O voo dos abutres

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Poderia republicar neste espaço uma parábola ou ensinamento sobre a ganância e a sede do poder a todo custo. Mas o blog não irá por este caminho. Sabe que muitos que já passaram da meia idade, a essa altura do campeonato não ficarão sensibilizados com textos bíblicos ou ensinamento que serve de reflexão para abrir o coração e lembrar que todos são iguais, que não adianta brigar, perder amigos pela obsessão, pela riqueza e a fome de poder.

Como os abutres que ficam em torno de uma presa, principalmente aquela que está mais fraca e indefesa o ser humano também tem a capacidade de agir desta forma, em defesa da ganância, da avareza, do poder para conquistar seus propósitos de toda forma, mesmo que seja com o sacrifício da vida de alguém.

O que leva pessoas a deixar de lado o sentimento humano, a amizade e até mesmo o amor ao próximo? A ganância, a sede do poder, como se este fosse eterno. Deixam de lado a consciência, deixam de lado a verdade, com o único intuito de conquistar seus objetivos, principalmente eleitorais.

O voo dos abutres foi uma realidade nos últimos dias. Foram longe, levando em seus bicos a podridão da mentira e da inveja. Famintos pelo poder, esses abutres estão cegos e não medem esforços a sacrificar o que for necessário para atingir seus objetivos futuros.

O ser humano quando se transforma num abutre perde todas as virtudes. É o ápice da estupidez humana.

Saúde de Déda. Todos torcem para recuperação e alta
Todos os sergipanos torcem hoje para que o governador Marcelo Déda se recupere plenamente e retorne ao comando do governo estadual. Tomara que ele receba alta hospitalar o mais rápido possível e que possa se recuperar em casa, ao lado dos familiares e, principalmente, da esposa, filhos e filhas.

Déda tem consciência que precisa se recuperar mais
Mesmo com o desejo dos mais afoitos de que Marcelo Déda reassuma o governo o mais rápido possível (esse desejo é de parte da oposição de alguns poucos amigos do poder), os conselhos médicos e os pedidos dos familiares devem falar mais alto e o governador deve  passar mais um período de licença para se recuperar plenamente.

Conversa com Jackson
E por isso que parte da imprensa  noticiou no final de semana que esta semana o governador Jackson Barreto deve ter a tão esperada conversa com Déda. Jackson não esconde de ninguém que trabalha a maioria na Assembleia e tem algumas sugestões para apresentar sobre o governo estadual.

Pelo twitter, Jackson desmente Nenoticias
No fim de semana Jackson Barreto postou no twitter: “Quero aqui DESMENTIR a notícia que está publicada no site do NENOTÍCIAS. Em nenhum momento fiz o comentário de…” E colocou o link de uma notícia que dizia que ele pretende exonerar Oliveira Junior, Silvio Santos e Pedro Lopes.

Ibope e intrigas do site
E arrematou: “Não fiz comentário político algum. Nem de forma particular conversei sobre isso.Isso é uma invenção mentirosa do diretor do site. É muita imaginação para melhorar o Ibope do seu blog.Na verdade o que o NENOTÍCIAS tenta fazer é uma intriga entre o governador Marcelo Déda e o vice Jackson Barreto. Mas informo que para isso estamos vacinados."

Oliveira Júnior não é o titular da Fazenda
O caso de Oliveira Junior é o mais cômico da intriga. Oliveira não é o titular da Fazenda e, se por acaso, o titular, João Andrade, não tiver condições de retorno em algumas semanas, o próprio Déda (ou Jackson)  anunciará  outro nome. Oliveira, quando deixou a Secretaria do Planejamento pediu para trabalhar menos, no segundo escalão e foi atendido. Ele é subsecretário de Desenvolvimento Energético, área que domina muito bem.

PT fará reunião ampliada do diretório estadual
Através de convocação do presidente estadual em exercício, deputado federal, Rogério Carvalho, foi convocada para o próximo sábado, 20, às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários uma reunião ampliada com membros do Diretório Estadual, prefeitos, vereadores, presidentes dos diretórios municipais e lideranças. Na  pauta será a discussão do Processo de Eleição Direta- PED.

Em Aracaju, Usiel Rios disputará reeleição para presidente do PT
A corrente majoritária Articulação Unidade na Luta/Construindo Um Novo Brasil (AUL/CNB) definiu na última sexta-feira o lançamento da pré-candidatura de Usiel Rios à reeleição para a Presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Aracaju. Ele conta com o apoio do deputado federal Márcio Macêdo (PT), do secretário de Estado da Casa Civil Silvio Santos. O Processo de Eleição Direta (PED) da legenda ocorre em outubro.

Mais uma morte próximo a curva do Palácio de Veraneio. Radares Já
Por várias vezes o blog já citou a curva do Palácio de Veraneio (nos dois sentidos) como um dos pontos onde os radares reduziram sensivelmente o número de acidentes e mortes. Na madrugada do último domingo, 14, mais um jovem (18 anos) morreu no sentido centro/praia ao perder o controle do veículo e entrar na oficina do Muniz. Mais uma família com um trauma para toda vida. Outro jovem, passou por uma cirurgia no Hospital Primavera.

Mais uma morte curva do Palácio de Veraneio. Radares Já II
O titular deste espaço mora bem perto do local. Infelizmente já está acostumado (após a retirada dos radares) a acordar de madrugada com a falta de energia ou o barulho dos acidentes. Na madrugada deste domingo, o titular deste espaço  escutou o barulho do freio do veículo e logo em seguida a batida. E refletiu: “Mais um acidente”. Desta vez não faltou energia elétrica, mas se foi mais um jovem. Por isso, caro leitor, o blog defende os radares em diversos pontos, como a “curva da morte do Palácio de Veraneio”. Até quando?

Alerta p/ gerência do Banese Atalaia. Mendigos assustam clientes
Um alerta para a chamar a atenção da gerência da agência do Banese da Atalaia. Quem vai cedo ao banco, usar os cashs eletrônicos se depara na porta de entrada com vários moradores de rua que estão usando o local para dormir. Ontem, 14, por exemplo, tinham três. Clientes, principalmente mulheres, que vão sozinhas estão com medo de entrar para usar os cashs. Enquanto isso o vigilante fica dentro do banco sem fazer nada. Se um mendigo jogar uma pedra na vidraça ele não vai ter que agir? A gerência deve chamar a atenção do vigilante que está sendo omisso.

Dois episódios que mostram que polícia não precisa ficar dentro dos estádios
O blog insiste na necessidade da Federação Sergipana de Futebol iniciar uma campanha de conscientização para o torcedor sergipano, principalmente para o novo Batistão. Dois episódios que ocorreram recentemente no campeonato brasileiro mostraram que não é preciso polícia dentro dos estádios.

Dois episódios que mostram que polícia não precisa ficar dentro dos estádios II
No primeiro, no jogo Flamengo e Coritiba um torcedor jogou um copo no gramado tentando atingir um jogador. De imediato a segurança entrou em ação com o apoio da torcida que fez questão de ajudar na identificação do infrator. Já no jogo Botafogo e Fluminense um torcedor invadiu o campo, a segurança entrou em ação e retirou o torcedor. Sem a necessidade da polícia militar dentro do gramado. Em Sergipe, o gramado muitas vezes tem mais polícia do que jogador de futebol.

Benefício
“Ao contrário do que muitos, de forma equivocada, afirmam, a respeito de benefício concedido aos que cumprem pena em presídios do país, apenas os trabalhadores ou trabalhadoras que têm carteira assinada e que, portanto, contribuem para o INSS, são beneficiados pelo programa previsto em lei. A medida visa a proteger a família dos referidos sentenciados.” O esclarecimento foi feito sábado passado, por José Raimundo de Souza, presidente do Conselho Penitenciário, em entrevista concedida ao programa “Fala Pra Mim”, da Rádio Aperipê, apresentado pelo Dr. Emerson Ferreira. Dessa forma, não é verdade que no Brasil é melhor ser bandido do que exercer uma atividade profissional. O atual valor do benefício referido é  R$ 915,05.

Brasileiro de Motocross movimentou Aracaju no fim de semana
Foi bonito a 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross realizada no fim de semana em Aracaju, ma orla, na pista Jurinha Lobão. Nem a forte chuva do sábado tirou o brilho da competição. Ontem, 14, o sol apareceu e a tarde cerca de 10 mil pessoas prestigiaram as competições em várias categorias. Somente no evento, com toda estrutura, logística e piloto estão envolvidas cerca de 1.500 pessoas e pilotos de outros países, com Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros.

Parabéns a toda organização
O blog parabeniza toda organização do evento, o governo do Estado, os patrocinadores e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer. O titular deste espaço foi assistir a corrida da MX 2, onde corre o sergipano Rodrigo Lama (que infelizmente estava em segundo, mas caiu da moto) e comprovou a mega estrutura montada para o evento. São dezenas de motor-homes que levam desde os pilotos, familiares e todo lagostica. No Nordeste somente Sergipe e Bahia têm etapas do campeonato brasileiro.

Maurício Pimentel. Paixão pelo esporte e Sergipe
O secretário Maurício Pimentel não é sergipano, mas nos últimos anos já fez muito por Sergipe mais do que vários políticos e autoridades. Uma das pastas que a própria oposição reconhece que é conduzida com excelência. Somente quem foi assistir a 4 Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross pode comprovar o que o blog está traduzindo. Um orgulho para Sergipe, com a imprensa brasileira e de outros países mostrando, não só a organização, mas a beleza da Orla de Aracaju.

Escola Presidente Vargas será reinaugurada
Nesta segunda-feira, 15, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, vai inaugurar a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, que fica na rua Neópolis, s/n, bairro Siqueira Campos. A solenidade acontece às 7h30.

Programa de Coleta Seletiva chega ao Conjunto Augusto Franco
Nesta segunda-feira, 15, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) iniciam o trabalho de conscientização ambiental dos moradores do Conjunto Augusto Franco. O local será inserido no programa de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Aracaju e o material recolhido destinado ao Centro de Triagem no bairro 17 de Março, inaugurado no último dia 9, onde funciona a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Cores), formada por ex-catadores do antigo lixão do Santa Maria.

Agentes ambientais
Agentes ambientais irão percorrer as ruas do conjunto, orientando de porta em porta os moradores da região sobre como fazer a separação do material reciclável e também sobre a preservação do ambiente. Por meio de um questionário, os agentes fazem um diagnóstico da situação local e promovem a entrega de panfletos informativos e cartilhas que instruem sobre o descarte correto do material (orgânico e reciclável).

Da Cumbuca produzida pela Editora Diário Oficial de Sergipe
Amanhã, 16, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana será lançada a Revista Cumbuca, com as edições números 1 e 2. Uma iniciativa importante do Governo do Estado, através da Editora do Diário Oficial, que tem à frente Jorge Carvalho, como diretor-presidente e Carlos Alberto Prado, como diretor administrativo-financeiro e Milton Alves como diretor industrial e comercial. A revista terá a publicação trimestral.

A Cumbuca
A revista Cumbuca tem como editor o homem de multimeios Amaral Cavalcante e a produção de Sônia Pedrosa. São vários colaboradores. No segundo número tem uma matéria sobre a emancipação política de Sergipe escrita por Terezinha Oliva excelente. Tem também um texto do jornalista e historiador falecido em 2012, Luiz Antônio  Barreto sobre Sergipanidade. No primeiro número tem um texto de Zózimo Lima (falecido em 1974) sobre Inácio Barbosa, namoro e boatos sobre a mudança da capital. Vale à pena conferir!

Sergipe está entre os oito selecionados no Proprev – Segunda fase
O Sergipeprevidência foi contemplado na categoria Assistência Técnica – Análise do Desequilíbrio financeiro e Atuarial, no Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência (Proprev) – 2ª Fase, do Ministério da Previdência Social. A lista foi divulgada nesta semana e o Instituto foi um dos oito selecionados, dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) estaduais que concorreram ao benefício.

Esforços
“O Sergipeprevidência ao longo dos anos não tem medido esforços trabalhando na melhoria dos serviços prestados aos segurados e seus beneficiários. Todas as conquistas alcançadas por este Instituto são frutos das ações implementadas pelo Governo do Estado, que tem dado uma atenção especial a esta casa. Além disso, o esforço de cada servidor faz com que sejamos reconhecidos e alcancemos bons resultados. É com imensa satisfação que recebemos o resultado do Proprev – Segunda fase, no qual Sergipe concorreu com diversos Regimes Próprios do Brasil e foi selecionado. Agora é hora de regar a semente para colhermos bons frutos no futuro”, pontuou o Diretor Presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio.

Ministério
Com o benefício custeado pelo Ministério da Previdência Social (com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID), o Sergipeprevidência será assistido tecnicamente por intermédio de servidores do Ministério da Previdência Social (MPS), e por um empresa de consultoria contratada pelo próprio Ministério. O objetivo é desenvolver alternativas de fontes de financiamento e de amortização dos déficits técnicos e realizar treinamentos visando a melhoria da gestão.

Conferência de saúde
“Autocuidado: uma alternativa para a sustentabilidade”. Este foi o tema central da VII Conferência Estadual de Saúde da CASSI-Sergipe. A exposição do assunto foi feita por Hênio Braga Júnior, integrante da equipe da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, em Brasília (DF). Portador de expressivo currículo na área da saúde, o palestrante já exerceu vários cargos na CASSI, inclusive tendo sido gerente de diversas Unidades Estaduais, a exemplo de Maceió e Recife. É, portanto, um conhecedor da realidade nordestina. Não obstante tivesse chovido muito em Aracaju no último sábado, foi grande o número de associados da CASSI (aposentados e da ativa) e de seus familiares que compareceu ao importante evento, realizado das 9,30 às 13,00 horas do último sábado, 13 de julho, coincidentemente uma data de grande significado para a sergipanidade, vez que nos remete ao levante de tenentes do 28 B.C., no ano de 1924.

Conferência de saúde II
Após a palestra de Hênio Braga Júnior, que foi proferida após a declaração oficial de abertura da Conferência, foi formada uma Roda de Conversa, oportunidade em que vários temas de interesse de todos os presentes foram debatidos. A abertura do evento foi feita por Graça Machado, diretora da CASSI/SEDE. Registraram-se as presenças, à mesa oficial, da senhora Lúcia Helena Cuevas, superintendente do BB em Sergipe, Graça Machado, diretora da CASSI, Francisca Alzira Maia Galvão, gerente da Unidade Cassi-Sergipe e do Coordenador do Conselho de Usuários, Milton Oliveira.

Conferência de saúde III
Na parte final da Conferência Estadual de Saúde da CASSI, o Coordenador do Conselho de Usuários declarou empossados os novos membros do colegiado. Em seguida, todos participaram de um singelo almoço de confraternização, que foi servido no restaurante Douradu’s, da AABB, cujo presidente, José Aluísio de Jesus prestou todo o apoio no sentido de que a Conferência fosse coroada de êxito. O almoço foi animado pela prata da casa. Ou seja, por associados da CASSI, funcionários do Banco do Brasil.

Frase
“Vai mandar um e-mail secreto para um colega? Pode tirar o cavalinho da chuva. Vai mandar pelo Gmail? Já vai a cópia para lá (EUA). – Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Frase II
“O que eu tenho de importante a dizer não faço pela internet.” – Celso Amorim, ministro da Defesa do Brasil.

Agenda
15 de julho. Hoje é o dia do comerciante. Essa atividade bastante antiga, uma das primeiras que a história registra, foi introduzida pelos fenícios, povo de origem semita da costa norte do mar Mediterrâneo (atual Líbano). A população vivia, a partir do ano 3.000 a.C. em cidades-Estado  independentes, governadas por um rei indicado pelas poderosas famílias de comerciantes, em um sistema político conhecido como talassocracia. Os fenícios desenvolveram técnicas de navegação e fundaram colônias na costa mediterrânea, que serviam como entrepostos comerciais, a exemplo de Cartago, no norte da África. Essa política de domínio do Mediterrâneo redundou em uma prolongada guerra contra o Império Romano. Cartago foi tomada pelos romanos, em 146 antes de Cristo, nas Guerras Púnicas. O comércio sempre foi, ao longo da história, uma das principais atividades econômicas. FRASES – (sobre o comércio): “Quem não quer comércio busca guerra.” – Camões (1524/1580), em OS LUSÍADAS. “Jamais nação alguma foi arruinada pelo comércio.” – Benjamin Franklin (1706/1790). Observação: TALASSOCRACIA significa – Domínio de potência marítima; império ou domínio dos mares. Numa definição sucinta, comércio é permutação, troca, compra e venda de produtos ou valores; mercado, negócio visando ao lucro. COMERCIANTES são aqueles que praticam o comércio.

Curtas
EMPRESA ALEMÃ CONFIRMA EXISTÊNCIA DE CARTEL EM LICITAÇÕES DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL. /// PRESIDENTE DO PARAGUAI RECUSA VOLTA DE SEU PAÍS AO MERCOSUL. /// MINISTRO DA SAÚDE PROMETE REVER O ATO MÉDICO. /// MÉDICOS URUGUAIOS FORAM CONTRATADOS POR MUNICÍ PIOS DO RIO GRANDE DO SUL. /// IMPRENSA DESTACA QUE APÓS AS MANIFESTAÇÕES POPULARES, RELAÇÕES ENTRE LULA E DILMA SOFRERAM ABALO. /// BRASIL GASTA SOMENTE 8,9 POR CENTO DO PREVISTO PARA A DEFESA CIBERNÉTICA. /// NORDESTE VAI BUSCAR TECNOLOGIA EM ISRAEL PARA ENFRENTAR A SECA. /// PIB CHINÊS DEVERÁ TER NOVA DESACELERAÇÃO NO SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO. /// PARA O PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO, DÓLAR NÃO VAI MAIS RETORNAR AO PATAMAR REGISTRADO NO INÍCIO DO ANO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vitória importante
Confirmando a ótima fase que atravessa, no momento, o Sergipe conquistou mais três pontos, diante do CSA, em Maceió, aumentando, em consequência, o fosso que o separa do segundo colocado no grupo A-4 da Série D. Com 10 pontos positivos, o Mais Querido tem reais chances de terminar a fase de grupos, ou classificatória para a segunda etapa, em primeiro lugar. Como o Botafogo da Paraíba, com 5 pontos, folgou na rodada, a distância entre o Sergipe e o clube paraibano é de exatos 5 pontos. Confirmando o favoritismo, baseado no desempenho das duas agremiações, o campeão sergipano de 2013 venceu o tradicional CSA, o alvi-azul do Mutange, pelo placar de 2 a zero, com gols marcados por Kivel e Parral, um em cada etapa da partida. O segundo gol foi assinalado aos 39 minutos do segundo tempo, justamente num período em que o CSA pressionava para empatar a partida. Aos 46 minutos, o árbitro marcou, acertadamente, um penalty contra o Sergipe. Alex Henrique, porém, desperdiça a chance, chutando para fora. O Sergipe teve altos e baixos. Ao perceber que estava perdendo a batalha no meio-de-campo, o treinador Givanildo Sales fez a leitura correta do que estava acontecendo e colocou em campo Almir Sergipe, que deu outra consistência na faixa intermediária do gramado, e, ao mesmo tempo, melhorou a alimentação do ataque rubro. Essa alteração foi de fundamental importância para a consecução dos objetivos do clube sergipano. Afinal, duas características vitais de um técnico de futebol devem ser: a) Capacidade de observação quanto aos aspectos táticos do jogo; e b) Visão adequada para promover as modificações necessárias durante a partida. Em ambos os pré-requisitos o equilibrado e competente técnico do Sergipe está se saindo muito bem. No segundo capítulo, ou seja, na segunda fase do Grupo A-4 o Sergipe enfrentará, em casa, o CSA e o Botafogo da Paraíba. E sairá para enfrentar o Vitória da Conquista e o Juazeirense, no campo do adversário. Clube que deseja prosseguir na competição tem que ganhar partidas (e pontos, logicamente), fora de casa. Isso o Sergipe já conseguiu. É com alegria que a torcida rubra, o torcedor sergipano consciente, a imprensa, enfim, todos que integram o futebol sergipano acompanham esse fato auspicioso, a brilhante campanha do Mais Querido, reassumindo um lugar que sempre lhe pertenceu no cenário futebolístico do Nordeste. Parabéns, GIPÃO…

Modalidades esportivas – Ginástica artística
É esporte que compreende competições em movimentos ginásticos com utilização de aparelhos específicos, em ambos os sexos. Os ginastas executam séries obrigatórias de movimentos nos aparelhos, que são diferenciados por sexo. Compreende competições individuais e por equipes. Os exercícios são catalogados nos respectivos graus de dificuldade e são determinantes, quando executados, nos resultados das provas. São seguidas as normas do Código de Pontuação. As provas masculinas são seis: Solo – Cavalo com alças – Argolas – Saltos sobre o cavalo – Paralelas e Barras. As femininas são quatro: Salto sobre o cavalo – Assimétricas – Trave de equilíbrio e Solo. A modalidade é dirigida internacionalmente pela FIG – Federação Internacional de Ginástica. É classificada como Esporte Tradicional, pela longa retrospectiva histórica dos exercícios acrobáticos. Os primeiros campeonatos mundiais foram disputados em Londres (1964 e 1965). O terceiro, nos Estados Unidos.

Negócios Futebol Clube
Os clubes de futebol do Brasil movimentaram 2 bilhões de dólares, pelo câmbio atual 4 bilhões e 520 milhões de reais, em compra e venda de atletas ao exterior, num período de 10 anos.

Transação recorde
Foi a venda de Lucas, pelo São Paulo, ao PSG da França.  O valor pago alcançou a cifra de 108 milhões de reais.

Paraíso fiscal
190 milhões de reais foi o montante das transações realizadas pelos clubes brasileiros, em 10 anos, através de paraísos fiscais em todo o mundo.

Ranking mundial
Pela ordem, os cinco primeiros países que mais movimentaram o mercado de operações envolvendo compra e venda de jogadores, em milhões de dólares, são: 1. Alemanha – 249; 2. Portugal – 185; Itália – 83; Reino Unido – 63 e Uruguai – 53 milhões de US$.

Lavagem de dinheiro
Muitas das operações de compra e venda de atletas de futebol, em todo o mundo, objetivam o que se chama de lavagem de dinheiro, ou seja, transformar dinheiro sujo, de origem ilegal, em dinheiro limpo.

Mauro Salvo
Este é o nome do autor de um dos poucos estudos acadêmicos sobre o assunto. É de sua autoria “Lavagem de dinheiro no futebol brasileiro”. A prática da  “lavagem” é, segundo Mauro Salvo, “mais profunda e complexa do que se pensava.”

“Estou sem dinheiro trocado, agora”
Esta resposta teria sido dada por um atleta de futebol sergipano que viajava de avião pela primeira vez na vida. Naquela época (década de 1950), as companhias aéreas tratavam muito bem os seus passageiros, ao contrário do que ocorre hoje, pelo menos em termos de alimentos e bebidas. Ao ser servido por uma bela aeromoça, o nosso focalizado apressou-se em dizer: “Obrigado, moça. Estou sem dinheiro trocado agora”. Ele não imaginava que tudo aquilo já estava incluído na passagem. Omitimos o nome do jogador, porque há divergências. Pelo menos uns três nomes foram citados. E tem mais: ainda há a possibilidade de que essa é mais uma história criada por um Milton Neves, por exemplo. Interessante é que hoje há companhias aéreas que realmente comercializam alimentos e bebidas em seus voos. E que aceitam até cartão de crédito.

Memória do esporte
14 de julho – Em 1915, era fundado o América Futebol Clube, de Natal (RN). Em 1918 – Criada a Federação Norte-Riograndense de Futebol. Em 1930 – O Brasil perde para a Iugoslávia, por 2 X 1, em Montevidéu (Uruguai). Preguinho marca o primeiro gol da seleção nacional numa Copa.

Resultados do fim de semana – Brasileirão – Série A
Sábado – Santos 4 X 1 Portuguesa – Internacional 3 X 2 Fluminense – Ponte Preta 0 X 0 Bahia.Domingo – Vitória 3 X 2 São Paulo – Coritiba 1 X 0 Atlético do Paraná – Atlético Mineiro 1 X 0 Corinthians – Grêmio 2 X 1 Botafogo – Flamengo 1 X 0 Vasco – Cruzeiro 3 X 0 Náutico e Criciúma 0 X 0

Classificação
Clubes no G-4 – Coritiba – 15 – Vitória – 13 – Botafogo – 13 – Cruzeiro – 12. Clubes no Z-4 – Zona de rebaixamento – Vasco – 7 – Portuguesa – 7 – Atlético do PR – 6 e Náutico – 4.

Série B
A Chapecoense lidera, com 20 pontos ganhos. Em segundo lugar, está o Palmeiras, com 18.

Série D – Grupo A-4
Sábado – Sergipe 2 X 0 CSA. Domingo – Vitória da Conquista 1 X 0 Juazeirense. Classificação – 1. Sergipe – 10 – 2. Vitória da Conquista – 6 – Botafogo (PB) – 5 e CSA – 0.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio  Só vou acreditar no Anderson Silva quando ele mudar a postura. Ele vai ter que pelo menos falar grosso.

www.twitter.com/flaviofoster Os pés sempre na terra, mas a mente sempre nas alturas… Assim vou vivendo, amando e emocionando almas e corações.

www.twitter.com/esmeraldoleal  Alguns médicos estão dando chilique quando escutam Jorge Ben: "Os alquimistas estão chegando" eles entendem "Os COMUNISTAS estão chegando"

www.twitter.com/dilsonramoslima  A vitória do @CR_Flamengo contra o Vasco é dedicada ao governador @MarceloDeda, rubro-negro que está na briga pela vida no Sírio-Libanês. o/

www.twitter.com/revinhogama A diferença, pra mim, dos dias da semana e do final de semana é que no sábado e domingo a minha ressaca aparece mais tarde…

DO LEITOR

Alguém sabe me dizer o que realmente ocorreu na noite do último sábado, 13, no estacionamento do shopping Jardins?
Desabafo do leitor Sérgio Augusto Mendonça Santos: “Por volta das 18h, até as 19h, simplesmente os carros que

L

tentaram sair do estacionamento do  shopping não conseguiram. Ninguém saia e ninguém entrava. O que pude observar foi que os pontos de saídas estavam totalmente congestionados. Acho que as alças que impedem a saída estavam tão lentos e fluxo de saída era infinitamente maior.Fiquei com as minhas duas filhas (3 e 5 anos) pressas no carro, chovendo e sem poder sair. Se houvesse uma urgência (não sei se houve com alguém) o que seria? E um incêndio?Tive o dissabor de ligar para o 195 (CIOSP, 17h48) e receber a informação que problema de trânsito era com a SMTT. Liguei 118, (SMTT, 17h58) e quando fui atendido, disseram-me que o estacionamento era particular e só com a direção do shopping. (rsrs). Espera ai! Se tiver um incêndio no shopping os bombeiros não podem entrar ou não devem, pois é uma área particular???? Depois de quase 1 hora e 10 minutos, "abriram" as "cancelas" e os carros puderam sair…, foto em anexo"

Denúncia, em Monte Alegre escola reformada recentemente com problemas estruturais
Do leitor Carlos Alexandre:  Encaminho o presente link por perceber que seja necessário haver a divulgação, pois a Escola Estadual José Inácio de Farias em Monte Alegre foi reformada a pouco tempo, mas já apresenta problemas estruturais. O que aconteceu? Será que não há zelo por parte dos funcionários? Será que os amados engenheiros não planejaram direito a planta? São vários os questionamentos, mas o fato é que nosso dinheiro foi jogado como sempre. Ainda nesse município existe um outro estabelecimento de ensino da rede estadual que está com a sua estrutura física, elétrica e hidráulica comprometida. O Colégio Estadual 28 de Janeiro recebeu 30 ventiladores da SEED, mas até o momento não foi possível instalar porque a rede elétrica está com problema. Será que o verão chegará e nada de ser resolvido? Em:http://www.soudesergipe.com.br/professora-denuncia-estado-critico-de-funcionamento-de-escola-estadual-em-monte-alegre/?fb_comment_id=fbc_293208460824818_1277634_293256350820029#.UeK5hG1dxi8

Reforma Política: “Quem fazer?”
Do leitor Messias Gonçalves: Vivemos num país democrático onde somos regidos por três poderes. Executivo, executa as ações e administra  Judiciário, guardião das leis e o Legislativo, responsável pela elaboração dessas leis. Portanto, quando o assunto é “reforma” política, logo vem à mente que será de responsabilidade dos senhores deputados e senadores, a “árdua” “missão”.
Esse direito é assegurado pela nossa Constituição. Porém as experiências anteriores nos fazem não acreditar que sejam feitas verdadeiras alterações quanto as regras das eleições, já que estarão jogando em causa própria. Ou seja, só colocarão na reforma o quem lhes interessarem.  Vejam que eles conseguiram alterar a essência da Lei da Ficha Limpa.
Conhecendo o corporativismo existente entre os senhores parlamentares, só nos restam duas soluções para que tenhamos verdadeiramente uma reforma política que se respeite. Ou cria-se uma comissão com notáveis, percorrendo todas as capitais do país, ouvindo qualquer cidadão, sem a interveniência deles ou que fosse elaborada pelo Judiciário. Neste caso, se buscaria um respaldo jurídico. Ai sim seria realizado um plebiscito para respaldar ou não essa opção.
Caso a reforma venha a ser feita pelo congresso, dificilmente serão alteradas algumas das reivindicações vindas das ruas.  Legenda, coligações, financiamento público ou privado de campanha, horário eleitoral, fundo partidário, voto distrital misto, completo, meio distrital, filiações partidárias, duração de mandatos, reeleição, se uma, duas ou mais vexes para todos os cargos, inclusive para as câmaras de vereadores, assembléias legislativas e o próprio congresso.
Na minha modesta opinião, nenhum brasileiro poderia ser votado por mais de duas vezes para um mesmo cargo. Ou seja, ninguém poderia consecutivamente se candidatar três vezes. Neste caso, teriam que galgar outro cargo. Sem esquecer o mais importante, que será o voto “facultativo”. Votaria quem quiser. Sem a obrigatoriedade de ir votar, certamente diminuiria bastante a pratica da compra de votos, já que neste caso, não haveria a certeza do retorno.
Mesmo que continuassem a política das “bocas de urnas”, não estaria  assegurada a presença do eleitor na urna.  Os políticos pensariam muito antes de bancarem os espertalhões de plantão nesses períodos eleitorais.
A reforma deve ser feita sem amadorismo, já que os protagonistas são profissionais por excelência.  Quando o TSE proibiu a realização de showsmicios e a distribuição de brindes, como camisas inocentemente fortaleceram mais ainda quem tinha dinheiro. Com essa decisão, o dinheiro que antes era utilizado para pagar essas despesas, ficou sobrando para aumentarem o exército de picaretas, que vivem a esperar as eleições para tirarem a barriga da miséria.
Quanto ao número de partidos quem deverá determinar será o desempenho das últimas eleições. A representatividade é que definirá a sua participação no processo.
Portanto, no meu entender, esses são os dois caminhos para que tenhamos uma reforma de “verdade”.  Se não…………………….?

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“As doações devem atingir tão profundamente quem as recebe a ponto de causar-lhes espanto.” Walter Benjamin, filósofo alemão, nasceu em 15 de Julho de 1892 e morreu em 1940.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais