O voto digital é seguro. Eu sei porque ajudei a criá-lo

             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Para os que ainda não acreditam na segurança do voto digital, um texto do analista de sistemas e especialista em segurança e certificação digitais José Henrique Portugal, publicado no Brazil Journal, o site que é hoje referência internacional sobre o Brasil.

Atenção candidatos em 2022: sem o apoio de Hyago França, maior líder político de Sergipe, vocês não ganharão Todo Sergipe já ouviu falar no maior líder politico do Estado: Hyago França, vice-prefeito de Carmópolis, que elegeu-se junto com a mãe, Esmeralda Cruz. Não caro leitor, não pense que ele se elegeu nas barras da saia da mãe. Foi ao contrário, por isso ele agora diz que apoiará Fábio Mitidieri para governo e não apoiará André Moura para o Senado. Não caro leitor, não é para pressionar Belivaldo, jamais! Aliás, com este apoio importante, Fábio Mitidieri não precisa nem mais fazer campanha. Pode ficar em casa. Já André Moura tem que correr trecho porque não tem liderança maior do que Hyago França. E os candidatos a deputado federal “já trocam farpas” pelo apoio de Hyago.

Atenção candidatos em 2022: sem o apoio de Hyago França, maior líder político de Sergipe, vocês não ganharão II Ele é também um grande gestor como presidente do Confiança. Não, caro leitor, não leve em conta que o Confiança já perdeu três campeonatos este ano (estadual, Nordeste e Copa do Brasil) e está pessimamente colocado na série B. É pura coincidência. Não, caro leitor, não mande comentário dizendo que Hyago é vice-prefeito porque ficou no colo da mãe por conta de uma possível decisão judicial contra ela e a perda do mandato. Não, caro leitor, não pergunte: “quem é Hyago França na fila do pão?” Respeitem a maior liderança eleitoral de Sergipe…

Tobias Barreto: em meio a pandemia gestão e aliados se preocupam com eleições 2022 Enquanto a maioria dos gestores não fala em disputa eleitoral por conta da pandemia e em respeito aos familiares de milhares de vítimas da Covid-19, em Tobias Barreto, o prefeito Dilson de Agripino e seus aliados só pensam nas eleições 2022. Ontem, 15, o grupo anunciou que o ex-prefeito Toinho Nery será candidato a deputado federal com o apoio do prefeito. Lamentável, ainda bem que a Justiça Eleitoral está de olho em tudo e em todos…

Em Sergipe Del Rey tudo se sabe E um comandante de uma estatal, que só vive agredindo psicologicamente os funcionários deste órgão, parece esqueceu do passado de assediador dele, inclusive de subordinadas. As histórias estão aparecendo. Teve funcionária que acabou até casamento, depois de toda situação. Funcionários com HOPE (ter esperança em inglês) que ele vai ser desmascarado publicamente. O blog vai aguardar mais detalhes!

Recursos para assentados Na quinta-feira, 15, o ex-deputado federal e presidente do MDB de Sergipe, Sérgio Reis, concedeu entrevista à rádio Liberdade FM, Programa Liberdade Mais, e conversou com os apresentadores Raimundo Moraes e Anderson Machado acerca dos investimentos angariados em Brasília para os assentamentos de Sergipe e sobre o MDB nas eleições 2022. Sérgio iniciou o bate-papo com uma ótima notícia aos assentados do município de Lagarto. “No último dia 7 estive com o presidente nacional do INCRA, Geraldo Melo Filho, junto com o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr., e com o diretor de Gestão Estratégica do INCRA, Udo Gabriel Vasconcelos, a fim de buscar investimentos para os assentamentos sergipanos. Na ocasião, conseguimos para Lagarto quase 400 mil reais para os assentados, além de 600 casas populares para alguns assentamentos de Sergipe. Uma luta nossa, bem como do deputado federal Fábio Reis”, disse Reis.

Parceria O presidente do MDB Sergipe mencionou mais investimentos. “A nossa ideia é trazer mais parcerias como o Senar e Anater para que os assentados possam ter assistência técnica, e buscar um modelo de negócio através de cooperativas e associativismo, e através dessa coletividade conseguir um número maior de produtores e firmar contato com grandes empresas. Acredito que ainda esse mês conseguiremos mais recursos”, disse.

MDB Quando o assunto foi MDB e eleições 2022, Sérgio foi preciso. “O partido está construindo uma chapa de deputado estadual que tenho certeza absoluta que irá eleger, no mínimo, três deputados estaduais. Com relação a deputado federal, estamos conversando com Jackson Barreto – pré-canditato a deputado federal – para permanecer no MDB, conversei também com mais três pré-candidatos ao cargo de deputado federal. Estamos nos organizando”, revelou.

Apoio a Fábio Mitidieri Sobre o futuro governador de Sergipe em 2022, Reis, mais um vez, demonstrou seu apoio a pré-candidatura do amigo e deputado federal Fábio Mitidieri. “Na minha opinião, e da maioria dos integrantes do MDB, o mais cogitado é o nome do deputado Fábio Mitidieri. Inclusive, já referimos ao governador Belivaldo Chagas nossa preferência”, afirmou. Quando perguntado se pretende disputar uma vaga nas eleições do próximo ano. “Isso vai depender do futuro, não está nos meus planos, mas como homem público, eu devo estar preparado”, concluiu.

Parceria em busca de recursos para a educação de Sergipe O deputado federal Laércio Oliveira esteve junto com o governador Belivaldo Chagas em reunião com o ministro da Educação Milton Ribeiro e o presidente do FNDE Marcelo Lopes para tratar da liberação de uma emenda de bancada no valor de R$ 69 milhões para obras e compra de equipamentos. “Tenho trabalhado intensamente para ajudar o governo do Estado a conseguir recursos federais que são traduzidos em benefícios para a população de Sergipe”, disse Laercio.

58 projetos O governador informou que tem 58 projetos prontos que contam com esses recursos. “São recursos importantes para a execução de obras e compra de equipamentos para investimentos na educação pública do Estado”, afirmou Belivaldo. “A educação tem sido tratada como prioridade na nossa gestão e graças ao trabalho que estamos desenvolvendo mesmo diante de uma pandemia, estamos conseguindo avançar”, disse ainda o governador. O ministro afirmou que todos os esforços serão concentrados no sentido de liberar os recursos para Sergipe. Participaram também os secretários da Casa civil José Carlos Felizola, da Educação Josué Modesto dos Passos e da representação de Sergipe em Brasília Dernival Neto.

Senador de CPI denuncia compra de 30 respiradores por Sergipe Deu no NE Notícias: A CPI da Covid foi palco de mais uma denúncia envolvendo o Estado de Sergipe. Na tarde desta quinta-feira, 15, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) voltou a denunciar que o Estado de Sergipe pagou antecipadamente por 30 respiradores que nunca receberam nem jamais receberão. Não se sabe a posição dos dois senadores de Sergipe – Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania) – sobre o assunto.

Laranjeiras: Prefeitura firma parceria para a oferta de cursos profissionalizantes A Prefeitura de Laranjeiras continua trabalhando para gerar oportunidade para os jovens, principalmente na busca de qualificação profissional. Na quarta-feira, 14, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Janio Dias, o secretário-adjunto, Lucas Calazans e a diretora de desenvolvimento econômico, Ariselma Santana se reuniram com a diretora da empresa do grupo Aracaju/Centro – Microlins, Andressa Victor e firmaram parceria para a oferta de cursos profissionalizantes de forma gratuita.

Oportunidades Nesta reunião, ficou acordado ainda que pessoas de Laranjeiras, que forem encaminhadas pela Secretaria de Indústria e Comércio, terão desconto na Microlins, caso desejem realizar outros cursos, que não estão sendo ofertados pela Prefeitura neste momento. “A nossa gestão está em uma busca incansável para gerar oportunidade de emprego e renda para a população. Já concluímos quatro cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI no primeiro semestre e agora estamos firmando essa parceria com a Microlins. Agora, vamos ofertar cursos de forma gratuita para pessoas com idade entre 14 e 24 anos. Outras pessoas interessadas em fazer cursos na Microlins terão desconto. A partir do próximo mês é só passar na Secretaria de Indústria e Comércio daremos um encaminhamento”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Janio Dias.

Macambira: prefeito busca parceria com a Deso Esta semana o prefeito Carivaldo Souza, ao lado do vice-prefeito, Toinho do Trator; do ex-prefeito Ricardo Souza, do procurador municipal, Wesley Andrade e do secretário de Cultura, Ita Anderson, esteve na Deso em busca de parcerias entre o município e a empresa estatal.

Recuperação O acordo firmado com o presidente da Deso, Carlos Melo, tem por finalidade recuperar as ruas e avenidas do município que estão constantemente sendo alvo de obstruções devido a canalização estourada ou a novas ligações da companhia. “Sabemos do compromisso da Deso com o povo e em especial de Macambira. O serviço tem que ser feito nas ruas e avenidas e acredito que esse convênio deixará todos os macambirenses felizes já que problemas em decorrência de serviços realizados, que podem afetar a vida da população, estarão sendo sanados”, comentou o prefeito Carivaldo.

LDO 2022: emendas de Talysson  são aprovadas O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, avaliou como positivo o resultado da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias –  LDO 2022, com a aprovação de emendas de sua autoria ao projeto. A votação aconteceu na sessão mista extraordinária da Assembleia Legislativa dessa quarta-feira, 14. “Tivemos mais um ano com um excelente resultado. Propomos e obtivemos sucesso na aprovação de emendas que buscam o fortalecimento do esporte amador, bem como a proteção aos idosos e ações para o desenvolvimento da nossa juventude”, comemorou.

Esporte amador Explicando a importância das emendas que apresentou e foram aprovadas, o deputado cita a de número 21, que busca o fortalecimento do esporte amador, com o apoio ao fomento de políticas públicas voltadas às pequenas competições. “Sabemos da importância da prática esportiva tanto no contexto da saúde como política social. É preciso incentivar e apoiar a prática esportiva como ferramenta de desenvolvimento social”, diz.

Empreendedorismo Outra emenda exitosa, a 22, assegura programas e projetos de apoio a inovação tecnológica e empreendedorismo, principalmente voltados para a juventude. Foi mais uma ação do deputado em benefício da juventude. Os idosos não ficaram de fora das ações. Uma emenda, a 18, que visava inserir o fortalecimento das políticas de proteção aos idosos institucionaliza foi aglutinadana redação do inciso XXVIII do art. 2º. “Infelizmente nossas emendas que buscavam ampliar o apoio à população por meio da emenda parlamentar, não passaram. Porém isso não tirou minha alegria com a aprovação de alterações importantes à LDO, que vão preencher lacunas existentes.”, diz.

Banese financia empreendimento da Construtora Santa Maria na Atalaia  O Banese é o financiador da construção do Sky Residence, empreendimento imobiliário da Construtora Santa Maria, com 52 unidades habitacionais, localizado no bairro Atalaia, em Aracaju (SE). O contrato de financiamento foi assinado neste mês de julho pelo presidente do Banese, Helom Oliveira, pelo diretor de Crédito e Serviços do banco, Ademario Alves, e pelos sócios-diretores da Santa Maria, Eduardo Barreto, diretor Administrativo, e Carlos Orlando Maia, diretor Técnico.   

2ª Parceria Esta é a segunda parceria firmada entre a construtora Santa Maria e o Banese para financiamento de construção de obra, contemplada pelo Crédito Imobiliário – Financiamento à Produção de Imóveis Pessoa Jurídica. O primeiro empreendimento financiado foi o Zenith Residence, prédio com 15 pavimentos e 36 unidades habitacionais, também localizado no bairro Atalaia.

Fomento a construção civil O objetivo desta linha de crédito é fomentar o setor da Construção Civil, que é estratégico para o desenvolvimento da economia local por gerar emprego e renda em diversos setores. O crédito do Banese disponibilizado ao setor conta com taxas diferenciadas e mais acessíveis que as dispostas no mercado; e rapidez na liberação do crédito que, neste caso, aconteceu em 60 dias.

Workshop vai debater: ‘pessoas perfeitas existem?’. Participe do bate papo! Hoje, 16 O mundo moderno possibilita que tudo ocorra de forma muito rápida, pessoas encerram ciclos e começam novos, terminam e começam novos desafios profissionais e até relacionamentos com a mesma velocidade que trocam de roupa… todos estão mais exigentes e com muita pressa mas o objetivo é o mesmo: ser feliz. Desta forma, a pergunta que vale uma reflexão é: ‘Será que pessoas perfeitas existem?’.Para debater o tema, a Sexcoach Simone Madellon e a gastróloga Desirée Anjos vão realizar um workshop com bate papo promovendo uma interação com o público que vai participar. O evento será realizado nesta sexta-feira, 16 a partir das 19h no Irre Burguer, localizado na Rua José Pires Winne, número 37, no Bairro Suíssa em Aracaju.

Workshop vai debater: ‘pessoas perfeitas existem?’. Participe do bate papo! Hoje, 16  II Haverá um bate-papo/palestra com a Sexcoach Simone Madellon e dicas de pratos afrodisíacos com Desirée Anjos que podem apimentar a sua relação com muito amor! “Vocês acham que existem pessoas perfeitas??!! Mas é claro que não… O que vocês precisam saber é como lidar com os defeitos e qualidades do (a) parceiro (a). Então mergulhe com a gente num mundo de informações maravilhosas que temos para vocês”, convida Desirée Anjos. A noite vai contar ainda com jantar e bebidas (que estão inclusos no pacote). Será oferecido um jantar afrodisíaco com Menu especial e bebidas afrodisíacas! Os ingressos são limitados então garanta agora mesmo a sua vaga. As inscrições que são limitadas estão abertas e podem ser reservadas através dos números (79) 9 9665-4499 e 9 9926-2707(zap). No Instagram siga @amardelivery @simonesexcoach e @navarrocomunicacao para ter mais informações.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

A verdade com Carlos Ferreira. Para reflexão: Calúnia na Internet! Por que a Justiça não resolve?


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Seminário on-line Simone Diniz: racismo entre nós. Sexta-feira, 16, às 14h e dia 23, no mesmo horário A desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, Presidenta do COMEGER – Comitê Gestor da Equidade de Gênero e Raça do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe convida a sociedade a participar do Seminário on-line “Simone Diniz: racismo entre nós”. O seminário será transmitido pelo canal do YouTube do TJSE, nesta sexta-feira (16/07) às 14 horas e no dia 23/07, às 14 horas, com o tema principal do racismo nas instituições. No evento, o Ministério Público, Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Ordem dos Advogados, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Comando da Polícia Militar estarão participando do debate sobre o tema principal e com o objetivo de elaborarem uma proposta de ações a serem promovidas na proteção contra a discriminação racial e o racismo. As inscrições para participação nos Grupos de Trabalho (GTs) para o dia 16/07, ainda estão disponíveis, para cada instituição devidamente representada neste evento, e podem ser realizadas por meio do link: https://www.sympla.com.br/seminario-simone-diniz-racismo-entre-nos__1233186


Live dia 20, às 19h: situação social, política e econômica do Brasil Dando continuidade aos debates acerca da situação social, política e econômica do Brasil o advogado Jefferson Carvalho, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE realizará mais uma live na próxima terça-feira, 20, a partir das 19h. O debate terá a presença da advogada Maíra Recchia (@mairarecchia), que é Coordenadora Geral do Observatório de Candidaturas Femininas da OAB/SP, Secretária Geral da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP, sócia efetiva do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) e membra da Comissão Feminista da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), fundadora da rede de amparo para mulheres denominada PraElas, integrante da Rede Feminista de Juristas (deFEMde), da Associação Brasileira de Mulheres em Carreiras Jurídicas (ABMCJ) e do Advogadas do Brasil (CAB), Palestrante e autora de artigos sobre violência política de gênero. O debate se dará a partir do Instagram https://www.instagram.com/jeffersonfdecfilho/
sendo posteriormente disponibilizado no feed e no canal do YouTube “Jefferson Carvalho Filho.”

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

A Medicalização dos Milagres. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

http://blogdesamarone.blogspot.com/

Em 1949, a OMS inventou o “Direito a Saúde”. Com o tempo, o Direito a Saúde foi reduzido ao direito à assistência médica. Os médicos tornaram-se os gestores oficiais do corpo.

A medicina ampliou o seu campo de atuação. Além de tratar os doentes, a medicina promulgou regras sobre os comportamentos, censurou os prazeres e normatizou o cotidiano.

A medicina aprofundou o seu conhecimento sobre o funcionamento do corpo, com os avanços da biologia e das técnicas de imagens. Ela reivindicou o protagonismo sobre o aumento na longevidade humana (há controvérsias!). A vida foi medicalizada.

A medicina assumiu a orientação exclusiva do método científico, incorporando os modelos matemáticos da estatística nos ensaios clínicos, com ênfase na probabilidade. Nasceu a chamada “medicina por evidência”.

O predomínio do uso dos dados estatísticos sobre a conduta médica, resultou em avanços e retrocessos. A probalidade é um princípio dos grandes números, dos estudos populacionais, possibilitou a construção de protocolos mais objetivos, Entretanto, quando aplicada a casos individuais, ignorando as especificidades, pode levar a erros inaceitáveis.

Uma parte dos eventos estudados pela estatística está fora da curva normal, são eventos improváveis, novidades, frequentes nos fenômenos biológicos.

Por exemplo, a origem da vida a partir da matéria inorgânica foi uma ínfima improbabilidade dos processos inorgânicos. Como foi improvável o surgimento da Terra, do ponto de vista dos processos do universo.

A evolução da vida humana a partir da vida animal, foi outra improbabilidade bem sucedida.

A teoria da evolução (base da biologia) funda-se nas mutações favoráveis, que são improbalidades felizes, que tornam as espécies mais competitivas no processo de seleção natural.

O novo sempre acontece em oposição à esmagadora possibilidade das leis estatísticas e à sua probabilidade que, para todos os fins práticos e cotidianos, equivale à certeza.

Ocorre que o novo é um evento possível, natural e inesperado. Mas que sempre acontece.

Esses eventos inesperados, fora da curva normal dos grandes números, é o que os metafísicos chamam de milagres. Nesse sentido, os milagres continuarão acontecendo nos processos de adoecimento. Por isso a medicina continuará “ciência e arte”, como enunciou Hipócrates.

A medicina mercantil, aflita pelos lucros, acha essa discussão bizantina, perda de tempo, viés redutor da produtividade.

A medicina centrada apenas na ciência é incapaz de entender os casos que evoluem fora da lógica matemática. Como esses casos existem, e o método científico não os engloba, sobra espaço para a sobrevivência das explicações metafísicas.

Nesse sentido, os milagres existem, continuarão existindo, e fazem parte dos fenômenos naturais. Eventos fora da curva fazem parte da normalidade.

Se esses eventos improváveis forem considerados milagres, eles continuarão existindo, sobretudo nos fenômenos envolvendo os seres vivos. A medicina opera com manifestações ricas em improbabilidades.

“Na medicina, nem nunca, nem sempre”. – Avicena.


OPINIÃO

A PONTE DO IMPERADOR É PONTE, SIM SENHOR!  Sérgio M. Lucas*

Uma das curiosidades retratadas na minha música AMO ARACAJU (Musa dos contrastes) é a nossa Ponte do Imperador. Na música, este que é um dos principais pontos turísticos da cidade de Aracaju é identificado como um píer em frente aos coqueirais.

Aprendemos na escola que ponte é a construção que liga duas porções de terra separadas pela água.

Pensando cartesianamente, o píer de madeira que foi construído para receber o Imperador Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon, o segundo monarca do império brasileiro, quando da sua régia visita à novíssima capital que contava com pouco menos de um quinquênio de existência, não se subsumiria à conceituação.

Ocorre que, à época do segundo império, não era comum utilizarmo-nos desses anglicismos. Nosso vernáculo é um dos mais ricos do mundo. Além disso, éramos uma das maiores potências ocidentais.

Pois bem, aquela espécie de atracadouro cuja estrutura se projeta sobre as águas, afastando-se da margem para chegar ao ponto em que o curso d’água tenha calado suficiente para que as embarcações não encalhem, tem um nome em português: chama-se ponte-cais. A palavra, com o tempo, passou a ser pouco utilizada até cair no esquecimento. Contudo, ainda há registro em alguns dicionários.

Ponte passou a ter vários sentidos, a exemplo de elo, liame. Na odontologia ponte é uma espécie de prótese para disfarçar a falta de alguns dentes. Na medicina temos as pontes de safena e nos transportes a ponte aérea.

No dia onze de janeiro de 1860, quando o Vapor Apa singrou as águas da Foz do Rio Sergipe, trazendo a bordo o Imperador Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina e atracou em frente à Praça dos Três Poderes, sob efusivos gritos da multidão, foi inaugurada a nossa querida Ponte-cais; a Ponte do Imperador!

*Sergipano, magistrado, poeta, compositor e cantador.


 

 

 

 

 

 

 




PONTE VELHA – PONTE NOVA
(Sérgio Lucas – Part. Especial Paulo Lobo)

Ponte Velha-Ponte Nova, um encontro secular.
Uma mirando o futuro, a outra já chegou lá.
Uma mirando o futuro, a outra já chegou lá.

Ponte Velha-Ponte Nova, doces raios da aurora.
Nas águas do Rio Sergipe meu amor se foi embora.
Nas águas do Rio Sergipe meu amor se foi embora.

Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irê.
Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irá.

Ponte Velha-Ponte Nova, num só lance da retina.
Ilha de Santa Luzia, minha Aracaju menina.
Ilha de Santa Luzia, minha Aracaju menina.

Ponte velha-Ponte nova, cena de cartão postal.
A roda do catavento, catamarã, Rio do sal.
A roda do catavento, catamarã, Rio do Sal.

Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irê.
Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irá.

Ponte Velha-Ponte Nova, longe o som do Tototó.
Caranguejo no Pomonga, furta-cor do pôr-do-sol.
Caranguejo no Pomonga, furta-cor do pôr-do-sol.

Ponte Velha-Ponte Nova, lembrança do imperador.
No mergulho do Zé Peixe, saudade do meu amor.
No mergulho do Zé Peixe, saudade do meu amor

Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irê.
Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irá.

Ponte Velha-Ponte Nova, luz da lua lá na foz.
As ondas do oceano levam o que restou de nós.
As ondas do oceano levam o que restou de nós.

Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irê.
Ilaiá, ilaiá, ilá, ilá, irá.

Ponte Velha-Ponte Nova…


PELO TWITTER

www.twitter.com/AroeiraCartum Um trocadilho visual “que eu nunca fiz antes”… https://brasil247.com


www.twitter.com/palmeriodoria Ao fim e ao cabo, todos são iguais perante o cabo.


Siga Blog Cláudio Nunes:   

Instragram

 Facebook

 Twitter




Frase do Dia
“É necessário conhecer seu próprio abismo. E polir sempre o candelabro que o esclarece.” Murilo Mendes.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais