momento nenhum ato de reparação ambiental foi feito.
Observação do blog: este ano, o blog recebeu outra denuncia de um loteamento em outra área, mais próximo ao Mosqueiro onde os vendedores disseram que esperavam o alvará por parte da prefeitura de São Cristovão. O blog não encontrou o nome do empreendimento.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Quanto custou o desfile da SEED? E algumas prefeituras deixaram de fazer o desfile cívico alegando falta de verbas. Criatividade para fazer o simples, buscar parcerias fora do âmbito governamental, chamar a sociedade a colaborar.  Ninguém pensa nisso?   Qual terá sido o custo, para o Estado, do desfile de amanhã, na Av. Barão de Maruim? Como diz Gilmar Carvalho…. nós querrrrrremos saberrrr!

Prefeito de Propriá é recebido com vaias na final do Campeonato de Futsal  Do site Tribuna do Velho Chico  “Na noite desta quarta-feira, 06, no Ginásio de Esportes da Associação Atlética Banco do Brasil, em Propriá, o prefeito Iokanaan Santana e alguns de seus assessores, foram recebidos com uma sonora vaia produzida pelo público presente.Antes de iniciar a partida final do Campeonato Propriaense de Futsal 2017, onde disputam as equipes Ciclone x Galinho's, logo na chegada do "Liso", o público que lotava a arquibancada não deixou de manifestar seu descontentamento com a gestão municipal e se manifestou vaiando o incompetente prefeito.
Isso é apenas o começo. A população de Propriá tem um perfil predominantemente pacífico, mas não tolera políticos enganadores e maus administradores. Daqui pra frente a tendência é piorar, até porque não se espera nada melhor do que já existe. A cidade está repleta de buracos nas vias públicas, os postos de saúde completamente desabastecidos, a segurança nas mãos dos bandidos, são apenas alguns exemplos dos desmandos desta gestão. Um verdadeiro caos! No dia que a prefeitura deixar de pagar os servidores em dia, mesmo sendo esta uma obrigação de todo gestor, nada vai restar. Segue o Jogo…”

Denúncia envolvendo o vereador do Fábio Frank dos Santos Nascimento (PRP), vice-presidente da Câmara Municipal de Lagarto e líder do Governo no Poder Legislativo em Lagarto.  Portal Lagarto Notícias (http://www.lagartonoticias.com.br/2017/09/10/vereador-de-lagarto-pode-perder-mandato-por-acumulo-de-funcao-publica/  De acordo com a denúncia, o vereador foi nomeado como Chefe da Ouvidoria, da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Lagarto, admitido em 01 de agosto de 2017, órgão que tem como diretor-presidente Fábio Henrique dos Santos, ex-secretário municipal do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEMDURB) na gestão anterior. (fonte portal transparência) Outra informação apurada na denúncia é que desde o mês de janeiro desde ano, o vereador Fábio Frank dos Santos Nascimento, que faz parte do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Lagarto vem recebendo vencimentos referente ao cargo de agente de coleta de lixo, dados esses que estão no Portal da Transparência da prefeitura do município de Lagarto.

Fontes: http://www.lagarto.se.gov.br/v2/despesas-com-pessoal-detalhamento-folha-de-pagamento.html;    http://sapl.lagarto.se.leg.br/sapl_document

Conforme a Lei Orgânica Municipal:

Art. 16

Os Vereadores são invioláveis pelas suas opiniões, palavras e voto no exercício do mandato e na circunscrição do Município, não podendo, desde a expedição de diploma até a inauguração da Legislatura seguinte, ser preso, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processado criminalmente sem prévia autorização da Câmara Municipal, cujo deferimento da licença ou ausência de deliberação suspende a prescrição enquanto durar o mandato.

Art. 17

-Os Vereadores não podem:

desde a expedição do diploma:

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público municipal, salvo quando obedecer às cláusulas uniformes;

b) aceitar ou exercer cargos, função ou emprego remunerado inclusive os quesejam demissíveis, “ad nutum”, nas entidades constantes na alínea anterior;

desde a posse:

ser proprietários, controladores ou diretores de empresas que gozem de favor decorrente de contratos com pessoa jurídica de direito público Municipal ou nela exercer função remunerada;

b) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, a;

c) ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo;

d) residir fora do Município.

Art. 18

Perde o mandato o Vereador:

I–que infringir quaisquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;

II–cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar.

Com a palavra o vereador e o prefeito de Lagarto.   E principalmente o MPE em Lagarto. 

PELO TWITTER

www.twitter.com/DGilbertoSantos  As intrigas fazem parte da vida política e dos políticos, todos do PT desejam ver Rogerio Carvalho Candidato a Senador!

www.twitter.com/depfmitidieri   A verdade é que o país precisa de novos nomes na política. A esquerda sofre de luladependência e a direita nem isso tem. Está difícil!

www.twitter.com/ValadaresPSB   Pesquisas levam JB ao desespero ameaçando sonho senatorial. Governei Sergipe há quase 30 anos atrás, e ainda assim me culpa por seu fracasso.

www.twitter.com/igormangueira   "Quem ocupa o trono tem culpa
                                                      Quem oculta o crime também
                                                       Quem duvida da vida tem culpa
                                                      Quem evita a dúvida também tem". Humberto Gessinger 

www.twitter.com/jrobertotgomes  Corruptos matam mais do que os enfartos, pneumonias,todos os tipos de câncer:porquê promovem o desmonte da saúde pública e a desassistência.  Pergunta inquietante: quantas vidas teriam sido salvas com a correta aplicação dos 52 mi que estavam nas malas? E se falarmos dos bilhões?

NOTA PÚBLICA: Pacientes de Itabaiana, atendidos pelo Centro de Nefrologia, estão sendo assistidos pelo município.

O Centro de Nefrologia de Itabaiana, instalado na Clínica Semedi, desde o começo de 2008, é um dos maiores do Estado e foi autorizado pelo Governo Federal, através da Portaria 453/2007, do Ministério da Saúde, para atender pacientes que necessitam fazer hemodiálise, de Itabaiana e região; fazendo parte do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Centro de Nefrologia é instituição privada sem nenhuma relação com o Município, a não ser o fato de, por prestar este serviço público vinculado ao SUS – por ser considerado de alta complexidade, passa a ser de responsabilidade da União e Estado –, recebe os recursos por intermédio dos Municípios que são assistidos, através da Prefeitura Municipal, a quem cabe fiscalizar o serviço público. Diante da grande demanda – hoje são atendidas 137 pessoas -, o Município de Itabaiana repassa, além dos valores enviados pelo Governo Federal, os valores do FAEC; evidenciando o compromisso da gestão municipal em repassar bem mais dos valores previstos para o aprimoramento dos serviços de hemodiálise oferecidos pelo SUS.

Ocorre que, em razão de problemas técnicos apresentados com equipamentos usados no Centro de Nefrologia de Itabaiana, houve interdição por parte da Vigilância Sanitária Estadual, no último dia 4. Ao tomar ciência deste gravíssimo problema, o Prefeito do Município de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, logo se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde, Karla Mendonça, e sua equipe, e passou a tomar todas as medidas necessárias para assegurar o atendimento aos pacientes, passando a oferecer transporte e a encaminhar os pacientes para a Clínica Nefroclinica e Hospital do Rim, ambos em Aracaju.

Sensível ao problema da Clínica, o qual afeta diretamente os pacientes que já têm o estresse de serem submetidos ao tratamento, e diante da urgência do caso, o Prefeito do Município de Itabaiana autorizou o fornecimento de transporte a todos os pacientes. Além de estar estudando com a Procuradoria do Município a edição de um Decreto Municipal para reconhecer a emergência – o qual visa respaldar o contrato temporário de sublocação do serviço público que está sendo pactuado entre o Centro de Nefrologia e as Clínicas que estão recebendo os pacientes.

“Não mediremos esforços para dar todo o suporte aos pacientes e para apoiar as autoridades no melhor diagnóstico do problema e na adoção de todas as medidas para regularizar a prestação deste importante serviço público”, disse Valmir de Francisquinho, em entrevista.

Ainda segundo o Prefeito, “Não há motivo de alardes. A situação está completamente sob controle. Todos os pacientes estão sendo assistidos pelo Centro de Nefrologia de Itabaiana (responsável no SUS pelo serviço). Além do Município estar dando todo o suporte logístico, por meio do transporte dos pacientes, até que a situação se regularize. A clínica nos assegurou que está tomando todas as medidas necessárias para readequação dos protocolos, quando se espera retomada dos serviços ainda este mês”, garante Valmir.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos.” Salvador Allende, político chileno, morreu em 11 de Setembro de 1973 (n. 1908).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais