Obra Hospital do Câncer: nota construtora Endeal e novas observações

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a matéria “Hospital Câncer: filme será repetido com empresa que não conclui obra?”, publicado hoje (21 de janeiro), a Endeal Engenharia quer esclarecer:

1. É uma construtora com 37 anos de experiência e a construção de mais de 200 mil m² de obras em todo o país.

2. Recentemente, a Endeal Engenharia entregou, por exemplo, a obra do Hospital Regional de Guarapuava (PR) de 17 mil m² (com oitenta leitos de enfermaria clínica e mais trinta de UTI e considerada pela Paraná Edificações como uma das melhores obras do Paraná); o Fórum de Araxá (MG) com 6.340 m², o novo prédio da Receita Federal em Joinville (SC) com 5.698,02 m² e a Escola Sesi em Osasco (SP) com 11.017,68 m², entre outras, como sedes de Tribunais de Contas.

3. A Endeal Engenharia está, sim, participando da licitação do Hospital do Câncer de Sergipe por acreditar que tem capacidade para fazer a obra pelo valor que considera justo. E por isto foi selecionada pela Comissão de Licitação com a melhor nota entre as concorrentes e, assim, assumirá a obra que tem projeto do escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados, um dos maiores do Brasil, com 44 anos de história.

4. As obras citadas na matéria (Hospital de Cornélio Procópio e Arena Ponta Grossa) que poderiam desabonar da Endeal Engenharia não foram abandonadas pela empresa e estão na Justiça porque aconteceram discordâncias entre a Endeal e detentoras das obras, situação normal em qualquer relação comercial. O Hospital de Cornélio Procópio teve obra paralisada por falta de pagamento do município que não complementou verba federal destinada ao Hospital. A Arena Ponta Grossa foi entregue pela Endeal Engenharia e perito judicial atestou à Justiça que a Prefeitura deve à empresa mais de R$ 900 mil.

5. A Endeal Engenharia repudia a insinuação de que por ser uma construtora de Curitiba não poderia assumir a obra por não ser sergipana. Esclarecemos que toda a mão de obra para a execução do Hospital do Câncer será local o que vai gerar empregos no Estado.

DO BLOG 

A correspondência recebida desta empresa Endeal, em relação à obra do Hospital do Câncer de Aracaju surpreendeu pelas razões expostas a seguir:

Chama atenção muito pelo fato de que com 37 anos de experiência em obras executadas, concluídas e entregues, essa Empresa obteve a 2ª menor Nota Técnica.

O portfólio citado sugeriria aos mais leigos (inclusive este espaço) que a nota seria próximo a 100 pontos na Proposta Técnica.

A insegurança gerada pelo preço proposto, inclusive com relação a um fracasso anterior decorrente do desconto percentual idêntico e da falta de capacidade financeira para arcar com os custos decorrentes que não tiveram condição de assumir.

A possibilidade da não conclusão desse hospital no prazo levou grande preocupação aos que sofrem com essa terrível doença, pois Sergipe já perdeu 4 anos com o abandono anterior.

Isso está expresso em mensagens encaminhadas pela população à imprensa sergipana.

Com relação à Nota Final do RDC,  observa-se esse resultado exclusivamente por conta do preço em 15% abaixo do 2º colocado.

Em relação ao orçamento básico, difícil calcular pela não divulgação ainda do mesmo pela Cehop.

Cito a nota obtida na avaliação técnica, a qual na opinião do mercado de obras públicas, estaria apresentando equívoco de avaliação no cálculo da mesma.

 

Hospital do Câncer: licitação chama atenção e Dr. Samuel afirma que vai fiscalizar No final de 2020 o Governo do Estado lançou um edital para construção do Hospital do Câncer, obra que está abandonada por falta de condições técnicas e financeiras desde a gestão do Governo de Jackson Barreto. Neste edital, a empresa do Paraná Endeal Engenharia e Construção Ltda, está participando da licitação. Segundo o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), o que chama atenção é que a empresa apresenta sérios problemas no Sul do país. O parlamentar afirmou que fará uma fiscalização rigorosa para que os pacientes oncológicos não sofram ainda mais com a falta de gestão do Governo.

“Não queremos ser lesados novamente” De acordo com o deputado, nos bastidores da política o que se fala é que a empresa do Paraná está cobrando um preço abaixo do mercado, o que já é suspeito. “Nós estamos falando da retomada de uma das obras mais importantes do estado. É um hospital que dará suporte aos pacientes oncológicos que sofrem há anos com a falta de gestão do Governo. É inadmissível que Belivaldo Chagas deixe uma empresa que teve problemas em obras na Arena em Ponta Grossa (PR) e em obras de um hospital regional do município de Cornélio Procópio (PR) participar da licitação em nosso estado, e ainda apresentando preço abaixo do mercado. Isso é muito suspeito. Não queremos ser lesados novamente”, afirmou o deputado.

Fiscalização Diante desta situação, Dr. Samuel defendeu uma maior fiscalização das obras e da licitação. “Estamos com pressa para que a obra seja iniciada, mas queremos que comece de forma segura. Já basta de atraso e já basta de tanto sofrimento. Atuarei de forma firme, buscando acompanhar de perto todo processo de licitação e de construção do Hospital do Câncer”, pontuou.

Piada no meio empresarial E ontem, 22, no meio empresarial de Sergipe a piada que correu de boca em boca foi a declaração do empresário Laércio Oliveira que “quer ser governador de Sergipe.” Um líder empresarial disse que a classe está esperando 2022 para dar o troco e dificilmente ele consegue se reeleger deputado federal, imagine governador… Arrrepare, Osmário!


Obra não sai do lugar Alguém sabe dizer por que o serviço de drenagem e pavimentação da Rua Gervásio Araújo de Souza, No Bairro Coroa do Meio, não sai do lugar? É impressionante o descaso da Prefeitura com essa via pública. Este blog ja cansou de veicular matérias sobre esse assunto, inclusive com fotos encaminhadas por moradores, mas até agora nada. Enquanto isso o IPTU…

Alguém sabe dizer por que o serviço de drenagem e pavimentação da rua Gervásio Araújo de Souza na Coroa do Meio não sai do lugar? É impressionante o descaso da Prefeitura com essa via pública. Este blog ja cansou de veicular matérias sobre esse assunto, inclusive com fotos encaminhadas por moradores, mas até agora nada. Enquanto isso o IPTU…

Revolta entre servidores da Prefeitura de Aracaju E no fim do ano passado a tabela de vencimento dos cargos comissionados da Emurb – que são muitos, mas muitos mesmos – foi reajustada, enquanto isso os servidores de carreira da empresa e do município estão sem reajuste há cinco anos.

Papa Francisco e a história de Joy: a fé que salva do desespero No prefácio do livro “Io sono Joy” de Mariapia Bonanate (Ed. San Paolo), Francisco repassa o intenso testemunho de uma menina nigeriana que chega à Itália após uma viagem dramática, com a ilusão de encontrar um emprego. Em vez disso, acaba pelas ruas. A jovem é salva graças à fé em Deus e ao encontro com uma comunidade anfitriã em Caserta. O livro estará nas livrarias a partir de 27 de janeiro. Mais: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-01/papa-francisco-prefacio-livro-io-sono-joy.html

Reajuste de 5,36% nas contas de água O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) fez um alerta à população sobre o aumento que as contas de água vão sofrer a partir de fevereiro. De acordo com o deputado, o aviso já está presente nas contas que estão chegando às residências dos sergipanos. Georgeo explica que o reajuste de 5,36% deveria ter sido concedido em março de 2020, mas que foi adiado em virtude da pandemia.

Reajuste de 5,36% nas contas de água II “Esse aumento era para ter sido no ano passado, mas por causa da pandemia do Coronavírus, ele não foi cobrado. E agora, cada sergipano pode observar em suas contas que o aviso de aumento já está constando. Então, a partir de fevereiro, o valor da água dos sergipanos vai ficar 5,36% mais caro. Mais uma vez, é a população quem vai pagar a conta e por um serviço que não tem qualidade, já que falta água em muitas regiões de Sergipe”. O deputado criticou a medida do Governo em aumentar justamente agora as contas de água. Para ele, esta ação é uma falta de sensibilidade.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

A Academia Gloriense de Letras (AGL) convida os (as) escritores (as) sergipanos (as) a participarem da I Antologia LGBTQIAP+ de Sergipe “Vidas sem Preconceito”, enviando um Conto, Crônica ou Poema. As inscrições estarão abertas até o dia 24 de janeiro de 2021. A participação é GRATUITA.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


SER SAUDÁVEL 1ª Temporada – 8º Episódio -EMOÇÕES E SISTEMA IMUNOLÓGICO – Carlos Alberto Santiago (SE) e Vicente Pessoa (GO). 25/01/2021 (segunda-feira) – 20h. O convidado é Vicente Pessoa é orador espírita, médico infectologista e vice-presidente da Associação Médico-Espírita/GO. O apresentador, Carlos Alberto Santiago, é médico ginecologista, obstetra com especialidade em medicina de família e comunidade, orador espírita, membro da Associação Médico-Espírita de Sergipe – AME/SE, vice-presidente da Federação Espírita do Estado de Sergipe – FEES, vice-presidente e coordenador do ESDE do Grupo Espírita Trabalhadores do Bem. Ficha técnica. Produção: Chico Leite; Gerência de Operação: Matheus Henrique; Direção Técnica: Márcio Monteiro; Direção Geral: José Aparecido dos Santos; Realização e transmissão: RAETV. Pelo YouTube:

 

 


POÇÕES DA RIBEIRA E PARQUE DOS FALCÕES (Itabaiana-SE) – 06 de fevereiro (sábado) trilha leve/Média, 5 km no total, – Considerado por muitos como o banho mais gostoso do nosso Estado. Logo após, uma visita surpreendente ao maior parque de preservação de aves de rapina da América Latina.
LAGOA REDONDA (DUNAS, CACHOEIRA DO RONCADOR, LAGOA AZUL E LAGOA FUNDA) (Pirambu-SE) – 07 de fevereiro (domingo) trilha média, 12 km no total – Muita aventura e diversão com paisagens de tirar o fôlego.
CACHOEIRA DA ÁGUA FRIA E PARQUE DOS FALCÕES (Campo do Brito-SE) – 13 de fevereiro (sábado) trilha média, 10 km no total – Muita aventura e diversão e pra completar uma visita pra lá de emocionante ao Parque dos Falcões.
FOZ DO SÃO FRANCISCO (Brejo Grande-SE / Piaçabuçu-AL) – 14 de fevereiro (domingo) Um passeio incrível, por um dos lugares mais lindos e encantadores do Nordeste. Sem dúvida, um dos melhores passeios do nosso Estado.
COQUEIRINHO (Itaporanga-SE) 15 de fevereiro (segunda-feira/carnaval) – trilha leve/média, 10 km no total – Conhecida como a trilha mais gostosa e refrescante de Sergipe, nessa trilha, você irá contar com muitas surpresas e grandes aventuras.
COQUEIRINHO (Itaporanga-SE) 16 de fevereiro (terça-feira/carnaval) – trilha leve/média, 10 km no total – Conhecida como a trilha mais gostosa e refrescante de Sergipe, nessa trilha, você irá contar com muitas surpresas e grandes aventuras.
LAGOA REDONDA (DUNAS, CACHOEIRA DO RONCADOR, LAGOA AZUL E LAGOA FUNDA) (Pirambu-SE) – 20 de fevereiro (domingo) trilha média, 12 km no total – Muita aventura e diversão com paisagens de tirar o fôlego.
PILÕES E POÇÕES DA RIBEIRA (Itabaiana-SE) – 27 de fevereiro (sábado) trilha média, 8 km no total. Nos Pilões, iremos encontrar além de uma natureza exuberante, vários poços e uma deliciosa cachoeira. Logo após iremos curtir as águas mornas e cristalinas do Poções da Ribeira.
SERRA DA MIABA (São Domingos-SE) – 28 de fevereiro (domingo) – trilha difícil, 16 km no total. A trilha mais desejada de Sergipe. Ar puro, belezas naturais, poços, cascatas, cachoeira e um pôr do sol fantástico do alto do cruzeiro.

Reservas e informações:79 9.9959-2100


PELO TWITTER


www.twitter.com/J_LIVRES  Diário do bolso: briguei com o mundo todo. Viu só, Diário? Todo mundo e o mundo todo estão contra mim. Os comunistas dos EUA, a OMS, a Índia, a China… Se eu não fosse homem, acho que eu chorava.




Siga Blog Cláudio Nunes:       


Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos.” João Cabral de Melo Neto.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais