Olimpíadas, esportes e Itabaiana

Este período das Olimpíadas é importante para que as autoridades reflitam da necessidade de uma maior ação na área esportiva. Já está mais do que provado que o esporte retira das ruas milhares de jovens que poderiam ficar nas ruas em situação vulnerável para seguir o caminho das drogas. Muitas vezes, em cada município deste país, e, particularmente em Sergipe, tem algum abnegado, que dedica sua vida para ajudar aos jovens através de alguma modalidade esportiva.

 

Por exemplo, em Itabaiana, há vários anos, o ex-deputado Wilson Cunha, o Jia, tem um projeto através da Escolinha de futebol do Coritiba (com o mesmo), que atende mais de cem jovens. A organização é tão grande que em 2005, em Cascavel no Paraná, o time foi campeão do 13º Torneio Brasileirinho sub-17. Todo o trabalho é realizado num modulo esportivo cedido em termo de comodato pelo governo estadual há alguns anos, ao lado da Escola Estadual Monsenhor Mário de Oliveira.

 

Há alguns dias, o Sintese, denunciou Wilson Cunha em vários órgãos, inclusive o MP, porque o mesmo mora num espaço no local, que seria, inicialmente para alojamento dos atletas e empregados. O modulo esportivo é um exemplo de espaço bem cuidado e mais, aberto para a comunidade. Wilson Cunha atua como uma espécie de zelador do local, acordando de madrugada e o espaço está sempre aberto para a comunidade. O espaço é usado também por quase todas escolas públicas do município e do Estado para atividades físicas.

 

A desculpa de que está impedindo a ampliação da escola não é verdade. Existe uma área muito grande ao lado da escola que pode servir para ampliação da mesma e continua o modulo esportivo no local. Estão pressionando o governador para que acabe com o comodato e faça a demolição do local. Um absurdo! A comunidade participa ativamente, e, como tem o comodato, não é uma invasão, nem tem mansão no local.

Ou seja, Wilson Cunha tem a clareza que o local é do Governo do Estado e não tem o desejo ou a vontade de transformar o mesmo em propriedade particular.

 

Aliás, o Governo do Estado, poderia criar, em alguns municípios que tenham casos semelhantes, o projeto “Casa do Zelador”, como foi criado no Paraná. Lá o projeto integra a segurança das escolas e a Secretaria de Estado da Educação, construiu cerca de 400 unidades habitacionais em 400 escolas, para colocar policiais ou zeladores. O projeto vem dando certo porque esta interação com a comunidade reduziu sensivelmente os índices de violência nas escolas.

 

No caso do espaço que está cedido ao Coritiba, comandado por Cunha, o local era usado por usuários de drogas. Hoje, a própria comunidade reconhece que a presença dele no local acabou com o uso de drogas, mas também levou mais segurança para a escola e toda área.

 

É o momento de se deixar de lado as questiúnculas políticas e o Governo do Estado investir não só neste local, mas em outros para estimular mais ainda a prática dos esportes pela juventude. Seria bom também que os órgãos que receberam a denúncia do Sintese, a exemplo do MP, fosse “in loco”, comprovar o que está sendo feito no modulo esportivo. Certamente terão a visão real, como este jornalista teve. Não tem mansão, não tem propriedade particular. Tem um projeto voltado para a juventude. Ou seria melhor voltar a ser um espaço para usuários de drogas? É fácil comprovar. Basta fazer uma consulta a comunidade itabaianense. 

 

TRE confirma impugnação em Umbaúba

O candidato a prefeito Jorge Rico, do PSC, teve na última quinta-feira confirmada sua impugnação pela Justiça Eleitoral por não passar no teste de alfabetização. Jorge Rico pode recorrer ainda, mas poderá também confirmar a saída da disputa e indicar a filha.

 

Clima acirrado em alguns municípios

A Justiça Eleitoral deve ficar atenta para o clima acirrado em alguns municípios que devem necessitar de um reforço policial neste período. É o caso de Umbaúba, onde várias agressões físicas estão ocorrendo e até tiros, além de outros municípios tradicionais como Itabaiana e Lagarto.

 

Vendendo o “peixe” Sergipe

Ao participar, em São Paulo, da 5ª edição da Melhores da Dinheiro –  iniciativa da revista Isto É Dinheiro que premiou 27 empreendedores no Brasil em 2007- convidado da Editora Três, o governador Marcelo Déda aproveitou para destacar Sergipe no discurso. “Permitam que eu venda meu peixe”, disse o governador. “Um dos vencedores falou há pouco que sua empresa não era a maior, mas tinha grande ambição. Eu sou de um grande Estado, pequeno geograficamente, mas um gigante de oportunidades para todos que lá quiserem investir”. Depois de qualificar Sergipe como uma “terra promissora”, Marcelo Déda fez um convite direto aos representantes das maiores empresas do país. “Quem quiser investir em Sergipe será muito bem-vindo e sairá de lá, sem dúvida, com muito mais força para freqüentar outras edições desta premiação”.

 

Vencer os principais desafios

Antes disso, e depois de elogiar a iniciativa da Editora Três, representada no evento por seu presidente, Carlos Alzugaray, Déda destacou o excepcional momento vivido pela economia brasileira. “Nossa responsabilidade como governantes, minha e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves [presente ao encontro], aumenta no momento em que o país cresce, que a sociedade se mobiliza para vencer seus principais desafios, que a ascensão social passa a ser um sonho concreto do brasileiro e em que o país tem hoje empresários com esta competitividade e com esta qualidade, que nós estamos vendo aqui hoje”.

 

Definida situação política de São Cristóvão

Juiz Manoel da Costa Neto: espero que os poderes públicos sejam respeitados.  O juiz da 21º vara cível de São Cristóvão, Manuel da Costa Neto, decidiu na manhã desta sexta-feira, 8, pela suspensão dos efeitos da eleição indireta realizada na última-terça-feira, 5 , na Câmara da cidade. A eleição, que contou com a participação de seis vereadores e elegeu Jadiel Campos e Luís de Souza como prefeito e vice respectivamente, vinha causando polêmica desde a sua realização. Por entender que houve indícios de ofensa aos aspectos formais, ferindo alguns princípios como publicidade e igualdade, o juiz pediu o adiamento do pleito, para que sejam respeitados os prazos legais. “Entendi que tudo foi feito com indícios de atropelos. O próximo passo é que os envolvidos apresentem sua defesa. Espero que a decisão seja respeitada e que a eleição seja realizada de forma pacífica dentro do prazo estabelecido, que é de 30 dias”, declarou Manuel da Costa Neto. (Fonte: Infonet).

 

Ordem administrativa

O presidente do PPS em São Cristovão, Marcos Mangueira, disse que a decisão do juiz não só restabeleceu a ordem administrativa, mas também trouxe tranqüilidade ao município, porque a maioria da comunidade estava insatisfeita com a forma que os vereadores realizaram a eleição indireta para o novo prefeito. Marcos entende que neste momento deve-se deixar de lado as picuinhas políticas e voltar à atenção para a necessidade que São Cristovão deixe as manchetes da imprensa por fatos negativos.

 

Wanderlê esclarece acusações de vereadores

Do deputado Wanderlê Correia: Em respeito à dignidade, coerência e imparcialidade sempre demonstradas por Vossa  Senhoria à frente desta respeitável coluna, sinto-me na obrigação de encaminhar-lhe os  devidos esclarecimentos a respeito das calúnias contra mim desferidas por um vereador de São Cristóvão, publicadas no dia 07/08/2008: 1. Nunca conversei nem realizei qualquer acordo, sobre qualquer assunto, com o empresário Edvan Amorim; 2. Apoiei e votei para presidente da Assembléia Legislativa em Ulices Andrade, de quem me  sinto honrado em ser amigo e correligionário; 3. Sou, também, amigo e correligionário do governador Marcelo Déda, desde 1985, quando fundei o PT em São Cristóvão, muito antes da sua chegada ao poder, que foi conquistada com o meu apoio integral, do meu saudoso irmão Zezinho da Everest e de todo o nosso grupo político; 4. Quanto ao grau de credibilidade de quem vem me caluniando, deixo a cargo do povo de São Cristóvão e de Sergipe a avaliação, com base na história e conduta pessoal de cada um; 5. Solicito, finalmente, daqueles que vêm tentando se aproveitar do trágico acontecimento que atingiu a minha família nos últimos dias, que respeitem a memória de Zezinho da Everest, assim como a dor e o sofrimento que estamos sentindo. PROF. Wanderlê Correia, deputado estadual.

 

Nota à imprensa de Jadiel e Luiz de Souza

Jadiel Campos e Luiz de Souza, respectivamente Prefeito e Vice-Prefeito do município de São Cristóvão, eleitos e empossados legitimamente em sessão extraordinária no último dia 05 de agosto do ano em curso, em decorrência de auto-convocação por dispositivo regimental da Câmara Municipal daquele município, com a presença de 08(oito) dos 10(dez) parlamentares daquela Casa, tornam público a presente nota à imprensa do Estado de Sergipe, que reconhecem os encaminhamentos dados pelo Poder Judiciário, neste município tão habilmente conduzido pelo ilustre Juiz Manoel da Costa Neto, preocupado em convocar as partes e conhecer os episódios que culminaram com os procedimentos tornados público na manhã de hoje, aceitando qualquer que seja a decisão judicial, até porque decisão judicial não discute, apenas se cumpre, deixando claro que, se for o entendimento de que novo processo de eleição indireta deva ser deflagrado, desde já, nos colocamos à disposição do Poder Legislativo Municipal, a fim de, mais uma vez, submetermos nossos nomes ao crivo daquela Casa, em respeito às Constituições Federal e Estadual, à nossa Lei Orgânica, ao Regimento Interno da Câmara Municipal e, sobretudo, ao nosso povo. São Cristóvão, 08 de agosto de 2008. Jadiel Campos e Luiz de Souza.

 

Promotoria cria novas regras no interior do país

Regras impostas pelo Ministério Público para as eleições em pequenas cidades do Brasil vêm restringindo campanhas e criando determinações diferentes das estabelecidas pela legislação nacional. No interior do país, rituais tradicionais de campanha -comícios, panfletagem e uso de cabos eleitorais- estão sendo limitados pela ação de promotores.Em Santa Fé de Goiás (GO), por exemplo, um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre as coligações, estabelece um máximo de cinco cabos eleitorais e dois veículos por candidato a prefeito.Para flagrar irregularidades, a Promotoria Eleitoral de Rio Quente (GO) determinou que as coligações devem fornecer DVDs à Polícia Militar, para que os policiais filmem os comícios.No Ceará, o Ministério Público quer que os candidatos do município de Baturité divulguem propagandas contra a corrupção em seus carros de som.Quem descumprir os acordos nos municípios está sujeito à multa. Se um candidato se sentir prejudicado, no entanto, pode contestar na Justiça a legalidade dos pactos. O promotor de Uruana (GO), Rodrigo Faria, que elaborou acordo proibindo pinturas e cartazes de campanha, disse que as regras firmadas servem para “garantir que a vida cotidiana da cidade continue tranqüila”. Também afirmou que os candidatos aceitaram bem a maioria dos pontos de acordo e que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não impede a adoção de novas regras. (FSP).

 

TCU emite documento favorável a Gama

O Secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama da Silva, recebeu uma correspondência oficial do Tribunal de Contas da União comunicando a decisão proferida através do Acórdão nº 2317/2008 expedindo sua quitação em relação ao processo que tramitava naquela Corte de Contas. O processo vinha sendo relatado pelo Ministro Benjamin Zymler que emitiu proposta de arquivamento sendo acatada pela unanimidade dos demais ministros do Tribunal de Contas da União. “A decisão do TCU vem restituir a verdade dos fatos que foram indevidamente explorados quando meu nome foi colocado de forma equivoca pelo Tribunal numa relação disponibilizada na internet, como se eu estivesse sendo processado. Não existe nenhum processo contra mim naquela Casa e este parecer vem para reafirmar esta posição”, disse Gama.

 

Esclarecimentos do Instituto de Identificação I

Respondendo aos questionamentos da matéria do dia 06/08, através da  infonet, divulgando procedimentos e horário de funcionamento deste Instituto, esclarecemos que: 1. O Instituto de Identificação(SEDE) emite aproximadamente 400 (quatrocentos) carteira de identidade civil e 300 (trezentos) atestados de antecedentes diariamente,  totalizando 700 (setecentos) atendimento a população, bem como realiza diversos atendimentos conforme descrevemos a seguir.  Emite folha de antecedentes criminais, para a policia e justiça; Identifica cadáver pelo processo NECROPAPILOSCÓPICO; Efetuar identificação criminal, subsidiando Inquéritos Policiais ; Efetua Cadastramento de pessoas arroladas em processo judiciário, e conseqüentemente acompanha o mesmo para a devida baixa no sistema criminal; Emite atestado de antecedentes para a população; Realiza atendimento domiciliar a pessoas portadoras de deficiência física;Identifica pessoas em hospitais publico; Efetua exame papiloscópico em documentos e em conseqüência  emiti parecer e laudos papiloscópicos através dos seus técnicos papiloscópistas; Participa de Programa Social realizado na capital e no interior do estado emitindo carteira de identidade para pessoas carentes (MUTIRÕES); Mantém correspondências com todos congêneres do Pais para troca de informações e consultas no âmbito de nossas atribuições.

 

Esclarecimentos do Instituto de Identificação II

3. Quanto ao horário divulgado, pedimos a esse nobre  jornalista que nos visite para constatar os nossos horários, que por muitas vezes ultrapassam o padrão, pois o numero das nossas atribuições não permite a redução do horário padrão. 4. Esclarecemos também, que adotamos alguns procedimentos para pessoas de maior idade que solicita a 1ª via do RG em nosso estado, para tal, se faz necessário pesquisas minuciosas em nosso arquivo dactiloscópico. Adotamos este procedimento, para garantirmos uma melhor segurança na identificação civil. 5.Todos os estados da federação possuem número de RG próprio, motivo pelo qual não poderemos trocar a carteira de identidade civil do reclamante, e sim emitir uma 1ª via com o numero do RG diferente do estado de Pernambuco.6.      A quantidade de senha, foi estabelecida somente para as pessoas maior de 18 anos de idade, e portadoras de documentos de outro estado, pois neste caso, fazemos exame papiloscópico e consultas externas, que interfere na agilidade do processo de identificação e conseqüentemente na quantidade do atendimento. 7.  Informamos ainda, que existe um levantamento e estudo para a digitalização do nosso acervo, que facilitará a pesquisa e conseqüentemente aumentará o numero de atendimento referente aos itens 4,5 e 6 destacados acima.   Everett Ferreira da Silva – Diretor do Instituto de Identificação – SSP/SE.

 

Cipesa visita prefeitura de Aracaju

Chegar à cidade mantendo um bom relacionamento com todos. Esse é o pensamento do grupo diretivo da Cipesa Empreendimentos Imobiliários, de Alagoas, que está se instalando em Aracaju. E seguindo essa filosofia, ontem, Luis Henrique Taboada, diretor-presidente da empresa, foi recebido pelo secretário municipal de Finanças, Jéferson Passos, que em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, deu as boas vindas ao grupo. Luis Henrique estava acompanhado da jornalista Zara Costa, assessora de imprensa da Cipesa, e de Orlando Silva, da Orlamar Empreendimentos. 

 

Peço um espaço para as Olimpíadas

E-mail recebido:”O prezado jornalista me desculpe, mas eu quero um espaço da sua coluna democrática para falar das Olimpíadas, que começam a ser realizadas na China. Aprovo o que você disse que todo mundo sabia antes de aprovar a China como a sede dessas Olimpíadas, que esse país adota uma ditadura comunista, politicamente, com o domínio do PC Chinês e economicamente vem abrindo espaços, e com sucesso, para o capitalismo, ou a iniciativa privada, como se queira denominar. O que não está certo é agora que estão sendo realizados esses maravilhosos jogos, com a China investindo, para surpresa do mundo, mais de 40 bilhões de dólares, com estádios e outras obras magníficas, se ficar esculhambando a China e o seu governo. Claro que vivem numa ditadura e estou certo quando a maioria dos chineses quiserem mudar, mudarão, lembremo-nos que sua população é de quase um bilhão e 300 milhões de seres humanos! Mas, acredite-se ou não, essa população está engajada no projeto do Governo, queiramos ou não, nós ocidentais. E lembro que quando os gregos criaram as Olimpíadas foi para consagrar a Paz entre os homens tanto que até as guerras eram interrompidas no período dos Jogos! Os que falaram em boicote e nisso e aquilo, devem reconhecer que o mais importante agora são os Jogos Olímpicos, uma festa mundial, quer seja ela realizada na China ou nos Estados Unidos!”


Frase do Dia

“O homem livre é senhor da sua vontade e somente escravo da sua própria  consciência.” Aristóteles.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais