Obras! Aumentos abusivos e tabelas defasadas = empresas aventureiras

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não só em Sergipe, mas em quase todo o país as obras públicas que estão sendo licitadas correm o risco de paralisações.

Aqui em Sergipe, por exemplo, o quadro que está acontecendo agora foi alertado em 11 de novembro do ano passado quando a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP apresentou as demandas da construção civil para técnicos da Caixa, da Sedurbs, da Cehop e Emurb, como a necessidade do reequilíbrio dos contatos e dos preços das tabelas licitatórias.

Na reunião, alguns técnicos garantiram que os insumos da tabela dela são atrelados ao Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil)e seriam reajustados de acordo com os dados do IBGE, mas não foram. Além dos aumentos abusivos, a construção civil em todo país está sofrendo também com a falta de materiais. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez uma sondagem do último trimestre de 2020 chegando a atingir 50,8% das construtoras em todo país. Toda matéria aqui.


O leitor que fez alguma obra pequena em casa agora ou no fim do ano notou que os preços dos insumos – como, por exemplo, cimento, blocos e tudo mais – tiveram aumentos abusivos com a justificativa da pandemia. A necessidade do reequilíbrio dos contratos antigos e a atualização das tabelas de insumos é uma necessidade urgente.

O que vai ocorrer, ou melhor, o que já está acontecendo no setor de obras públicas? As empresas sérias, que atuam com correção com suas tabelas e cotações corretas perderão as licitações que estão sendo realizadas com preços do meado do ano passado, antes do reajuste abusivo dos materiais da construção civil.

O resultado será caótico, mais obras paradas, mais empresas aventureiras e o dinheiro público mais uma vez escorrendo pelo ralo…

 


Da séria: da omissão da SMTT de Aracaju e a tal “mobilidade” falaciosa. A foto enviada por um leitor é da Rua Santa Catarina, no Bairro Siqueira Campos (saída de Aracaju) entre as ruas Bahia e o supermercado Bompreço, do lado esquerdo da via. Apesar da sinalização de proibido estacionar com suas placas, o trecho só vive lotado de veículos. E a SMTT….


Posse da nova Mesa Diretora do TJSE acontecerá no dia 1º de fevereiro A posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para o biênio 2021-2023 será realizada no dia 1º de fevereiro, segunda-feira. Serão empossados os Desembargadores Edson Ulisses de Melo, como Presidente; Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, Vice-Presidente; e Diógenes Barreto, Corregedor-Geral da Justiça. A sessão solene de posse acontecerá às 17 horas, por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal do TJSE no YouTube: https://www.youtube.com/user/TJSERGIPE

Dores: ordem de serviço para novo CRAS E no município de Nossa Senhora das Dores, o prefeito Mário da Clínica, em menos de um mês de administração assinou a primeira ° Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Essa obra é muito importante para todos aqueles que precisam de uma assistência. Agradeço a todos os envolvidos e vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível essa sede para o povo dorense.”, explicou o prefeito pelas redes sociais.

Socorro: prefeitura fará dia 25 de fevereiro anúncio das mil famílias contempladas com casas Com 95% da obra concluída, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento_ (Seplan), segue empenhada para agilizar os procedimentos necessários para entregar as mil casas que estão sendo construídas na sede do município em parceria com o Governo Federal, através da Caixa.

Mercado de trabalho Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, o secretário de Planejamento, Hallison de Sousa, detalha as próximas etapas a serem realizadas. Em 25 de fevereiro a Prefeitura anunciará as mil famílias beneficiadas e em março será realizado o sorteio das chaves de cada unidade habitacional. A Prefeitura também fará consultas às famílias para a necessidade de cursos voltados para a inserção no mercado de trabalho.

Cursinho Popular de Medicina aprova aluno O Cursinho Popular de Medicina Dr. Almir Santana da Universidade Federal de Sergipe, Liga acadêmica da UFS-São Cristóvão de estudantes de Medicina e coordenado pelo Médico e Professor Aderval Aragão, aprovou no ultimo dia 09 de janeiro o seu primeiro aluno no vestibular. Antes mesmo do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o pré-vestibular gratuito Cursinho Popular Dr. Almir Santana já tem seu primeiro aprovado em Medicina. O estudante Ivan Gabriel, de 18 anos, é aluno do Cursinho e está encerrando o seu terceiro ano no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, na cidade de Nossa Senhora da Glória. Com a pandemia, Ivan acompanhou todas as aulas do Cursinho Popular remotamente e, no fim de 2020, realizou o Vestibular Unificado 2021.1 do Grupo Tiradentes, onde conseguiu sua aprovação no curso de Medicina da unidade de Pernambuco.


OAB se reúne com instituições para acompanhar o cumprimento dos protocolos de retorno às aulas Por iniciativa da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe e do Conselho Estadual das Crianças e dos Adolescentes, que tem a OAB à frente da Presidência, foi realizada na última sexta-feira, 22, uma reunião sobre o retorno às aulas e o direito a convivência social de crianças e adolescentes. Participaram da discussão representantes da OAB, do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, do Ministério Público dos Conselhos Municipais, Conselhos Tutelares, Sociedade de Pediatria do Estado, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde e da coordenadoria do Direito da Criança e do Adolescente do Tribunal de Justiça de Sergipe. Toda matéria aqui.

Vereadora visita Sindijor para debater demandas da categoria e agradece apoio da imprensa A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) visitou ontem, 25, o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe – Sindijor/SE. Ela foi recebida pelo presidente em exercício, Milton Alves Júnior, e pelos integrantes da direção da entidade, Lupércio Santos e Noel Lino. No encontro, o sindicato pediu o apoio da parlamentar para algumas demandas da classe.

Receptividade Uma delas para que os profissionais da imprensa, que estão atuando na cobertura diária da pandemia, sejam inseridos em um dos grupos prioritários da vacinação contra Covid-19. Segundo o sindicato, muitos já foram contaminados e, em alguns casos, precisaram de intubação. “Agradeço a receptividade do Sindijor. Colocamos nosso gabinete à disposição da imprensa e buscaremos a melhor forma para que suas demandas sejam atendidas”, destacou a parlamentar.

Apoio Sheyla Galba, que é a primeira vereadora empossada na atual legislatura a visitar o Sindijor, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da imprensa à causa dos pacientes com câncer. “Durante toda a nossa luta por um tratamento oncológico digno, a imprensa sergipana foi uma grande parceria. Se eu tive voz e minha voz foi ouvida, eu devo isso aos jornalistas sergipanos. Por isso, eu estou aqui também para agradecer esse apoio”, salientou.   


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018   

       

No programa Estação Agrícola, Marcos Franco, médico veterinário tira dúvida de telespectador sobre verruga em animal. Confira: https://globoplay.globo.com/v/9205089/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Em resposta à nota enviada por integrantes do partido em relação ao deputado Fábio Henrique e publicada ontem, 25, neste espaço

Não há pedido de Impeachment

Respeito o posicionamento tomado por integrantes do partido que emitiram nota para a imprensa a respeito dos pedidos de impeachment contra o presidente da República Jair Bolsonaro. Mas ressalto que não houve discussão sobre esse assunto com a minha participação. E que havendo, estarei aberto para debater.

Vale ressaltar que não há processo de impeachment em votação no Congresso. O que existe são pedidos, inclusive do meu partido – PDT, mas não há procedimento aberto porque o presidente da Câmara Federal ainda não os aceitou.

Se for aberto o processo de impeachment, irei analisar, como sempre fiz em outros assuntos polêmicos, e me posicionar publicamente. Sou um dos parlamentares que mais acompanha o posicionamento do PDT, inclusive em votações que dividiram o país, a exemplo da Reforma da Previdência.

O PDT é um partido democrático e que possui divergências internas. A exemplo do posicionamento do senador Cid Gomes – irmão do presidenciável Ciro Gomes, que já declarou ser contra o impeachment, e não é por isso que deve ser condenado.

Mas vejo que esse não é o momento para discutir o que formalmente não existe. Continuarei defendendo a minha tese, em defesa ao retorno do Auxílio Emergencial, o qual apresentei um projeto de lei – PL 5514/2020, para garantir a renda mínima para o povo pobre. Essa sim é uma discussão real.

Fábio Henrique
Deputado Federal PDT/SE

CULTURA


Ver, entre outros:

http://jacintapassos.com.br/cronologia/

http://passosdejacinta.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt Somos ramos da mesma videira, somos vasos comunicantes: o bem e o mal que realiza cada um reverte-se sobre os outros. Na medida em que permanecemos em Deus, aproximamo-nos dos outros e, na medida em que nos aproximamos dos outros, permanecemos em Deus. #UnidadeDosCristãos

www.twitter.com/AntonioSamarone Saudade das Campanhas Nacionais contra a Poliomielite!
www.twitter.com/orlandoguerreir Milhares de cientistas que estudaram a vida toda por décadas, são desmentidos por pessoas que sequer leram um livro!



Siga Blog Cláudio Nunes:                     

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar” Sun Tzu.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-01/papa-francisco-homilia-vesperas-conversao-unidade-cristaos.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais